Menu principal

O que é um relógio automático Autoquartz

Iniciado por Lupferreira, 23 Janeiro 2013 às 10:36:55

tópico anterior - próximo tópico

Lupferreira

Vi no site da Tissot um relógio muito lindo, escrito "Automatic Autoquartz". Do que se trata este mecanismo. Tem alguma vantagem ou desvantagem neste movimento?

Adriano

É a mesma coisa que o Seiko Kinetic, ou seja, é um mecanismo a quartzo que ao invés de usar bateria, usa um capacitor que se recarrega com o movimento no pulso. É mais complexo que e mais caro que um quartzo comum, mas não precisa ficar trocando a bateria. Sim, o capacitor tem vida útil mas é bem maior que a de uma bateria.

E também por isso é mais ecologicamente correto.

Abraços!

Adriano

naio21

E a desvantagem é a mesma de um mecânico: se você deixar imóvel por muito tempo, a bateria descarrega e o relógio pára.
Abs,

Ivan B. Prado

igorschutz

Sim, mas nos autoquartz modernos, quando o relógio fica parado muito tempo ele entra em estado de hibernação, e aí a bateria demora meses pra acabar.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

naio21

Citação de: igorschutz online 23 Janeiro 2013 às 11:18:44
Sim, mas nos autoquartz modernos, quando o relógio fica parado muito tempo ele entra em estado de hibernação, e aí a bateria demora meses pra acabar.

Sabe dizer se os Seiko Kinetic têm este recurso de hibernação? Tenho um modelo (cronógrafo) que não dura nada...  :(
Abs,

Ivan B. Prado

Cigano

Falando em Tissot AutoQuartz....

Rotor e o capacitor. O capacitor que estava no meu, é um Maxell TC920S!

Platina/ponte, que cobre todo o mecanismo.

Mecanismo "descoberto" ::) 8)
Abraços,
Cigano!

CSM

Por acaso isso seria a mesma coisa que o "meca quartz"? Minha muié tem um carier tank frances chrono que usa o tal do meca quartz....

Abraços
Membro do RedBarBrazil

igorschutz

Citação de: naio21 online 23 Janeiro 2013 às 11:23:44
Sabe dizer se os Seiko Kinetic têm este recurso de hibernação? Tenho um modelo (cronógrafo) que não dura nada...  :(

Os mais novos têm, o seu eu não sei, pois não sei qual o seu modelo. É muito antigo?

Citação de: cesar online 23 Janeiro 2013 às 12:41:36
Por acaso isso seria a mesma coisa que o "meca quartz"? Minha muié tem um carier tank frances chrono que usa o tal do meca quartz....

Não. Um mecaquartz como o da sua mulher é um movimento-base quartzo com módulo crono totalmente mecânico (como um DD do Speed Reduced, por exemplo).

naio21

Citação de: igorschutz online 23 Janeiro 2013 às 13:02:57
Citação de: naio21 online 23 Janeiro 2013 às 11:23:44

Os mais novos têm, o seu eu não sei, pois não sei qual o seu modelo. É muito antigo?

É um SNL053. Comprei há uns 6 meses mais ou menos. Salvo engano, o código do módulo dele é 7L22-0AV0.
Abs,

Ivan B. Prado

Lupferreira

No caso da bateria acabar, tem como trocar, o custo é muito alto?

heracles

Se for  "Auto Relay"  mais moderno calibre 7Dxx; 7mxx ;9TXX e YTXX. acho eu..
O tempo de hibernação pode chegar a quatro anos..A Seiko divulga isso, só não sei
qual o cailibre exato mas não é muito novo já que esse lançamento foi em 2008.

Abraço
Heracles

igorschutz

Citação de: naio21 online 23 Janeiro 2013 às 13:14:12
É um SNL053. Comprei há uns 6 meses mais ou menos. Salvo engano, o código do módulo dele é 7L22-0AV0.

O seu não tem o Auto Relay, mas a carga dura 5 meses, o que é bastante tempo.

CSM

Membro do RedBarBrazil

heracles

O valor do capacitor não é caro, paguei 35 dólares com envio ( o dolar estava 2.00r reais)
por um 5M62 para substituir meu 5M42 que estava defasado e não acumulava carga para
mais de trêis dias....porém funcionava perfeitamente.

Abraço ;)
Heracles

Filipeandrade

Cigano, urgente! Preciso de peças para esse movimento do tissot megaquartz, sabe onde consigo?

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Cigano

Citação de: Filipeandrade online 23 Janeiro 2013 às 14:11:48
Cigano, urgente! Preciso de peças para esse movimento do tissot megaquartz, sabe onde consigo?

Abraços

Puxa caro Filipe, infelizmente não poderei lhe ajudar, mas vi algumas coisas no Ebay, quando estava a caça do capacitor para o meu, aliás, ainda estou na caça...rsrrss

Se eu ver algo, lhe aviso!!
Pois tempos atrás, foi vendido um Tissot completo com este mesmo calibre no ML, por R$299,00 . Segundo o vendedor, só faltava substituir o capacitor,m que já tinha morrido !!
Abraços,
Cigano!

Adriano

Citação de: Cigano online 23 Janeiro 2013 às 14:19:38
Citação de: Filipeandrade online 23 Janeiro 2013 às 14:11:48

Abraços

Puxa caro Filipe, infelizmente não poderei lhe ajudar, mas vi algumas coisas no Ebay, quando estava a caça do capacitor para o meu, aliás, ainda estou na caça...rsrrss

Se eu ver algo, lhe aviso!!
Pois tempos atrás, foi vendido um Tissot completo com este mesmo calibre no ML, por R$299,00 . Segundo o vendedor, só faltava substituir o capacitor,m que já tinha morrido !!

Não vai encontrar mais esse capacitor, pois não é mais fabricado. Foi substituído pelo MT920, normalmente fabricado pela Panasonic. Só que a sua ETA é uma 205.111, e o novo capacitor só é compatível com a evolução dele, que é o 205.911. A substituição pelo novo capacitor tem que se acompanhado com o upgrade do circuito para a versão 205.911, cuja reserva de marcha é de 100 dias ao invés dos antigos 6 dias.

Porém, esse circuito era caro pacas enquanto ainda existia, e agora acho quase impossível que você ache ele por aí. Se achar, será alguém que tem estoque antigo, pois a ETA não fornece mais. Apenas mecanismo completo.

Abraços!

Adriano

naio21

Valeu igorschutz e heracles! Só mais uma dúvida: vocês têm ideia de quanto tempo eu preciso usar o relógio para ele atingir esta autonomia de 5 meses? Percebi que se usar 2 dias direto (só tirando pra dormir) ele acumula no máximo umas 3 semanas de "reserva de marcha"...

É isso mesmo?
Abs,

Ivan B. Prado

naio21

Requentando um pouco este tópico (exatos 3 meses depois)...

Aqui, um dispositivo da própria Seiko que carrega os Kinetic por indução, sem precisar movimentar o rotor:

http://www.princetonwatches.com/shop/YT02A-A.asp?AID=10282442&PID=6147283&SID=1nirpt8x4dkbe

Aqui, os caras prometem um watchwinder modificado que se move mais rápido que o normal e consegue carregar os Kinetic também:

http://www.kinetic-repairs.co.uk/Kinetic-Charger.html

O primeiro eu achei meio caro, o segundo "meio gambiarra", rs.... mas fica a dica.
Abs,

Ivan B. Prado

heracles

Realmente caro e gambiarra... :-*

interessante o primeiro

Heracles