Menu principal

Qual o relógio desta lenda?

Iniciado por Correia, 24 Maio 2009 às 12:29:50

tópico anterior - próximo tópico

Correia

Saudações meus amigos !

Antes de mais, o homem que é objecto deste pequeno filme é Enzo Maiorca, um dos pioneiros do mergulho de profundidade em apneia, a par com outra lenda, infelizmente já desaparecida, Jacques Mayol.
Os dois são os "protagonistas" do belíssimo "The Big Blue", ou Vertigem Azul, de Luc Besson, história de ficção.
Ali, Jacques Mayol é Jacques Mayol, e Enzo Maiorca é Enzo Molinari(não sei o porquê... ???).

Actualmente, o record em "no limits" é de cerca de 214 metros(Herbert Nitch), sendo que  Mayol e Maiorca, pioneiros, cobaias por vontade própria, seja lá o que for, mergulharam, ao contrário de hoje, rumo ao desconhecido. Antes de Mayol e Maiorca, os médicos e cientistas estavam convencidos que passar abaixo dos -50m era fatal.
Mas estes homens provaram o contrário, e passaram a barreira dos 100m.

Bom, não gosto de este tipo de "que relógio usa o actor X, quando bebia um café, etc etc", mas neste caso gostaria de saber que relógio(um diver, certamente) usa Maiorca neste documentário(aparecer cerca de 00:58 seg). Não consigo identificá-lo(será um Seiko?).

http://www.dailymotion.com/video/x255va_enzo-maiorca-lhomme-poisson_dating

Obrigado
Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Gravina

Olá amigo Correia,

Creio, (quase 100% de certeza), que é um Seiko 600M - 7C46 (quartz)

Agora...........com total certeza, o relógio do médico (il doctore) que estava ao eletrocardiograma, é um Aquastar ;)................depois posto uma foto para comparação!

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

Salve, amigo Correia!

Bem,...
Eu diria que, numa primeira "análise", trata-se mesmo de um Seiko, a coroa às 4 horas nos induz mesmo a pensar assim...
Ou não? ::)
:D

....

Mas qual?  ???

Vamos às outras opiniões, ou confirmações, dos nossos amigos com "olhos de águia"...

...ou seria "olhos de petrel"?

;)  :D

Abraços a todos!
8)

PS:
Eu acho que o "palpite" do amigo Douglas tem uma certa "consistência".  :D

Mas, o que vocês acham?  ???

E aí, turma da ASA. alguém se habilita?
Concorda. Ou discorda?
;)
::)

Correia

Amigos Alberto e Gravina, muito obrigado pela V/ ajuda.
Sem dúvida que parece um 600m :), quanto a mim(agora...) o palpite do amigo Gravina será correcto.

Grande abraço, :D :)

Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Gravina

Beleza Correia!!!

E o do médico (inicio do filme), é este:

Abs

Gravina

Correia

Que maravilha amigo Gravina ! :o :o :P

Esse Aquastar é fantástico.
(Obrigado, queria também perguntar pelo do médico, acabei por me esquecer.....)
É alguma série limitada ou especial, uma vez que surge "Cressi-Sub" no mostrador?

Este é o meu Cressi.... ::) :-\ :-\  :)

Abraços,
Correia

Citação de: Gravina online 24 Maio 2009 às 17:02:02
Beleza Correia!!!

E o do médico (inicio do filme), é este:

Abs

Gravina

Gravina

Oi amigo Correia,

Eu não posso afirmar com toda a certeza, mas penso que este modelo da Aquastar (um dos primeiros, se não for o primeiro.....1964/1965), foi encomendado por algum revendedor da Cressi-Sub, ou pela própria................ ??? ??? ???...........tudo nos leva para esta conclusão................
É um dos relógios mais cheio de marcas que eu.............Aquastar, Jean Richard, e Cressi-Sub.............. ;D ;D ;D!!!
Parece que Aquastar, foi uma marca da Jean Richard...........criada para atingir os mercado dos esportivos (Diver) no inicio dos anos 60.

Abração

Gravina

Correia

Amigo Gravina, grato pela explicação :)
Penso que a Cressi-Sub também tem alguns modelos de relógios(assim como a Beuchat - tens um fantástico :) ;)).
Certamente "encomendados" a algum fabricante.

No documentário, aos 06:00', Maiorca surge com um profundímetro, e este eu sei identificar(tenho um exactamente igual ;D....) - um Uwatec.
(Com os seus quase 80 anos, ainda continua a mergulhar, não para bater records, antes, certamente e somente, pelo prazer.

Foto do Uwatec(por coincidência, em cima de uma revista de mergulho, com publicidade da Cressi-Sub ;) :)):

Grande abraço,
Correia

zE_

Eu acho que tbm poderia ser um 7549-7010  300m.

Abraços,
Jose A.

Gravina

Citação de: zE_ online 24 Maio 2009 às 22:45:04

Abraços,
Jose A.

Sim Zé.............pode ser também  ???

