Menu principal

Gelo e Sol fazem mal ao relógio?

Iniciado por pontual, 08 Fevereiro 2014 às 21:09:37

tópico anterior - próximo tópico

mestreaudi

Rafael.

igorschutz

Outra coisa: o vidro filtra os raios UV, ou seja, os maiores afetados pelos raios são os relógios com acrílico. Relógios com vidro e com safira não têm os mostradores afetados.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Citação de: igorschutz online 09 Fevereiro 2014 às 15:07:19
Outra coisa: o vidro filtra os raios UV, ou seja, os maiores afetados pelos raios são os relógios com acrílico. Relógios com vidro e com safira não têm os mostradores afetados.

Sei não Igor, o que vejo de Seamaster James Bond desbotadão... são todos de safira.

Abraços!

Adriano

dsmcastro

Citação de: Adriano online 09 Fevereiro 2014 às 16:13:26

Sei não Igor, o que vejo de Seamaster James Bond desbotadão... são todos de safira.

Abraços!

Adriano

Uma dúvida besta: não seria o caso de colocarem um tratamento anti-UV, como nas lentes de óculos, tanto escuros quanto claros, nos vidros dos relógios, especialmente os mais caros, cuja vida útil tende a ser mais longa? Pois, se fazem o tratamento anti-reflexo, creio que poderia haver um tratamento anti-UV tb... Se é que já não existe. Vou dar uma pesquisada, mas se alguém souber algo, já agradeço.
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

ogum777

Citação de: flavio online 09 Fevereiro 2014 às 12:01:27
Olha, tenho uns 15 relógios (sim, muito menos do que vários daqui imaginam...), e a maioria se encontra em "estado de zero", sem qualquer arranhão, luminosos perfeitos, etc. Mas creio que isso aconteça porque uso ternos a semana inteira, com a camisa social "protegendo" os relógios. Digo isso porque eu não tenho esse tipo de preocupação que o povo daqui tem e, acho, imaginam que eu também tenha. Claro, não vou detonar os relógios por detonar e nem utilizá-los para o que não foram projetados, como pular no mar com relógios não resistentes a água e pulseira de couro, mas simplesmente os uso. E sim, há alguns deles que possuem MUITAS marcas superficiais (arranhões, dentes, etc) pelo uso (como, por exemplo, meu Omega PO - que USO PRACARAMBA - e Rolex Explorer).

Quando mais novo, ainda morando com minha mãe e começando a juntar alguns relógios (muitos deles mais caros do que meu salário de estagiário por um ano), resmungava: "pô, meus relógios estão ficando todos arranhados".

Minha mãe dizia, nos moldes acima: "ora Flávio, você como pessoa sofrerá diversos "arranhões" na sua vida, use sem dó seus relógios"!

Eu prefiro outro ditado: lavou tá novo! hahahaha

Mas vejam como são as pessoas. Outro dia li que um ator famoso que coleciona relógios havia enviado alguns que de fato usa (com disse, há relógios no meu ajuntamento QUE SÃO PARA USAR SEM DÓ, outros nem tanto) para revisão, dizendo que NÃO QUERIA QUE OS POLISSEM. Poliram... E ele ficou puto demais, porque cada arranhão no relógio o lembrava de algum fato importante da vida. Lembram-se dessa história?

Pois então... Meu Milgauss GV tem um pequeno trincadinho na safira, não visível a olho nu. Só passando a unha pela lateral o percebe. E ele também tem alguns arranhões junto ao tal "trincadinho". Tropecei meio bêbado numa escada e rolei ao chão. Vejam se isso não é história para se guardar?  :P

Flávio

meu monster laranja tem um ralado na caixa. dum tombo de bike, indo pro trabalho. esse ralado aumentou meu carinho por esse relógio, lembra o dia em que eu estava tão abalado pelo aniversário de morte de uma prima minha, que cheguei a cair de bicicleta, dando aulas depois com a calça rasgada, e um joelho inchado.

mas de fato, de camisa social e terno, o relógio está praticamente o tempo todo protegido. mas como eu me livrei do terno pra trabalhar, mesmo pra trabalhar no campo do direito, já não tenho essa proteção. mas nem por isso deixarei de usá-los.

e o ralado no monster não me deixa sonhar muito com nada muito caro pra pendurar no pulso. menos mal, gasto a diferença em bicicletas... hehehehe

ogum777

Citação de: dsmcastro online 09 Fevereiro 2014 às 16:19:09

Abraços!

