Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"

  • 17 Respostas
  • 16249 Visualizações
*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Online: 05 Novembro 2013 às 14:26:52 »
Caros amigos,

A pulseira do meu orient Bambino eu ainda nao usei porque achei ela muito brilhosa o que dá um aspecto de falso couro. Se comparar com uma hirsh, por exemplo, ela chega a ser bling demais.

Existe alguma tecnica, dica para que eu possa diminuir com segurança esse brilho bagaceiro???


Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #1 Online: 05 Novembro 2013 às 15:27:05 »
Passa talco! Fica meio fosco, meio sujo.

Abs gabo  :)
« Última modificação: 05 Novembro 2013 às 15:59:15 por gabriel »

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #2 Online: 05 Novembro 2013 às 15:39:22 »
Cara..

Uma vez eu passei alcool numa carteirada Mitty que tenho.

Para o meu gosto ficou muito bom, do jeito que eu queria e não prejudicou o couro.

Agora meu amigo.. Se decidir fazer isso na sua pulseira e der algo errado não vá me culpar !!!  ::) ::) ::)

Abraços
vizel

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #3 Online: 07 Novembro 2013 às 23:29:57 »
Lixar seria a melhor opção, claro, o nível da modificação é variável, no caso da foto abaixo, foi grande.

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #4 Online: 08 Novembro 2013 às 00:43:08 »
hahahah
obrigado pelas dicas

passei talco, mas nao ficou muito diferente.

vou tentar o alcool, pois a lixa vai alterar demais a pulseira

obrigadao a todos!!!

Se alguem tiver mais dicas, fiquem a vontade  :D
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #5 Online: 08 Novembro 2013 às 00:58:56 »
hahahah
obrigado pelas dicas

passei talco, mas nao ficou muito diferente.

vou tentar o alcool, pois a lixa vai alterar demais a pulseira

obrigadao a todos!!!

Se alguem tiver mais dicas, fiquem a vontade  :D

Se decidir realmente passar o alcool sugiro que passe de leve e veja o resultado.. se achar que ainda está brilhante demais vá passando de leve até chegar no jeito que vc quer.


vizel

Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #6 Online: 08 Novembro 2013 às 01:07:12 »
Pode tentar usar álcool isopropílico. Como dito pelos colegas, de leve. Logo em seguida utilize outra flanela para remover.

Creio que com umas três passadas ela fique fosca.

Abraço.
“O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro.” ― William Paley

*

Alberto Ferreira

Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #7 Online: 08 Novembro 2013 às 20:18:34 »
E se dissolver o verniz, ou alguma camada de acabamento que deve existir no couro, o que é bem provável...
Cuidado com o que passará depois, pois pode ficar meio "grudento" e colar uns pelinhos e tal.

Eu falo sério.

Alberto

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #8 Online: 08 Novembro 2013 às 21:39:12 »
Renato

Se vc quiser, posso depois mandar uma foto da minha carteira.

É uma Mitty dec ouro que eu passei alcool e diminui o brilho.

Abs
vizel

*

flavio

Re: Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #9 Online: 08 Novembro 2013 às 23:43:54 »
Fora do tópico. Esse Orient é novo? Achei bem bonito. Flávio

*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #10 Online: 09 Novembro 2013 às 20:24:44 »
Sim Flavio, relativamente novo, deve ter um ano ou algo assim de lançamento, mas não veio para o Brasil.

http://wornandwound.com/2012/08/29/review-orient-bambino-er24004b/

http://orientwatchusa.com/collections/mens-watches/classic/er24005w
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

*

jungman

Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #11 Online: 09 Novembro 2013 às 20:57:50 »
Olá meus caros foristas; até onde eu sei produtos derivados de petroleo, alcool e outros produtos contendo solventes de petroleo, são inimigos do couro. Tenho uma sugestão: Desmonte a pulseira, pegue uma escova de dentes, saponáceo de limpar banheiro, sem cloro, e molhado esfregue o saponáceo com a escova; vá observando o efeito, pois se passar demais o efeito pode ser desastroso, cuidado com as costuras, pois podem cortar se exagerar. Lave depois, enxugue com papel higienico, já pode ter um visual de como vai ficar depois de seco. Seque naturalmente a sombra, use alguma gordura animal para deixá-la macia (sebo de carneiro é o ideal). Nunca use silicone, ou os derivados de petroleo. Para espalhar o sebo use secador de cabelo de longe. Já fiz isto em algumas minhas, ficaram como novas e muito macias, sem o dito brilho.
Um abraço

Flavio

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #12 Online: 09 Novembro 2013 às 21:57:55 »
Olá meus caros foristas; até onde eu sei produtos derivados de petroleo, alcool e outros produtos contendo solventes de petroleo, são inimigos do couro. Tenho uma sugestão: Desmonte a pulseira, pegue uma escova de dentes, saponáceo de limpar banheiro, sem cloro, e molhado esfregue o saponáceo com a escova; vá observando o efeito, pois se passar demais o efeito pode ser desastroso, cuidado com as costuras, pois podem cortar se exagerar. Lave depois, enxugue com papel higienico, já pode ter um visual de como vai ficar depois de seco. Seque naturalmente a sombra, use alguma gordura animal para deixá-la macia (sebo de carneiro é o ideal). Nunca use silicone, ou os derivados de petroleo. Para espalhar o sebo use secador de cabelo de longe. Já fiz isto em algumas minhas, ficaram como novas e muito macias, sem o dito brilho.
Um abraço

Flavio

Olá amigo Jungman / Flávio

Se me permite uma pequena correção ... O álcool não é derivado do petróleo!

O álcool tem origem vegetal, normalmente vem da cana-de-açúcar mas também pode-se obter álcool da beterraba, milho, etc...

Derivados de petróleo (origem mineral) são: acetona, éter, querosene, benzina, nafta, etc...

Abraços  ;)

vizel

*

jungman

Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #13 Online: 10 Novembro 2013 às 13:22:54 »
Olá vizel, digamos que me 'espremi' mal, sei que alcool não é derivado de petroleo, a frase ficou mal construida, mas o que importa é que tendo assentos de couro no meu carro, me informei como limpá-los, e terminantemente, alcool, acetona, querosene, gasolina, oleo mineral, diesel, o famoso silicone, e todos que não forem derivados de animal, não pode ser passado em couro legitimo, sob a pena de ressecamento, trincamento, ou descascamento do couro.
Tem gente que passa silicone no painel do carro; o que eu sei é que com esta medida, depois o sol em cima, frita o painel, e em pouco tempo o que parecia mais bonito se deteriora, e se comparado com um de mesma data e uso que não foi usado nada para dar brilho, estará muito mais acabado e feio.
Usar sabão neutro, e depois algum oleo/gordura animal para conservar e amaciar, é o que o couro precisa.
Oleo de mocotó, sebo bovino, sebo de carneiro, graxa de galinha, são produtos que não atacam o couro, muito pelo contrario dão vida longa a ele. Nemhum deles é cheirozinho, mas couro não quer perfume.
Aprendi estas tecnicas com meu avô, ele usava para conservar laços,chicotes, arreios, cabrestos, freios, botas e chinchas; ele se foi e depois de 40 anos estas peças estavam ainda em bom estado.
Por isso aplico, e se puder divulgo, quando vejo a oportunidade, ajudo a quem precisa, ensino como conservar o couro, cada dia menos presente em nossas vidas.
Um grande abraço

