Menu principal

A evolução dos calibres Microtor da Universal Geneve

Iniciado por admin, 24 Novembro 2013 às 17:07:40

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Extraído do site oficial da marca que, para dizer a verdade, não tenho mais visto nenhum comentário por aí. Aliás, acho que nem na minha viagem à Suíça vi Universal. Estranho...  ???

http://www.universal.ch/medias/mouvements/Universal_WEB.pdf

Flávio

Alberto Ferreira

De fato...

A meu parco ver, uma das marcas mais importantes e nem por isso tão discutida.
Pena.
:(

Sou fã dela e os Microtor'es são de fato um marco na Indústria.

E então,...  Vamos falar deles?
Da sua história, origens, concepção, etc...
::)

Eu aguardo com vivo interesse,

Alberto

Adriano

A explicação é que um grupo chinês comprou a marca e congelou ela. Em 2008 ou 2009, não me lembro, fiquei surpreso ao ver o stand da marca em Baselworld. Lembro-me bem que fui achar o estande deles escondido lá no pavilhão dois... estranhei, mas fiquei surpreso em ver esses novos calibres micro-rotor.

Porém enquanto eu tirava fotos, uma pessoa saiu do estande e me proibiu de tirar as fotos das vitrines. Deselegância por deselegância, esfreguei meu crachá de imprensa na cara da moça, uma vez que eu era autorizado a fazer isso. Mesmo assim ela não deixou e me disse que se eu quisesse, deveria requisitar o press-kit. Eu disse que não precisava. Me trataram como um espião industrial mesmo com credencial de imprensa e uma camerazinha "point&shoot" mixuruca. Achei muito "cú doce" para quem estava escondido lá no fundo da feira, coisa que nem a Rolex, Omega, e nem PP fazem. A PP, pelo contrário, tem uma vitrine exclusivamente com seus calibres, para todo mundo tirar fotos.

Enfim, pareciam que voltariam com tudo, depois sumiu denovo... sei lá... pelo que li foi decisão/rolo do grupo chinês donos da marca.

Abraços!

Adriano

chip

Olá

Puxa... Os Chineses compram tudo :-\

Felizmente eu tenho ainda um exemplar, o Poleruter - Microtor calibre 215-2 :)

Belas máquinas

PS: Obrigado pelo ficheiro... prometo ler ;)
Aquele abraço

Richard

Triste de ver a UG assim, uma das marcas mais importantes no passado e agora assim.

A última vez que vi alguém falar dos UG novos foram sobre a coleção okeanos, lindos d+ na minha opinião.

Bom sou bem suspeito pra falar da UG tenho 3.

Abs

GuilhermeLago

Ok, Ok... mas quem inventou o micro rotor foi a Büren, depois adquirida pela Hamilton.
Houve uma contenda judicial, a Büren ganhou, e a UG conatiunuou fabricando sob licença, pagando royalties.

O micro rotor foi um dos elementos que permitiu que o consórcio Hamilton-Breitling-Heuer-DD passasse a perna no El Primeiro da Zenith-Movado.

Adriano

Citação de: GuilhermeLago online 26 Novembro 2013 às 17:48:24
Ok, Ok... mas quem inventou o micro rotor foi a Büren, depois adquirida pela Hamilton.
Houve uma contenda judicial, a Büren ganhou, e a UG conatiunuou fabricando sob licença, pagando royalties.
...

Parece que ainda há controvérsias sobre quem inventou e/ou quem foi o primeiro a usar o micro-rotor. Como fica a Piaget nesse meio? Aliás, é preciso distinguir quem inventou de quem usou primeiro. Nem sempre são "a mesma pessoa". Mas nesse caso, só podemos mesmo contar como data a invenção a data da patente mesmo.

Citação de: GuilhermeLago online 26 Novembro 2013 às 17:48:24
...
O micro rotor foi um dos elementos que permitiu que o consórcio Hamilton-Breitling-Heuer-DD passasse a perna no El Primeiro da Zenith-Movado.

Como assim? O que significa exatamente o "passar a perna" nesse caso e qual o papel do micro-rotor, especificamente, nesse caso?

Abraços!

Adriano

GuilhermeLago

"Passar a perna" foi no sentido de que o projeto da Zenith estava muito mais adiantado e foi um desenvolvimento completo. A sacada foi usar o cronógrafo modular da DD, "simplesmente" (maneira dizer...) acoplando o pigback em um relógio automático. O movimento da Buren (Hamilton) era perfeito, pois além de menor espessura, a massa oscilante era totalmente interna ao mecanismo, tornando mais fácil o acoplamento. Assim, eles ultrapassaram o concorrente quase que na linha de chegada.

Adriano

Saquei! Tem razão, não fosse o micro-rotor, não teria como botar o módulo. Well, esse é justamente o problema. O calibre 11 é, digamos, meio que uma gambiarra. Vejam, nunca mais ninguém acoplou módulo na "frente" do mecanismo" (lembrando que, o que no relógio é a frente, no mecanismo é o verso, e vice-versa). Ele é um projeto meio "míope", só servia para um tipo muito específico de mecanismo de base. Será que pensavam que o micro-rotor era o absoluto futuro dos automáticos? Além disso, o módulo era demasiadamente dependente do mecanismo de base, e por essa mesma razão. Flexiblidade zero. Veja, depois, a própria DD percebeu que módulos no verso do mecanismo eram muito mais práticos,e que com pequenas modificações poderiam se adaptar em praticamente qualquer mecanismo de base. Sem essa dependência do mecanismo de base, o módulo é mais simples. Claro, nenhum módulo de crono é muito simples, mas é mais que o módulo do calibre 11 e ainda pode contar com acumulador de horas.

Vejamos que o El Primero, mesmo sendo considerado hoje um cronógrafo clássico do ponto de vista técnico, ou seja, nada moderno, é um projeto "redondo" e que está mais que provado ser longevo. Não haveria absolutamente nenhuma chance do calibre 11 sobreviver mais do que sobreviveu. Teve sorte, na verdade, em equipar modelos lindíssimos e ter se tornado o ícone que é justamente por sua excentricidade. Quer mais que um cronógrafo cujos pulsadores e coroa não conseguem compartilhar o mesmo lado? Um projeto mal resolvido que resultou num ícone de estilo: a coroa do lado "errado" é um tremendo charme. Nenhum dos modelos equipados com calibre 11 seriam tão interessantes com coroa e botões do mesmo lado.

Abraços!

Adriano

Dicbetts

Não sei se ajuda no debate, mas segue o link:

http://gearpatrol.com/2013/11/26/icon-zenith-el-primero/

E concordo com o Adriano (sem discordar do Lago): aquela coroa do lado esquerdo no Calibre 11 de esquisitice virou charme.

E, a meu entender, uma dificuldade adicional ao se tentar ajustar o relógio com ele no pulso. Como destro, não consigo. Tenho de tirá-lo.

Abs,

GuilhermeLago

Concordo em todos os aspectos! Quase todos... O texto diz que "quem foi o primeiro não importa". Bom, isso dito hoje, pode até ser, mas o fato é que os Chronomatic ganharam muito mercado na época.
Não há como negar que o projeto do El Primero é muito mais consistente em tudo. O Chronomatic é, assumidamente, uma gambiarra. Aliás, o cal.11, na minha opinião, é um protótipo. Foi lançado com imperfeições que foram corrigidas em campo (parece que o Bill Gates conhecia essa história...). Nos primeiros meses de vida saiu o cal.11i (i de improved) e antes da virada do ano já era o cal.12. Muitos relógios foram prá revisão com cal.11 e voltaram prá casa com um cal.12 - é comum ver as pontes estampadas por cima. A reviravolta histórica é que hoje a turma quer colecionar CAL. 11!
Chegava a ser engraçada a propaganda da Heuer dizendo que eles tinham colocado a coroa do outro lado para lembrar você de que não é preciso dar corda. KKKKK

Dicbetts

Citação de: GuilhermeLago online 27 Novembro 2013 às 12:23:33
Chegava a ser engraçada a propaganda da Heuer dizendo que eles tinham colocado a coroa do outro lado para lembrar você de que não é preciso dar corda. KKKKK

Boa, Lago.

O marketing realmente é uma matéria diferente de ilusionismo. (Publicitários, não me crucifiquem.)

Rapaz, se tiver um anúncio de época falando sobre isso, gostaria de vê-lo.

Sobre ser colecionado, não me estranha. O Calibre 11 equipou belíssimos modelos.

Abs,

Alberto Ferreira

Citação de: Dicbetts online 27 Novembro 2013 às 12:37:21
O Calibre 11 equipou belíssimos modelos.

Abs,

Sim!
E como já foi ressaltado, isso também pesou...

Agora,...
Mais uma vez nós constatamos uma coisa,...
A cuca dos colecionadores, logicamente de "vintages", tem "razões" que nem o tempo (ou, paradoxalmente, será que só ele?  ::)) explica.

Muito interessante o debate e as colocações até aqui feitas.
8)

Alberto

GuilhermeLago

Citação de: Adriano online 27 Novembro 2013 às 10:27:39
S... Claro, nenhum módulo de crono é muito simples, mas é mais que o módulo do calibre 11 e ainda pode contar com acumulador de horas.

Abraços!

Adriano

Em tempo: o cal.11/12 tem acumulador de horas na posição 9h. O que ele não tem é o sweeping seconds. A variação com sweeping seconds (a 10h) e sem acumulador de horas é o cal.15. Em geral, cada modelo tinha o seu par, olha aí:

Adriano

Isso isso isso isso! Pensei numa coisa e falei outra, e me expressei mal: o que eu  queria dizer é ter 3 submostradores (acumuladores de minutos e horas e mais o segundeiro), sem chance com a configuração do módulo.

Abraços!

Adriano

Dicbetts

Já te contei a história do cara que montou erradamente o mostrador de um Monaco igual a esse último da foto?

Fundo cinza, original, ficou enrugado nas extremidades.

Uma fonte confiável me disse que o autor da façanha está morrendo em US$ 2,5 mil num mostrador original para recolocar.

GuilhermeLago

Me lembro de vc ter contado. É um 1533G, montado na caixa de um 1133 - até aí, normal. Muitos saíram assim da fábrica. Eu vi esse relógio anunciado no ML por uma fortuna e o vendedor o anunciava como 1133B - e falava que era igual ao do McQueen, etc... vergonha.

Em geral, os cal.15 tem um desconto de 30% a 40% em relação a um irmãozinho cal.11/12 nas mesmas condições. No caso do Monaco, o G (cinza) tem um desconto grande tb em relação ao B (azul). Tudo isso por mero "colecionismo", pois acho o cinza até mais bonito...

Seu pobre amigo pagou o dobro por um relógio que vale a metade, noves fora mais 2,5k verdinhas... acho que ele não fez um bom negócio não... kkkkkk