Menu principal

Novidade - Oris 500m Depht Gauge

Iniciado por Correia, 21 Janeiro 2013 às 18:08:42

tópico anterior - próximo tópico

Correia

Saudações!

Ainda não está no site da marca, será para breve que saírá o novo Oris diver, o primeiro da marca com profundímetro, peculiar profundímetro, aliás.

Parece que o sistema funciona com um vidro especial, de grande espessura e com um canal à volta do mesmo, canal esse que se enche de água e que consoante a pressão exterior indicará a profundidade.

Gostei muito :). Não tem algo sequer parecido ao maravilhoso sistema mecânico(profundímetro) do IWC Deep One, nem recorre a sistema de medição electrónicos como o Panerai 193(não que me importasse este, hein! ;D).

Explicação em inglês :

The special sapphire crystal, 50% thicker than an average top glass, features a channel milled into the side which runs counterclockwise round the dial, stopping between one and two o'clock.   At 12 o'clock, a hole leads to this channel.  On descent, the air inside the channel is compressed by the surrounding water pressure, allowing water to enter through the hole at 12 o'clock.  The edge, in light grey and dark grey, differentiates between water and compressed air on the scale around the outside of the dial, indicating depth while descending or ascending.

Retirado deste blogue(vale a pena dar uma olhadela)

http://blog.perpetuelle.com/dive-watches/oris-aquis-depth-gauge-ref-no-733-7675-4154/

Sou duplamente suspeito ao falar desta peça, como alguns dos amigos sabem gosto muito da (maior) parte da linha de mergulho da marca, e gosto muito de profundímetros.

E há coisas engraçadas. Há poucos dias, ao colocar um Oris no pulso, pensei cá para os meus botões  que deviam fazer um relógio com profundímetro, seria interessante ver como saía. Não leram o meu pensamento, pois um projecto desses não se faz em 3 dias ;D

Já me soou que o preço por aqui se aproximará dos 4000 euros... :P :-[ :'(...que pena...

Abraços,
Correia

Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Paulo Sergio

Independente da potência dessa máquina, a "cara" dele é muito bonita!!! ;) ;) ;)
Vejo que o amigo também acompanha a Oris de perto!!!
Eu ainda "meditando" sobre eles... o amigo, já na faina!!!
Obrigado pela dica amigo!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio 
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Bom...

E aí?
Se os amigos me permitem, eu vou aproveitar o tópico,...

Será que "qualquer coincidência é mera semelhança"?   :D   Ou será que eu estou "bolando as trocas"?    ;)  ;D

...

Eu me refiro ao "medidor" de profundidade.
Seria o sistema o mesmo? Um (simples) canal escavado por dentro do cristal?

Alberto

Paulo Sergio

CARACA olhos de águia Alberto!!! :o :o :o
Haveria algum "manual" da escala do Oris disponível para consulta?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Correia

Citação de: Alberto Ferreira online 21 Janeiro 2013 às 22:46:05
Bom...

E aí?
Se os amigos me permitem, eu vou aproveitar o tópico,...

Será que "qualquer coincidência é mera semelhança"?   :D   Ou será que eu estou "bolando as trocas"?    ;)  ;D

...

Eu me refiro ao "medidor" de profundidade.
Seria o sistema o mesmo? Um (simples) canal escavado por dentro do cristal?

Alberto

Deve ser o mesmo sistema...é fazer as contas...

quiçá seja um "simples" plágio de um velho Technos...bem, mas qualquer profundímetro só pode ser de 3 formas(crei eu...), mecânico, electrónico ou com simples canais, o tal canal ;D

Deverá ser, mas não conhecia esse Technos!

Abraços!
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Correia

Citação de: Paulo Sergio online 21 Janeiro 2013 às 22:24:15
Independente da potência dessa máquina, a "cara" dele é muito bonita!!! ;) ;) ;)
Vejo que o amigo também acompanha a Oris de perto!!!
Eu ainda "meditando" sobre eles... o amigo, já na faina!!!
Obrigado pela dica amigo!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio 

Também gostei muito da cara dele amigo Paulo Sérgio.
Qual faina, só pesquinha de rio, que o mar tá bravo  ;D :) 8)
Abraços,
Correia

Desotti

O relógio é MUITO bonito nas fotos mas achei caro para um Oris pois, convenhamos, o sistema do profundímetro é o mais simples possível.

Não obstante, deve ser uma belíssima peça.

[[]]'s

ogum777

não deve ser plágio propriamente dito.

mas a patente do technos deve ter expirado, logo pode ser usada por qualquer outro fabricante.

mas isso é uma suposição, pois não sei se a tecnologia desse technos era patenteada.

patentes costumam espirar em 20 anos do depósito ou 10 da concessão, o que expirar por último.

já o desenho industrial, o design, é até por 25 anos. hoje qualquer um pode fazer um relógio com o jeitão do rolex sub de 25 anos atrás, por exemplo.

mestreaudi

Lembrei na hora, desse Technos, quando vi o tópico!  ;D ;D

Gostei pra caramba desse Oris! Muito interessante essa função!  ;)

abs
Rafael.

Alberto Ferreira

Se me permitem, eu tenho outra "teoria" para o gênesis da coisa...

O Technos mostrado é, sem dúvidas, mais antigo.

Mas eu não acredito que a "patente" seja da própria Technos, ou seja, que tenha sido algo criado por ela.
Aliás, eu nem sei se existe e nem de quando seria a tal patente.

E por que eu estou "chutando" isso?
Bem,... Digo isso um pouco baseado no histórico da marca, da Technos...
Ela, nos seus por mim chamados de "bons tempos", sempre usou bons movimentos e boas soluções, fazia excelentes relógios, mas eles não eram, não necessariamente, totalmente criados por ela.

Mas, deste Oris (o que está sendo lançado), também não é o "pai da ideia"...
A coisa é mesmo mais antiga.

E para mim as dúvidas permanecem...
Quem criou o sistema?  Como funciona a tal escala?
Eu não sei.

Alberto

Correia

Não faço a mais pálida ideia de como funciona esse chaveco(tecnicamente falando, pois qualquer trolha topa - conforme facilmente se comprova pelas fotos supra ou do link que anexei no tópico, que a profundidade actual é a marcada na escala, assim como o ponteiro de um Aqualand analógico que indica e informa lá no respectivo mostrador).

Eu não faço ideia alguma de quem é o "pai" da ideia(mas como seria bom de abrir a caixa e dizer para esse Oris : "meu filho!" ;D ;D)

Diz lá no link que coloquei que esse Oris utiliza o princípio da Lei de Boyle(sou um leigo nessas matérias, minha especialidade é mesmo Lei Penal... ;D...e será que esse Boyle seria nascido aquando da criação do Technos? ;D Acredito piamente que sim :) ;D
Pelo menos é o que refere lá na língua de Shakespeare, o meu "americano" está um pouco enferrujado, mas gosto de ler essas coisas antes de opinar, é uma mania que tenho... :P ;D

Bom, avançando a caravana pela estrada fora, certo é que qualquer profundímetro acrescenta algo a um diver, é como que a complicação-mor nessa variante relojoeira(minha opinião).

Melhor ainda quando tal função não desvirtua ou torna (quase) inusável um qualquer modelo - vejamos o Panerai 193, fica muito exagerado, um 024 ou 025 já são grandotes q.b.
Noutros fazem com que esse item o eternize, como aconteceu/acontece com o Aqualand I 8)

No caso desse Oris, ele cresce um ou dois mm's  para os lados e para cima(sugiro que doravante o apelidemos de "Oris casado" ;D).

Abraços,
Correia