Flavio

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #14 Online: 10 Novembro 2013 às 13:46:06 »
Olá vizel, digamos que me 'espremi' mal, sei que alcool não é derivado de petroleo, a frase ficou mal construida, mas o que importa é que tendo assentos de couro no meu carro, me informei como limpá-los, e terminantemente, alcool, acetona, querosene, gasolina, oleo mineral, diesel, o famoso silicone, e todos que não forem derivados de animal, não pode ser passado em couro legitimo, sob a pena de ressecamento, trincamento, ou descascamento do couro.
Tem gente que passa silicone no painel do carro; o que eu sei é que com esta medida, depois o sol em cima, frita o painel, e em pouco tempo o que parecia mais bonito se deteriora, e se comparado com um de mesma data e uso que não foi usado nada para dar brilho, estará muito mais acabado e feio.
Usar sabão neutro, e depois algum oleo/gordura animal para conservar e amaciar, é o que o couro precisa.
Oleo de mocotó, sebo bovino, sebo de carneiro, graxa de galinha, são produtos que não atacam o couro, muito pelo contrario dão vida longa a ele. Nemhum deles é cheirozinho, mas couro não quer perfume.
Aprendi estas tecnicas com meu avô, ele usava para conservar laços,chicotes, arreios, cabrestos, freios, botas e chinchas; ele se foi e depois de 40 anos estas peças estavam ainda em bom estado.
Por isso aplico, e se puder divulgo, quando vejo a oportunidade, ajudo a quem precisa, ensino como conservar o couro, cada dia menos presente em nossas vidas.
Um grande abraço

Flavio

Olá amigo Jungman

Se me permite uma sugestão para os bancos de couro do seu carro...

Meu carro também tem bancos de couro e pesquisei bastante sobre o assunto de como deixá-los limpos pois não confio nessas empresas que fazem limpezas em interiores de veículos.. as chamadas "higienizações".

Tem um produto da 3M que foi desenvolvido especialmente para bancos de couro, a foto está abaixo.

Para limpar, primeiramente você pode passar um pano umedecido em água com detergente neutro.. Isso vai tirar a sujeira mais pesada.

Logo na sequência aplica-se o produto da 3M... Se tiver receio do detergente neutro, aplique apenas o 3M.

Agora tem uma coisa.. Esse produto da 3M custa um pouco caro. A última vez que comprei paguei em torno de 30,00 reais.

Então outra saída é aplicar creme hidratante Nivea.

O resultado também é excelente!

Vale lembrar que o creme Nivea é feito para hidratar a pele e o couro nada mais é do que pele animal.. por isso o creme Nivea não agride o couro.


Forte abraço!

vizel

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #15 Online: 10 Novembro 2013 às 13:52:08 »
Jungman

Esqueci de mencionar uma coisa importante.

Após aplicar o 3M ou mesmo o creme Nivea, é bom esperar pelo menos 8 horas antes de sentar nos bancos. (quanto mais tempo esperar melhor)

Isso faz com que o couro absorva melhor o produto.

Por isso quando aplico no meu carro, sempre faço a noite, para que logo de manhã já tenha dado um tempo legal para absorção.

Abração!!!
vizel

*

jungman

Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #16 Online: 10 Novembro 2013 às 21:35:04 »
Olá vizel; tambem aplico este produto, comprei um no inicio deste ano e já paguei mais de 30,00, estou usando um outro produto para limpeza e hidratante de couro acho que da lavacar;  mas uma vez a cada seis meses faço uma aplicação de gordura animal, tenho agora oleo de mocotó, feito em casa. Aplica-se com um pano de lã, quantidade minima, em dia quente, e tambem deve-se deixar o assento sem uso pelo menos 12 horas para absorver. Limpa-se o excesso com papel absorvente, depois é só usar. Fica como um bumbum de criança. Na pulseira uso tambem, seu efeito é ótimo.
Um grande abraço

Flavio

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Como tirar brilho de pulseira de couro ou "couro"
« Resposta #17 Online: 10 Novembro 2013 às 22:19:35 »
Olá vizel; tambem aplico este produto, comprei um no inicio deste ano e já paguei mais de 30,00, estou usando um outro produto para limpeza e hidratante de couro acho que da lavacar;  mas uma vez a cada seis meses faço uma aplicação de gordura animal, tenho agora oleo de mocotó, feito em casa. Aplica-se com um pano de lã, quantidade minima, em dia quente, e tambem deve-se deixar o assento sem uso pelo menos 12 horas para absorver. Limpa-se o excesso com papel absorvente, depois é só usar. Fica como um bumbum de criança. Na pulseira uso tambem, seu efeito é ótimo.
Um grande abraço

Flavio

Oi Jungman

Como se faz óleo de Mocotó? Fiquei curioso sobre isso! :)

Abs
vizel