Como funciona o sistema de "hacking" (parada do segundeiro)?

  • 7 Respostas
  • 3837 Visualizações
Como funciona o sistema de "hacking" (parada do segundeiro)?
« Online: 26 Fevereiro 2014 às 21:09:54 »
Prezados amigos,

Como funciona o sistema de "hacking" (parada do segundeiro) nos relógios mecânicos que possuem tal recurso? E nos relógios a quartzo?

Há alguma diferença entre os sistemas usados pelas diversas marcas ou todos funcionam mais ou menos da mesma maneira?

É possível explicar como funciona a partir de alguma das fotos do link abaixo?

http://www.network54.com/Forum/621197/thread/1219264111/last-1219264111/Inside+the+Seiko+Caliber+5606

Abs,

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Como funciona o sistema de "hacking" (parada do segundeiro)?
« Resposta #1 Online: 26 Fevereiro 2014 às 21:34:17 »
Na verdade é muito simples e você pode ter se confundido porque nas fotos que colocou, claramente está indicado a alavanca de hack mas o balanço está retirado. Quando o balanço está no lugar, ao puxar a coroa (veja que a alavanca está conectada ao sistema de ajuste dos ponteiros), a alavanca de hack encosta no aro do balanço, como se fosse um freio de bicicleta, e o para.

Se tiver saco (que cara e vídeo chatos, meu Deus!  :P), veja esse vídeo onde o cara instala uma alavanca de hack num 2892. Pule direto para os 10:30, ele já está colocando a alavanca de hack.

[youtube=425,350]FGrwj8B5DAU[/youtube]


Flávio

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Como funciona o sistema de "hacking" (parada do segundeiro)?
« Resposta #2 Online: 26 Fevereiro 2014 às 22:59:46 »
Ontem mesmo eu estava lendo a respeito, e descobri uma coisa que não tinha ouvido falar, e nem tinha visto ainda!
Hack no Seiko 6309, é um kit que para instalar, substitui uma ponte por uma parecida, só que com o "freio"

Vamos aos vídeos e o link com o esquema da "instalação" deste kit !

[youtube=425,350]owDCQc6kByQ[/youtube]


Matéria aonde mostra como é a instalação.
http://www.relojes-especiales.com/foros/showthread.php/205017-Hacking-kit-en-un-Seiko-6309

Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: Como funciona o sistema de "hacking" (parada do segundeiro)?
« Resposta #3 Online: 27 Fevereiro 2014 às 10:05:50 »
No caso dos movimentos a quartzo, a coisa pode ser até mais simples.

Por projeto deste tipo de movimento, ao "puxarmos" a coroa, o ponteiro simplesmente para onde estiver.
Isto é assim, basicamente, para "economizar" a carga da bateria, quando o relógio não estiver em uso.

Mas, apenas como um comentário paralelo, não esqueçamos um detalhe...
O movimento "para", o consumo diminui, mas a rigor não cessa, ou seja, algo ainda continua sendo drenado da bateria.

Então, voltando à pergunta feita, esta função também pode ser usada como "hack", para sincronizar, etc.

Alberto

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re: Como funciona o sistema de "hacking" (parada do segundeiro)?
« Resposta #4 Online: 27 Fevereiro 2014 às 15:40:45 »
hack para que... varios pateks nao tem, meu daytona zenith tb nao tem....   ;D acho um absurdo nao ter rsrsrs.....

abracos
Membro do RedBarBrazil

*

Online igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Como funciona o sistema de "hacking" (parada do segundeiro)?
« Resposta #5 Online: 27 Fevereiro 2014 às 16:08:04 »
Se não me engano, os El Primero não tem hack até hoje.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Como funciona o sistema de "hacking" (parada do segundeiro)?
« Resposta #6 Online: 04 Março 2014 às 09:57:54 »
Agradeço a todos pela ajuda, vídeos e link. Realmente, conforme mensagem do Flávio, a retirada do balanço (na 3ª foto do link que indiquei), estava atrapalhando o entendimento. Ainda, considerando o calibre 5606, não estava percebendo exatamente como a alavanca do hacking é acionada. Após alguma pesquisa, vi que a alavanca do 5606 trabalha em conjunto com uma mola, também mostrada na 3ª foto, que é essencial para o funcionamento do sistema. As alavancas do vídeo indicado pelo Flávio e da matéria indicada pelo Cigano parecem não possuir algo equivalente à mola do 5606.

Quanto aos quartzo, pelo que entendi , a parada do segundeiro se dá a partir da interrupção do circuito. Então a tige acionaria algum tipo de “interruptor”, é isso mesmo? Estaria aí uma possível fonte de defeitos (no tal “interruptor”), que pode fazer com que um relógio a quartzo não funcione?

Abs,

*

Alberto Ferreira

Re: Como funciona o sistema de "hacking" (parada do segundeiro)?
« Resposta #7 Online: 04 Março 2014 às 11:11:21 »
...

Quanto aos quartzo, pelo que entendi , a parada do segundeiro se dá a partir da interrupção do circuito. Então a tige acionaria algum tipo de “interruptor”, é isso mesmo? Estaria aí uma possível fonte de defeitos (no tal “interruptor”), que pode fazer com que um relógio a quartzo não funcione?

Abs,


Bernardo,...
Falando em termos gerais, ok?
Tudo que funciona ou que tenha uma função é sempre passível de eventuais defeitos, que certamente poderiam impedir o funcionamento (seja parcial ou totalmente).

Os movimentos dos relógios a quartzo não são exceção disso, mas eu não creio que haja aqui motivos para maiores preocupações.

Alberto