Menu principal

eterna sonic eletronic

Iniciado por dudu oliveira, 01 Dezembro 2012 às 12:20:25

tópico anterior - próximo tópico

dudu oliveira

Oi essoal relogio eletronico eu não entendo.   este modelo sera que da para arrumar  a maquina eterna sonic 1550 lic.bulova&esa
ele não esta funcionando a informação que me passaram.  nem o tipo de bateria que vai nele eu sei.  eu estou procurando informaçoes com os colegas obrigado

Abraços
Dudu

Alberto Ferreira

Salve!

Caro Dudu,

O movimento é este...

ETA/ESA 9162 (Eterna 1550)
Fonte da imagem as "célebres" páginas cor de rosa ---> http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&Eterna_1550

O movimento é do tipo "diapasão" (tunning fork).

Talvez, com um certo "olho de lince"  , até dê para identificar a bateria em uma das fotos...  ;)  8)

O meu "chute" é que aquela que está na foto seria uma VARTA V 343... Ou VARTA V 34x... 
Mas, confirme, ok?

E pode ser outras, "equivalentes".

Manutenção?
Boa pergunta...
Infelizmente vai depender de um diagnóstico prévio da peça em específico.
Pois pode ser algo simples... Pode ser uma bobina queimada (eventualmente substituível)... Etc...

Em casos assim, antigos e sem histórico muito confiável, cada caso, infelizmente, é um caso.   :( 

Abraços!
Alberto

Filipeandrade

Tenho um relógio com tal movimento, bateria 344/350.

Abraços!

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Alberto Ferreira

Confere!

ESA 9162, aqui com a assinatura Baume & Mercier.

Obrigado, Filipe.

Abraços,
Alberto

Alberto Ferreira

Ah!
::)
Para aqueles que simplesmente apenas chegaram depois. (*)  :D   (Aqui no FRM).

Vejam mais aqui ---> http://igorschutz.blogspot.com.br/2009/07/investida-suica.html

E,...
Para não perder a ocasião...

O Igor é "cosa nostra"!
"Capiche", bello!
;)

Abraços a todos!
Alberto

(*)  - Nestas exatas palavras.
Portanto, sem qualquer outra conotação, ok?
8)

dudu oliveira

Obrigado pelas informaçoes Filipe e Alberto

Dudu

Clélio

Ola para todos, 

As baterias para este tipo de movimento são o calcanhar de Aquiles, pois são dificies de achar....e o uso de uma bateria inadequada pode danificar o movimento :'(
   Porém,  Já ouvi em algumas conversas de feiras e relojoarias que existe um tipo de adaptação que permite o uso de baterias comuns  ;)
  Se alguém puder confirmar ...

Abs

Adriano

O ESA 9162 usa bateria comum. É lenda que ele precise de bateria especial, como é lenda que necessite de adaptação, assim como é lenda que a bateria errada estrague o movimento. Em partes: se botar uma bateria alta demais, a tampa do fundo pode pressionar ela e esmagar o movimento, aí sim, é danoso. Mas não por causa de voltagem, amperagem, etc.

Apenas é difícil achar o tamanho correto, que é a 344, que tem 11,6mm de diâmetro por 3,6mm de altura. Pois são raros mecanismos que as usam, e ela é uma bateria low-drain, e não tem equivalente high-drain para ela (tendência de todos os fabricantes) e logo poucos fabricantes a produzem e menos revendedores as compram. Então tem duas saídas mais fáceis: usar a 301/386, que é multi-drain e tem o mesmo diâmetro mas tem 4,3mm de altura COM O CUIDADO de que a tampa do fundo não enconste nela nem na brida, ou, mais seguro, usar logo a 389/390 que é mais baixa, também multi-drain, com 3,05mm de altura, e assim não tem risco nenhum. A única coisa que vai acontecer é que, com a 389/390, você terá uns dois meses a menos de autonomia ou quem sabe nenhuma diferença, pois a 389/390 é uma bateria multi-drain, ou seja, serve para equipamentos de alto ou baixo consumo.

Eu só uso 389/390 no meu Omega e a última bateria, que troquei semana passada e ainda tinha carga, durou um ano e dois meses, mais do que o esperado, que seria um ano apenas se fosse com bateria certa, a 344.

Abraços!

Adriano

mestreaudi

Imagino que a origem dessa lenda são os Bulova Accutron e suas baterias de mercúrio. Certo?
Nesse caso, são plausíveis, não?

Abs!
Rafael.

Adriano

Sim, a origem é essa. Mas Bulova Accutron é uma coisa, ESA 9162 é outra totalmente diferente. A única semelhança entre os dois é o fato de ambos serem diapasão. É como qualquer movimento mecânico comparado com outro movimento mecânico: são mecânicos, e só.

Abraços!

Adriano

mestreaudi

Citação de: Adriano online 03 Dezembro 2012 às 11:24:40
Sim, a origem é essa. Mas Bulova Accutron é uma coisa, ESA 9162 é outra totalmente diferente. A única semelhança entre os dois é o fato de ambos serem diapasão. É como qualquer movimento mecânico comparado com outro movimento mecânico: são mecânicos, e só.

Abraços!

Adriano

:D ;)
Rafael.

Paulo Sergio

Aproveitando que surgiu esse assunto de baterias, pergunto qual poderia substituir as Renata 329? ? ?
Não encontro essa bateria!!!  :-\ :-\ :-\
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Adriano

Estranho não achar, pois a 329 é uma bateria comum. Não há substituta. É ela ou ela. Chama-se 329 pela Renata e Energizer e SR731SW pelos fabricantes japoneses, tipo Maxell, Sony, etc.

Abraços!

Adriano

Filipeandrade

Aproveitando o gancho:

E a varta: 388?

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Adriano

A 388 não existe mais. Eram as tais de mercúrio de 1,35V dos Accutron. Essa não tem mais jeito, não tem substituta direta, tem que usar um anel adaptador com um resistor ou algo assim para baixar a voltagem de uma pilha moderna, normalmente a 329.

Abraços!

Adriano

dudu oliveira

O Adriano obrigado pela dica da bateria.  a onde eu posso levar este relogio aqui em são paulo para fazer um orçamento

Abraços
Dudu

Paulo Sergio

Obrigado pela dica amigo Adriano!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio