Hesalite

  • 29 Respostas
  • 8359 Visualizações
*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Hesalite
« Online: 22 Setembro 2013 às 02:02:01 »
Afinal amigos,

Esse acrílico é resistente ou não quando comparado à saphira?

Li muitas coisas dizendo algo como esse material resiste mais à pancadas que a saphira,  porém risca mais fácil,  etc etc, e tbm vice versa :-\...

Resolvi que vou usar meu moon (Hesalite) o dia todo, tirando apenas para tomar banho. Vou abusar do bichinho mesmo, e por isso me surgiu essa dúvida. Ahh, tbm vou dormir com ele ::)
Abs.
Neme!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re: Hesalite
« Resposta #1 Online: 22 Setembro 2013 às 04:09:47 »
Hesalaite é um nome bacana para... Plástico! Eu acho bacana! Faço o polimento com pasta de dente colgate. Porém, não tem peso e de fato arranha fácil.


Flávio

*

Offline Veiga

  • ****
  • 332
  • 'a humildade precede a honra'
    • Ver perfil
Re: Hesalite
« Resposta #2 Online: 22 Setembro 2013 às 08:02:26 »
Neme, encontrei um colega, faço o mesmo com o meu Moon.
Antigamente todos relógios vinham com esse acrílico. É só ter um pouco mais de cuidado.
Seja feliz com esse notável relógio. Um ícone da Omega.
Meu abraço, Veiga.
« Última modificação: 22 Setembro 2013 às 08:24:22 por Veiga »

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: Hesalite
« Resposta #3 Online: 22 Setembro 2013 às 08:02:37 »
hehehehe... quando comprei meu SpeedPro meu irmão falou que se eu ficar ligando muito para os "fios de cabelo" que vão aparecer no hexalite, o relógio não era para mim. rsrsrs...

Risca super fácil.
"All your base are belong to us"

*

jgaeti

Re: Hesalite
« Resposta #4 Online: 22 Setembro 2013 às 08:38:59 »
Caro Flávio, como esta seu reduced após todos esses anos?

Digo, o relogio aguenta o tranco mesmo? Você toma cuidado com água ou "toca o terror"?

Abs

*

Offline Murilo

  • ***
  • 239
    • Ver perfil
Re: Hesalite
« Resposta #5 Online: 22 Setembro 2013 às 09:24:31 »
Risca mas não quebra. E o charme é exatamente esse: o de envelhecer junto com o relógio (caixa, mostrador, pulseira etc).
Tenho relógios do início da safira. Ela não favorece o envelhecimento como um todo.
Sempre parece que troquei recentemente o cristal. :P

*

flavio

Re: Re: Hesalite
« Resposta #6 Online: 22 Setembro 2013 às 10:39:02 »
Meu reduced está como se tivesse saído da loja. Mas saído da loja mesmo, pois até o luminoso está branquinho, coisa rara num relógio de 15 anos. Olha, eu não tinha muito cuidado com ele, nadava, estava todo arranhado. Mas depois que voltou da revisão há cerca de dois anos fiquei com dó. Ele voltou tão novinho que não abuso mais dele. O Planet Ocean é a bola da vez! Flávio

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re: Hesalite
« Resposta #7 Online: 22 Setembro 2013 às 11:01:08 »
Flavio, vc passa a pasta de dente com o que? Um algodão? Eja passei usando algodao e é incrivel como melhor... Mas tem alguma dica a mais de como passar, tipo sei la, movimento circulares, cou outra coisa que nao algodao etc? tenho com plexiglass/hesalite/acrilico o pam 372, o memovox deepsea, o omega sm300 e o omega chronostop...

Abracos
Membro do RedBarBrazil

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re: Hesalite
« Resposta #8 Online: 22 Setembro 2013 às 12:50:02 »
Cesar, como disse, tenho sido mais cuidadoso, faz anos que não passo, mas fazia como você, algodão e movimentos circulares. E, claro, como pasta de dente normal, "gelzinho bichinha" não funciona!  ;)


Flávio

*

vinniearques

Re: Hesalite
« Resposta #9 Online: 22 Setembro 2013 às 12:52:06 »
Eu uso massa de polir numero dois e lixa d'gua com algodão e dá certo, só que a massa é mais abrasiva e tem que tomar mais cuidado

Re: Hesalite
« Resposta #10 Online: 22 Setembro 2013 às 17:41:08 »
"gelzinho bichinha" não funciona!   Mkkkkkkk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Jefferson

Re: Hesalite
« Resposta #11 Online: 22 Setembro 2013 às 18:47:54 »
Olá pessoal,

Não tenho o famoso Speed Pro com seu Hesalite, mas minha experiência com meus antigos com acrílico e mesmo meu Vostok é a seguinte: sim, arranha, mas com muita facilidade você consegue polir e remover os riscos.

Já os feitos em vidro e outros materiais, para mim que gosto de fazer pequenos reparos, é muito frustrante, pois não há como recuperar com métodos caseiros.

Abraços,

Jefferson

*

jgaeti

Re: Hesalite
« Resposta #12 Online: 22 Setembro 2013 às 20:06:05 »
Eu uso polywatch, fica show de bola!

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Hesalite
« Resposta #13 Online: 22 Setembro 2013 às 20:11:28 »
Ao contrário dos amigos eu prefiro a Safira, pois sou meio ogro desengonçado e esbarro em todo lugar. Meu último hesalite parecia um vidro temperado quebrado. :o, o que não suporto. Mas reconheço o charme e sua importância em modelos icônicos.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re:
« Resposta #14 Online: 22 Setembro 2013 às 20:52:59 »
Eu prefiro a safira tb hehehe... Acho charmoso o acrilico mas a safira é uma alternativa muito mais inteligente....

Abracos
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Hesalite
« Resposta #15 Online: 22 Setembro 2013 às 21:48:03 »
Para uma comparação exata, teria que pegar dois corpos de prova exatamente com a mesma dimensão, e submetê-los à exatamente os mesmos esforços, tudo em um laboratório, para determinar com exatidão o quanto um é mais resistente que o outro.

E mesmo assim a comparação não seria 100% realista pois os vidros são montados de maneira diferente e a maneira como dissipam energia, se dissiparem, para a caixa, muda muito.

De todo modo o acrílico deve ser mais resistente à maioria dos impactos, novamente, se comparado com um cristal idêntico em dimensões/geometria (coisa que não é o caso dos Speedmaster com hesalite vs. safira) feito em safira pois o acrílico tem a capacidade de absorver o impacto sob a forma de deformação elástica por toda sua superfície (como a pele de um tambor de percurssão) e plástica, podendo formar uma indentação (se o impacto vier de objeto pontiagudo) sem deixar a energia se aprofundar no material até causar uma trinca.

Já a safira tem capacidade praticamente zero de absorver/dissipar a energia de um impacto: ou ela resiste, ou ela parte.

Já dei martelada em cristal de acrílico de Swatch para convencer as recepcionistas da empresa de que acrílicos não quebram sozinhos na garantia. Se eu fizesse o mesmo numa safira, não sobraria nada.

Abraços!

Adriano

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re: Hesalite
« Resposta #16 Online: 22 Setembro 2013 às 22:15:18 »

Já dei martelada em cristal de acrílico de Swatch para convencer as recepcionistas da empresa de que acrílicos não quebram sozinhos na garantia. Se eu fizesse o mesmo numa safira, não sobraria nada.

Abraços!

Adriano

Isso deve ter sido bem divertido rsrsrs....
Abracos
Membro do RedBarBrazil

Re: Hesalite
« Resposta #17 Online: 22 Setembro 2013 às 22:40:39 »
Hesalite, hesalite, hesalite (e demais sinônimos dele)!!!
Não tem "vidro" de relógio melhor!!!
Para os relógios que são, digamos, sem frescuras para uso, tipo mergulho e demais utilidades, o hesalite, e congêneres, é um baita "vidro"!!!  ;) ;) ;)
Riscos... fáceis de sumir, tal e qual chegam!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Hesalite
« Resposta #18 Online: 22 Setembro 2013 às 23:52:44 »
Eu penso que a safira é muito melhor, é de longe o melhor cristal para qualquer relógio: é, num geral, mais resistente, mais prático, mais bonito...

Seria totalmente sem sentido a Omega produzir por exemplo um Planet Ocean com acrílico. O Moon ainda é oferecido assim por uma única razão: fidelidade à história do modelo. Tanto que apenas ele e algumas variações dele são oferecidas assim, mais nenhum outro. Por isso quando qualquer pessoa vem me perguntar se deve comprar o Moon com acrílico ou com safira, eu respondo com outra pergunta: por que você quer um Moon? Você quer apenas mais um cronógrafo bom pacas, bonito pacas, clássico? Então vá de safira ou quem sabe nem vá de Moon. Pegue outro Speedmaster que seja automático, COSC e tenha calendário pois estará levando bem mais relógio para casa.

Agora, você quer um Moon porque te fascina a história de um relógio que existe desde 1957 e que é praticamente idêntico desde 1969, ou desde 1966 dependendo do ponto de vista, te fascina o fato do relógio ter sido "violentado" nos testes da NASA e toda a sua relação com os programas espaciais, te fascina ter no pulso um dos relógios mais icônicos da história em sua configuração original? Em outras palavras, a história dele faz realmente diferença para você? Então tem que ser com acrílico.

Como eu fico no segundo grupo, penso até que o Speedmaster Professional com safira nem é um Moon... Mas como a própria Omega adotou esse apelido e agora chama tudo quando é Speedmaster de Moonwatch... quem sou eu para discordar... mas discordo mesmo assim. E mesmo assim, eu mesmo "não faço muito sentido" já que se for para ser mesmo radical, nenhum ref. 145.022 poderia ser um Moon já que mal passaram perto da Lua, mas enfim...

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Hesalite
« Resposta #19 Online: 23 Setembro 2013 às 18:40:26 »
Sim,...
Os materiais, ou melhor dizendo, as suas aplicações "evoluem".
E sob certos (muitos) aspectos, a safira é uma evolução. Eu creio que não há o que questionar aqui.

O que não quer dizer que os cristais de safira ou os "acrílicos" só tenham vantagens, nós sabemos que não é assim.
Depende do caso...

Pois,...
Há sempre alguns "mas", "poréns" ou "senões"...

Acrílicos abaulados... Fácil e barato!   Safira abaulada...  É caro!
A safira estilhaça em pequenas "agulhas"... Que quase sempre afetam (riscam) o mostrador... Dos males,... ...o maior.
Acrílico risca fácil... Mas é mais barato e é possível de polir "in house". E se quiser esnobar não use pasta de dentes, use polyWatch, oras...  ;)

Os acrílicos têm charme? Pode ser...  Aliás eu também acho...  ::)
Mas claro que este fato não resiste ao pragmatismo.

 ;)
Alberto