Menu principal

Ajuda com Mido Rado Diastar

Iniciado por O Cara, 19 Abril 2009 às 01:30:36

tópico anterior - próximo tópico

O Cara

Tenho um amigo que tem um Mido Rado Diastar, parecido com esse da foto abaixo:

Ele é mais antigo que esse, Day Date, com a data na vertical às 6 horas.
Vem escrito Mido na parte de cima, Rado à esquerda do mostrador e Diastar à direita.
A Pulseira é um pouco diferente também.

A questão é que ele deixou o relógio cair no chão e essa "carapaça" de cerâmica quebrou.

Pergunto:
1. É dífícil consertar?
2. É caro consertar?
3. Vale a pena consertar?
Um abraço
Fábio

Alberto Ferreira

Salve!

Fábio,
A "carapaça" é feita de um material duro (daí a sua quebra), é feita de carboneto de tungstênio sintetizado, que basicamente é o mesmo material usado em ferramentas de corte (seja na usinagem de metais, seja em perfuração de rochas, etc.).

A idéia da Rado, de usar caixas com uma "cobertura" (como se fora uma "casca") desse material, é para usufruir a sua elevada resistência ao "riscamento". Mas a desvantagem é a que o seu amigo constatou.  :-\

Eu não creio que seja prático, ou mesmo economicamente "viável" substituir a cobertura de "metal duro" (aliás, este material, numa linguagem mais comum, é conhecido como "vídia", nome que para as aplicações industriais provém de uma marca registrada comercial - WIDIA).

A alternativa seria uma "sucata", para a substituição da caixa. Mas, mesmo assim, difícil.

Estes Rado´s costumam usar movimentos ETA, automáticos e relativamente "básicos" (sem grandes sofisticações).
ETA 282x, por exemplo.

Abraços!

Adriano

Por ser um Mido-RADO, é antigo. É certo que a Mido não tem mais peças e é quase certo que a RADO idem. Como não tem conserto, pode-se dar o relógio como perdido, infelizmente.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Éééé... essas caixas de material exótico (vídia, cerâmica, e até mesmo o titânio) são difíceis de remendar... Daí a boa aceitação dos práticos aço e ouro!

Veja aí, no caso do seu amigo, literalmente, lascou-se...

Lamento! :-\

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é,...

Por vezes, basta uma batida de "mau jeito", numa quina por exemplo,...

... e lasca mesmo!
>:(

Abraços!

O Cara

Bom, a dele não lascou, quebrou mesmo, nota-se um rachado de um lado à outro, será que existe algum tipo de cola ou solda para esse material?

Pelo menos ele poderia tentar soldá-lo e polí-lo, sei lá.

E se tirar essa carapaça fora, fica muito feio? Existe alguma outra solução viável?

É uma pena porque o relógio não me chamou muita atenção, mas ele parece que gosta muito dele pelo que comentou comigo.
Um abraço
Fábio

Alberto Ferreira

Citação de: O Cara online 19 Abril 2009 às 21:34:10
Bom, a dele não lascou, quebrou mesmo, nota-se um rachado de um lado à outro, será que existe algum tipo de cola ou solda para esse material?

Pelo menos ele poderia tentar soldá-lo e polí-lo, sei lá.
...

Infelizmente,...
No way, my friend!

O carboneto de tungstênio é um material sinterizado (partículas de tungstênio em uma matriz de cobalto), não aceita qualquer tipo de solda, esqueça.

O material é extremamente duro e para poli-lo só com pó de diamante.

Talvez, algum artesão pudesse fazer uma outra "capa", de material metálico ou não,...
Mas,... E o custo?
Provavelmente não "compensaria" nem o esforço e nem o custo, em função do resultado.

Abraços,

aminger

É que nem a safira , não risca mas lasca.....