Menu principal

Abridor de relógios

Iniciado por jorghata, 21 Abril 2013 às 16:00:57

tópico anterior - próximo tópico

jorghata

Olá pessoal, estou pensando em comprar um abridor de relógios do
tipo Jaxa da Bergeon,  pois mesmo não usando-a
profissionalmente, queria que as tampas dos meus relógios não
fossem riscadas.
Será que somente isso seria suficiente, ou teria que comprar
uma completa com torno e tudo, também da Bergeon?

Abraços!!!

JoaoPedro

vai gastar uma grana, mas vale a pena. pelo que ouvi, todas as ferramentas da bergeon são maravilhosas, mas caras. será que não seria o caso de pensar em custo/benefício?

msch

Acho que não tem muito haver.
Eu uso uma chave que paguei uns R$50,00 (nem sei a marca) e o mais importante, uso uma morsa especial para relógios para segurá-los enquanto abro. Nunca risquei um relógio.

O segredo é o relógio ficar bem firme na morsa e segurar bem a chave.

Alberto Ferreira

Eu diria que há, basicamentente, duas vertentes nesta questão...
Válidas para qualquer ferramenta, mesmo que não sejam para uso em relógios, diga-se.

1) Ferramentas de qualidade, são sempre recomendáveis, mesmo para uso eventual.
Mas a famosa relação "Custo x Benefício" deve (também sempre) pesar na decisão.

1a) A melhor ferramenta, por si só, não faz qualquer trabalho sozinha, há que saber usar, portanto há que ter o devido treino.

3) O melhor profissional, nunca fará um trabalho limpo e certo com uma ferramenta, digamos, "precária" ou de baixa qualidade.

Bem,...
Eu creio que, de maneira curta e grossa, seja simples assim...  ;)

Alberto

paulorocha

Eu uso uma chave 3 pontas regulável. Chinoca...

Nunca arranhei um relógio.

Use a verba para comprar um jogo de chaves de fenda AF ou Bergeon. Ai sim faz diferença.  ;)
Um grande abraço

Paulo Rocha

Murilo

Uso a mesma chave do Paulo Rocha e já cansei de arranhar meus relógios... :'(
Se alguém souber onde vende o abridor profissional da Bergeon eu agradeço a dica.

jorghata

Muito obrigado pelas sugestões pessoal, é que quando trabalhava com relógios, sempre
usei  aquela da Bergeon que tem um volante e se prendia a caixa do relógio numa base,abria
qualquer tampa por mais enferrujada que tivesse, sem qualquer risco.
nunca usei uma Jaxa nem qualquer outra, até por que a época favorecia  e era fácil achar
ferramentas suiças.
Hoje no meu recomeço na relojoaria como hobby, me desanimo com a precariedade das
ferramentas vendidas por aí, assim como a garimpagem para se achar qualidade, e  quando
acho o preço é salgado(Acabei de comprar uma pinça dumont por 100 reais).
Meu consolo é que um Timegrapher hoje custa uns 2000 reais, sendo que anos atrás o preço
de um vibrograph era o de um fusca zero e ainda sobrava uns trocos.
                                                                                                    Abraços!!

jorghata

Citação de: Murilo online 21 Abril 2013 às 21:27:36
Uso a mesma chave do Paulo Rocha e já cansei de arranhar meus relógios... :'(
Se alguém souber onde vende o abridor profissional da Bergeon eu agradeço a dica.

Olá Murilo eu achei aqui: www.ferramentas-relojoeiro.com/html/relogios.php Abraço!

Murilo

Obrigado, Jorghata!
Alguém já comprou neste site?