Compra no exterior - alguém indica?

  • 22 Respostas
  • 6965 Visualizações
Compra no exterior - alguém indica?
« Online: 13 Maio 2009 às 16:14:23 »
Resolvi comprar duas pinças boas! 8)
Alguém aqui pode me aconselhar a respeito de marca e numeração - já me disseram Dumont Nº 2 e Nº 5, é isto mesmo?  ???
Tem mais barata e de qualidade aceitável? Sou amador iniciante ::) portanto não precisa ser Bergeon de fibra de carbono  ;D ;D ;D
Outra coisa, onde comprar este troço fora do Brasil? Alguma loja confiável?

Desde já agradeço qualquer ajuda!
Abraços a todos

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #1 Online: 13 Maio 2009 às 16:30:34 »
Lourival, dificilmente usará uma pinça nº5. Vá de nº2. Ou ainda, nº27, da Dumont. É uma pinça coringa, excelente, antimagnética. PS: caso não siaba, as Dumont são as melhores que há. Caso queira gastar um pouco menos, compre as da Bergeon. Tem praticamente a mesma qualidade e é mais barata.

Se fôr falar em exterior, num geral, recomendo que compre na Suíça. Vá na própria Bergeon, em Le Locle. Lá achará Dumont e Bergeon. Ou na AF Switzerland, em La Chaux-de-fonds. Tem ainda a Tschudin&Schneider, em Zurique, mas são mais careiros.

Abraço!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #2 Online: 13 Maio 2009 às 16:57:57 »
Err... Adriano, acho que quando ele falou em comprar no exterior, ele quis dizer: pela internet e entregue pelo correio... ;D

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #3 Online: 13 Maio 2009 às 18:19:49 »
Err... Adriano, acho que quando ele falou em comprar no exterior, ele quis dizer: pela internet e entregue pelo correio... ;D

Abraços,

Igor

Também foi isso que entendi, kkkkk

Adriano, na prática, qual a diferença de uma pinça anti-magnética para uma que não seja?

Eu sei o que é magnetismo e anti-magnetismo, pergunto sobre que tipos de interferência possam causar no movimento, nas baterias (dos quartz) etc.
Um abraço
Fábio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #4 Online: 13 Maio 2009 às 23:16:37 »
Cara, a Otto Frei entrega estes troços mas quando procurei, a remessa era cara. Uma loja britânica onde comprei as minhas tinha envio muito mais barato. Eu aconselho a digitar por aí: pinças dumont. Até em EBAY. n 2. A 5 eu tenho é inútil. Minto, é útil para espetar seu dedo de vez em quando. A minhas não foram caras assim, custaram cerca de 7 libras cada. A Dumont Dumoxel, antimagnéticas, custam cerca de, sei lá, uns 12 a 15 dólares. Fique com elas. As mesmas pinças, da linha DUMOSTAR, custam o dobro e não serve para nada pagar o dobro nelas.


Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #5 Online: 13 Maio 2009 às 23:31:33 »
Pronto, numa rápida olhada no ebay, encontrei, com envios baratos, todas as pinças dumont. Os preços subiram...Tá tudo na faixa de 30 dólares cada, mas, se olhar bem, é um investimento. Meu relojoeiro tinha uma pinça dumoxel (nem dumostar era), em aço carbono (isso tem que ficar esperto. As em aço carbono são mais resistentes, duram mais, mas SÃO MAGNÉTICAS, o que para ele não era problema porque as desmagnetizava). Ele usou essa pinça uns 10 anos dia a após dia até precisar de trocar, e aí eu arrumei umas da precista (a precista, para quem não sabe, fazia pinças de precisão, mas faliu, salvo engano, mas eram coisa de padrão dumont. Tenho duas) para ele. Ele quis as de aço carbono, eu as anti-magnéticas.

Não está claro no Ebay se as pinças são da linha dumoxel ou dumostar, mas pelo preço, senão subiu, seriam da última. Confira no Ofrei.

Eu recomendaria a compra de apenas uma pinça, serve para tudo, absolutamente tudo: a n2 antimagnética dumoxel. Nada de dumostrar, nada de aço carbono. Ah, dura mais o carbono. E daí? Durabilidade é importante em que vai usar este troço profissionalmente. Sem contar que a aço carbono é mais dura na pegada de peças. Outra coisa útil, se achar, é uma pinça como a do Adriano, com pontas cobertas de nylon. O resto é balela, não serve para nada. Sim, há pinças tortas, etc, que facilitam seu trabalho, etc. mas isso é coisa de profissa. Fique com a 2 e vá para a galera, dá para montar 99 por cento de tudo com ela.


