Menu principal

E a Urban Jurgensen lançou em Basel um cronômetro MESMO de pulso

Iniciado por admin, 27 Março 2011 às 01:21:10

tópico anterior - próximo tópico

flávio

igorschutz

Até que enfim! Lembro-me bem dos rumores sobre este escapamento, quando o Derek Pratt ainda era vivo.

Gostaria de vê-lo funcionando.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Casptarola!!!!
Isso sim é novidade!!! :-* :-* :-* :-* :-*...........é o tipo de relógio que merece um fundo transparente! ;)
Neste eu teria coragem, falta-me o principal :'(

Abs

Gravina

Adriano

É do cacete! O movimento do ponteiro é muito legal, totalmente diferente, por ser um escapamento single-beat. Mesmo com o ponteirinho sendo tão pequeno, dá para ver o salto, como nos cronometros de bordo. Fiz um filminho, vou ver se consigo postar!

Abraços!

Adriano

flávio

Claro! Também achei! Com a revolução do CAD e das CNCs, hoje todos produzem complicações, sem qualquer motivo aparente. Não estou dizendo que projetar e construir um movimento com, por exemplo, um turbilhão, não seja complexo. É óbvio que é. Mas antigamente esses troços eram todos feitos à mão e, como não tinham muito sentido no que se pressupunha um objeto para uso diário, praticamente não eram fabricados. Vejam hoje: todas as marcas, ainda que terceirizando a produção, possuem um turbilhão na linha! O sistema se banalizou tanto que, de algo que me atraía muito no início dos meus estudos (basta ver o texto que escrevi há mais de 10 anos sobre ele), atualmente já não vejo tanta graça.

Quero um retorno às origens. Pode parecer simples, mas o escapamento de cronômetro está aí há séculos, mas ninguém havia conseguido colocar um em um relógio de pulso de maneira a funcionar adequadamente. E o escapamento de cronômetro é comprovadamente o mais "preciso".

Portanto, vejo com bons olhos essas novas tentativas de fazer o que parece ser o óbvio, mas ninguém tinha feito. O óbvio, hoje, é fazer coisas complicadas que não tem sentido algum. O escapamento de cronômetro em um relógio faz todo sentido. E...Que relógio bonito!

Flávio

igorschutz

Mas quem falou em obviedade ou simplicidade?

Um escapamento desses é muito mais relevante que qualquer repetidor, Opus 11 ou aro de cerâmica que apresentem.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

FALCO

Muito legal, pena que a matéria não trás fotos da traseira do relógio...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é. Temos mesmo que concordar.

A "novidade" está mesmo na "simplicidade" (e capacidade) de admitir (produzir) o óbvio"...  ;)
...ou quase.
Pelo menos nos nossos atuais e tão "tecnologicos" dias.

Muito legal e relevante, sim!
Valeu!

Eu aguardo o "filminho" do Adriano, gostaria mesmo de ver o movimento do ponteiro.

Abraços,
Alberto

Gravina

Citação de: flavio online 27 Março 2011 às 13:40:28
Tem sim!

http://blog.breitlingsource.com/2011/03/16/urban-juergensen-chronometre-p8-avec-echappement-a-detente/

Flávio

Ah!!!!........Agora sim!!!! :-*........transparente!!! ;) :-* :-* :-*
Posso estar enganado mediante o conhecimento dos mais aprofundados neste tipo de movimento, mas isso (este movimento) é realmente fantástico, na medida que inovador é com certeza, certo?

Abs

Gravina

shun

Desculpe, mas há algum texto ( de preferência em português ) para melhor compreender o escapamento de cronômetro? As imagens ilustrativas não dão uma luz suficiente para a compreensão de como funciona..!

abraços!

flávio

Citação de: shun online 27 Março 2011 às 14:03:42
Desculpe, mas há algum texto ( de preferência em português ) para melhor compreender o escapamento de cronômetro? As imagens ilustrativas não dão uma luz suficiente para a compreensão de como funciona..!

abraços!

Ué, no site mãe existe um texto escrito por mim:

www.relogiosmecanicos.com.br

Flávio

MVasconcelos

Gents, se não me confundi, o efeito prático no ponteiro seria uma "paradinha" seguida do salto, tic, tic, tic, correto ?
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

flávio

Citação de: MVasconcelos online 27 Março 2011 às 15:01:15
Gents, se não me confundi, o efeito prático no ponteiro seria uma "paradinha" seguida do salto, tic, tic, tic, correto ?

Não. O escapamento de cronômetro é o ápice na evolução mecânica de precisão. A trilogia de textos Uma visita ao Observatório de Greenwich, O escapamento de Cronômetro e Leroy vs Berthoud explica.

Flávio

MVasconcelos

Oi Flavio,

Isso eu entendi, estou me referindo ao visual do ponteiro que o Adriano mencionou e até filmou...
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

flávio

Citação de: MVasconcelos online 27 Março 2011 às 16:59:00
Oi Flavio,

Isso eu entendi, estou me referindo ao visual do ponteiro que o Adriano mencionou e até filmou...

Isso é característica inerente a todos os escapamentos de cronômetro. Nos escapamentos de âncora, o impulso e liberação ocorre a cada meia oscilação do balanço. No escapamento de cronômetro não, a cada oscilação inteira. Ou seja, enquanto em um relógio de 28800 bph com escapamento de âncora o ponteiro de segundos dá oito pulinhos a cada segundo, se fosse o mesmo relógio, com escapamento de cronômetro, dariam quatro.

Aliás, qual a frequência desse movimento?

Flávio

Desotti

Como será que o Voutilainen conseguiu resolver o problema da sensibilidade a choques da mola de retenção do escapameto? ???

De qualquer maneira, o relógio é um absurdo!!! :o :o :o

[[]]'s

flávio

Um pequeno texto em português que saiu hoje. Eh... Eu não concordo e muito menos acho que é usual referi-se a true beat (um ajuste de abertura de escapamento) ou dead beat (um modelo de escapamento de relógios de pêndulo criado por Graham), mas o texto é até bacana para quem não conhece a marca.

http://www.themechanicalwatch.com/?p=1577

Flávio

edson rangel

FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!