Menu principal

Se alguém conseguir indicar um link de diagrama do remontoire de Robin...

Iniciado por admin, 30 Janeiro 2012 às 23:46:49

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Agradeceria muito. Acabei de ler um capítulo de livro sobre o cara e lembrei dos remontoires com peso, contrapeso e até vi alguns exemplos na net, filmados. Mas não achei nada do Robin e, só com a descrição do livro, fiquei meio a ver navios. Agradeceria um link, de preferência com imagens.


Flávio

michelim

Patrão, sei que faz tempo, mas segue um link:

http://www.my-time-machines.net/horz_2_train4.htm

e vale a pena dar uma olhadinha no remontoire do Wagner 'Swinging frame':
http://www.my-time-machines.net/wagner_remontoir.htm

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Bernardo


michelim

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

flávio

Fico chocado com a perfeição desses relógios reguladores antigos, tudo feito a mão!


Flávio

rpaoliello

Caros;

Aproveitando o tópico; no site postado pelo michelim existe um mecanismo destes extremamente robusto e que possui um diferencial parecido com os usados em carros. Tem inclusive uma animação. 

Alguém sabe como funciona e poderia explicar?

Um abraço.

Renato

flávio

Coloque o link diireto para o modelo que viu, por favor.



Flávio

michelim

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

rpaoliello

Flávio; desculpe-me por não ter postado o link, devido a estar no cel e não consegui pesquisar.

Muito obrigado ao caríssimo amigo que achou exatamente o modelo que falava.

Acabei de ler a descrição abaixo das imagens mas fiquei sem entender assim mesmo.

Minhas desculpas e meus agradecimentos telefônicos.

Renato

flávio

Olha, tentei nem ler a descrição para não me confundir, mas pelo que vi, a roda da esquerda está conectada ao mostrador e escapamento, é o que se vê no vídeo. A roda da direita está conectada ao peso (principal) e rodagem, e ambas estão ligadas através do diferencial. Durante a carga, o que dá para notar pelo peso subindo (preso à ponta do eixo do diferencial e com um ajuste de centro de gravidade), não há interferência porque o sentido de giro não "trava" o diferencial; quando o peso cai, a roda da esquerda gira dando impulso ao sistema.

Pelo menos é assim que ACHO que funciona.


Flávio

flávio

Engraçado... Depois de ler esses questionamentos, eu mesmo fiquei com um, que parte do básico do princípio, mas que cheguei à conclusão que não sei como funciona! E olha que já li a coleção completa sobre relógios de pêndulo de precisão, inclusive citada nos textos e, pior, já vi o relógio com remontoir mais importante do mundo, E FUNCIONANDO: o H3 de Harrison.

O questionamento.

O remontoir pretende evitar a flutuação de torque nas cordas, introduzindo, entre a rodagem e a efetiva marcação de tempo (entre a rodagem e o escapemento), uma corda (seja de corda mesmo ou por peso pequeno, funcionado pela gravidade) menor e mais "rápida", se me fiz entender. Ou seja, no remontoir, a corda principal do relógio, normalmente longa e com torque variável, carrega não o escapamento para dar impulso no balanço ou pêndulo diretamente, mas outra corda, menor e portanto de torque constante, que de fato irá impulsionar o relógio.

E eu sempre estudei os sistemas de forma separada, não integrada ao movimento e... Ora, e enquanto a cordinha está sendo carregada para disparar e impulsionar, por um tempo, o órgão regulador (balanço ou pêndulo), o que mantém o relógio em curso? E como isso ocorre nos remontoirs que demoram um tempo relativamente longo para se "recarregarem".

Não sei se me fiz entender, mas depois de ler mil páginas sobre relógios de precisão, cheguei à conclusão que boiei em conceito básico! :P


Flávio

flávio

Resolvi dar até um up neste tópico, pois podem ter achado que fiz a indagação abaixo apenas para lançar uma dúvida a todos, como se soubesse a resposta. É sério, não sei mesmo, os técnicos daqui sabem a resposta?  ???


Flávio

rpaoliello

Flávio, estava aguardando alguém lançar luz sobre esta questão.

Mas de qualquer forma não posso deixar de agradecer.
Muito obrigado.

Renato.