Ouso acrescentar o seguinte: o maior culpado pelo problema é o próprio dono.
Ou a pessoa tem a consciência de que a manutenção é o meio mais fácil de economizar dinheiro, ou vai sempre pagar mais caro depois que a máquina explodir.
As máquinas não param por vontade própria; dão um sinal claríssimo antes. Se o carro começa a queimar óleo, fazendo com que pareça movido a lenha, biela, casquilhos, anéis de segmento e o escambau estão prontinhos para o lixo. Se o relógio começa a atrasar demais, ou a corda fica mais dura sem estar totalmente cheia, algo está fora da ordem.
Vejo isso com muita frequência entre os usados e "vintages", que são os que posso comprar. Daí que, quando obtenho uma peça, acompanho seu funcionamento por algum tempo. Independentemente de qualquer coisa, com sintoma ou não, dou manutenção. Que geralmente se limita à lubrificação e à limpeza.
Creio que seja uma forma coerente de se tratar máquinas. E meu bolso tem agradecido penhoradamente por agir assim.
Dic