Menu principal

Swatch Sistem51

Iniciado por fabs77, 15 Janeiro 2014 às 23:01:13

tópico anterior - próximo tópico

fabs77

Fala Pessoal,

Aqui no FRM o Sistem51 da Swatch foi citado rapidamente pelo Flávio num tópico sobre a Baselworld 2013, mas acho que a ideia merece um tópico dedicado.

Concepção típica da Swatch... fazer um relógio barato, fiável e.... (descartável???)

O tal mecanismo tem apenas 51 peças, distribuídas em 5 módulos. Detalhe interessante: montado 100% de forma automatizada, incluindo os ajustes no mecanismo.
A simplicidade chega ao ponto de ser montado com apenas 1 parafuso central (vejam o vídeo abaixo). Segundo a Swatch não haverá acesso ao mecanismo que é selado e, novamente segundo a Swatch, "maintenance-free".  ???
Outro aspecto interessante: toda a ideia, da concepção a produção do mecanismo, foi desenvolvida em menos de 2 anos, totalmente swiss made. Existem 17 patentes requeridas pela Swatch.

O mecanismo tem 90 horas de reserva de marcha (cacilds, quem me dera que meu PO tivesse isso), 21.600 oscilações (3 Hz), +/- 7 segundos / dia.

A coleção... bom aí tem quem ame e quem odeie. Todos de plástico, com 42mm. Eu nunca tive um Swatch, mas esse eu realmente me animei. Iria no preto mais básico.  ;)

Preço: 150 Francos Suíços ou 120 Euros (sei lá a quanto vai chegar aqui, mas a conversão dá uns R$ 400,00).

Página oficial: http://www.swatch.com/zz_en/sistem51.html

Video promocional: http://www.youtube.com/watch?v=L3HS_D6WW7s

Fotos:

Mecanismo Sistem51 com apenas 51 componentes

Vista explodida do mecanismo

[ ]'s

Fab's
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

igorschutz

Já procurei aqui no Brasil, mas por enquanto, só na Suíça. O SG está atrasado com a distribuição mundial deste relógio.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Muito oportuno o tópico, Fab´s.

Afora ser, ou não, do interesse (de compra) de alguns de nós, eu particularmente acredito que temos apreciar muito o projeto.
Um verdadeiro show de concepção mecânica, sempre tendo em mente a proposta em si, é claro.

A "cara" dos Swatch´s,...
...que foram um dia os "salvadores da pátria" dos mecânicos suíços...  ::)

Bem,...
Pelo menos de uma parte importante dela.
8)

Valeu!

Abraços!
Alberto

flavio

E não é que nessas novas fotos estão mais interessantes? Gostei de todos como um modelo de estilo! E esse vídeo é muito bacana! Flávio

fabs77

Agora... a pergunta: A ideia de um relógio mecânico desse tipo, para o público em geral (não para nós, os entusiastas), é uma sacada genial ou furo n'água?

[ ]'s

Fab's

"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

igorschutz

É boa sacada pois o método de fabricação o torna bem barato, e quem não quer comprar um relógio mecânico barato?

Relógio mecânico é visto como luxo, e neste caso, um luxo relativamente barato.

CHICO

Eu tenho 3 relógios Swatch:

Stop-Watch '93 (chrono de 60 minutos)
24h movement (mostrador de 24horas)
Annie Leibovitz (Tem fotos dos jogos de atlanta 1996, no mostrador e pulseira. por Annie Leibovitz) vem em uma caixa mais bacana, e acompanha uma lupa.

Esse Sistem51, bem... disseram (não lembro aonde) "é só mais um brinquedo". Mas caras, tem uns relóginhos desses, que são bem legais (opinião minha apenas), alguns com pulseiras que tem até... um certo capricho (pelo preço), e desde o lançamento (ignorando as críticas adequadas ou não) eu já tinha em mente colocar um desses sistem51 na minha caixinha de "plástico" pra acompanhar os outros 3  ;)

Os tenho, por serem... legais.

ThiagoDF

Muito legal a inovação, nem que seja na simplicidade e preço, do mecanismo. Ainda mais com essa reserva de marcha surpreendente.

O preto ficou com aparência razoável, eu usaria.  ;)
Membro do RedBarBrazil

Neme

Gostei tbm, pq nossos relógios não tem essa reserva de marcha hein? Isso pra mim seria um puta alívio...
Abs.
Neme!

CHICO

O preto parece que é o mais bacaninha, e a pulseira é de couro, nos outros é plástico.

Já estão no Ebay, porém o preço  ::) varia de 220 a 265 U$D, pense no preço oficial quando chegar nas lojas do Brasil ;D

Daniel Eira

Eu achei o projeto sensacional! É uma sacada muito boa deles, isso prova que quando um grupo grande dessa industria quer, eles podem desenvolver projetos bons e baratos. Esse ano se eu tiver a oportunidade, comprarei um.

Abs
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

automatic

Gostei do design. Fazia tempo que nao tinha mais "T" pela Swatch. Este eu coloco na lista.

Adriano

Achei legal e tudo, mas eu já pensei mas não consegui ainda entender como encarar esse relógio. Eu penso em encarar apenas como mais uma opção, um passo para o lado apenas. Pois, será que um mecânico baratíssimo, hoje, é o que o mercado pede? Qual a vantagem em concorrer com os quartz? Na prática, você tem um relógio bem inferior, repito, na prática (com precisão inferior, autonomia inferior), e concorrendo, em preço, com um quartz, com muito mais vantagens? E do ponto de vista técnico também não é revolucionário, pois produzir mecânicos mais baratos não está no escopo de nenhuma outra marca, pelo contrário, marcas estão buscando subir no patamar, fazer coisas mais caras, com mais qualidade, e mais exclusivas.

Por isso no fim das contas não vejo o Sistem51 nem como um avanço tecnológico HOJE, nem como um bom concorrente para os quartzo. Restam dois apelos: o de ser mecânico, e não sei se isso tem apelo no público alvo da Swatch, e o que me parece ser o grande apelo: mecânico livre de manutenção. Ou seja, usa até acabar e depois compra outro.

A questão é: isso também ainda tem apelo? O mercado que conhece mecânicos consegue absorver a idéia de um mecânico verdadeiramente descartável? Quem quer um mecânico hoje, será mesmo que está querendo o mais barato de todos, e disposto a dispensar o relógio a hora que ele parar?

Em outras palavras: será que isso veio na hora certa? A impressão que tenho é a de que o Sistem51 fecha de uma vez por todas a história que começou no Tissot Astrolon: é a epítome e o cume da idéia? Acho isso sensacional, mas não estaria uns 10 ou 20 anos atrasado? Ou quem sabe, 10 ou 20 anos adiantado? Estou falando de mercado. Essa idéia me parecia perfeita há 10, 15 ou 20 anos. Mas não parece se encaixar bem na expectativa que o mercado tem hoje sobre a relojoaria mecânica.

Anyway, quero um para mim.

Abraços!

Adriano

JotaA

Citação de: Adriano online 16 Janeiro 2014 às 10:03:31
...

A questão é: isso também ainda tem apelo? O mercado que conhece mecânicos consegue absorver a idéia de um mecânico verdadeiramente descartável? Quem quer um mecânico hoje, será mesmo que está querendo o mais barato de todos, e disposto a dispensar o relógio a hora que ele parar?

...

Bom, quando eu penso em relógio mecânico, penso em algo feito para durar, de durabilidade longínqua. É legal pegar relógios com mais de 30 anos, e ainda funcionando.

Minha opinião sobre este Swatch é meio confusa. Não consegui formar uma opinião sobre o mesmo. Ao mesmo tempo que achei genial, achei algo "bobo".