Tenho uns amigos que irão para a Sicilia em julho...(um deles o nosso pessoal daqui do fórum,  conhece lá do MASP)............quem sabe eles não conseguem  fotografar o bicho, para tirar esta dúvida................pelo menos um Seiko, deve ser!!!

Abs

Gravina

Correia

Citação de: zE_ online 24 Maio 2009 às 22:45:04

Abraços,
Jose A.

:D Também pode ser sim amigo Zé.
Mas acho que com 99,9% de certeza - é um Seiko ! :) :D

Amigo Gravina, eu gostaria de tirar uma foto com esse senhor, o homem era bão mêmo! :)

Abs,
Correia

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Pois é!...
Eu provoquei com aquelas imagens e pretendia dar um palpite também,...

Acontece que depois eu não retornei mais ao fórum, e só o estou fazendo agora.

Bem,...
Como eu dei a entender na minha mensagem, eu discordo do amigo Douglas.
A foto do filme está ruim, mas (a meu ver) percebe-se que o bezel e as garras são diferentes das do 600m.

Bom,...
A essa altura do campeonato, eu também diria, como o amigo zE, que se trata de algo por assim dizer,...
Talvez,...
Considerando que,...  ::)

Ah!  Vai...
Um Seiko 7549 - 300m mesmo!  8)

Para quem eventualmente não conhece o modelo,...

Fonte da foto: NET

Mas,... Certeza,...  Mas aquela certeza mesmo...

Eu só tenho...
... que não a tenho.
;)  ;D

Um grande abraço a todos!
8)

Alberto

Correia

Olá amigo Alberto.
Seja que modelo (de Seiko :D ;)) for, a certeza que tenho é que se pode sempre contar com os amigos ! :D ;)

Uma questão - O actual "Tuna Can" - de 300m com o 7C46 é o sucessor do 7549 ?
Poderá o 7C46 ser considerado como high-end quartz? Próximo(mesmo que relativamente.....) do )9F?

Não me importaria muito em ter um "Tuna".... ;D

Abs,
Correia

igorschutz

Citação de: Correia online 25 Maio 2009 às 18:10:55
Poderá o 7C46 ser considerado como high-end quartz? Próximo(mesmo que relativamente.....) do )9F?

Meu amigo Correia,

Eu considero o 7C46 como um movimento high-end sim, em virtude da sua robustez e construção feita para durar: platinas metálicas, rubis, um trimmer para compensação do quartzo em razão da idade, etc.
Não é um high-end no nível de um movimento da série 9F, que estaria no topo dos high-end na opinião de alguns, mas nem por isso não o deixa de ser.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Eu também penso como o Igor.
Os 7C46, embora num nível inferior, são mesmo movimentos de primeira linha.

Amigo Correia, tens aqui mais um,...
Eu também não tenho nenhum deles e não ficaria de todo "infeliz" se tivesse...  ::)
;) :-\

Na verdade, os 7549 (300 e 600m) são mesmo anteriores aos 7C46 (comparativamente de mesmas classificações de profundidade).
Os primeiros foram lançados no final da década de 70 (1978) e os 7C46 em meados da de 80 (1986).

Por outro lado, os 7C46 (aqui mudando de linha), falo dos 7C46 - 600m, "abandonaram" o característico desenho "tuna can" e têm aquele bezel (tipo "cinzeiro" - numa "visão" minha...  :D).

Mas vamos ver o que o nosso estudioso (e amante) dos Seiko's, o nosso amigo zE, ou outro aficcionado da ASA pode nos dizer.
Se confirmam ou se corrigem o que dissemos.

A propósito, eu creio que o nosso amigo Douglas tem alguns desses modelos na sua coleção, não é mesmo Douglas?

Um grande abraço a todos!
8)

igorschutz

Alberto,

Tem Tuna Can com 7C46 sim, de 1000m! :o

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Correia

E não tem o tuna can, já com o bezel "cinzeiro", de 300m, com o 7C46? ???

Abs,
Correia

Alberto Ferreira

Sim amigo Correia.

E eles podem ser vistos
AQUI

Pode ser imprecisão minha, mas eu considero como "tuna can" (visão minha  :D) os que têm este aspecto.

E os que têm este aspecto aí abaixo, e que eu, muito pessoalmente, chamei de "cinzeiro" (devido aos rebaixos do bezel),

Já não seriam "tuna can". Na minha visão, bem entendido...  8)
;) :D

Abraços!

Correia

Sim amigo Alberto, também é a minha opinião, quando falou no "cinzeiro", associei à caixa "tuna",  sem o bezel do "skx007", ou seja, com o bezel cinza, da cor da caixa.

O que me referia é o SBBN007, tuna, bezel cinza e 300M :

http://www.larrybiggs.net/scwf/index.php?mod=103&action=0&id=1011765174

Agora percebi que se referia ao 2.º modelo do seu tópico....OK, tarde, mas percebi... :-[ :-\ ;D

Obrigado pelo fantástico link  :D

Grande abraço,
Correia

Byron

Os suiços que me desculpem, mas a Seiko é F*** !!
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire