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PARA OS AMANTES DA AVIAÇAO. 60 ANOS DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Iniciado por amadeu, 07 Maio 2012 às 22:24:29

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amadeu

 Pessoal.
Este fim de semana serah uma oportunidade rara.
Serah o aniversario de 60 anos da EDA. esquadrilha da fumaça para os intimos. rssssssssssss
Teremos apresentaçao de varias aeronaves, inclusive um F18 super hornet. Os halcones do chile, a propria esquadrilha, logcamente.

Serao dois dias de apresentaçao.

estao todos convidados.

grande abraço a todos.

amadeu.

ps. segue a programaçao que se encontra no site oficial da esquadrilha

http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/

Bruno Recchia

Oi Amadeu !

Me diz uma coisa, se você souber... Por quê a esquadrilha brasileira nunca passou pra jatos ?? Todas as "grandes" esquadrilhas nacionais ja passaram, e até algumas esquadrilhas privadas (como a patrulha Breitling) ja o fizeram, porquê a Brasileira não passa ? Acho que fica uma coisa meio "terceiro-mundista", sei la...

1 abraço !

Bruno

Paulo Sergio

Simples amigo Bruno...
R$R$R$!!!  ;D ;D ;D
Fumaça, faz igual...
O que importa é que temos nossa Esquadrilha, temos a habilidade de fazer as manobras que nossa Esquadrilha faz, e, diga-se de passagem, elogiada por todos... até pelos que têm jato!!!  ;) ;) ;)
E o que vale, é a felicidade de nossos irmãos, no solo, verem a habilidade de nossos irmãos da Aeronáutica em suas manobras!!!
FUMAÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

;D

Salve!

Pois é...
E porque, seja lá que classificação tenha(mos)...
..."terceiro",... ..."em desenvolvimento"... "emergentes"...   
...e haja eufemismos nelas....   
;)

Mas este (ainda) é o nosso mundo...
Somos... Oras!

Equipamentos modernos ajudam...
Mas eu estou com o amigo Paulo Sergio. Vale a habilidade.
Inclusive a de enaltecer os nossos pilotos militares, e de divulgar a FAB para atrair os mais novos, seu futuro.

Mas,...   Numa boa!

Sem maiores ufanismos... E com uma (boa) dose de realismo.
8)

Abraços a todos,
Alberto


PS:
Logicamente o meu intento não é o de causar polêmica, nada disso. Não cabe aqui.
Mas eu sou um daqueles que desde a adolescência "torcia o pescoço" para acompanhar aquelas manobras dos "T-meias".
8)




FUMAÇA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

edulpj

Citação de: Bruno Recchia online 09 Maio 2012 às 18:34:09
Oi Amadeu !

Me diz uma coisa, se você souber... Por quê a esquadrilha brasileira nunca passou pra jatos ?? Todas as "grandes" esquadrilhas nacionais ja passaram, e até algumas esquadrilhas privadas (como a patrulha Breitling) ja o fizeram, porquê a Brasileira não passa ? Acho que fica uma coisa meio "terceiro-mundista", sei la...

1 abraço !

Bruno

Vôo acrobático de qualidade, não é feito com jatos. A velocidade dos jatos, simplesmente inviabiliza as manobras de maior precisão. Os melhores aviões acrobáticos da atualidade, são os russos Sukhoi SU-26, SU-29 e SU-31, todos a hélice e com motores
RADIAIS a pistão.

O T-27 Tucano da Embraer, é um treinador militar turbo-hélice, que apesar de não ser um avião acrobático específico, é considerado e respeitado em todo o mundo como um dos melhores acrobatas de esquadrilha.

A propósito... O EDA, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, usou aviões a jato franceses de 1969 a 1972, os Fouga Magister T-24. Foram um fiasco...

Avião a pistão em esquadrilha, não é defeito, é VIRTUDE... Vi a Fumaça pela primeira vez em minha vida, quando ainda voavam os T-6... Inesquecíveis...

Bruno Recchia

Oi pessoal,

Me permitam discordar... Eu vejo o que fazem a Patrouille de France (em Alphajet) e a Patrouille Britling (L-39 Albatroz), eles fazem muitas manobras TOTALMENTE impossiveis com aviões à hélice.

Eu concordo que pra acrobacia individual, a hélice é simplesmente obrigatoria. Mas em esquadrilha, a potência do jato muda muito. As manobras são maiores, mais rapidas, mais impressionantes. E como fazer uma daquelas subidas vertiginosas sem um jato ? Quem ja viu sabe o que eu quero dizer...

