Patek 6002G vs Lange Grand Complicação

  • 6 Respostas
  • 1854 Visualizações
Patek 6002G vs Lange Grand Complicação
« Online: 18 Outubro 2013 às 21:22:33 »
Faz um tempo tenho vontade de discutir sobre essas duas peças extraordinárias (não sei se estão no mesmo nível), o Patek Sky Moon Tourbillon 6002G, o mais completo e barroco (quando vi a primeira foto o achei feio) que parece representa uma nova concepção estética, algo como "muito mais é muito melhor" da Patek. E a grande complicação, o mais prestigioso relógio da Lange, que concorre ao prêmio de relógio complicado de Geneve, o que os amigos dizem?

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Patek 6002G vs Lange Grand Complicação
« Resposta #1 Online: 18 Outubro 2013 às 21:50:00 »
Como o pessoal tem dito no fórum, opinião é algo subjetivo e, portanto...

Quando a Lange lançou seus primeiros relógios, o Walt Odets, um dos primeiros caras a colocar movimentos sob telelupas e mostrá-los na rede, ressaltou que em alguns pontos não tão chave, como minuteria e parte de trás do movimento, os Patek eram melhores em acabamento. Não sei como a Lange está hoje... Pelas grandes fotos que vejo nos fóruns e catálogos, no mesmo patamar.

Mas... Qual a melhor marca de relógios do mundo, perguntam-me sempre. Bem, os preços dizem que a Patek, mas... Qual o melhor carro do mundo? Não soube responder? Pois é.

No entanto, apesar de a Patek ter uma consistência fodida ano após ano (e isso justifica sua fama), acredita que nunca fui extremamente fã de nenhum modelo? Trocando em miúdos: nem se tivesse grana e coragem, acho que não compraria um. Talvez um crono clássico "Konrad Kinirin" (piada interna) ou o Calendário Anual "Bicompax", que gosto muito.

Aí vem a questão das grandes complicações. Eu sinceramente perdi o tesão completamente pelas grandes complicações. Faz anos que dou valor ao simples executado à perfeição. Exemplo? Os relógios a Urban Jurgensen.

Dito isso, eu já vi ao vivo o Sky Moon e o achei bonito, por incrível que pareça. O Lange, conquanto siga o visual mais tradicional das grandes complicações, com tudo analógico, um monte de ponteiros, foge um pouco do design "inovador" da nova Lange (paradoxal isso, para quem, como eu, gosta de tudo muito tradicional). Nesse caso - e somente nesse caso - prefiro o Patek, porque todos os movimentos e designs da Lange, para mim, possuem um visual mais "minha cara". A primeira vez que vi um Datograph ao vivo na vida, eu simplesmente entendi que havia os relógios normais... E aquele. E ponto final.


Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: Patek 6002G vs Lange Grand Complicação
« Resposta #2 Online: 18 Outubro 2013 às 23:00:56 »
Pois é...  ::)

Eu vou na mesma linha do que bem disse o Flávio...
É, sempre, subjetivo. Portanto algo pessoal e intransferível.

Mas,...
Tentando ser minimamente pragmático, e apenas como uma opinião pessoal, eu diria que o que mais me atrai em um relógio não é tanto ver as suas ditas e bem executadas "complicações", se eu posso dizer isto, mais complicadas, mas sim o conjunto da obra.

E vou até um pouco além, fora as questões meramente desafiadoras da minha "cuca de engenheiro", que vê grande (enorme  ;)) "graça" intelectual nos desafios vencidos de maneira mecânica e que portanto me atraem, eu fico nelas por isso pelo desafio em si.
Por apreciar e curtir vê-los vencidos. Simples assim.

São práticas? Bem,...  ::)
Eu me atreveria a dizer que nem sempre, ou quase sempre, não são.

Então se a opção for, como levantou o Flávio, uma escolha entre o "complicado" e o "simples", ambos executados à perfeição, eu fico com este último.
Me parece algo mais "real".

E não abro!
 8)

Alberto

PS:
Seria um voto pelo tal KISS?
Keep It Simple, Stupid!

Isto dito num tom meramente jocoso, bem entendido, mas que talvez, para mim, simplifique a questão.
 :-X   8)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Patek 6002G vs Lange Grand Complicação
« Resposta #3 Online: 18 Outubro 2013 às 23:43:57 »
Cara, que pergunta difícil... O Patek ainda parece para mim mais bonito quanto mais perto se vê. Acredito serem perfeitos nos detalhes... mas é muito detalhe junto que a uma certa distância perdem um pouco o sentido... sei lá.

O Lange por sua vez é bonito pacas. No fundo no fundo, também sou mais adepto do "menos". É difícil, senão impossível, fazer qualquer Grande Complication sem ser poluído... e o Lange quase consegue.

Precisaria ter os dois em mãos, mas até onde consigo ver e avaliar - na frente do computador - hoje (não sei amanhã...) o Lange me agrada bem mais.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Patek 6002G vs Lange Grand Complicação
« Resposta #4 Online: 19 Outubro 2013 às 07:29:11 »
Para quem, eventualmente, não esteja ligando os nomes aos indivíduos citados...  ::)

http://www.hodinkee.com/blog/introducing-the-patek-philippe-sky-moon-tourbillon-6002g

http://www.gphg.org/watches/en/content/1815-rattrapante-perpetual-calendar


Estes são os exemplos especificamente propostos na discussão.

Alberto

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Patek 6002G vs Lange Grand Complicação
« Resposta #5 Online: 19 Outubro 2013 às 09:16:40 »
Alberto, você estourou a banca! hahahah! Quando o vi, foi esse:

http://www.geeknaut.com/images/2011/05/patek_sky_moon_watch.jpg?03609c

Sem frescura, sem frescura! hahahah


Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: Patek 6002G vs Lange Grand Complicação
« Resposta #6 Online: 19 Outubro 2013 às 10:01:17 »
 ;D

Pois é...
Talvez,...
Só para enfatizar o ponto, né?

Tudo sem "frescuras"...  É certo e justo. ::)
Afinal não é disso que nós estamos falando, e nem insinuando, viu gente?
 
Mas,...
Como talvez dissesse aquele "craque" do nosso esporte mais popular...
"Aí vareia, né, Mermão?
 ;)
 8)

Alberto