Adriano

Uma dúvida besta: não seria o caso de colocarem um tratamento anti-UV, como nas lentes de óculos, tanto escuros quanto claros, nos vidros dos relógios, especialmente os mais caros, cuja vida útil tende a ser mais longa? Pois, se fazem o tratamento anti-reflexo, creio que poderia haver um tratamento anti-UV tb... Se é que já não existe. Vou dar uma pesquisada, mas se alguém souber algo, já agradeço.

até onde sei, não há muita lógica em fazer isso.

o revestimento tem que ser na parte interna do cristal, pra ficar resistente a riscos.

e esse mesmo revestimento pode ele mesmo amarelar com o tempo.

o dial em si demora muito a se degradar. o que degrada mais rápido é o lume, pela sua própria natureza.

nada quem uma nova aplicação de lume não resolva, embora muitos adorem justamente o efeito do tempo: a pátina que vai aos pucos cobrindo o lume.

Carbonieri

o lume do meu seamaster e dos ponteiros do oceanstar estão bem amarelos e eu não me incomodo com isso. pra um desckdiver não faz diferença
sic transit gloria mundi

luiz1978

Abraços!

Adriano

Meu pai tem um B & M dos anos 80 que consegui mandá-lo pra revisão recentemente e pensávamos que a safira estivesse desbotada pelo tempo. Cheguei até a perguntar ao relojoeiro se poderia trocar. A verdade é que a safira estava boa; o problema era o dial (branco) que desbotou.

igorschutz

Perdão, errei em mencionar a safira. O vidro apenas é um filtro UV.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Juro que eu não sabia. Então é algo em sua composição, e não o fato de ser um cristal, senão a safira também o seria, não?

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Bom,...
Eu não tenho uma informação precisa se de fato o vidro (comum) atenuaria os efeitos da radiação UV e em que medida a atenuação se daria em cada caso, mas não nos esqueçamos que há vários tipos de radiação, melhor dizendo, elas são classificadas em diferentes faixas de comprimentos de ondas, UVA, UVB, etc.

...
Mas, e apenas fazendo aqui um mero raciocínio lógico, eu perguntaria.

Então por que as lentes (de óculos) precisam ter um cristal (vidro) com tratamento especial anti UV (que no caso seria a UVB, a grande vilã dos nossos olhos)?

O UV, o comprimento de onda, que mais desbota as cores é o mesmo que prejudica os nossos olhos?

Alberto

dsmcastro

Citação de: Alberto Ferreira online 09 Fevereiro 2014 às 21:49:49
Bom,...
Eu não tenho uma informação precisa se de fato o vidro (comum) atenuaria os efeitos da radiação UV e em que medida a atenuação se daria em cada caso, mas não nos esqueçamos que há vários tipos de radiação, melhor dizendo, elas são classificadas em diferentes faixas de comprimentos de ondas, UVA, UVB, etc.

...
Mas, e apenas fazendo aqui um mero raciocínio lógico, eu perguntaria.

Então por que as lentes (de óculos) precisam ter um cristal (vidro) com tratamento especial anti UV (que no caso seria a UVB, a grande vilã dos nossos olhos)?

O UV, o comprimento de onda, que mais desbota as cores é o mesmo que prejudica os nossos olhos?

Alberto
Eu já li que o vidro comum filtra cerca de 50% dos raios UV (a e b), mas já li que filtram quase 90%... Enfim, só pesquisando melhor pra ter uma base. Deve depender do tipo de vidro. Mas tanto o UVA quanto o UVB podem causar danos. O UVA atinge uma camada mais profunda da pele, mas o UVB também é responsável por manchas e rugas, mesmo atingindo uma camada mais superficial da pele. Não sei se para os pigmentos presentes nos mostradores se relógios as propriedades são diferentes...

Em relação aos cristais de safira, o que já li é que a pureza do cristal é que ajuda a permitir maior passagem dos raios UV's... E que o tratamento antirreflexo (de acordo com a nova ortografia) possui uma proteção UV... Só não sei ainda em qual nível. Mas isto é um assunto bem interessante, mesmo que pareça uma trivialidade.
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles