Menu principal

A. Lange & Söhne - o único tourbillion com hack

Iniciado por GuilhermeLago, 03 Fevereiro 2014 às 09:17:37

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Quando escrevi o texto que se encontra no site mãe sobre o Turbilhão, NUNCA HAVIA VISTO um! Acho que faz uns 15 anos que o escrevi, basta conferir a Revista Pulso onde também foi publicado. Mas naquela época ousei discordar inclusive de um dos mais fodões professores que o Wostep já teve, o Jean Claude Nicolet, que justamente afirmava que o turbilhão, mesmo na época de uso "comum" da relojoaria mecânica, era absolutamente inútil pelas constantes compensações levadas a cabo pelo sistema.

Alguns anos depois e muita leitura, tive acesso a alguns turbilhões "na mão" e visualizei vários. Acreditam que minha opinião não mudou? Enquanto o uso por parte de uma pessoa é absolutamente aleatório, o turbilhão não, porque compensará nas posições para qualquer usuário.

No entanto, algo mudou em minha percepção e, sobretudo, em virtude do mercado. No passado, o turbilhão era normalmente um exercício de destreza levado a cabo por relojoeiros que queriam provar seu valor, quiça, numa conclusão de curso. Não havia ebauches com turbilhões feitos até o retorno da relojoaria mecânica, nos anos de 1990. Contam-se às dezenas no máximo os turbilhões que foram feitos no século XX, todos à mão e com uma dificuldade além da imaginação.

Hoje... Bem, hoje existem as fresas CNC. Não estou dizendo que fazer um turbilhão, ajustá-lo e montá-lo seja algo fácil, mas vai uma distância daqui até a Lua do que era no passado. O turbilhão, com o devido respeito, perdeu a graça para mim, não porque tenha se tornado comum, mas porque tenha se tornado um pseudo exercício de "tour de force" para TODAS as marcas de alta relojoaria, o que é uma meia verdade para dizer o mínimo. Visualmente falando, também passei a gostar de relógios mais simples e, neste sentido, o turbilhão da Patek continua matador. Quer vê-lo? Vire o relógio. Esses buracos no mostrador, com o devido respeito, enchem-me o saco!

E o fato de o turbilhão ter tido sua construção facilitada não diminuiu os preços. Bem, pelo menos não nas fábricas de patrão! Mas sabemos que é possível fabricar turbilhões muito bem feitos por preços muito menores do que antes, a Frederic Constant, salvo engano, já vendeu modelos na sua linha por cercad de 20 mil euros. Não sei de quem era o ebauche, se deles ou da Technotime (visualmente lembravam-me os da Techotime). Aliás, a Nomos os faz até hoje para a Wempe, a preços... Well, well, well... Razoáveis.

Eu ainda acho que há espaço dentro da relojoaria mecância para adicionar a tradição e o cerne de todo estudo do tema, que ainda é (ou deveria ser, perdoem-me a franqueza), a PRECISÃO, sabe-se-lá o que isso signifique no dia atual.

Mas vejam. O ápice da precisão na relojoaria mecânica - volto a repetir - ocorreu há duzentos anos (sim, DUZENTOS ANOS) com os escapamentos de detenção (ou de cronômetro, na terminologia que eu prefiro), que naquela época já eram difíceis de serem colocados em relógios de bolso (o de pivô, porque o de mola é absolutamente impossível de funciionar direito num relógio sujeito a choques).

Mas vejam como são as coisas, para encerrar minha digressão e entenderem onde queria chegar. O Turbilhão, tido como um mecanismo complexo, hoje é carne de vaca, pelo menos para quem tem dinheiro.

Um "simples" escapamento de cronômetro num relógio de pulso? Pois é... Faz DUZENTOS ANOS QUE FOI INVENTADO e, até onde eu saiba, em linha (se é que produção de 20 relógios por ano é linha) só começou a ser produzido ano passado pela Urban Jurgensen! O relógio com tal escapamento foi levado à competição de obsevatório deste ano e não figurou entre os 3 primeiros. Ele funcionou até o final? Não sabemos....

Enfim, há muita coisa para ser feita ainda na relojoaria que é aparentemente simples e ninguém fez. E nem são consideradas complicações... Pelo menos não no significado que a teoria lhe confere.

Flávio

Neto1973

Citação de: Alberto Ferreira online 04 Fevereiro 2014 às 16:08:11

Uma das coisas que mais me atraem em um movimento mecânico de relógios é justamente ver o "esforço" da mente humana tentando fazer aquelas engrenagens e molas funcionarem juntas e com (razoável) precisão.

Concordo 100%

Abs

Alberto Ferreira

E eu concordo com o raciocínio e com as constatações do Flavio, e creio até que todos deveríamos.

Mas eu gostaria de colocar uma visão pessoal, ou tentar fazer mais claro o que escrevi aí acima.

Como sabem, eu sou engenheiro mecânico, e digo mais, por vocação.
Aí,...
Quando mais não fosse a experiência, a vida profissional, aquela que nos coloca, ou joga mesmo, a prática na cara (dura  ;)), e que nos ensina.
Uma das coisas com que nós temos que conviver em se tratando de máquinas, portanto mecânicas, são os nossos velhos e quase eternos conhecidos (hora amigos e hora inimigos...  8)), o atrito, a força da gravidade, os desgastes,...

A nossa mente sonha...
Sonha com a "leveza" e o "desprendimento" do átomo...  
Aqueles que vibram naquele cristal...  ::)

Mas, (in)felizmente, nós somos mecânicos.
8)

Alberto
O filósofo barato,...   ;)

Bom,...  ::)
Tá legal... O preço pode ser discutido, vai.
;D

Ah!
Trocar as "bolas" do nosso bom idioma, acontece... Em certa medida todos nós trocamos, né?

Mas aquele "hora-hora" lá foi intencional, ok?  ;)

Adriano

Patrão, bela mensagem.

Como não tenho nada a acrescentar, apenas digo que também DETESTO turbilhões visíveis no mostrador. Mata com qualquer relógio. Sabem um turbilhão que eu simplesmente piro? Aquele Omega. "O turbilhão central?". Na-na-não, o calibre 30I. Ahhhh....

Abraços!

Adriano

flavio

O turbilhão central para mim é exceção pelo conceito. Não teria como ser diferente. O problema é quando pode ser oculto e não o é. Flávio

Neme

Desculpem a minha ignorância,  mas o que seria um turbilhão assim......para um leigo? "É como se tivessem colocado cada componente de um movimento normal de um relógio mecânico uns em cima dos outros"?
Abs.
Neme!

Alberto Ferreira

Para os que eventualmente não ligaram o nome citado pelo Adriano à "pessoa"...

Este é o Omega 30I...

Fonte da imagem e comentários: http://www.omegamuseum.com/first-100-years

Alberto

flavio

O texto do site principal provavelmente solucionará suas dúvidas.
Sobre os turbilhões centrais esse antigo texto do purist da época tosca!
http://www.thepurists.com/jpg/tourbillon/tourbilloncentral.html
E uma pergunta dada a semelhança. O beat teve dedo no desenvolvimento no modelo da omega?
Flávio

Alberto Ferreira

Neme,
Este é um Omega (De Ville) com o turbilhão central.

Fonte da imagem: http://www.omegawatches.com/collection/de-ville/tourbillon/presentation/de-ville-tourbillon

Alberto

GuilhermeLago

Aqui mais um que "não precisa provar nada prá ninguém". Coisa mais linda...

mmmcosta

Já eu acho que, exceto em casos como o de um Patek 10 Day, em que mostrá-lo seria deselegante, o tourbillon deve ficar à mostra pelo simples fato de o belo existir para ser apreciado, exatamente como as pernas da Maria Sharapova:

8)
Marcelo

CSM

esta mocinha quase não é bonita...... ::) eu curto os mecanismos neste caso aparecendo sim... cara os spheretourbillons da jlc trabalhando sao fascinantes.... eu tive com alguns na mao ano retrasado na europa. tirei esta foto com o meu ns na hora que comprei a pulseira dele e instalei na prpria loja no meio, sai de la me sentindo um bosta... rsrsrs

abracos
Membro do RedBarBrazil

CSM

Membro do RedBarBrazil

Neme

Abs.
Neme!

mmmcosta

Pois é, César. Eu não trocaria o JLC Gyro II por absolutamente nenhum Patek Philippe.

Quanto à Maria, olha ela aqui em forma de relógio:

8)
Marcelo

Sifion

Alberto, não há o que se preocupar. Os seus argumentos e posições são sempre muito claros!  ;)

Não questiono que hoje em dia grandes complicações são usadas mais por status( e por gosto, pelo poucos aficionados por relógios) do que a busca por precisão realmente. Isso é um fato.

Pra mim, na minha humilde visão, é um pouco do que o Adriano falou esses dias que um Moon ou um Monaco sem crono é estranho conceitualmente. Se é uma complicação que busca realizar o funcionamento do relógio de maneira mais precisa que relógios comuns, era/é de se estranhar (pra mim ao menos é) que não tenha uma função comum de ajuste de hora, o hack.

Todo mundo aqui está no fórum porque gosta da parte mecânica da coisa, gosta de saber que existe todo um funcionamento de engrenagens, parte histórica e tudo mais, mas também acho que ninguém acha legal um relógio fazendo +20 +30 segundos ao dia. Acho que a gente sempre busca alguma precisão nos relógios, senão ter um COSC não faria sentido, e também não só o funcionamento preciso mas a marcação precisa também.

Deve ser estranho saber que o relógio está fazendo +1, -1 ou 0 ao dia e ver o segundeiro em uma posição aleatória no mostrador sem poder ajustar (pra galera que tem TOC deve ser fenomenal!)
Continuo achando estranho, apesar de saber realmente que pode/deve ser alguma coisa irrelevante e pode/deve ser só implicância minha  :P ;D :P

Enfim, é só uma opinião e entendo as demais apresentadas.

Abraços.

CSM

Citação de: Sifion online 05 Fevereiro 2014 às 16:40:05
Alberto, não há o que se preocupar. Os seus argumentos e posições são sempre muito claros!  ;)

fale por si proprio, tem horas que o alberto fala eu nao entendo nada.... rsrsrsrs.

abracos
Membro do RedBarBrazil

mmmcosta

Marcelo

Alberto Ferreira

Citação de: cesar online 05 Fevereiro 2014 às 17:17:05
Citação de: Sifion online 05 Fevereiro 2014 às 16:40:05

fale por si proprio, tem horas que o alberto fala eu nao entendo nada.... rsrsrsrs.

abracos

;D ;D ;D
Mas essa é a ideia,...
...colocar o Tico e o Teco pra jogar ping-pong...   ::)

8)
Alberto

PS:
E eu agora também não entendi muito, não, Sô!
Affff!
;)

Fe

mmmcosta, vc nao tem uma foto mais pra direita da Sharapova?

Pra ninguem estar olhando pra ela eu fico imaginando o nivel da proxima na fila! ;D