Menu principal

Espaço para reviews - pedido aos moderadores.

Iniciado por César-HT, 07 Janeiro 2012 às 10:27:23

tópico anterior - próximo tópico

RodrigoGastal

Gostei e voto a favor também.

[]'s

Rodrigo Gastal

Paulo Sergio

Para que tanta preocupação com algo "simples"...  :-\ :-\ :-\
É só criar um tópico no subfórum "tópicos clássicos" com o título "review" e pronto... postaremos todos eles lá... simples!!!
Sugiro que seja aberto pelo amigo Adriano, com as "normas"para a postagem... simples!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Salve!

Pensando melhor,...
Eu modifico parcialmente a minha opinião anterior.

Postagens com resenhas (reviews se preferirem) sempre foram bem-vindas e continuarão sendo.
Identificá-las e organizá-las minimamente de alguma forma pode até facilitar.

Mas eu aceito os argumentos de não haver a necessidade de "complicarmos" o processo além das normas e dos espaços que já temos.
E que o conteúdo das resenhas deva ser sempre encarado como "opiniões", como tantas outras aqui.

Abraços,
Alberto

jfestrelabr

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Adriano

Pessoal, eu também concordo que não devam haver necessariamente regras. A idéia de bolar um guia não é tolher, mas sim facilitar a leitura, pois como dissemos, será fatalmente usado como referência. E isso ficará escrito, aí, para o mundo ver.

Minhas dicas são apenas dicas, não são regras, nem leis, nem normas, nem nada do gênero. Só dicas de quem já escreveu alguns.

- Por mais que o review vá refletir sua opinião pessoal, é conveniente que todas as opiniões sejam as mais imparciais possíveis. Para isso, é preciso deixar o coração de lado e acho que está claro o suficiente o que isso significa.

- Procurem avaliar o relógio levando em consideração uma visão global, levando em conta também o fato de que existem escalas de qualidades. O que quero dizer é que deve-se evitar que por exemplo um relógio de US$ 20,00 seja descrito como "acabamento impecável". Pois é impossível. Impecável é Patek, por exemplo. Para evitar esse tipo de generalização, basta mudar a mesma frase para "acabamento excelente pela faixa de preço", por exemplo.

- Procurem ler diferentes tipos de reviews antes de bolar um. Inclusive procure por reviews do mesmo relógio que vai fazer o review. Isso ajuda às vezes a lembrar de notar pontos importantes que outros viram e que poderia passar batido por você.

- Redação objetiva e clara ajuda muito. Ajuda muito também evitar certos termos generalistas como "todo o relógio", "totalmente", "nada". E também evitar termos superlativos como "impecável", "extremamente", "perfeito".

- Comecem o texto contando um pouco da história do relógio e/ou da marca se necessário. Breve história, poucas linhas. Contem também, sem se extender muito, e se quiserem, como o relógio foi adquirido. Evite fazer como em alguns tópicos no fórum em que a história de como comprou o relógio é mais longa que opinião do relógio. Isso não é errado, mas no review, não cabe esse tipo de coisa.

- Depois, falem sobre o relógio em geral. Falem sobre a construção da caixa, a qualidade do acabamento, e prossiga fazendo o mesmo para a pulseira ou bracelete. Comente sobre a facilidade ou dificuldade de acionar botões, bezel, de manipular a coroa... Comentem sobre a facilidade de manipular e ajustar o fecho... Depois fale sobre o mostrador, do nível de acabamento, da facilidade de leitura, tanto no claro como no escuro. Levem em consideração que obviamente relógios de mergulho tem uma leitura no escuro muito superior à um relógio social. Logo, não cabe dizer, por exemplo, que um relógio social tem "péssima visibilidade" no escuro. Ele pode ter sim "baixa visibilidade, mas adequada ao tipo de relógio".

- Depois, comentem sobre o relógio no pulso. Conforto, equilíbrio de peso, facilidade de vestir e tirar, facilidade de se operar as funções... Lembrando que isso é muito pessoal.

- Depois vem a parte da máquina. Aqui a avaliação é mais difícil para a maioria. É natural. Então, basta comentar o que sabe sobre o mecanismo, e comentar como ele tem andado no seu pulso. Basta isso. Se a pessoa tiver mais acesso ao mecanismo e testes profissionais, melhor, é claro. Mas como isso será a minoria, bastam comentários simples.

- Quanto à quantidade de texto, vai de cada um. O bom senso manda. Demais ou de menos é ruim. Aprendi que em reviews é mais fácil pecar pelo excesso de texto do que pela falta. Por isso, um texto mais conciso e resumido muitas vezes é melhor que um texto longo e cansativo.

- Eu recomendo fortemente a não se usar notas. As notas matam o texto e muitas vezes faz com que o leitor não leia nada e pule direto para as notas. E tira suas conclusões só baseado nisso e mais nada, sem inserir um contexto. Exemplo: faz-se um review de um Parnis e dá ao acabamento dele uma nota 4, de 0 a 5. Normal, para a categoria de preço, ele merece nota 4. Mas aí em seguida faz-se um review de um Audemars Piguet e dá-se nota 5 ao acabamento. Resultado: muita gente vai só ler as notas e logo vai concluir que o acabamento do Parnis é quase igual ao do AP. Então eu particularmente sou totalmente contra notas de qualquer tipo.

- Ao invés disso, o final do texto deve conter uma pequena tabelinha com o resumo da avaliação. Sem notas, apenas breves comentários. Exemplo:

Caixa: ótimo acabamento, sem superposição dos acabamentos polidos e foscos.
   Pulseira: confortável, fecho com operação simples e segura, mas oferece pouca opção de ajuste
   Legibilidade: adequada à proposta do relógio
   Conforto: confortável, leve, mas desequilibrado em relação à pulseira
   Operação: coroa com boa pega, corda pela coroa macia
   Mecanismo: carregamento rápido, preciso no uso diário

- E por fim, uma ficha técnica. Eu acho que essa deve ser "obrigatória":

Relógio
   Modelo: Seiko 5
   Referência: 7S26-xxxx
   Material da caixa: aço
   Material da pulseira: couro   
   Cristal: mineral sem tratamento anti-reflexo
   Dimensões (diâmetro x altura): 41,5 x 12,5 mm
   Impermeabilidade: 100 metros
   Outras características: coroa rosqueada, fundo transparente

Movimento
   Calibre: 7S26
   Características: automático, calendário duplo
   Frequência: 21.600 a/h
   Número de rubis: 21
   Reserva de marcha: 40 horas
   Diâmetro (opcional): xxx mm
   Espessura (opcional): xxx mm

Sobre fotos: as fotos devem ser objetivas também. Evitar duas fotos que digam a mesma coisa. Usar uma ou duas fotos gerais, e o resto de fotos mais detalhadas, dos detalhes comentados no texto. Evitar usar o review como maneira de "mostrar o relógio novo".

Acho que fica legalzinho assim. Ah, e não acho necessário avaliação dos moderadores não. Acho que é só postar.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Pô, se lerem atentamente as sugestões do Adriano, qualquer resenha fica nota 10.

Belo guia, Adriano, bem profissional, e obrigado por tomar seu tempo para nos ajudar!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

TioWatch

Talvez eu possa contribuir um pouco com o tema...
:)

Existe uma certa diferença entre "REVIEW" e "IMPRESSÕES"!

IMPRESSÕES: é o relato de um consumidor acerca de determinado produto, uma visão leiga, porém detalhada sobre as qualidades e defeitos do mesmo.

REVIEW: é um relato técnico, geralmente descrito por quem tem conhecimento de causa, evidenciando as caraterísticas de construção e as "Features" do produto.

Aí a sugestão é cada um realizar a opção que mais lhe convém,  de acordo com a experiência e a intimidade com o meio e com o relógio!
;)
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

Rafa_Almeida

Belíssima idéia e as dicas de Adriano, a meu ver, estão perfeitas.

Que coloquemos em prática!

Também sou super fã de reviews!!!

Abraços,

Rafa

Correia

Belíssima ideia amigo César.

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

michelim

Pessoal, uma dica legal é usar os moldes de busca do Fountain Pen Network:
http://www.fountainpennetwork.com/forum/index.php?/topic/81758-review-index/

Com esta página de busca podemos encontrar facilmente qualquer review já publicado.

Abraço

Mich
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Guilherme

Olá amigos.

Estou com o César... ;) concordo com a idéia de abrir um sub-tópico parta reviews.

Se os colegas seguirem 50% do que o Adriano sugeriu como estrutura de um review,  já está de bom tamanho. Parabéns Adriano!

Abraço,
Guilherme.

Pandolfi

Afinal, o que é um review? Review significa "revisão".
Mas revisão pode ser interpretada de várias maneiras: é  um exame rigoroso, técnico, uma crítica, impressões ou mera opinião?
Se for exame técnico, temos poucos colegas que têm essa especialidade...(eu penso), assim, o tópico deveria ir para o sub-forum Tópicos Clássicos.
Se for um mero exame opinativo, iria para o Forum principal mesmo...
Estes são os meus pitacos, claro...o Adriano deu sugestões mais detalhadas...
Abração.
Pandolfi

Anderson79

Amigos, concordo com a idéia de abrir sub-forum para review, alias ótima, mas como o amigo Pandolfi disse eu eu tambem já havia dito, se for muiito técnico, eu acredito que vai inibir a maioria dos amigos, que não terão qualificação para tal.
Qual é a ideia original ?
-um tópico técnico, onde só os amigos qualificados poderian postar, a pedido dos demais?
-um tópico onde os amigos poden postar livremente, passando suas opniões e impressões como usuários no dia a dia(como a opnião de proprietários de veiculos), mas respeitando algumas regras obrigatórias na postagem como dados tecnicos, fotos etc.

Abraços :)

michelim

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Adriano

Putz, verdade! Bolamos um guia definitivo mas não publicamos. Falarei com os moderadores!

Abraços!

Adriano

Jmm

Então pessoal,
Depois das discuções nesse tópico e da publicação dessa guia: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7424.0
a sugestão do César-HT para organização dos Reviews será acatada?
Vários já foram reunidos no tópico que é um guia para orientar a elaboração de reviews.

Aproveito para agradecer e parabenizar o Adriano por elaborar e publicar o guia.