Seagull

  • 17 Respostas
  • 5169 Visualizações
*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Seagull
« Online: 18 Fevereiro 2014 às 23:11:37 »
Boa noite a todos,

Fuçando na internet encontrei essa aberraçao aqui:

http://mall.seagullwatches.com/index.php/classics/h618-862.html

Trata-se da mesma fabrica daqueles movimentos vistos em alguns relógios chinocas por ai ?? Tal qual Parnis e etc. ??




*

DonPepe

Re: Seagull
« Resposta #1 Online: 18 Fevereiro 2014 às 23:25:02 »
Chuta que é macumba!  ;D

Arriba!

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Seagull
« Resposta #2 Online: 19 Fevereiro 2014 às 00:01:36 »
Sim, é a fabricante chinesa.

Nossa, olha o preço desses relógios, afff... ;D
Membro do RedBarBrazil

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Seagull
« Resposta #3 Online: 19 Fevereiro 2014 às 00:09:51 »
na china, animais têm significados.

o macaco significa o empenho em ultrapassar obstáculos.


*

flavio

Re:
« Resposta #4 Online: 19 Fevereiro 2014 às 00:10:26 »
Isso é a grana de lá gente. Acreditam que a marca é tradicional na china há décadas? Sério. Depois escrevo algo, estou no celular. Flávio

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Seagull
« Resposta #5 Online: 19 Fevereiro 2014 às 00:59:22 »
Ah, agora que vi o preço desses com os animais, ai sim teria percebido que o preço não era em dólares... :P

Pensei que os preços eram em dólares, superfaturados é claro, quando vi os preços dos Tourbillon, cerca de 14000,00. ;)

Flávio, bati o olho na webpage da wikipédia da Seagull outro dia e vi que eles tem tradição lá mesmo, fazem relógios a muito tempo, eram a opção na China fechada comunista.
Membro do RedBarBrazil

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re: Seagull
« Resposta #6 Online: 19 Fevereiro 2014 às 01:01:37 »
Ufaaa... Achei que eram dólares...  ;D ;D ;D

Re: Seagull
« Resposta #7 Online: 19 Fevereiro 2014 às 01:18:17 »
A Seagull produz movimentos que vão desde os mais simples, aos mais sofisticados dentro da proposta da marca, é claro. E li numa entrevista ano passado que a proposta deles é se firmarem como uma marca que produz relógios completos e não só movimentos para terceiros. Acho uma boa iniciativa, principalmente, pelo fato de estarem preocupados com a imagem de cópias que os produtos chineses passam e ficam conhecidos pelo mundo.

Aqui um artigo de quando lançaram um modelo próprio com tourbillon.
http://www.watch-insider.com/news/chinese-manufacturer-sea-gull-presents-dual-axis-tourbillon-read-exclusive-report-china-written-contributor-logan/

E os chineses são muito acessíveis para quem quer comprar ou produzir com eles, fiz algumas cotações com fabricantes chineses e todos se mostraram muito disponíveis e bastante profissionais no trato comercial, não sei quanto às condições de trabalho, isso é algo que precisam melhorar em muitos segmentos. Mas, fiz apenas cotações e sondagens, não levei nada adiante, por enquanto.

Mas, acredito que num futuro próximo grandes fabricantes europeus irão firmar mais parcerias com os chineses, como aconteceu com a Corum, apesar de que li que a marca suíça foi comprada por um grupo chinês e não apenas uma parceria, mas enfim, pode ser que a capacidade industrial chinesa seja melhor desenvolvida se focarem em produzir artigos autênticos.

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Seagull
« Resposta #8 Online: 19 Fevereiro 2014 às 09:14:42 »
como boa parte da indústria chinesa, pegaram tecnologias já sem proteção de patentes (em alguns casos ainda com proteção... hehehe) e copiaram e depois a modificaram.

parnis sempre teve relógios com desenho semelhante o igual a modelos já existentes, com desenho industrial já desprotegido. hoje tem modelo próprio.

o movimento a corda da seagull (st-36) que é clone do 6497/6498 é mais próximo da versão da ETA, e o da hangzhou (9000), outro grande fabricante chinês, mais próximo da versão UNITA.

isso só pra dar alguns exemplos.

mais vai longe o tempo em que o relógio chinês tinha apenas movimento "tongji", o movimento que  foi desenvolvido nos anos 70 pra ser o que equipav aorelógio que todo chinês deveria ter....

