Menu principal

Questão de Terminologia

Iniciado por edulpj, 07 Agosto 2012 às 20:38:46

tópico anterior - próximo tópico

edulpj

Boa noite, senhores...

Tenho visto ao longo dos tempos três termos serem usados como sinônimos, mas sempre que existem diferentes palavras, quase sempre elas têm diferentes significados.

Os termos são:

MÁQUINA

MOVIMENTO

CALIBRE

São sinônimos? São excludentes? Um conceito engloba outro? Qual é o conjunto e qual é o sub-conjunto? Algum é mais popular? Algum é mais técnico?

guilherme augusto

Como ainda não tem respostas vou dar meu pitaco: se não estou enganado são sinônimos.
Acho que o, digamos, "mais técnico" é calibre.
Abraço

flávio

Máquina é termo não técnico e genérico. Movimento é o termo técnico: máquina do relógio. Calibre é a designação dada ao movimento. Exemplo do mundo "paralalelo". Máquina. Um motor de avião é uma máquina. Todos são iguais? Turbina, motor de avião a jato. Modelo da turbina, Rolls Royce n. tal.

Flávio

Alberto Ferreira

Salve!

E o termo calibre (caliber, em inglês) vem dos tempos em que os movimentos eram, por assim dizer, definidos pelo seu diâmetro.

Mas, se houver maior interesse, leiam mais aqui ---> http://people.timezone.com/library/wwatchfaq/wwatchfaq631668591017665598/
No item 1.1.1.

Abraços,
Alberto

TUZ40

hehehe... gostei, acabei lendo o faq inteiro.
"All your base are belong to us"

Adriano

Citação de: flavio online 08 Agosto 2012 às 09:52:05
Máquina é termo não técnico e genérico. Movimento é o termo técnico: máquina do relógio. Calibre é a designação dada ao movimento.

...

Flávio

Ponto.

Abraços!

Adriano

mmmcosta

Em se tratando de relógio mecânico, máquina é sinônimo de movimento, já que não há outra máquina em um relógio mecânico além do movimento.

Calibre é, como disse o Flávio, o modelo da máquina/movimento.
Marcelo

edulpj

Gratíssimo aos professores pela aula. Desconfiei desde o início, que "máquina" era denominação popular. Mas os conceitos de "movimento" e "calibre" estavam confusos para mim, agora ficou bem explicado. Aliás, a origem do termo calibre relacionada ao diâmetro do movimento, faz todo o sentido. Os russos inclusive utilizam o diâmetro até hoje no código do calibre...