Aqui na otto frei eles explicam cada uma das pinças, dumostar, dumoxel (10 dólares mais barata a dumoxel, que é a que indico), veja o frete, ás vezes vale a pena comprar um monte de coisa, pagar para ver e se virar na alfândega. A otto frei é foda!

http://www.ottofrei.com/store/home.php?cat=1298

Flávio
« Última modificação: 13 Maio 2009 às 23:36:16 por flavio »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #6 Online: 13 Maio 2009 às 23:50:43 »
Complementando o kit básico, entrei na página de chaves de fenda:

http://www.ottofrei.com/store/home.php?cat=1296



O meu set é o de 55 dólares (paguei menos do que isso, minto, foi isso). Diz French Made, entenda-se, AF. Puta set.

Vejam que o similar da Bergeon similar custa 20 dólares a mais, se vale a pena, só seu bolso dirá. Mas eu fico impressionado com fotos de relojoeiros tops (comecem a prestar atenção em fotos de fábricas, relojoeiros de AHCI, etc), e sempre estão usando os da AF, não os da Bergeon. Como sei disso? A cabeça roletada de um (o AF) é sextavada, o que para mim é uma vantagem, pois ao colocá-lo sobre a mesa, ele não sai rodando; os da Bergeon redondos. Flávio, e o Bergeon de 200 paus? Custa caro porque, além de ter uma chave a mais (inútil), vem com várias lâminas de reserva (inútil para o hobbista, que não gastará essas pontas em dez anos).

O economy set é porcaria, pontas em plástico.

Eu, se fosse hobbista sério (kkkk. Não sou e tenho um), ficaria com o AF de nove. Há um problema discutido aí, que já até falei com o adriano: para a roda rochê, os putos não fabricam uma chave longa o bastante. Mentira, até fabricam, a 9 é longa o bastante, mas também larga, não entra no buraco. Se fosse hobbista sério e mesmo trabalhasse em loja, pois este é o maior problema que vejo em lojas, rodas rochê marcadas, compraria qualquer uma (disse qualquer uma) chave 9 AVULSA e a poliria para deixá-la mais fina. Ficaria, então, com um jogo de 10. Todas, até 9, e duas noves, uma normal e outra com espessura de lâmina mais fina. Aliás, aqui comentando, na prática só se usa mesmo as 5 primeiras chaves, o resto fica lá esquecido.

As minhas estão zero, quase não usei.


Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #7 Online: 13 Maio 2009 às 23:55:56 »
O cara tá uma máquina...

Ó, eu tenho um conjunto de chaves AF e as minhas vêm sim com pontas reservas. Tem certeza que as suas não vêm, ou você não olhou direito?
A tampinha azul (verde?) que fica em cima da base (onde está escrito "AF") abre, e as pontas reservas ficam lá...

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #8 Online: 13 Maio 2009 às 23:56:27 »
Ah, lupas, os caras tem da Bausch Lomb (preciso comentar?). Não inventem moda, testei todas, a melhor para serviço geral é a de 4 vezes de aumento. A minha é tabajara, daquela anchor, mas que me serve bem (acho que dei uma até para o Lourival). Coisa que tenho que ninguém tenho é uma lupa de 18 vezes de aumento (kkkkk), que me parecia inútil, mas mostrou-se útil para olhar lubrificação. Mas achei exagerado, algo menor seria melhor. O fundamental, porém, é o arame na cabeça para prender as lupas. Deve ter por aí também



Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #9 Online: 14 Maio 2009 às 00:00:00 »
O cara tá uma máquina...

Ó, eu tenho um conjunto de chaves AF e as minhas vêm sim com pontas reservas. Tem certeza que as suas não vêm, ou você não olhou direito?
A tampinha azul (verde?) que fica em cima da base (onde está escrito "AF") abre, e as pontas reservas ficam lá...

