Menu principal

Onde e como medir os atrasos ou adiantamentos dos automáticos/mecânicos??

Iniciado por Neme, 07 Agosto 2012 às 23:00:36

tópico anterior - próximo tópico

Neme

Amigos,
Já li alguns tópicos sobre isso.Cosc, atraso, adianto etc etc.....
Pois bem, tenho como referência para calcular as alterações dos meus relógios, o meu Celular.
Aconteçe, que me deu na telha ontem, de compará-los com um Tag aquaracer calibres S quartz, e percebi que dá muita diferença quando comparado ao celular.
Minhas dúvidas são: o relógio do celular sendo "digital", pode sofrer atraso ou adiantamento??
                             o relógio à quartz é mais preciso para tal comparação??
                             por que aparecem estas diferenças gritantes entre o cel e o quartz?? coisa de mais de 30 seg.

Desde já agradeço.
Abs à todos.
Felipe.                             
Abs.
Neme!

Alberto Ferreira

Salve!

Depende, Neme.

Qualquer meio de atualização de horário que implique em transmissão de dados, via Satélites e/ou afins, pode, e geralmente isso ocorre, apresentar retardos e erros de atualização.
É tudo uma questão do "gap" (defasagem) que ocorre na tal atualização dos dados.

Trinta segundos me parece um valor muito alto, mas um "desvio" de um ou dois segundos é bem "normal" nesses casos.

Também depende do relógio a quartzo em si, pois há os mais e há os menos precisos e estáveis.

Abraços,
Alberto

Jmm

Uso o celular para "conferir" como estão meus relógios. E tenho um quartz que foi ajustado seguindo a referência do site Hora legal brasileira.
As variações dos relógios mecânicos são perceptíveis porém, não consigo perceber diferença do celular para o quartz.
Já monitorei a hora do celular (pelo mesmo site), com intervalos de 10 a 15 dias, e não percebi diferença.
Talvez seja o caso de verificar se o relogio está ok.

Alberto Ferreira

Salve!

Jmm,
De maneira bem "básica", ok?

Mas não se esqueça de uma coisa, falando dos PC´s.
Que no modo de "atualização automática" o horário é (automaticamente) ajustado de tempos em tempos, ficando após isso "armazenado" na memória do micro. As atualizações (e como são feitas) são definidas no seu próprio computador.
E é este "horário" aquele que aparece naqueles "relógios" virtuais que estão instalados nos softwares de muitos sites, ou seja, aquela informação é simplesmente "lida" da memória do seu próprio computador.

No caso dos "sites" que fornecem "horas legais", também há um "gap" entre o horário real e o ajuste via NET. Dependo do "serviço", pode ser muito pequeno, pode ser maior ou menor. Mas nunca é "zero".

Já nos celulares a atualização é feita pelo "provedor" (a chamada operadora) do serviço, também automaticamente e com certa frequência, embora a intervalos muito menores.

Os relógios a quartzo também têm sua precisão própria, que pode ser maior ou menor, dependendo do seu projeto, frequência do cristal, se são termo compensados, etc.

Portanto, dependendo do "momento" das leituras e ajustes (ou do intervalo entre eles), pode haver diferenças maiores ou menores.

Abraços,
Alberto

Jmm

Ok Alberto!

O que quis dizer é que, uma vez ajustada a hora do celular pelo "relógio" do computador, esta não variou em relação a aquela. O que me leva a crer que ambos são muito precisos. Quanto à exatidão não posso afirmar nada.

Abraço!

Geso Jr.

net time. baixe o programa e deixe ele trabalhar. dá pra ver com precisão os desvios dos mecânicos e dos quartz.

michelim

Eu não confio nestes programas de computador, prefiro usar o horário GPS ( este sim é o mais perfeito possível) ou então utilizar um timex quartz pra aferir os mecânicos.
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Adriano

Eu também não confio nos programas nem sites da internet. O "ping" pode fazer diferença.

Eu só confio no GPS. Na verdade, não confiro o tempo todo com o GPS, apenas sincronizo meus dois cronômetros marítimos com o GPS (o Wempe de navio e o Omega de pulso) e depois me baseio neles. A cada 2 ou 3 meses dou uma conferida em ambos para ver se precisam de correção com relação ao GPS.

E em breve, meu X-33 que será termocompensado, poderá servir também de base.

Minhas fontes:

By the way, estou usando o Omega hoje.

Abraços!

Adriano

Jmm

Adriano

Citação de: Adriano online 09 Agosto 2012 às 09:55:08

... A cada 2 ou 3 meses dou uma conferida em ambos para ver se precisam de correção com relação ao GPS.

...

Abraços!

Adriano

E uma observação: normalmente a resposta é não: não precisam de correção depois de dois ou três meses ou no máximo, precisam ser um ajuste de um segundo para mais ou para menos.

Meu Omega sincronizei ele pela última vez quando eu estava na Suíça, no começo de março, pois viajei com ele este ano. Não mexi mais e continua sincronizado.

Mas uma observação de cunho técnico: ele está regulado para manter a precisão fora do pulso, em temperatura ambiente, de uns 20 a 24ºC, mais ou menos, ao contrário do normal. Pois não uso todo dia. Pois quando ajustei ele pelo trimmer com a temperatura de uso no pulso (cerca de 28 a 30ºC), ele atrasava fora do pulso, guardado. Então, como fica mais guardado do que em uso, regulei para temperatura ambiente e resolveu. E usar uns dias seguidos nem tem impacto na precisão.

Abraços!

Adriano

Geso Jr.

Também não confio nos sites. os programas existem para sincronizar a informação de hora certa de acordo com a conexão. Nem todos temos acesso a cronos quartz de ultra precisão mais ao meu ver e de acordo com que tenho em mãos o net time é muito mais confiável que um quartz de pulso comum. Agora esse ômega....ah meu amigo isso é outro nível.