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Como a Rolex se tornou ROLEX ?

Iniciado por Daniel, 26 Abril 2009 às 08:32:53

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Daniel

Olá !!

Pois então ! em outro tópico foi dito algumas coisas, sobre como a Rolex se tornou tão conhecida e como seus relógios tem muito valor agregado ( diga-se, qualidade também ). Até mencionei que se fossem vender a Rolex ! Seria como vender a Coca-Cola, Ninguém tem idéia de preço ! A marca é algo extraordinário.

Eu na minha opinião a Rolex foi conservadora em suas atitudes, principalmente quando a industria relojoeira Suissa passou por uma crise, continuou aplicando qualidade em seus movimentos, qualidade também nos materiais utilizados, caixas, pulseiras, etc.

Mas sempre fica uma lacuna !! O que mais ela fez  ??? ( além de propagandas, marketing ..... )e que muitas outras não fizeram,  para se tornar uma empresa que provaca tantos suspíros ! E não era assim ! Lá no passado sabemos que muitas marcas tinham igual ou mais status que a prórpria Rolex, e hoje são marcas até certo ponto renegadas por muitos.

Não sei ! Preciso da ajuda de vocês para entendermos melhor esta história !! 8)


MarioSapo

Daniel,

Imagino que a Rolex tenha tido o máximo empenho na fabricação de modelos confiáveis, de excelente qualidade e alta durabilidade. Claro que o valor de um Rolex (me refiro aqui ao valor intrínseco, não valor financeiro) é indiscutível. Porém, na minha modestíssima opinião, nunca tiveram a menor preocupação com a estética.

Tenho pesquisado bastante sobre o universo horológico. Não sou especialista, longe disso. Mas os modelos Rolex me parecem ora simplórios, ora exagerados, por vezes feios. Estive recentemente na loja da Rolex no Shopping Cidade Jardim, aqui em São Paulo, e me impressionei com a feiúra de modelos que chegam a custar R$ 36.000,00. Não querendo entrar na filosofia da coisa, mas me pergunto se o fato de ter se tornado uma marca de ponta, não fez com que a Rolex extrapolasse o limite do que é um relógio caro, criando monstruosidades douradas, incrustadas de pedrarias e brilhos, com preços absurdamente altos, justificados pelo fato de serem excelentes relógios. Mesmo os modelos mais simples, fogem completamente de qualquer preocupação com a beleza.

Nunca gostei dos Rolex, mas admiro a qualidade de seus relógios. Me desculpe Daniel e os colegas aqui do Forum, não tenho intenção de criticar a marca, apenas deixo a minha opinião em relação à aparência.

Abs

Mario

automatic

O que aconteceu foi uma excelente estratégia de marketing.
Estratégia que fez a Rolex ser uma marca desejada.

Design... Foram inovadores e pioneiros com vários modelos e por isso são sempre copiados.
Mas nos últimos 10 anos, não ví nada de mais em termos de design estético.

Até quando a Rolex vai manter-se no topo ?

rlessa

Citação de: automatic online 27 Abril 2009 às 14:57:31
Design... Foram inovadores e pioneiros com vários modelos e por isso são sempre copiados.
Mas nos últimos 10 anos, não ví nada de mais em termos de design estético.

Na minha opiniao unica mudanca de design foi na linha Cellini...  diga-se de passagem sao os unicos Rolex que me chamam a atencao!!!

igorschutz

Daniel,

A coisa é por aí mesmo, como você mencionou: na época da grande crise deste setor na Suíça, nos anos 70, a Rolex não se deixou levar pelo canto da sereia (relógios quartzo baratos).
Enquanto muitas marcas se desgastaram nessa época (destaque para a Omega e Longines), a Rolex passou incólume.

Aliás, os relógios Rolex dessa época são bastante procurados...


Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Enéias

O que considero interessante é o design usado em alguns relógios. Gosto de saber que um relógio antigo não estará "fora de moda" quando comparado com um novo. Os modelos da rolex estão sempre atuais, pois são espelhados em si mesmos e não no modismo.

Eis minha opinião.

paulorocha

#6
Interessante o fascínio que a marca Rolex desperta nas pessoas, mesmo naquelas que estão fora do círculo dos "connaisseurs".

Admito que nunca fui muito fã da marca, embora sempre a tenha tido em alta conta. Já minha esposa simplesmente os desprezava, pura e simplesmente. Ela tem um forte sentimento "anti-ostentação", e na sua visão, Rolex era o símbolo máximo desta ostentação...

Mas, a alguns meses atras, estávamos na oficina de um amigo relojoeiro e este nos mostrou um relógio. Tratava-se de um Daydate em ouro rosa.

Incrível foi a sensação de tê-lo no pulso! Toda minha anterior reserva à marca se desvaneceu em poucos segundos. E ainda mais incrível foi a reação de minha esposa. Disse-me simplesmente: ESTE eu deixaria você comprar, mas não agora... Quem sabe mais para frente...

