Recall de relógios, já houve?

  • 10 Respostas
  • 3628 Visualizações
Recall de relógios, já houve?
« Online: 30 Agosto 2013 às 18:42:28 »
Amigos mecânicos:

Recall sempre é uma atitude drástica de uma empresa, pois estão reconhecendo um erro, que mesmo insignificante, existe em algum dos seus produtos. Mesmo cercados de uma boa estratégia de comunicação, a divulgação é sempre desgastaste, principalmente se o defeito afeta questão de saúde ou segurança. No nosso meio, estes itens felizmente, não acontecem, mas muitos outros problemas podem ocorrer, já que estamos falando de uma maquina razoavelmente complexa.

Acho que quase teve, talvez só não foi oficializado, pela possibilidade grande de arranhar a imagem da empresa, me refiro ao problema muito recorrente das coroas dos Tag Heuer Aquaracer 500m. Mas recall propriamente dito, de ter que levar o relógio para trocar uma peça, fazer um ajuste, ampliar garantia, existe algum caso?

Abs

Alfredo

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Recall de relógios, já houve?
« Resposta #1 Online: 30 Agosto 2013 às 18:55:35 »
Ta aí uma pergunta interessante.

Fiquei curioso.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Recall de relógios, já houve?
« Resposta #2 Online: 30 Agosto 2013 às 18:56:54 »
Sim, houve dos movimentos Autoquartz, usados pela Tissot e pela Omega, tanto é que estou com meu Tissot parado por falta do capacitor, depois houve um upgrade de parte deste movimento...

Ahhh, o calibre é o 1400 da Omega, que é o ETA 205.111 ! O mesmo usado pelo meu Tissot, eles usam o capacitor Renata CG920 ou compatível.
« Última modificação: 30 Agosto 2013 às 18:59:16 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: Recall de relógios, já houve?
« Resposta #3 Online: 30 Agosto 2013 às 19:01:29 »
A Seiko também trocou capacitores na garantia.
Pelos mesmos motivos.

Alberto

Re: Recall de relógios, já houve?
« Resposta #4 Online: 30 Agosto 2013 às 22:04:36 »
Sim, houve dos movimentos Autoquartz, usados pela Tissot e pela Omega, tanto é que estou com meu Tissot parado por falta do capacitor, depois houve um upgrade de parte deste movimento...

Ahhh, o calibre é o 1400 da Omega, que é o ETA 205.111 ! O mesmo usado pelo meu Tissot, eles usam o capacitor Renata CG920 ou compatível.

Cigano,

Por acaso é um PR100 AutoQuartz?

Abs...
Abraços,

EngenheiroVIX

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Recall de relógios, já houve?
« Resposta #5 Online: 30 Agosto 2013 às 22:13:01 »
Sim, houve dos movimentos Autoquartz, usados pela Tissot e pela Omega, tanto é que estou com meu Tissot parado por falta do capacitor, depois houve um upgrade de parte deste movimento...

Ahhh, o calibre é o 1400 da Omega, que é o ETA 205.111 ! O mesmo usado pelo meu Tissot, eles usam o capacitor Renata CG920 ou compatível.

Cigano,

Por acaso é um PR100 AutoQuartz?

Abs...

Hehehe é sim !! Estou com ele em estado de 0km, porém se o capacitor que já morreu ! :'(
Abraços,
Cigano!

Re: Recall de relógios, já houve?
« Resposta #6 Online: 31 Agosto 2013 às 10:19:25 »
Sim, houve dos movimentos Autoquartz, usados pela Tissot e pela Omega, tanto é que estou com meu Tissot parado por falta do capacitor, depois houve um upgrade de parte deste movimento...

Ahhh, o calibre é o 1400 da Omega, que é o ETA 205.111 ! O mesmo usado pelo meu Tissot, eles usam o capacitor Renata CG920 ou compatível.

Cigano,

Por acaso é um PR100 AutoQuartz?

Abs...

Hehehe é sim !! Estou com ele em estado de 0km, porém se o capacitor que já morreu ! :'(


Eu tive um destes. Pulseira em aço e mostrador chumbo com segundeiro vermelho. Um charme na época.
Meu Pai também teve um, configurado com pulseira em aço/plaquê de ouro e mostrador champagne, bonito também, mas muito Senhor.
Ambos pararam com o tempo. Hehehehehehe


Abs...
Abraços,

EngenheiroVIX

Re: Recall de relógios, já houve?
« Resposta #7 Online: 31 Agosto 2013 às 14:23:18 »
Pessoal

Vendo as respostas, desconfiei mesmo que a origem de problemas crônicos em relógios viriam mais dos eletrônicos...

Abs

Alfredo

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Recall de relógios, já houve?
« Resposta #8 Online: 31 Agosto 2013 às 16:27:48 »
Mas isso que o Cigano citou não é recall. Isso não existe ou pelo menos nunca ouvi falar.

Recall é quando o fabricante publica uma chamada de um produto para substituição de um componente por motivos de segurança, esteja ele com defeito ou não.

Substituir compulsoriamente uma peça por uma aprimorada na ocasião de uma manutenção, com ou sem defeito, ou somente em caso de defeito ou reclamação do consumidor não tem nada a ver com recall.

Mesmo na indústria automobilística isso só é feito em caso de risco de segurança. Senão, não é feito recall, mesmo que posteriormente as peças possam sem substituídas compulsoriamente e gratuitamente em uma manutenção de rotina.

Resumidamente, o recall é o que o nome diz: o fabricante convoca o consumidor a fazer a substituição. Senão, não é recall.

Agora, o aprimoramento de componentes é muito mais comum do que o público imagina nos relógios e é muito mais frequente em mecânicos do que quartzo. Agora, vai de caso a caso para decidir o que é feito. Mas recall, nunca.

O que pode acontecer, quando se detecta um defeito ou necessidade de aprimoramento, é a substituição daquele componente gratuitamente mediante queixa do consumidor, mesmo estando fora do prazo de garantia.

Em outros casos, a troca do componente é feita só numa eventual revisão, preventivamente com ou sem defeito. Ou ainda, só em caso de defeito.

É mais comum em produtos mais novos, mas às vezes isso ocorre com produtos com mais de 15 anos de mercado.

Abraços!

Adriano

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Recall de relógios, já houve?
« Resposta #9 Online: 31 Agosto 2013 às 22:25:02 »
Ahh bom então a sim, sim!!
Falha minha...

Valeu pela explicação caro Adriano!!

É verdade nada haver com Recall!! 8)

Até logo !! 8)
Abraços,
Cigano!

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Recall de relógios, já houve?
« Resposta #10 Online: 03 Setembro 2013 às 15:57:03 »
Para ilustrar a explicação do Adriano, um dos raros exemplos de recall da indústria.
Relógio do fim dos 50's.

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!