Menu principal

Dúvida sobre manutenção

Iniciado por Mesquita, 15 Fevereiro 2014 às 01:33:14

tópico anterior - próximo tópico

Mesquita

Boa noite a todos!

Estou com uma dúvida cruel, e peço ajuda aos colegas foristas.

Tenho um relógio cuja máquina é uma ETA 2824-A2. É o meu relógio preferido, daqueles que teremos para o resto da vida. Comprei esse relógio novo, em 2006, mas não o usei muito, talvez pelo valor sentimental que tenho por ele. Ultimamente comecei a usá-lo com mais frequência.

Devido à idade do relógio, achei por bem levar ao meu relojoeiro de confiança. O relógio funciona perfeitamente, atrasando mais ou menos 10 segundos por dia,  precisão esta suficiente para mim, que até então não usava muito esta peça.

Pois bem, meu amigo relojoeiro me disse que, se eu estivesse satisfeito com a precisão, que não fizesse revisão alguma. Disse-me que não compensava abrir um relógio de mergulho, lacrado de fábrica, para fazer uma simples lubrificação. Disse-me ainda que possuía um Rolex DJ há mais de 20 anos, que nunca havia sido lubrificado, e que funcionava a contento.

A contragosto, aceitei seus argumentos. Mas continuo me perguntando: será mesmo? Será que essa falta de revisão não causaria um desgaste prematuro das peças? Ou seria melhor continuar usando o relógio, na esperança de que nada mais grave acontecesse? Seriam os lubrificantes utilizados pelos relojoeiros diferentes daqueles aplicados na fábrica?

Em suma, o que fazer?

Estou em BH/MG. Agradeço antecipadamente por qualquer conselho.

Mesquita

Quero acrescentar também que, apesar de não postar muito, leio o fórum há bastante tempo, e aprendo muito com as discussões. Podem me considerar um fã rsrs. Frequento também o watchuseek, onde posto (um pouco) mais.

vinniearques

Cara desculpa ser direto mais troca de relojoeiro.

O que ele falou, principalmente do DJ é um absurdo.

A lubrificação resseca e o relogio vai trabalhar com pouco ou nenhum oleo criando muito mais atrito e ferrando varias peças com o passar dos anos.

igorschutz

Um relógio de 2006 e com pouco uso no braço é muito novo pra precisar de revisão.

Concordo com seu relojoeiro: revise apenas se estiver insatisfeito com a precisão dele, pois dificilmente este relógio está com lubrificação ressecada (a não ser que ele tenha ficado todos esses anos literalmente parado em uma posição).
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Cigano

Um DJ, com mais de vinte anos e nunca foi revisado...
Os óleos e graxas tem vencimento, pois ele vai secando dentro mecanismo até ficar tudo no ferro à ferro !
Abraços,
Cigano!

vinniearques

Citação de: igorschutz online 15 Fevereiro 2014 às 09:36:00
Um relógio de 2006 e com pouco uso no braço é muito novo pra precisar de revisão.

Concordo com seu relojoeiro: revise apenas se estiver insatisfeito com a precisão dele, pois dificilmente este relógio está com lubrificação ressecada (a não ser que ele tenha ficado todos esses anos literalmente parado em uma posição).

Quanto ao 2006 concordo com vc Igor

Agora o Datejust acho que deve estar meio triste de ver por dentro, nesse caso estava falando dele

Adriano

Sem saber a amplitude, tudo é chute. E eu já acho que não é tão novo assim. Um relógio comprado em 2006 não necessariamente foi fabricado em 2006. Mas suponhamos que sim: ele está entrando no nono ano de uso. Eu não consideraria "muito novo" nem sequer "novo" para uma revisão. Ele deve estar na hora, ou já passado da hora de uma revisão. Ou pode, ainda, estar com plena amplitude. Mas eu me consideraria um sortudo em ter um 2824-2 sem revisão por quase nove anos e ainda com amplitude passando dos 290° nas horizontais.

O argumento de ter sido "lacrado" de fábrica também é impreciso. Relógios são apenas fechados na fábrica, não lacrados.

Outra coisa, lubrificante sintético não seca e não engoma. Se desloca, se contamina, mas secar, não.

Resumindo: ele pode não estar precisando de revisão? Pode. Mas com esse tempo todo, eu jamais garantiria isso. É hora de checar sua amplitude em um bom aparelho. Enfim, só opinião minha.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Meu IWC deve estar uma bomba então, comprei usado em 2001, foi ao relojoeiro uma vez, no mesmo ano, e pior que o bicho continua preciso.

Mas concordo com o Adriano. Poucos caras aqui tem a experiência dele pra falar sobre este assunto.

Talvez seja melhor meter o relógio num Witschi (Vibrograph B200 não serve, pelamor) e fazer um diagnóstico.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Eu digo isso porque já vi relógio dentro da garantia de venda precisar de revisão por que a lubrificação foi pro espaço. Problema na fabricação? Com certeza, mas pode acontecer.

E quanto melhor o relógio, mais difícil de notar qualquer problema só pela marcha pois o isocronismo é muito bom. Vide Rolex: o bicho tá morrendo, com 150° de amplitude, mas a marcha tá igual quando tava com 300°. O que o dono pensa? "Tá perfeito!". Tem que ver pela amplitude mesmo.

Abraços!

Adriano

pontual

O que é amplitude de um relógio? Quanto mais é pior ou melhor? Cesar;

automatic

Troque de relojoeiro !!!
Mantenho uma média de 5 a 7 anos para as minhas revisões.
Até hoje não tive problemas.

Neme

Tá,  5 ou 7anos tudo bem.......mas e a vedação?  Tbm esperam esse tempo todo para verifica ou checam apenas ela com intervalos menores? Tenho essa dúvida.
Abs.
Neme!

Cigano

Bom saber caro Adriano, que o óleo não seca, e sim espalham com tempo !
Teve um relógio que veio do caro Pandolfi, que desmontei, eu ate fiz uma foto de como o óleo estava no eixo de uma das rodas... parecia mel  rsrsr
Abraços,
Cigano!

automatic

Citação de: Neme online 15 Fevereiro 2014 às 18:44:51
Tá,  5 ou 7anos tudo bem.......mas e a vedação?  Tbm esperam esse tempo todo para verifica ou checam apenas ela com intervalos menores? Tenho essa dúvida.

Não coloco meus relógios na água !!!  Somente meus CASIOs.

Mesquita

Obrigado a todos que responderam. Vou levar o relógio ao pessoal do Shopping Quinta Avenida, aqui em BH. Já ouvi falar bem do trabalho deles, mas nunca fui cliente. Se alguém  tiver alguma sugestão de outros relojoeiros bons aqui em BH, por gentileza, enviem por MP.