Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?

  • 26 Respostas
  • 6883 Visualizações
Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Online: 19 Novembro 2013 às 12:29:01 »
Boa tarde a todos,
há uns trocentos anos atrás alguém postou aqui um vídeo de um senhor japones (que mais se parecia com um samurai  ::) ) fazendo um mostrador de um relógio "pintado" a mão ... o "pintado" era uma esmaltação!
Já procurei aqui no forum e não achei ... algué se lembra disso ... e se lembrar sabe o link?  ??? ??? ???
Abraço a todos,
Lourival

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #1 Online: 19 Novembro 2013 às 12:35:16 »
Bom dia,

Não era algo relacionado ao Citizen Campanola?

Abs

Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #2 Online: 19 Novembro 2013 às 12:38:39 »
Não era algo relacionado ao Citizen Campanola?
Rapaz, não sei ... me lembro apenas de um japa sentado em posição de lotus fazendo a esmaltação num mostrador ... agora, de qual relógio, não me lembro! :-\

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #3 Online: 19 Novembro 2013 às 13:16:38 »
Veja se é esse:

[youtube=640,480]ui6HdpvcvYk[/youtube]
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #4 Online: 19 Novembro 2013 às 13:26:08 »
Veja se é esse:
Não Igor, não é ... o que estou falando o japones esta sentado no chão, numa mesinha destas ao nível do chão mesmo, trabalhando com penas etc ... bom acho que é isso! ;)
Abraço
Lourival

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #5 Online: 19 Novembro 2013 às 13:37:28 »
Então não sei, nunca vi.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #6 Online: 19 Novembro 2013 às 14:50:32 »
Eu lembro de ter visto um vídeo com as características que o amigo disse. O que vi pelo que lembro era um "intercâmbio" entre a Vacheron Constantin e uma técnica japonesa de esmaltação (o mostrador tem um tom preto forte) muito bonito por sinal.

O link é esse: http://www.youtube.com/watch?v=B9puX9kp8Dw

Abraços

Weber
“A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos.” (Marco Aurélio)

Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #7 Online: 19 Novembro 2013 às 14:56:01 »
Eu lembro de ter visto um vídeo com as características que o amigo disse. O que vi pelo que lembro era um "intercâmbio" entre a Vacheron Constantin e uma técnica japonesa de esmaltação (o mostrador tem um tom preto forte) muito bonito por sinal.
Weber

EXATO, é esse mesmo!  ;)
Obrigado Weber.
Abraço,
Lourival

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #8 Online: 20 Novembro 2013 às 23:03:46 »
Lourival,

O vídeo mostra um japonês trabalhando no mostrador de um  Citizen Campanola.

Wadley
Wadley

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #9 Online: 20 Novembro 2013 às 23:35:07 »
Estas técnicas de laqueação (Maki-e, Urushi e etc.) já foram algumas vezes discutidas no tópico de canetas do sub-fórum botequim, inclusive com exemplos em fotos.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline CHICO

  • ****
  • 350
    • Ver perfil
Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #10 Online: 21 Novembro 2013 às 00:08:23 »
Dois trabalhos bacanérrimos

Chico

Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #11 Online: 21 Novembro 2013 às 09:11:38 »
Olá amigos,
 Embora saibamos que é uma tecnica milenar e é mega dificil de fazer, ver o japa usando um ferro de passar pra aquecer o disco deu uma vontade de faça vc mesmo!

Abraços, Jorginho.

*

Alberto Ferreira

Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #12 Online: 21 Novembro 2013 às 15:04:45 »
;D

Pois é...
Mas muita calma nesta hora, Jorginho.  ;)

É mesmo como você disse, a coisa é, no mínimo, uma técnica (ou técnicas) milenar.
No exemplo mostrado no vídeo, embora não tenha ficado claro na sequencia das imagens, eu penso que ele usou o ferro elétrico apenas para abreviar a secagem, antes de levar ao forno para a fusão final.


Se me permitem, eu vou reproduzir um texto genérico sobre esmaltação, que eu escrevi aqui no FRM, há anos.

...
Apenas um comentário genérico sobre os mostradores "porcelanizados", que tecnicamente talvez fossem até melhor chamados de "esmaltados", ou seja, onde há a aplicação de esmalte sobre metal,...

O tal "esmalte" é na verdade um material muito semelhante a um "vidro".
Há várias técnicas de aplicação, muitas são antiquíssimas.

De maneira bem simplista, nós podemos dizer que o esmalte (em forma de pó) é aplicado (há diversas técnicas) sobre o metal e fundido em um forno, a cerca de 800 - 900 graus centígrados.
Existe uma grande gama de esmaltes e após a fusão, além de uma enorme gama de cores, alguns podem apresentar aspectos "translúcidos", "opalinos", etc.

Em geral as áreas onde aparecem (pequenos) pontos metálicos (ouro, prata, etc) são aplicações destes sobre o pó de esmalte já aplicado, que com a fusão do esmalte são fixados. Mas há outras técnicas, dependendo do tamanho da tal área, como por exemplo deixar aparecer parte do metal da base.