A Patrouille de France durante bastante tempo utilizou Fouga Magister. E fez espetaculos incriveis com êles ! Mas com jatos, a necessidade de treino é muito, muito maior que com aviões à hélice, por causa do aumento substancial de velocidade. A Patrouille de France, por exemplo, que chegou a voar com 9 (!!!!) fouga ao mesmo tempo, faz em média 10h de vôô por semana e por avião. Isso quer dizer, todos os dias, 2 sessões na manhã, e 2 na tarde. Se não treinar nesse nivel, o espetaculo fica muito ruim, pois os pilotos não poderão "ousar" tanto quanto poderiam, e a coisa fica até chata !!

Uma das especialidades da Patrouille de france é o vôo em formação, e a separação final : http://www.youtube.com/watch?v=SEwI8FZ-fmc Reparem bem a distância entre cada avião, e a precisão do posicionamento...

é verdade que os turbohélice permitem mudanças de direção quase imediatas, mas é normal, pois eles estão numa velocidade pelo menos 2 vezes inferior à dos jatos !

1 abraço,

Bruno


edulpj

Jato não faz manobra de precisão... Um looping - só pra citar exemplo - feito com um Dornier Alphajet, as aeronaves praticamente somem quando estão no topo. O raio é grande demais. Manobras críticas de perda como por exemplo o Lomcevak, são absolutamente impossíveis em jato.

O EDA, adota um esquema de apresentação, onde  há uma formação central em delta ou diamante que executa as manobras coletivas e dois isolados que temporariamente "somem" do palco e alternam com os coletivos as apresentações. É um espetáculo misto portanto. Fazer isso com jatos, seria absolutamente impossível.

Tomara que nenhum "iluminado" na FAB tenha a idéia "brilhante" de equipar o EDA com jatos...

Bruno Recchia

O erro, é querer fazer uma coreografia pra hélice, com jatos... é claro que não pode ser o mesmo !!

Quanto ao que você descreve, formação central com 2 aparelhos isolados, tanto a Patrouille de France quanto a Breitling fazem. Eles também fazem 2 formações separadas, que se cruzam, ou interagem.

Agora, posso te garantir : jatos podem sim fazer manobra de precisão. Basta treino. As figuras são maiores que com hélice, mas os aviões se cruzam a menos de 2 metros ! E basta ver a formação da PDF pra ver o nivel de precisão atingido... Acho que deve ser a esqudrilha em jato que voa  com a formação mais compacta no mundo, mais compacta que muitas a hélice !


Citação de: edulpj online 10 Maio 2012 às 06:08:22
Jato não faz manobra de precisão... Um looping - só pra citar exemplo - feito com um Dornier Alphajet, as aeronaves praticamente somem quando estão no topo. O raio é grande demais. Manobras críticas de perda como por exemplo o Lomcevak, são absolutamente impossíveis em jato.

O EDA, adota um esquema de apresentação, onde  há uma formação central em delta ou diamante que executa as manobras coletivas e dois isolados que temporariamente "somem" do palco e alternam com os coletivos as apresentações. É um espetáculo misto portanto. Fazer isso com jatos, seria absolutamente impossível.

Tomara que nenhum "iluminado" na FAB tenha a idéia "brilhante" de equipar o EDA com jatos...


Mario_Fpolis

Bruno,

Já assisti a EDA três vezes aqui em Floripa, e SEMPRE que assisto à "folha seca", fico impressionado.

Em  um Globo Repórter de muitos anos atrás, em que o repórter acompanhou a rotina de treinos, foi dito que SOMENTE o Tucano consegue fazer essa manobra, que assistida ao vivo, é algo de deslumbrante e assustador ao mesmo tempo.

E, com todo o respeito que tenho por você, caro amigo, mas acho que devemos ter orgulho no uso dos Tucanos, aeronaves projetadas e construídas no Brasil, um tremendo de um símbolo de soberania nacional.
Não gostaria de ver os Tucanos substituídos por qualquer outra aeronave.

Bom, FUMAÇA!!!!!!!

Abraços do Mário
Amplexos do Mário

Alberto Ferreira

#9
Salve, amigos!

Pois é...
Eu não sou especialista em aviões, apenas gosto (muito) de vê-los.

Portanto, eu grifo que o que eu direi é, em boa parte, é "papo de leigo"...

Os jatos de combate modernos são, logicamente, concebidos para ser armas. Sua capacidade de manobra é crucial, é claro.
A potência dos reatores, a estrutura em si, os comandos, o armamento, etc...

Mas,...
E lá vai o tal "papo de leigo".
Parece que na sua aplicação como arma, num caça para ser mais específico, a eletrônica (incluídos os comandos das armas) leva o projeto cada vez mais no sentido de não haver mais aqueles combates de décadas atrás (digamos, "mano a mano"), os chamados "dogfights".
Um míssil pode ser disparado com precisão, a quilômetros, sem que nenhum dos pilotos (caçador e caça) tenha uma visão (a olho mesmo) do que ocorreu.
Esta me parece ser a prioridade dos projetos.

