Menu principal

Orient 21J 49740

Iniciado por depinho, 21 Janeiro 2013 às 20:23:36

tópico anterior - próximo tópico

depinho

Olá amigos,

comprei um movimento com defeito de um pequeno Orient. Minha intenção é aprender, gostaria de desmontá-lo para ir conhecendo as peças. Consegui retirar a tige sem problemas mas o movimento não está saindo de jeito nenhum. Existe algum "macete"para retirada do mesmo ?

Grande abraço a todos

depinho

Consegui retirar o movimento

Após a retirada deste anel de borracha, o movimento saiu tranquilo

Paulo Sergio

;D ;D ;D ;D ;D
Rapaz... tem muito "suco de braço" grudado na caixa desse relógio!!! ;D ;D ;D
E um início é sempre um começo!!! ;D ;D ;D
Boa sorte!!!
Mas se eu puder te passar um conselho, veja alguns mecanismos maiores, como os de Orient masculinos!!! É mais fácil!!! ;) ;) ;)   
Abraço
Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

depinho

;D Pode crer Paulo... Mas a idéia com esse relógio é só conhecer as peças mesmo. Vou postando o que eu for conseguindo desmontar...

Abraço

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

depinho

Bom, movimento desmontado. A idéia agora é identificar as peças, e, na medida do possível entender o relacionamento entre elas, e para isso conto com a ajuda dos amigos.

Essa experiência foi bem interessante, fiquei impressionado com o absurdo número de pequenas peças, parafusos minúsculos :o Obviamente eu tinha uma noção de que o mecanismo de um relógio era algo muito complexo mas fazer esse desmonte meu deu o sentimento real sobre o que são essas pequenas e maravilhosas maquinas.

Comprei este movimento, aparentemente quebrado, apenas para esta experiência e no momento nem passa pela minha cabeça remontá-lo ;D ;D É um relógio feminino, então é bem pequeno e isso faz com que seus componentes internos sejam minúsculos. Durante o desmonte pude perceber que muitas peças estavam "coladas", não sei bem o que significa, talvez restos do antigo óleo lubrificante... ??? Não encontrei nenhuma peça quebrada ou torta, logo acredito não ter sido esse o motivo da sua "aposentadoria"...

Vou postar as fotos de algumas peças que fotografei após o desmonte, por favor façam seus comentários a respeito das mesmas, e se tiverem paciência, uma explicação sobre sua utilidade no mecanismo. Não consegui tirar foto de tudo, então vou postando por partes.

1) Não sei se está correto, essa é a platina principal ?

2) O movimento estava "dentro" deste aro. É algum tipo de espaçador ?

3) Mostrador. Vejam o verso como está esquisito, não sei se é oxidação...

4) Caixa. Está bem maltrada, como era de se esperar neste caso.

5) Tige. Antes do desmonte, ao girar a tige, o calendário não alterava. Em posição de dar corda, ao ser girada podia ouvir o barulho das engrenagens girando mas nada acontecia.

6) Fundo

7) Não sei o nome que se dá a este anel mas sua função, pelo que pude perceber, é fixar o movimento da caixa. O mesmo só saiu quando retirei este anel.

8) Massa oscilante. Estava girando sem problemas antes do desmonte

9) Tambor de corda. Imagino que deve haver um jeito de abri-lo e checar e eventualmente troca a corda. Acho que um dos problemas deste relógio pode ser corda quebrada...

Bom, é isso. Assim que conseguir fazer as fotos de outras peças eu atualizo por aqui. Por favor amigos, fiquem a vontade para corrigir o que for preciso. A idéia do tópico conforme já disse é apenas a de aprender.

Grande abraço a todos
Fabiano

Wilson

Bom dia amigo Depinho,

Parabéns pela "empreitada" ! ;) :D

7-  esse anel é a vedação ressecada.

5- O calendario não girava porque nesse modelo tem que puxar
duas vezes e apertar, é chamado calendário "bombinha",
na primeira é horas e na segunda é o calendário,

2- espaçador ou suporte do mecanismo,

abraços,

wilson

depinho

Obrigado Wilson, pela visita e pela participação :)

A noite vou colocar fotos de mais algumas peças, confesso que achei que seria bem mais fácil ;D ;D ;D

Grande abraço

depinho

Seguindo... Essas são as engrenagens...

Geral das peças separadas

10) Roda de carga

11) ? - nessa peça ficam os ponteiros

12) ?

13) ?

14) ? (Essa engrenagem é de plástico!)

15) ?

16) ?

17) Roda de escape

18) ?

19) ?

20) ?

21) ?

22) Roda do calendário. Aqui algo "interessante". Reparem como os números estão gastos, não imagino como isso pode ter acontecido...

23) ?

24) ?

Valeu pessoal. Se puderem ajudar com os nomes/função de alguma dessas engrenagens será muito legal. Obrigado a todos.