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re: Seagull
« Resposta #9 Online: 19 Fevereiro 2014 às 10:00:48 »
Já falaram tudo, apenas complemento.

Até a revolução socialista, o mercado era aberto, mas depois... Fato é que, mesmo assim, os comunistas contrataram alguns técnicos suíços e compraram máquinas para fabricação em casa de relógios. A indústria chinesa para mercado interno surgiu nessa época.


Flávio

Re: Seagull
« Resposta #10 Online: 19 Fevereiro 2014 às 22:39:00 »
A Sea-gull (com hífen!!) é a mais proeminente fabricante chinesa na atualidade. Como bem disse o ogum777, a maior parte da linha é composta de clones de movimentos suíços. O que diferencia a Sea-gull das outras manufaturas chinesas são as surpreendentes e inequívocas demonstrações de competência que, vez ou outra, lança no mercado. Além dos tourbillons, a Sea-gull oferece outros movimentos in-house, como o ST90 (quarter repeater) e este recente micro-rotor:


Inspirado, mas não copiado, do Universal 1-66.


Automático com cerca de 7mm de espessura.

É de se notar ainda, na linha da Sea-gull, a existência de alguns designs originais mais técnicos, equilibrados, destoando novamente do resto das manufaturas chinesas:




Sea-Gull modelo 816.362: design equilibrado, original.

Após essa breve ressalva, consideremos que, na atualidade, os modelos mais famosos e vendidos da Sea-gull continuam sendo cópias descaradas de relógios suiços:


Sea-gull M177: talvez o modelo mais famoso da marca.


JLC Master Control.


Sea-gull M306S.


Chopard Mille Miglia.


Último lançamento da Sea-gull para 2013: dificilmente uma coincidência.

Seus relógios já foram baratíssimos. Hoje, nem tanto. Há poucos anos atrás, o M177 podia ser encontrado por USD$50 na internet.

Executivos da Sea-gull já falaram abertamente, em entrevistas, sobre seu plano de negócios, no qual está incluída uma agressiva política de expansão no mercado internacional. Ainda assim, é difícil levar a sério uma manufatura que, rotineiramente, inunda o mercado com cópias baratas de relógios suíços contemporâneos. É, na minha opinião, um modelo de negócios obtuso, ingênuo, que deprecia a percepção da marcal, ao mesmo tempo em que fortalece o produto das manufaturas copiadas, teoricamente competidoras da Sea-gull, as fabricantes dos "relógios de verdade". A mensagem implícita é que os designs suíços são tão superiores que os chineses não têm outro recurso que não copiá-los.

Estamos diante, creio eu, de uma espécie de dissonância cultural, uma vez que tal modus operandi parece ser prevalente em vários outros segmentos da indústria chinesa. Eles copiam a si próprios, e a qualquer um. Do motivo para tanto, admito, não faço idéia.

Acho tudo ainda mais triste quando se trata de uma manufatura que, claramente, possui expertise técnica para criar algo realmente inovador e duradouro. A Sea-gull precisa cessar a produção das emulações grosseiras e focar em seus próprios movimentos e designs originais, se é que a marca espera, algum dia, amadurecer a ponto de alcançar alguma relevância no mercado internacional.
« Última modificação: 19 Fevereiro 2014 às 22:42:02 por Mesquita »

Re: Seagull
« Resposta #11 Online: 19 Fevereiro 2014 às 22:53:03 »
Depois falam mal do meu Blake & Wheeler. Depois dessa...