Abraços,

Igor



Igor, depois da sua pergunta, memória voltou. Na verdade paguei realmente menos do que os 50 dólares justamente por isso, acho que foram uns 30 dolares, pois comprei-as avulso e não tenho as pontas reservas. A base também eu não tinha, mas como meu relojeiro tinha uma não usada na sua relojoaria (ele não usa base, acha um saco, prefere trabalhar com tudo espalhado na mesa) me dooou ela. Mas as chaves são AF. Roletadas. Eu sinceramente, no "pegômetro", prefiro as AF às Bergeon, nem até pela qualidade do material, que não posso opinar, mas pela tal cabeça roletada: chave rolando na mesa é um saco! E as bergeon rolam!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #10 Online: 14 Maio 2009 às 00:02:01 »
Tô ficando bom nesse negócio de fazer sua memória voltar, ehehehe... ;D ;D ;D

As chaves AF são muito boas mesmo. Não devem nada às Bergeon.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #11 Online: 14 Maio 2009 às 00:19:35 »
E para poluir mais o tópico, pois deveria estar editando minha mensagem, é imprescindível um mandril. Pode ser o mais fodido, mas sem mandril, as chances de você tirar um cannon ser foder o troço é grande.

Olha, tirando a parte externa do relógio, pois eu realmente nem chave para abrir caixas que não sejam de pressão tenho, vou citar aqui o que um hobbista, por experiência, acha que é necessário ter para montar, remontar, lubrificar e fazer funcionar até um turbilhão (kkk). Coisas só para movimento. Vamos lá, apesar de já ter falado isso outras vezes:


- Uma pinça 2
- Um jogo de chaves (com a ressalva da chave para a roda rochê ou rochet, como queiram)
- Um jogo de pica óleos, pode ser o mais fodido, não inventem moda, aliás, nem comprem o jogo, comprem o pretinho o mais fino, um só;
- Um mandril (o mais fodido, de preferência de latão)
- Um borrifador (o meu é de relojoeiro), mas aqueles pomes de lojas de de produtos cirúrgicos, sei lá como chamam, umas batatas para borrifar ar, servem
- Uma lupa 4 (se quiser, algo também com mais aumento. Fiquem atentos ao foco! Nas lupas anchor se mosta foco, 4 x significa 2.5 de foco)
- Ródico (eu já arrumei isso para o Lourival)
- Benzina (a não ser que queira poupar tempo e usar limpadores ultrasónicos que, na minha opinião, facilita o trabalho mas perde a graça do negócio)
- Um pote de vidro com tampa de vidro;
- Um porta peças para limpeza (sabem o que é? )
- Um alicate qualquer de aço ponta quadrada para tirar o porta peças de dentro do pote de limpeza da benzina
- Um porta movimentos (o melhor. Comprem bergeon de uma vez. O meu não é. Não presta. Os de plástico não prestam)
- Dois óleos e uma graxa. Qual? Sei lá, quer gastar grana, moebius, os meus eram Microtime. Quais? Um fino, sei lá qual, o 9010, um grosso, o D5 e a graxa.
- Dois potes de vidro de patê da sadia (são os melhores, não me perguntem para que serve).
- Um porta peças de relógio ou de produtos eletrônicos, tanto faz.
- Uma escova de crina de cavalo grande ou um pincel grande de crinal de cavalo. Um pincel de crina de cavalo tamanho normal.

Bem, acho que não esqueci de nada, mas sem isso aí, não se remonta e desmonta um relógio. Mas com isso aí, se remonta e desmonta 99% dos relógios, os lubrificam (com as ressalvas feitas em post anterior e minha divergência com o Adriano). O resto, se se interessar, vá adicionando.

Mas com isso, se não esqueci nada, vai 90% dos relógios. Acreditem, se quiser. A lista parece longa, mas caro aí somente os jogos de chaves. O resto é coisa barata. Acho que na gringa, comprando coisas de alta qualidade, não se gasta mais do que 150 dólares nisso.


Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #12 Online: 14 Maio 2009 às 00:32:59 »
 Mais uma bagunça no tópico. As precista ainda existem, mas agora, estranho, são Italian Made (as minhas era swiss made). Metade do preço ou mais do que as Dumont e, na real, boas quanto. Ah, e vejam que a marca faz pinças em vários grades, até mais do que as Dumont. As precista (que antes era a marca que dava nome à fabrica, é apenas a 4 grande, snif, snif). As de preço similar às dumont estão um grade acima. Vejam que o grade top da precista desbanca até as dumont mais caras. Tem pinça de 120 dólares, para a PQP!:

http://www.gotopac.com/Precision_Tweezers_s/559.htm


Flávio
« Última modificação: 14 Maio 2009 às 00:36:06 por flavio »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #13 Online: 14 Maio 2009 às 08:49:43 »
Acho que o pessoal já disse quase tudo. Vou comentar algumas coisas:

- realmente as Dumonstar não valem a pena; não me parecem melhores que a linha tradicional;

- a pinça antimagnética não se magnetiza... Bem, isso é óbvio, mas é muito útil porque você não passa magnetismo para as peças que tocar com ela e nem magnetiza a pinça se tocar em uma pela magnetizada. Faz uma diferença enorme. Se for mexer em quartz então, é fundamental, pois se tocar no rotor com uma pinça comum, vai magnetizar até o seu cérebro.
Porém, as antimagnéticas possuem a desvantagem de serem mais moles. Não se deve fazer serviço mais pesado com ela.

- Por isso, até recomendo que se tenha uma antimagnética e uma comum. Tenho uma de cada e a minha comum eu uso há uns 5 anos e nunca precisei nem pensar em refazer a ponta dela. Está como nova!

- as lupas B&L são "duca"... mas caras demais... mesmo... Pois a qualidade extra que oferecem não é proporcional ao preço extra que custam. Comprei uma lupa da AF, de madeira, muito legal, excelente lente, corpo leve e confortável. Não é tão cara e já oferece uma qualidade bem melhor que as de "dois dólares". O que se nota na qualidade é menor distorção, especialmente na periferia da lente, e mais clareza: numa lupa boa, você nem vê a lente; nem tem a sensação de que há uma lente entre seu olho e o objeto.




- comprei na Suíça também um joguinho legal da AF, que recomendo:




Abraços!

Adriano

Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #14 Online: 14 Maio 2009 às 09:32:43 »
Ptuz, que aula! 8)
Algumas dúvidas ...
Citar
Lourival, dificilmente usará uma pinça nº5. Vá de nº2. Ou ainda, nº27, da Dumont. É uma pinça coringa, excelente, antimagnética. PS: caso não siaba, as Dumont são as melhores que há. Caso queira gastar um pouco menos, compre as da Bergeon. Tem praticamente a mesma qualidade e é mais barata.
Achei que era o contrário; primeiro as Bergeon (a melhor de todas as ferramentas), depois as A&F e por último as Dumont ??? ???
Código: [Selecionar]
A Dumont Dumoxel, antimagnéticas, custam cerca de, sei lá, uns 12 a 15 dólares. Fique com elas. As mesmas pinças, da linha DUMOSTAR, custam o dobro e não serve para nada pagar o dobro nelas.Aí o Flávio diz que existe também as Dumoxel  ??? ??? é melhor que as outras tres acima? Pior? A mesma coisa?  ??? ??? ???

Estava dando uma olhada com calma ontem a noite e, neste site http://watchrepairhelp.co.uk/index.php tem esta loja (parece que na Inglaterra) https://www.watchtool.co.uk/tweezers-antimagnetic-steel-c-244_247.html .

Tinha pensado nestas duas: https://www.watchtool.co.uk/dumont-tweezers-fine-strong-p-6375.html e nesta https://www.watchtool.co.uk/dumont-tweezers-extra-fine-p-6338.html que sairiam por £ 45.14 - o frete neste caso é de £6.41 e o seguro £4.00, ambos já incluídos neste valor.

Na Otto Frei, que o Flávio indicou os mesmos tipo, não as marcas, (só pra efeito de comparação) saem por US$ 78,15, sendo que só o frete (já incluso) é de US$ 28,15 :o :o :o

Acho coisa mais barata que isso? E qualidade? Lembrem-se que não sou, como diz o Flavio, "profissa". Apenas um hobista iniciante! ;)

Mais alguma dica?
Abraços
Lourival
« Última modificação: 14 Maio 2009 às 09:36:27 por Lourival »

Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #15 Online: 14 Maio 2009 às 09:55:11 »
Esqueci de perguntar ...
e o porta movimento, alguém me indica um?
Os tais de plástico que o Flavio falou são uma bosta mesmo! >:(
Joguei R$15,00 fora! >:(

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #16 Online: 14 Maio 2009 às 09:59:39 »
Lourival,

O Flávio mesmo indicou um: vá de Bergeon, pois os baratos não prestam.

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #17 Online: 14 Maio 2009 às 10:30:20 »
Lourival, você está confundido as coisas:


Dumont é a marca. As linhas da Dumont são: Dumostar, que é uma liga metálica de nem sei o que, dura pracaramba, segundo eles antimagnética (mas já vi dumostar magenitzada...) e as mais caras; existe a de aço carbono, também da Dumont, as mais duras, mais resistêntes, mas magnéticas (é a linha "normal" que o Adriano indicou e, ao contrário dele, para o hobbista, eu nem indico você ter, pelo menos não agora), a dumoxel, que é a linha de aço mole da dumont, consequentemente não magnética e o padrão, digamos assim, na indústria, apesar de não durarem muito (mas isso em uso profissional) e as de titânio, que quando comprei as minhas nem existiam.


As lojas da Inglaterra, sei lá, deve ter sido em algumas dessas que eu comprei, mas lembrar o nome...Ora, a coisa é simples: compre na mais barata.

Sobre o porta movimentos. O meu é metálico, bem razoável, mas sem marca. O que quis dizer é que não era para comprar os de plástico, péssimos. O meu é metálico, mas não bergeon. Hoje compraria o bergeon, pois as arestas do meu, ao contrário dos bergeon, não são bem polidas e já tive dificuldade de pega em alguns movimentos.

Pegaria o bergeon clássico, tamanho para relógios de pulso (digo isso porque há o para relógios de bolso).


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #18 Online: 14 Maio 2009 às 11:04:56 »
É isso aí!

Quero só complementar sobre porta-movimentos: aqueles do tipo "morsa", nem perca tempo comprando os de qualidade inferior. Machucam as platinas e não prendem bem o movimento, dando muito chance para acidentes. Ou é Bergeon, ou nada feito. Mas não são muito baratos.

Há ainda aqueles que são uma série de copinhos um dentro do outro, para servir para vários tamanhos. É uma ferramente simples e ingênua, mas extremamente útil. Compre um desses. Ele não substitui totalmente a "morsa", mas é bem barato.

O que ocorre é que esse tipo "copo" apenas apoia o movimento. É bom para usar durante a lubrificação e checagem, que são momentos em que é necessário ficar virando a máquina de lado constantemente. Mas para montagem, momento em que se usará força contra a máquina, para montar molas e apertar parafusos, aí o seguro é usar o tipo "morsa".

Vou mais longe: se for mexer muito num tipo de máquina especíifico, terá mesmo é que comprar um porta movimento específico para aquele movimento, que já possui apoios específicos e até os botões do crono para se testar funções.

Por exemplo, para montar um ETA 2892, esse porta movimento é quase fundamental, pois ele dá apoio à ponte da rodagem para que se possa cravar o ponteiro de segundos com segurança. Se cravar o ponteiro sem apoio nenhum na ponte, vai empenar ela com toda certeza, especialmente se for colocar ponteiros novos, que estão com bastante pressão na bucha. Aí terá um grande problema.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Compra no exterior - alguém indica?
« Resposta #19 Online: 14 Maio 2009 às 11:17:22 »
Ah, depois que o Adriano falou isso, lembrei de duas coisas fundamentais também para um simples hobbista. Ferramenta para retirar e colocar ponteiros. Eu sei lá, as melhores são da Horotec, mas para o hobbista, aquelas de pressão funcionam muito bem (que usam um sistema "rombóide", sei lá como se chama). Para recolocar, também horotec.

Eu, no entanto, ainda sou fã das chavinhas bergeon que parecem mini pás, pois dá para retirar qualquer ponteiro, com controle (basta ter mãos firmes). Para recolocar, também sou fã da simples barrinha com ponta de plástico "cavucada" da bergeon, que funciona bem. Aliás, dá para colocar ponteiro com um pedaço de madeira mole (palitinho), cavucado no centro. Believe it or not, era assim que faziam no passado e funciona até hoje. PELO AMOR DE DEUS, NADA DE USAR A PARTE DE TRÁS DA PINÇA PARA COLOCAR PONTEIROS. Aliás, a primeira coisa que olho nos ponteiros com lupa é isso, e meu relojoeiro (sim, acreditem se quiser, que é um cara hábil, mas com alguns hábitos "das antigas"), na primeira revisão do meu Speedy, colocou os ponteiros usando algo metálico para encaixá-los. É óbvio que marcou. É óbvio que fiquei puto e comprei um jogo novo de ponteiros da Omega. É óbvio, ainda, que a Omega queria me cobrar 150 paus (na época) no jogo de ponteiros e, é óbvio que, com lábia, comprei apenas dois do crono por 45. Aí ele os recolocou. Mas aí ele já tinha comprado a canetinha da bergeon com ponta plástica, nem horotec era, e fui para a galera!


Flávio