Menu principal

"Segurar" o movimento - Qual a melhor opção?

Iniciado por Correia, 05 Novembro 2012 às 19:18:00

tópico anterior - próximo tópico

Correia

Saudações!

Passando pelo WUS, vi uma foto de um Tag Heuer Aquaracer 300m. onde se verifica que o aro/anel interno que trava o mecanismo é em plástico, ou material semelhante.

Pergunto :

- É uma opção ou mais valia em relação a um aro em metal(como nos SMP 300), ou somente uma questão de baixar custo de produção.

Ou seja, será que se opta pelo plástico porque absorve melhor os choques do que um em aço ou alumínio?

Se a memória não me falha, não há tanto tempo vi um calibre Breitling que parecia "nadar" lá dentro da respectiva caixa, igualmente preso por um aro em plástico como neste Tag Heuer. Não me recordo do calibre para colocar uma foto... :-\

Num Omega, pode-se observar o aro metálico

Fico curioso em saber como serão os aros de um Seiko MM(SBDX001), Breitling SuperOcean, e outros "peso-pesados" do género(não que queira comparar o Aquaracer com eles... ::) ;))

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Adriano

O aro de plástico é definitivamente barato. E prático para montagem e desmontagem. E sim, ele é a escolha número um de projetos baratos. O que não quer dizer que todo relógio que use aro espaçador de plástico, seja por barateamento.

Ele pode sim ter a funcão de amortecedor desde que ele seja projetado como tal. Sua estrutura tem que ser desenhada para deformar e absorver o choque. A estruturatem que ser elástica, pois o plástico usado não o é, ou não o suficiente para servir de amortecedor sozinho. Senão, é só um aro espaçador e absorve o mesmo tanto que um de metal.

Não posso responder sobre a decisão da TAG em usar esse espaçador: estaria chutando. Mas tambéom nunca vi espaçador em relógio mecânio com um mínimo de estirpe.

Quanto ao Omega, não é só um espaçador, mas um escudo do mesmo metal (um tipo de ferro doce) da calota antimagnética. É um dos poucos relógios de mergulho profissional a se preocupar com blindagem magnética, não como a de um altamente resistente, como um Milgauss, Ingenieur, etc., mas com proteção bem acima da norma ISO/DIN. Lições aprendidas com o Moon, diga-se de passagem.

Ah, um sistema legal é o espaçador de borracha do Autozilla! Bem elástico, um belo amortecedor. E funciona, visto que o meu já caiu no chão duas vezes...  ::)

Abraços!

Adriano

Adriano

shun

Falando em espaçador de borracha...

::) ;D ;D ;D

Abraços!

igorschutz

Reloginho pra quem sofre com as hemorroidas...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Correia

Grato pela resposta, Adriano :D

Não sabia que os Seamaster/PO tinham esse aro, anti-magnético.

Esse Autozilla é qualquer coisa... :o...um amigo já me tinha falado que os Ecozilla eram dos divers mais robustos e bem construídos(a nível da caixa) que vira, e agora confirmo, baita relojão. Não por ter resistido às quedas...as imagens falam por si :)

Curiosamente, sigo com ideias entre ele, Autozilla, e um Tuna 300(SBBN015). Fabulásticos! ;D

Shun, isso não é espaçador, é câmara de ar de camião ;D...só falta a buzina de ar e o "Jesus me protege" ;D ;D ;D

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Cigano

Citação de: Correia online 05 Novembro 2012 às 23:26:50

Shun, isso não é espaçador, é câmara de ar de camião ;D...só falta a buzina de ar e o "Jesus me protege" ;D ;D ;D

Abraços,
Correia

;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

shun

Alberto Ferreira

;D ;D ;D

E será que protege?   ::)
Ou há que ter fé e contar com a proteção Dele?
;)

Abraços,
Alberto

Cigano

Citação de: Alberto Ferreira online 05 Novembro 2012 às 23:57:30
;D ;D ;D

E será que protege?   ::)
Ou há que ter fé e contar com a proteção Dele?
;)

Abraços,
Alberto

Acho que são duas opções muito válidas, pelo menos uma irá valer, caso haja a falha em uma das opções !! ;D ;)
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

;D

Naquele caso...  ::)
Se puder escolher, fique com a segunda.
Definitivamente...   Prefira a segunda opção!  ;)
:D

Cigano

Citação de: Alberto Ferreira online 06 Novembro 2012 às 00:09:52
;D

Naquele caso...  ::)
Se puder escolher, fique com a segunda.
Definitivamente...   Prefira a segunda opção!  ;)
:D

Exatamente a opção que eu estive pensando !!
Pois é a primeira coisa que dizemos, quando algo de errado acontece!!
Mesmo aqueles que se dizem céticos, dizem um "OMG" !! ;)
Abraços,
Cigano!

automatic for the people

Discussão interessante, se nao me falha a memória a Glashutte Original, marca ultra top, tem um sistema de absorção a base de um derivado de borracha, não lembro o nome agora... só lembro que é em uma linha esportiva...lindíssima por sinal.

Abs

AFTP

Alberto Ferreira

Salve, AFTP!

Seria este?

Denominado pela Glashütte Original como Sport Evolution Impact Chronograph

Este de fato tem um sistema de amortecimento composto de quatro elementos elásticos, os setores em material vermelho, posicionados em volta do movimento (que eu também não sei de que são feitos).

Origem das fotos: NET

O fabricante declara que o sistema pode absorver até 60% da energia nos impactos.

Abraços,
Alberto

Sifion

Belo relógio.

É a visão que me falta ou o mostrador desse relógios é flutuante? A proteção vermelha se estende ao mostrador... só olhar na posição das 7h que dá pra perceber bem a folga.

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é, Sifion...
Também me pareceu que um dos diferenciais da suspensão possa ser mesmo este.  ::)

Posto que com um mostrador convencionalmente fixado, este mesmo já poderia transferir parte da energia de um impacto para o movimento, através dos eixos dos ponteiros...

Mas isso que eu digo é mera suposição, posto que eu não conheço o movimento deste Glashütte em detalhe.

Vamos aguardar para ver se algum colega tem algo a comentar, corroborar, questionar, ou desmentir.  ;)

Abraços!
Alberto

automatic for the people

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é...

Eu também esto curioso quanto à função de amortecimento...
No "meio-tempo" eu dei uma circulada na NET e encontrei este vídeo...

http://www.youtube.com/watch?v=Bf16J6ZqVdA

Bom,...
Ele não explica nada tecnicamente, é uma peça de propaganda, mas mostra algumas imagens e tal...

Abraços,
Alberto

Sifion

Eu acho que ele realmente deve ser vazado pelo motivo levantado por você Alberto. O mostrador totalmente fixado na caixa poderia transferir uma maior quantidade de força do impacto.

Eu tinha questionado isso porque ao ver esse detalhe me veio em mente o TH monaco com esse mesmo detalhe, apresentado de forma diversa porém. Inclusive é a peça do meu avatar.

Abraços.

Alberto Ferreira

Salve!

Sim.
Neste o conceito parece ficar mais evidente.

Abraços!
Alberto