*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Seagull
« Resposta #13 Online: 20 Fevereiro 2014 às 00:36:38 »
mesquita,

acho que há um fator cultural que influi nessa política da cópia da sea-gull.

no oriente, copiar não é necessariamente algo ruim. ainda mais numa cultura onde o lugar o indivíduo se apaga diante do todo.

a china não se fez no período da revolução recente, mas tem uma cultura milenar e o confucionismo já pregava, de certa forma a submissão do indivíduo ao todo.

assim, como fica o trabalho de autor numa cultura dessas? pode até ser mal-visto, uma afirmação desnecessária de ego...

Re: Seagull
« Resposta #14 Online: 20 Fevereiro 2014 às 01:34:12 »
ogum777, muito enriquecedor o seu comentário. Realmente faz todo o sentido, ajuda a compreender a lógica reinante na indústria chinesa.

Esses artigos que o zE postou sobre a Beijing Watch Factory também são muito interessantes. Já havia lido que a BWF é menor e, em alguns aspectos, ainda mais tradicional que a Sea-gull, reeditando relógios populares em determinados períodos históricos da China. Assim como a Sea-gull, trata-se de uma manufatura que, claramente, tem capacidade suficiente para suas próprias inovações e designs. Chamo a atenção para a decoração dos movimentos, muito acima da média em sua faixa de preço. Só que, assim como na Sea-gull, também há cópias na linha de produtos da Beijing Watch Factory.

Utilizando as fotos do segundo artigo, em francês, fui capaz de notar algumas "inspirações" em relógios europeus:




Roger Dubois Excalibur 42.




Métiers d’Art, Vacheron Constantin.

Essas são as que notei logo de cara. Com certeza há outras.

Re: Seagull
« Resposta #15 Online: 20 Fevereiro 2014 às 09:36:29 »
Na natureza nada se cria, tudo se copia - infelizmente!

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Seagull
« Resposta #16 Online: 20 Fevereiro 2014 às 11:13:50 »
Na natureza nada se cria, tudo se copia - infelizmente!

não se "infelizmente" é o caso.

"ex nihilo nihil fit", então a cópia tá na base da criação que é tida depois como original.

mecanismos como unitas 6497 caíram e domínio público faz tempo. não deixaram de ser fabricados e hoje são,de alguma forma, aperfeiçoados. o da sea-gull, st-36, é de  21,600 bph, um certo incremento em relação ao original (em tempo, não estou dizendo que o st-36 é melhor que o eta/unitas 6497, mas notando essa diferença).

de outro lado, os divers tiveram seu padrão de certa forma estabelecidos pela rolex. o sub é a grande referência, sempre, para relógios de mergulho. mas quantos relógios com bezel/luneta variando o modelo da rolex não temos por aí?

seiko foi na esteira dos rolex, não dos panerais. mas não apenas seiko, mas todo mundo, a ponto de se criar uma norma iso (6245), que faz o padrão do sub se tornar a norma, e não o padrão da panerai. hoje não se pensa um diver sem um bezel giratório e pouca gente lembra o dna "marinho" dos panerais....

e veja só, primeiro diver com caixa em titânio foi da seiko...

o fato é que a indústria vai copiando a si mesma há séculos, às vezes cópias fajutas, às vezes cópias melhoradas. e de pequena mudança em pequena mudança se chega a modelo que parecem totalmente originais, de tão distantes do original copiado que lhe deu origem. iso serve pra tudo, não apenas pra relógios.

se é cópia apenas do desenho, normalmente a cópia é ruim. mas cópias dos produtos em si, da sua "engenharia", podem trazer incrementos. ou não. ou seja, cada caso é um caso....




Re: Seagull
« Resposta #17 Online: 20 Fevereiro 2014 às 13:59:37 »
De fato atualmente é difícil hoje criar algum design novo para relógios, a não ser que seja uma produção muito restrita e bem cara, do contrário as grandes produções vão reinventando uma coisinha aqui e outra ali, e dependendo do 'tema' não dá pra inventar muito... Os divers são bom exemplo disso. O próprio sub não é tão original assim... O Fifty Fathoms foi lançado antes já com esta proposta de design que vem sendo modificada e aperfeiçoada até hoje por quase todos fabricantes.

http://www.hodinkee.com/blog/2009/1/23/the-blancpain-fifty-fathoms-revisited-the-original-diving-wa.html