Menu principal

Video mostrando a manutenção/desmonte de um Rolex Submariner

Iniciado por vinniearques, 22 Outubro 2013 às 09:58:21

tópico anterior - próximo tópico

vinniearques

Navegando no youtube achei este video bem legal pois mostra bem o passo a passo do desmonte e com boa qualidade de imagem.

Se já foi postado me desculpem.

Obs: não sei se o relojoeiro está fazendo tudo corretamente, só achei legal o video!

http://www.youtube.com/watch?v=wfNOgWGME_c

Abraços

jfestrelabr

Nunca acompanhei um serviço em um relogio desse porte, mas acredito que nesse video foi tudo muito bem executado e digo mais, serviu para aumentar e muito a minha valorização aos profissionais do ramo, pelo amor de deus, tem que ter muito carinho e paciência para não ferrar com tudo. Belo post.

Ps:. Assitam em HD pelo amor de deus.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

automatic for the people

Alberto Ferreira

Citação de: Vinnie online 22 Outubro 2013 às 09:58:21

...

Obs: não sei se o relojoeiro está fazendo tudo corretamente,...

...

Boa pergunta, Vinnie.

Eu diria que, ortodoxamente falando, pode haver controvérsias.

O cara é profissional...
Nota-se.

E, como dito se o vídeo impressiona? Sim, impressiona, é claro.  ::)

Mas certamente impressiona mais do que se a "manutenção" (não foi mostrado nada com respeito a lubrificação, por exemplo) fosse em um Poljot...
Aliás, há vídeos parecidos sobre os russos...
Assim mesmo, do tipo "rápidos e rasteiros".

Eu gostaria de ver comentários mais técnicos dos colegas que sabem mais e principalmente que têm mais "vivência" na questão (prática) do que nós.

Uma questão que sempre vem à baila...
Tá legal que ele começou lavando, ostensivamente  ;), as mãos...
Mas até que ponto ele deve pegar nas peças com os dedos sem proteção?

Eu creio que, na fase crucial, a montagem, tenha sido diferente,...
Mas aí a coisa foi meio "The Flash", e um tanto "show-off", não?

O que acham?

Alberto

vinniearques

Foi dai que surgiu minha frase Mestre, exatamente por ele manusear as peças sem luvas de dedo.

igorschutz

Quanto à manutenção, não sei, mas gostei do vídeo, muito bem feito (iluminação, campo de foco, distância do objeto, edição, etc.), acima da média do que vemos por aí.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

lucius

Pois é, ele ( o relojoeiro) não devia utilizar dedeiras (luvas de dedo se chamam assim?) ?

No mais achei bem produzido o video e deu para notar que que muito embora seja uma peça de prodção em massa, este movimento da Rolex é bem bonito por dentro.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Cosentino

Adriano

Realmente o vídeo é de primeira e até onde pude ver o serviço foi extremamente profissional. Sim, ele não utilizou dedeiras depois da máquina já lavada (não há problema em não usar antes da lavagem). Ninguém recomenda isso, porém pelo nível de profissionalismo que seus procedimentos e ferramentas demonstraram, o cara sabe o que está fazendo ao não usar dedeiras. Provavelmente ele deve ter a pele bem ressecada (e depois de muito bem lavada) ao ponto de poder tocar nas peças.

O uso de dedeiras é por uma razão simples: nossa pele, mesmo nos dedos e palma das mãos onde a pele é grossa, produz "suor" numa quantidade mínima mesmo sem sentir calor para deixar a pele úmida, e esse suor tem uma série de substâncias que, se mantidas em contato com um metal, podem provocar corrosões bem superficiais, na forma de manchas, ao longo do tempos, mas que não saem mais.

Se a pele estiver lavada com um sabão bem adstringente e sua pele não for excessivamente oleosa, você consegue passar uns bons minutos com os dedos secos o suficiente para tocar nas peças.

Por isso suponho que um cara que tem o cuidado de botar um plástico para tirar o movimento, usar aquela ferramenta para sacar ponteiros (que é a melhor que há mas precisa ter muita habilidade com ela), que lava numa máquina daquele naipe (Greiner Vibrograf ACS900) e que usa epilame para as rodas inversoras, com certeza sabe o que está fazendo ao não usar as dedeiras.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Legal!

Taí o que eu queria ler.
Após aquelas minhas, digamos, "provocações" que remetiam a muitos dos pontos que nós lemos e ouvimos por aí.
Eu confesso que era o que eu esperava ler.
;)

Quando eu mencionei, de forma intencionalmente dúbia, que o cara era profissional mas que parecia fazer como os "russos" daquele outros filminhos "The Flash" e quando eu pedi a opinião de quem entende e conhece (bem) a prática.
Na verdade eu esperava justamente isso...
Que o Adriano, como sempre, colocasse os pingos nos i´s e desmistificasse a "parada".

Muitos perceberam e viram que era "trigo" e separaram as coisas, mas o Adriano nos deu o pão,...
...fatiado e sem manteiga! ;)

Valeu!
8)
Alberto

jfestrelabr

Eu imaginei mesmo que o trabalho que estava sendo executado tava top mesmo, alias o video e a ediçao ficaram muito bem feitos e montados, coisa de profissa mesmo
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

EngenheiroVIX

Abraços,

EngenheiroVIX

naio21

Eu notei que ele usa uma espécie de "massinha" para remover algumas peças menores. É isso mesmo?
Abs,

Ivan B. Prado

vinniearques

Alberto Ferreira

Citação de: naio21 online 22 Outubro 2013 às 19:35:35
Eu notei que ele usa uma espécie de "massinha" para remover algumas peças menores. É isso mesmo?

Sim.
A massinha se chama rodico e também serve para limpar (remover detritos) de superfícies.

Esta ilustrada aí acima é fornecida pela Bergeon, foto do site.

Alberto

naio21

Citação de: Alberto Ferreira online 22 Outubro 2013 às 19:56:05
Sim.
A massinha se chama rodico e também serve para limpar (remover detritos) de superfícies.
Alberto

Valeu mestre!

Outra coisa que achei interessante também foi o tamanho das unhas de tocador de viola do cara. ;D ;D ;D

Alavancas improvisadas? ;D
Abs,

Ivan B. Prado

CSM

Desmontar é mole, quero ver montar tudo de volta hahaha.... Sensacional o trabalho do cara.

Abraços
Membro do RedBarBrazil

marck

GOSTEI...

sds,

marck

Adriano

Outra demonstração de profissionalismo: o cara usa uma pinça especial para sacar peças encaixadas como a chaussé. Raro de ver "por aí". Já vi até relojoeiro bom achar que isso é bobagem e usar uma pinça comum. Dá para fazer? As vezes dá, mas você pode entortar o eixo onde a peça é fixada, pode marcar a peça e pode entortar a pinça.

Retirar a parte superior de uma quarta roda de um crono clássico com embreagem horizontal (tipo Valjoux 72, Omega 321 e 861) sem usar ferramenta certa, ou seja, com pinça comum, é certeza de entortar seu eixo. Inclusive é fácil identificar quando o relógio passou na mão de relojoeiro mambembe ao observar isso. Infelizmente eu diria que metade ou mais desses relógios tem um empenamento ali, em algum grau. E isso não tem remédio que não seja a troca da peça toda. E isso tem um impacto gigantesco no desempenho do cronógrafo pois torna impossível um ajuste ideal da penetração da embreagem.

Ah sim, o Rodico. Ele serve para tudo que sua imaginação achar. A qualidade do Rodico melhorou para reduzir a oleosidade natural dele. Mas é verdade que tem-se começado a condenar o abuso dele justamente por isso. Fabricantes começaram a achar peças manchadas após anos por causa do contato com o Rodico, fora os possíveis restos que podem contaminar a lubrificação e outras peças. Se usar para tocar em peças antes da lavagem, ok. Mas depois de lavadas, se precisar remover uma poeira ou um excesso de óleo, existem ferramentas especiais justamente para não deixar resíduo algum, são como palitos com a ponta de espuma bem densa e são descartáveis.

O Rodico foi utilíssimo por décadas mas está caindo em desuso especialmente na alta relojoaria.

Abraços!

Adriano