É... Acho que algum dia ainda terei um coroado no pulso. Mas terá que ser um modelo social. E muito provavelmente em ouro rosa (sei que não é o mais apreciado, mas foi o que gostei...)

O que experimentei aquele dia foi exatamente este:




Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

ESTRELADEDAVI

A rolex sempre trabalhou muito bem seu marketing, como disse outro dia Rolex não é auta-relojoalheria, falo no sentido máquina.
Quais complicações a Rolex produz???
São essas: mudança de data e dia da semana em janelas no mostrador; cronógrafo e GMT parou por aí, é só isso.
Comparando com Vacheron Constantin e Patek Philippe que produzem:
Calendário perpétuo; sonnerie; quarter minute; alarme e etc...

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

bfskinner

O diferencial da Rolex foi investir no uso da marca por pessoas famosas durante o auge do cinema em Hollywood. Um exemplo é o filme 007 onde a Rolex investiu muito!

O valor intrínseco da empresa Rolex é calculado quando é questionado o seguinte: "-Quanto vale esta empresa agora que ela faliu?". Este método é ensinado pelo megainvestidor, dono de mais de 90 empresas, Warren Buffet (lembrando que ele foi até o ano passado o homem mais rico do mundo).
Quando a empresa decreta falência, foi embora faz tempo seu "glamour", de ter seu nome associado a estrelas de Hollywood (como o caso da Rolex), pois a "associação" da Rolex, seria com falência, fracasso, incompetência, desastres etc. Sem contar que são poucas pessoas que sabem que o Rolex é um relógio mediano (média relojoaria), claro que comparando com a alta! Eu acredito que um modelo básico da Rolex, isto é, sem jóias, ouro etc., que valha hoje R$10.000,00 deve ter seu valor intrínseco próximo dos R$500,00 chutando muito alto, caso ocorra a falência. E a próxima geração, vai achar estranho quando encontrar um relógio na gaveta do avô escrito "rolex" no mostrador e logo vão pensar "Não sabia que existia esta marca".

igorschutz

bfskinner,

Sua opinião tem algum sentido, porém discordo em três pontos:


  • A Rolex nunca investiu no James Bond. Se a marca apareceu nos livros e filmes foi meramente um marketing gratuíto. Ian Fleming usava Rolex e escreveu em seus contos que o agente 007 também utilizava relógios da marca. Além disso, Albert Broccoli, produtor da série, também usava Rolex, e para manter a semelhança com os livros, adotou o relógio nos filmes. Aliás, o Rolex Submariner que aparece no Dr. No, primeiro filme da série, era de uso pessoal do Broccoli, que o emprestava à Sean Connery nas filmagens (orçamento curto é assim... ;D)
  • A Rolex não associa seu nome à estrelas de Hollywood, e sim à aventureiros, homens de cultura e hábitos refinados, esportistas, eventos de prestígio, etc. Esse é um diferencial importante da Rolex. Nem mesmo o grande Paul Newman, ou Eric Clapton, que são (foram) reconhecidos consumidores da marca, receberam qualquer patrocínio da empresa.
  • Esse seu valor "chutado muito alto" de R$ 500,00 está MUUUUUUITO longe da realidade, acredite! Realmente o custo de fabricação do relógio representa uma fração do preço final, mas não é nada tão exagerado.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

automatic

Afinal....

A máquina da Rolex é inferior em tecnologia ? Qualidade ? Durabilidade ?
Qual o ponto fraco da ROLEX tecnicamente falando ?

JotaA

Citação de: automatic online 27 Abril 2009 às 23:40:35
Afinal....

A máquina da Rolex é inferior em tecnologia ? Qualidade ? Durabilidade ?
Qual o ponto fraco da ROLEX tecnicamente falando ?

No meu ponto de vista a Rolex não possui ponto fraco, realmente ela nâo é alta relojoaria. Não produz movimentos com grandes complicações, como VC, JLC, Patek, UN e outras (grandes complicações seriam calendário perpétuo, turbilhão, minute repeater). Mas produz excelentes máquinas, bastante robustas e confiáveis. Como já foi anteriormente aqui no fórum, talvez a Rolex não tenha um relógio de altissímo nível para concorrer com os modelos tops das alta relojoaria, mas se compararmos modelos equivalentes a Rolex com certeza dá um show em seus pares.

Abraços

paulorocha

Se me permitem uma comparação, acho que as marcas de alta relojoaria seriam como os super esportivos: Ferrari, Bugatti, Lamborguini, etc.

Já a Rolex seria como um bom e confiável Porsche: não é o mais caro, não é o mais rápido e não é o mais tecnologicamente avançado. Mas é um dos mais respeitados e confiáveis. E, de longe, o mais confortável...





Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Gravina

Citação de: automatic online 27 Abril 2009 às 23:40:35
Afinal....

A máquina da Rolex é inferior em tecnologia ? Qualidade ? Durabilidade ?
Qual o ponto fraco da ROLEX tecnicamente falando ?


Não, não!!!............. longe disso!
Ela tem um ponto fraco, nos antigos constato, as suas pulseiras GF não são exatamente as mais resistentes............são bem frágeis mesmo!

Abs

Gravina

mestreaudi

Suspeito pra falar, como um fã incondicional da marca há anos!!!!

Rolex é Rolex... e ponto....

É impressionante o fascínio q essa marca exerce em conhecedores, colecionadores, vendedores e estudiosos de relógios! Bom... até quem não sabe absolutamente nada de relógios conhece a Rolex!

Sugiro aos amigos visitarem esses links:

www.antiquorum.com (procurem por Rolex no campo de busca... aliás, procurem por qualquer marca pq se vc quer ver raridades esse site é certo!!!)
www.doubleredseadweller.com

Dois blogs agora:

http://stefanomazzariol.blogspot.com/2009/04/rolex-story.html
http://www.rolexblog.blogspot.com/ (esse cara é meio cego qto à história do mundo.. apesar de ele afirmar q o Rolex é "O" moonwatch só pq um dos atronautas o estava usando o blog é bom em fotos, informações e em atualidades...)

Abraços!
Rafael.

nilomis

Permitam-me colocar meus 5 centavos nesta discussão (notem que sou um mero amador no assunto):

Uma resposta para a "rolex" ter se tornado "ROLEX" pode ser encontrada na palavra consistência.

De alguma forma, a empresa apostou em tecnologias próprias absolutamente testadas e desenvolveu uma linha de produtos centrada em poucos e testados movimentos e em um tipo caixa (oyster). Isto também foi aplicado no desenho em geral, com poucas variações ao longo de muitos anos.

O resultado é uma linha de produtos muito pequena (o chamado "less is more"/"menos é mais"), se comparada com outras do mesmo nível (Omega, por exemplo), que é consistente ao longo dos anos. Associe, a esta linha, uma ampla rede se revendas, de centros de serviços e um marketing absolutamente discreto e se tem a ROLEX.

Esta combinação assegura aos proprietários de um Rolex a expectativa de que seus produtos não irão "cair de moda" e que serão mantidos funcionando por um longo tempo.

Exemplos:

1) A Rolex usa o movimento 3135 (ou o 3136 que mudou apenas a mola) desde 1988. Além deste movimento estar mais que testado isto otimiza o processo de peças de reposição. É o "melhor" do mundo? Claro que não, mas funciona e é fácil de se manter. Vejam isto: http://www.timezone.com/extras/200903313583

2) O desenho de um Submariner (desde os de  196x) apresentam praticamente o mesmo estilo. Evoluíram devagar, saindo de cristal de plástico para safira, luminosos encapsulados em ouro branco, etc. e ficaram assim por décadas. Agora estão mudando o bezel para cerâmica, mas devagar como sempre fizeram. Esta abordagem não é isenta de riscos. A história nos mostra o exemplo do Henry Ford ("V. pode ter qualquer cor de carro, desde que seja preto") que viu, com o passar dos anos, a Ford ser superada por outros fabricantes com ofertas mais coloridas.

Concluindo:

a) Um Rolex é um relógio perfeito?

Acho que todos concordam que a resposta é um grande não. Há falhas visíveis nas pulseiras (uma pulseira de aço de um Sea Dweller 2008 parece coisa de relógio de R$ 100,00), o cristal não tem anti-reflexo (talvez por riscar fácil), o mecanismo é COSC mas há desenhos mais modernos, etc.

b) É um produto de alta relojoaria?

A resposta, também, deve ser um unânime não. Há outros fabricantes que realmente merecem este título mas, lembrem-se que, o custo para revisar um Patek "dos bons" se aproxima do preço de um ... Rolex novo.

c) Vale o que se paga por um Rolex?

Isto é muito subjetivo e normalmente "toca fogo" em qualquer fórum do mundo. Se formos para extremos, o melhor valor é o que se tem quando se compra um Casio mas ...

d) Que relógio eu estou usando hoje?

Rolex Submariner sem data (14060M), letra Y (2003/2004). Absolutamente lindo (subjetivo) com a pulseira de nylon preta que está nele (que foi de um ... Seiko).

Por hoje é só.

Abs,

N

Gravina

#16
Citação de: nilomis online 28 Abril 2009 às 12:52:56
Permitam-me colocar meus 5 centavos nesta discussão (notem que sou um mero amador no assunto):

N

Cinco centavos?...........


Fonte: foto da net

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

 ;D  ;D  ;D

Eu também acho!
8)

E o resto é "troco"!

Bem colocado, Nilo.

Abraços e procure não respirar (muito) por aí.
8)

HumbertoReis

Muito boas as colocações do Nilo. Valeram mais do que 5 centavos, como sugere o Gravina.

Não gosto do design dos Rolex, que lembram algo ultrapassado. Só.

De resto, o pessoal já deu o recado e posso assinar embaixo sem medo de errar: trata-se um excelente relógio, dentro do que a empresa se propôs a produzir.