Desculpem-me se foi confuso, mas é que estou confuso.

igorschutz

Adriano, penso que o público leigo HOJE enxerga nos relógios mecânicos uma qualidade superior aos quartzo (não é a toa o aumento consistente do número de usuários novos no FRM).

Quando esse mesmo público ver numa loja Swatch um relógio mecânico -- com aquele ponteirinho esperto que corre ao invés de pular de segundo em segundo -- com preço baixo, ele vai querer comprar, mesmo que já tenha outro relógio. Será a oportunidade de ostentar (não uso aqui no sentido pejorativo da palavra) um artigo de luxo pagando muito pouco.

Esse é um relógio que entra naquela mesma categoria de produtos baratos de marcas de luxo; uma estratégia similar ao "Le must de Cartier", de chaveirinhos, isqueiros, óculos e carteiras.

Se esse comprador engrenar no gosto pelos automáticos, aí o processo está completo, pois o cara vai querer partir para relógios mais complexos (e caros), e o SG sempre estará aí para oferecer uma "droga" mais forte... é só você ver a trajetória típica da galera novata dos fóruns: sujeito começa com Orient, depois quer partir pra um suíço; já começa a pensar em vôos mais altos, contando a graninha pra comprar seu rolequinho; outros orientam suas viagens internacionais na expectativa de comprar um relógio, etc; ou seja, o cara que há um ano estava babando em cima de Seiko/Tissot/Victorinox, hoje já está transando Panerai/IWC/Omega...... verdade ou estou mentindo?

Então penso que o Sistem51 é um produto voltado a atrair aqueles que ainda não têm seu relógio automático; é a porta de entrada para este mercado.

Todas esses questionamentos que você faz são muito válidos, mas são questões que permeiam a cabeça dos macacos velhos. Quem não é do ramo nem sabe que o relógio mecânico precisa de manutenção, que não é preciso, etc.; muito pelo contrário! Já cansei de ouvir gente que acha o oposto, isto é, que o relógio mecânico é mais preciso que o quartzo, pois tem o ponteirinho que desliza (!?).

TUZ40

Acho que o ponto é bem este que o Igor colocou. Uma porta de entrada, com a esperança de fidelizar o cara, prender a atenção do sujeito, depois disto tudo fica mais fácil.
"All your base are belong to us"

ThiagoDF

Hahaha, concordo com o que vc falou Igor.

Já teve amigos meus que ficaram espantados com o fato de os relógios mecânicos não serem mais precisos que os bons quartzos. Aí falavam: "Mas porque são tão caros?!".

Agora uma coisa que me incomoda neste Sistem51 é justamente a descartabilidade. A impossibilidade de reparo dele é deal breaker para mim.
Membro do RedBarBrazil

lucius

Concordo com o Igor.

O posicionamento e uso da marca swatch como entry level aos mecânicos e uma sacada genial do grupo.

Depois que o sujeito e picado pela mosca azul, vai querer mais, melhor e mais caro.

O marketing é coisa do capeta !!! ;D

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

igorschutz

Mas esses relógios devem durar 15 anos ou mais sem necessidade de revisão. Tá bom, não?

Além do mais, qualquer relógio nessa faixa de preço também é descartável, se não na teoria, ao menos na prática, já que um reparo minimamento decente vai custar o preço de um novo.

Aliás, este relógio custa menos do que muita pulseira descartável por aí (ou alguém repara pulseira de couro original?).

Não digo que não é um ponto negativo a descartabilidade, mas a técnica de fabricação e a necessidade de selar o mecanismo contra agentes externos, que é o que fazem desse relógio especial, não permitem contornar esse transtorno.

ThiagoDF

Poxa, tava pensando em 5 anos, no auge de meus parcos conhecimentos. ;D

Se realmente durar uns 10 ou 15 anos, minha opinião muda. ;)
Membro do RedBarBrazil