Ainda o leigo...
Ao que me parece, as acrobacias remetem aos tempos das manobras em que a habilidade no controle da aeronave era crucial (e quase tudo "a olho", melhor dizendo, no visual) e, portanto, o espetáculo, necessariamente, implica na visão dos que estão no chão, "de pescoço torcido", tentando acompanhar a habilidade daquele bem treinado grupo de ases.

Bem...
Se não for bem assim, eu peço que me corrijam.
Numa boa, ok?
8)

Abraços,
Alberto


PS:
1) Eu já assisti (ao vivo) shows das melhores esquadrilhas de acrobacia de seus respectivos países, que operam com jatos, em várias oportunidades e locais.
O pescoço ficou numa boa, os ouvidos um pouco menos...  ::)

E eu tenho aqui algumas apresentações em vídeo... (tem até VCD...   ;))  8)
Que para ser honesto é como eu prefiro ver aqueles jatos, na telinha.

Já com a Esquadrilha da Fumaça, comigo, ocorre o inverso. Eu prefiro vê-la ao vivo.

2) Relendo o que escrevi, me ocorreu tentar "aclarar" um ponto...
Eu sei que nem todas as aeronaves usadas nas esquadrilhas de exibição (das forças aéreas) são os próprios ou derivadas de jatos militares de combate (caças), é claro.
Mas o que eu tentei ressaltar foi o fato de que os seus pilotos são militares e que com aquelas exibições, de certa forma, eles divulgam e ressaltam as suas habilidades, e atraem o interesse para tal a capacidade de executar aquelas manobras.

amadeu

pessoal fiquei contente com os comentarios.
tenho o privilegio de estar na cidade que eha base deles. os vejo treinando direto.
mas acho que a principal razao para se usar T27 eh uma soh

O T27 EH FEITO NO BRASIL. ENTAO QUAL A MELHOR PROPAGANDA?

vejam as principais atribuiiçoes da esquadrilha.

. Estimular e desenvolver as vocações e a mentalidade aeronáuticas;

• Valorizar a Força Aérea Brasileira (FAB) e o sentimento de nacionalismo;

• Expressar a afirmação e o profissionalismo de todos os componentes da FAB;

• Demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros;

• Comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica brasileira;

• Contribuir para uma maior integração entre a FAB e as demais Forças Singulares;

• Estimular o entrosamento entre os segmentos civil e militar ligados à atividade aeronáutica;

• Representar a FAB no exterior como instrumento diplomático;

• Difundir a Política de Comunicação Social do COMAER;

• Participar do processo de integração nacional, marcando a presença da FAB nos eventos realizados em todo o País.

acho que isto responde o porque de nao se usar jatos.

alem disso eles sao feras.

vejam varias apresentaçoes pelo brasil na comemoraçao dos 60 anos.

http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/

o mau tempo atrapalhou um pouco a festa.

agora pessoal um canadense deu um show com um f18 super hornet. putzzz


http://www.youtube.com/watch?v=HRc7oazxmYg


nao quebrou a barreira do som, mas ficou perto. rssssssssssssss

vejam a decolagem. bem na frente da esquadrilha ainda no solo.

http://www.youtube.com/watch?v=mJxXNe0rSs8

deem uma olhada no youtube. tem varias postagens.

Alberto Ferreira


edulpj

O aspecto do marketing realmente é muito importante. Os antigos T-6, apesar de originariamente estadunidenses, eram montados na Companhia Aeronáutica Paulista em Utinga - SP. Mais tarde, foram substituídos pelos Neiva T-25 Universal, fabricados na Cia. Aeronáutica Neiva em Botucatu - SP. A evolução para o T-27 da Embraer, foi mais do que natural. Usar aviões nacionais no E.D.A., já é tradição. Usar jato, só se fosse o AMX da Embraer, mas acrobacia de jato, não tá com nada...

Glauco GM

Dez anos atrás tive a oportunidade de ver a apresentação dos 50 anos na AFA.

Infelizmente este ano não pude ir, mas o youtube está aí para isso, apesar de concordar
com o Alberto, que ao vivo as manobras dos Tucanos são imbatíveis.

Estava na apresentação que houve em Santos, quando um avião teve sua asa partida
depois de uma manobra, fato este que fez a EDA ficar um bom tempo parada, e aqui
em Santos, infelizmente, eles não vieram mais.
Ver a perícia do piloto em continuar voando com uma só asa para desviar um pouco para
o mar, para só então ejetar, foi uma imagem que nunca sairá de minha memória.
Infelizmente a asa que soltou acabou caindo em cima de uma pessoa em terra.

Gosto dos jatos, mas na minha opinião, o voo a hélice, tem um charme especial e
lembro sempre quando vi uma apresentação do Coronel Braga (morto em 2003) em
seu T-6.

Mas o que vale é realmente o valor de nossos fumaceiros !

Parabéns pelos 60 anos.

abs

Glauco