INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS

  • 18 Respostas
  • 17786 Visualizações
INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Online: 26 Fevereiro 2014 às 23:28:09 »

Prezados,

Pelo que me consta, o Brasil não tem tradição na fabricação de relógios, não possuindo mascas próprias ou expertisse em construção de movimentos, com "DNA" próprio, e demais componentes.

Mas, é uma curiosidade minha, já houve alguma tentativa de se implantar alguma empresa de construção de relógios no Brasil, que náo seja a mera montagem de marcas estrangeiras????

Afinal, porque no Brasil não se fabrica relógios???

Pode parecer ingënua minha curiosidade, mas me encantaria muito possuir um autëntico e bom relógio MADE IN BRASIL.

Sonhar não paga imposto!!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D 
"Resisto a tudo, menos às tentações."

Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #1 Online: 26 Fevereiro 2014 às 23:34:57 »
Boa pergunta! Mas acho que sei a resposta....

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #2 Online: 26 Fevereiro 2014 às 23:41:42 »
O Dimas de Melo Pimenta era FBHI, o que não é pouca coisa... Ele projetou, construiu e criou fábrica no Brasil que manufaturava relógios "mestre" para diversas repartições (pêndulo eletromagnético). Vendeu com marca própria, também, relógios de pulso, muito embora eu não saiba (apesar de ter a biografia dele, mas não está comigo) se eram movimentos nacionais. Mas ele se notabilizou pelos relógios de ponto e, hoje, a DIMEP é referência no mercado. Aliás, o filho dele, com quem já troquei mensagens de internet quando ainda nem existia o fórum, é bitrilhardário de dólares com essa história de relógios de ponto.

Enfim. Tecnologia a DIMEP tinha e inclusive fabricou relógios de projeto próprio. Mas já faz muitas décadas que a praia deles são os relógios de ponto.

Flávio

*

jungman

Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #3 Online: 27 Fevereiro 2014 às 06:45:05 »
Olá IlCapo; além do Sr Dimas, temos a Horasa, que fabricou inúmeros itens automobilísticos, bem como relógios de parede, o famoso cuco H, o qual tenho um exemplar comemorativo ao jubileu de ouro da Horasa no Brasil.
Não me consta que tenham fabricado relógios de pulso, mas o restante foi feito em grande escala. Quanto a tecnologia, só posso afirmar que não era ching ling.

Um grande abraço.

Flavio

*

Alberto Ferreira

Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #4 Online: 27 Fevereiro 2014 às 09:29:35 »
Olá!
Leia também aqui...

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=5394.msg101259#msg101259

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=6383.msg116947#msg116947

Seja de uma forma ou de outra, nacionais ou "nacionais", eles também fazem parte da nossa história horológica.
 8)

Alberto

Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #5 Online: 27 Fevereiro 2014 às 10:49:56 »
A HORASA foi fundada por Edgar Kocher - da família Kocher, proprietária da marca Eska e Silco. Relógios Eska e Silco foram fabricados no Brasil, mesmo depois que essas marcas já não existissem na Suíça.
Eu tenho esse Horasa de pulso, com máquina Landeron, mas foi fabricado na Suíça. Eu tenho a maior curiosidade de saber a história desse relógio. Não sei se ele era vendido normalmente, ou qual foi a estratégia da empresa em lançar um relógio dessa marca, sendo que o grupo era dono da Eska. Enfim, se alguém souber de mais um pouco dessa história...
Obrigado por levantar esse tema!


*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #6 Online: 27 Fevereiro 2014 às 11:09:15 »
+ 1 nacional dos anos 70 com movimento suíço..AS



Abs

Gravina

*

Alberto Ferreira

Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #7 Online: 27 Fevereiro 2014 às 11:09:44 »
...
 Não sei se ele era vendido normalmente, ou qual foi a estratégia da empresa em lançar um relógio dessa marca, sendo que o grupo era dono da Eska. Enfim, se alguém souber de mais um pouco dessa história...
Obrigado por levantar esse tema!



Legal, Guilherme!
 8)

Realmente, o melhor, caso se pretenda "preservar" a História, ou pelo menos uma "memória", é mesmo falar sobre ela.

Veja aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=6472.msg118558#msg118558

Nós conversamos sobre a Horasa e, dentre outras houve até uma partição (com foto) muito interessante do Douglas.

Alberto

Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #8 Online: 27 Fevereiro 2014 às 11:34:22 »
+ 1 nacional dos anos 70 com movimento suíço..AS

[
Abs

Gravina

Lindo, lindo, lindo!

Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #9 Online: 27 Fevereiro 2014 às 11:39:36 »
Alberto tem  a Herweg, que acho que é aí dos lados em que vc reside. Esses dias fui comprar um despertador e comprei um desta marca que tem muitos relógios de parede. abs.
sic transit gloria mundi

Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #10 Online: 27 Fevereiro 2014 às 12:54:22 »
Mais um representante da industria nacional; Nortex corda maunal:





Notem que há a incrição de industria brasileira no mostrador.
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #11 Online: 27 Fevereiro 2014 às 13:11:07 »
Eu tenho um Tagus de mesa que foi feito pela Dimep:



A cor original era verde clarinho, ai eu pintei de preto



Abraço

Mich
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #12 Online: 27 Fevereiro 2014 às 19:31:13 »

Guilherme, Gravina, Otávio e Michelin,

Belas peças seus relógios.
Aliás, peças dignas de coleção, tanto pela beleza quanto pela curiosidade históricas, já que nobres representantes da "indústria nacional" horológica.

É, pelo que vejo, na terra brasilis tudo é mais difícil, e se há algumas iniciativas é por parte de alguns abnegados, como os empreendedores acima citados.
Lembro-me também do Gurgel, que andou tentando fabricar um carro brasileiro, mas a coisa não decolou.

Bom, quem sabe um dia possa florecer indústrias tipicamente brasileiras de relógios de pulso.
Seria bom, mas competir com a Suiça, Alemanha, Japão e, principalmente, a China é um tanto quanto desestimulante.

Deixamos isso para os empreendedores, o que não é o meu caso.

Agradeço as informações dos amigos, pois confirmam a percepção de que a indústria brasileira na área horológica é de fato incipiente, senão totalmente inexpressiva.

Valeu!!!!  ;) ;) ;) ;) ;)

Il capo
"Resisto a tudo, menos às tentações."

*

Alberto Ferreira

Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #13 Online: 27 Fevereiro 2014 às 20:57:10 »
O Dimas de Melo Pimenta era FBHI, o que não é pouca coisa...

Eu não sabia que ele tinha o titulo de MBHI, Flavio.
Ou seja, eu não sabia que ele detinha uma "Full Membership" do Instituto Britânico de Horologia, que eu creio só ser dada aos que comprovadamente detêm qualificação (profissional e prática) de "watchmaker". É isso, não?

Realmente, não é pouco.

Alberto

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #14 Online: 27 Fevereiro 2014 às 22:27:06 »
Alberto, ele não era só MBHI. Na verdade, para ser MBHI basta ser relojoeiro certificado como tal pelo BHI. O "Fellow" tem que ser agraciado pela instituição com o título, após contribuir de forma efetiva para a ciência. Eu sinceramente não sei quando ele foi agraciado e se de fato é algo a se "respeitar", mas deve ser, porque em todos os livros do George Daniels, ele faz questão de "assinar" ao final FBHI. O FBHI, dentro da relojoaria, é como se fosse o Phd.

Sobre os "títulos" agraciados pela relojoaria britânica aos seus, aqui:

http://www.bhi.co.uk/bhi-membership



Flávio
« Última modificação: 27 Fevereiro 2014 às 22:32:18 por flavio »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #15 Online: 27 Fevereiro 2014 às 23:27:38 »
Aliás, resolvi desenterrar o meu texto escrito sobre a relojoaria britânica, porque essas denominações, sobretudo a "fellow", vem do tempo das corporações de ofício. Esse é o primeiro texto que escrevi de uma "trilogia", por assim dizer, das indústrias mundiais de relógios. É... Esses textos deveriam ser em número de cinco, porque nunca escrevi algo sócio econômico a respeito das indústrias americana e japonesa. Talvez se algum dia for na Seiko e RGM!  :o :o :o :P :P :P

http://www.relogiosmecanicos.com.br/guilda.html


Flávio

Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #16 Online: 28 Fevereiro 2014 às 01:20:32 »
Que coisa interessante, nunca tinha pensado em relógio fabricado no Brasil, seria realmente gratificante ter um feito em minha terra. Fiquem todos na paz!!
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Alberto Ferreira

Re: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #17 Online: 28 Fevereiro 2014 às 08:49:50 »
Grato por aclarar, Flávio.

Em minha assumida ignorância destes detalhes eu pensava que fosse o inverso...
Embora tendo uma ideia básica da importância de ambos, eu pensava que o Fellow fosse um título, por assim dizer, “menor” que o Member.
 :-[

É sempre bom, e nunca tarde, saber mais!
E é para isto que nós estamos aqui, para aprender e compartilhar.

Valeu!
 8)

Alberto


Re:INDÚSTRIA BRASILEIRA DE RELÓGIOS
« Resposta #18 Online: 07 Dezembro 2020 às 19:18:42 »
podem me ajudar com valor, e origem deste horasa??