Teoricamente, um desenho, uma pintura, ou algo de aspecto muito detalhado, podem ser feitos (na fase de aplicação do pó de esmalte) e posteriormente fundidos normalmente. Mas este é um procedimento que exige uma técnica (artística) muito elaborada.

Nas inscrições, os eventuais textos poderiam ser parte integrante da esmaltação (muito mais difícil de fazer, pelo detalhamento exigido) ou serem "pintadas" posteriormente.
...



Bom,...
Como eu disse, estes são comentários genéricos, feitos por um mero "ex-esmaltador hobista".

Abraços!
Alberto

*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #13 Online: 21 Novembro 2013 às 15:53:04 »
Salve

Eu admiro estas técnicas (entre outras) ;)
Como já dito, o video não mostra tudo... Mas como é óbvio agradável de ver :)

Aproveito para questionar, onde se pode adquirir pó de esmalte? Os tais 800º só se consegue numa muflla certo? (erradicando fornalhas, ou outros que não dê para "cozer" o esmalte, sem danificar a peça)
Aquele abraço

*

Alberto Ferreira

Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #14 Online: 21 Novembro 2013 às 16:39:04 »
O forno é mesmo elétrico, com um controle digital de temperatura, ajustável, que tem que ser mantida exatamente na faixa pretendida, pois diferentes esmaltes podem necessitar valores diferentes (embora, em geral, sempre variando naquela faixa que eu citei, entre 800 e 900 graus).

A fusão é rápida, em geral ocorre entre 2 e 3 minutos. Um tempo maior pode alterar a textura e até a cor do esmalte, como dizemos pode "queimar" a cor.
Após a fusão, o que está feito está feito...

Por isso o esmaltador sempre tem pequenas plaquinhas onde testa e classifica os esmaltes, para poder avaliar o resultado final a ser esperado, guardando junto com aquela remessa de pó.

Aí, a meu ver, reside uma boa parte da "graça", e certamente da Arte.
Imaginem uma esmaltação complexa, com inúmeros detalhes e cores...

Na hora da verdade, ao fundir, se algo falhar, o esmaltador faz o seguinte...  ::)
Senta, respira fundo, talvez chore um pouco  :D...  E começa tudo outra vez, do início.

Então,...
Talvez, quando os amigos olharem para uma peça delicadamente esmaltada, seja ela um mostrador de relógio ou não, o façam com outros olhos...
Literalmente, com olhos de ver...
...a Arte nela contida.


Bem,...
O material (os esmaltes em si) é vendido em comércios especializados, podem já vir como pó ou em pedaços a serem moídos, lavados e peneirados....
Na Europa, os maiores centros são a França (o mais tradicional em Limoges) e a Alemanha.
Mas Japão e EUA são também mercados importantes.

Alberto


*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #15 Online: 21 Novembro 2013 às 17:41:22 »
Mestre Alberto

Obrigado mais uma vez... Viu só? Vivendo e aprendendo. ;)

Bem que gostaria de ver fazer um mostrador... Dos convencionais mesmo, sem grandes detalhes... Claro que com detalhes quanto baste na hora do trabalho (seja qual for o dial, já tem a complicação dos tracinhos dos segundos, etc.).

Tiro o chapéu a esta arte :o

Aquele abraço
« Última modificação: 21 Novembro 2013 às 17:44:16 por chip »
Aquele abraço

*

heracles

Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #16 Online: 23 Novembro 2013 às 21:31:41 »
Belos trabalhos de arte :D
E definitivamente eu gostaria muito de ter um Credor!
Grato por compartilhar!

Abraço

*

Alberto Ferreira

Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #17 Online: 23 Novembro 2013 às 22:26:42 »
Só para dar uma idéia, e sem entrar necessariamente no mérito dos estilos dos relógios (gostos pessoais, etc...).

Vejam alguns exemplos do que pode ser feito com a técnica de "enamel", o nível de detalhamento da imagem, etc...
Observem a pele, a expressão, a textura do cabelo, barba, etc...



Fonte da imagem: http://portraitminiature.blogspot.com.br/2010/11/john-graff-1836-1903-swiss-enamel.html


Já aqui a técnica é outra.
O cloisonne.



Fonte da imagem: http://www.watchallure.com/ulysse-nardin-strikes-twice-classico-dragon-and-hms-caesar-classico-cloisonne/

Alberto
 8)

*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #18 Online: 24 Novembro 2013 às 20:03:23 »
Mestre Alberto

Impressionante... Grato pela partilha ;)
Aquele abraço

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Video de um japones fazendo um motrador ... alguém se lembra?
« Resposta #19 Online: 24 Novembro 2013 às 20:26:35 »
Eu nunca tinha vistos esses mostradores ao vivo, só na net. Então, no Museu Patek, em Genebra, deparei-me com uma coleção apenas de fotos em miniatura feitas esmalte. Fiquei embasbacado. O mostrador dos relógios? O que é mais impressionante e imagem de computador não mostra são as cores. As cores são "profundas", como nada que já vi na vida.


Flávio