FIBRAS DE CARBONO NAS PULSEIRAS DOS RELÓGIOS,...

  • 3 Respostas
  • 1368 Visualizações
*

Alberto Ferreira

FIBRAS DE CARBONO NAS PULSEIRAS DOS RELÓGIOS,...
« Online: 09 Janeiro 2014 às 22:27:50 »
...FATO OU É SÓ A APARÊNCIA?  ::)

Amigos,
Num post recente eu fiz uma provocação e questionei se as pulseiras ditas de "fibra de carbono" de fato usam este material, as fibras em si, na sua confecção.

Eu creio que dado o contexto jocoso de como eu coloquei a questão naquela ocasião, não houve comentários.

Mas,...
Eu recoloco a pergunta.

Elas têm mesmo as fibras de carbono, ou é apenas o aspecto, o visual "hi-tech"?
 ::)

Para que a coisa fique mais específica e objetiva, eu cito as Hirsch.
Então...
São ou não são?


Alberto

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: FIBRAS DE CARBONO NAS PULSEIRAS DOS RELÓGIOS,...
« Resposta #1 Online: 09 Janeiro 2014 às 22:50:19 »
O tecido em fibra de carbono, pelo que sei, só adquire resistência com o epóxi. Não sei se são resistente por natureza.

As pulseiras da Hirsch não são carbono, mas couro com "padronagem" de carbono. Mas há relógios que lembro que usam Kevlar, como o x33, alguns Omega, etc.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: FIBRAS DE CARBONO NAS PULSEIRAS DOS RELÓGIOS,...
« Resposta #2 Online: 10 Janeiro 2014 às 00:20:21 »
Exato, não tem fibra nem carbono algum nas Hirsch Carbon.

Já as Omega de Coramida ou Kevlar são desses materiais mesmo, mas igualmente, é só estética. A estrutura da pulseira é a mesma de uma de couro, mas a camada externa é desses materiais, sem resina. O kevlar por exemplo é apenas o tecido e mais nada.

Eu tenho das duas e diria que são apenas esteticamente bacanas, pois são muito, muito menos duráveis que o couro. Simplesmente porque não são materiais resistentes à abrasão, que é o maior esforço que uma pulseira sofre. Na verdade é sabido que raros materiais com finalidade de revestimento tão ou mais resistentes que o couro quanto à abrasão. Os motociclistas sabem bem disso.

A coramida não resiste nada, acaba gastando no simples atrito com uma mesa de escritório. E o kevlar não é um bom material para fazer curvas fechada como a do passante.

A de kevlar preto do X-33 ainda é um material melhor que o vermelho. Vai entender.

Deviam fazer de Cordura, esse sim um tecido sintético projetado especialmente para resistir à abrasão. E com efeito estético tão bom quanto.

Tenho uma jaqueta Mark IV da Kitanica que é de Cordura 1000. Feita a mão, sob medida e sob encomenda nos EUA. Indestrutível.

Abraços!

Adriano

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: FIBRAS DE CARBONO NAS PULSEIRAS DOS RELÓGIOS,...
« Resposta #3 Online: 10 Janeiro 2014 às 09:22:58 »
Eu vi estas aqui, que me parecem ter a trama de fibra de carbono nelas:


Fonte:http://k-straps.com/Carbon-Fiber.php

Abraços