Menu principal

Rolex daytona X Audemars Piguet Royal Oak

Iniciado por João de Deus, 02 Outubro 2013 às 15:28:19

tópico anterior - próximo tópico

João de Deus

Recentemente teve um tópico comparando o Daytona com o Moon Watch.
Agora achei interessante comparar este dois modelos, visto que o Daytona teria um melhor movimento (4130) se comparado ao AP que vem com um movimento baseado no Frederic Piguet 1185.
Mas e quanto ao acabamento geral dos modelos em questão? O AP venceria o Daytona?
Abs

João
João

Lança

Alguém dizendo que AP é o "pica das galáxias" e Rolex não é alta relojoaria em 3...2....1 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

vinniearques

Mais Rolex não é alta relojoaria mesmo, alguém ainda acha que é?

Adoro a marca, mais alta relojoaria não é.

flávio

João, vamos por partes. Apenas os Royal Oak Chronos "normais" usam as bases Piguet, os Offshore usam cronos modulares (carga AP e módulo Depraz, modificado).

Como o Adriano sempre ressalta nesses tópicos, e eu também, é impossível muitas vezes ser objetivo. Relógio é um acessório que se usa no pulso e, portanto, agrada a uns e não agrada a outros. De nada adianta um relógio ser teoricamente superior e eu não gostar do seu visual.

Dito isso, tecnicamente falando, as caixas dos AP RO são infinitamente mais complexas do que as da Rolex. Não dá nem para comparar. No entanto, qual é "melhor"? Ora, sei lá, porque o que é melhor numa caixa de relógios? Mas repito: são infinitamente mais detalhadas, difíceis de fazer e, óbvio, caras. Mas como relógio "ferramenta", mesmo a caixa da Rolex é melhor, já que coisa complexa demais não presta no uso diário.

Movimentos. Eu sinceramente acho o acabamento estético de qualquer movimento Piguet melhor do que os da Rolex. E estou falando Piguet do modo que sai da fábrica deles, sem qualquer modificação.

A Rolex é notoriamente uma fábrica de acabamentos estéticos espartanos e, para dizer a verdade, até na funcionalidade de suas peças peca de vez em quando.

Mas seus escapamentos são tão bem feitos e os relógios tão superdimensionados que compensam tudo isso.

O Piguet é um movimento mais velho, mas que trouxe grandes inovações na época do lançamento, que foram copiadas por fábricas posteriormente. Mas eu tendo a achar que no quesito funcionalidade os Rolex são melhores, porque com menos peças, mais robustos e, principalmente, com o bom e velho escapamento free sprung da Rolex com espiral de Breguet.

Já os modulares dos Offshore, eu sinceramente sigo o purismo, já que é isso que buscamos no hobby, não é? Não entra na minha cabeça que a AP venda um relógio de 30 mil dólares em aço com um movimento base que de fato é belíssimo, com rotor em ouro e escambau, mas dependa da Depraz para fazer o módulo de crono. Sim, é um módulo de crono com acabamento AP, com alavancas polidas ao extremo, chanfrados, etc... Mas não deixa de ser algo semelhante ao que equipa meu Omega Speedmaster Reduced! Pior: o movimento é diminuto dentro da caixa enorme dos Offshore, não casa bem.

Mas resumindo, tudo que disse são opiniões, basta lembrar do que falei no primeiro parágrafo.

Flávio

Ah, e sim, Rolex para mim é alta relojoaria. Sobre o conceito de alta relojoaria, vale a pena sempre relembrar o tópico Hublot. Acho que a discussão deve ser feita lá.

igorschutz

É lógico que o acabamento do AP é superior ao do Daytona. Nem precisa de análise detalhada pra dizer, é só pegar na mão. São relógios de níveis diferentes.

Sobre uma ou outra marca ser alta relojoaria, cada vez mais penso que essa classificação foi inventada pelo pessoal do marketing, pois não existe critério objetivo. Coisa de desocupado.

Relógio é relógio. Tem melhores, tem piores, mas não existe uma barreira "física", um critério objetivo que, se ultrapassado, você ganha o broche "Haute Horlogerie", como um escoteiro.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

João de Deus

Flávio,

Primeiramente obrigado, mais uma vez, pela paciência em responder tão bem ao tópico.
Eu sei que existem dois modelos de RO, um com movimento baseado nos FP 1185 e outro com movimento "próprio" que para minha SURPRESA o cronógrafo é um módulo DD! Eu pensei que fosso tudo "in house".
Sim, dá para perceber que o acabamento dos AP são superiores aos Rolex, mas o que não sabia (e ai é por falta de conhecimento mesmo) é que são MUITO superiores, dai o preço destes relógios serem mais elevados se comparados aos Daytonas.
Mas de todo modo, como relógios ferramentas os Roles são mesmo imbatíveis para uso diário, mesmo se comparados aos Moon Watch por conta de maior resistência à água.

João
João

Adriano

Em termos de movimento, os Rolex são apenas bem acabados, tanto quanto um ETA 2824-2 com decoração bacaninha. Nada além disso. Os F. Piguet em questão também, honestamente, ficam no mesmo patamar.

Ou seja, todos com um bom acabamento industrial. Apenas bom (para o meu conceito). Os AP 3120, in-house, usados como base para os módulos DD, são consideravelmente mais bem acabados que todos esses. Um bocado mais, eu diria, mesmo não levando em conta o rotor de ouro. Vai ver o naipe de peças "ridículas" tipo tirete, báscula, do calibre 3120...

Agora, do resto do relógio... comparar o acabamento da AP com o da Rolex é comparar Bentley com Kia.

Abraços!

Adriano

jfestrelabr

Ah, e sim, Rolex para mim é alta relojoaria. Sobre o conceito de alta relojoaria, vale a pena sempre relembrar o tópico Hublot. Acho que a discussão deve ser feita lá.

+1
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.