Menu principal

O "Aprendiz de Relojoeiro", documentário sobre Daniels e R. Smith

Iniciado por admin, 03 Março 2014 às 13:48:58

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Descobri hoje que uma produtora independente da Ilha de Man produziu um documentário sobre Daniels e Roger Smith, seu único aprendiz durante sua vida. O filme está em pré exibição e será lançado em DVD neste ano. Bacana!

[youtube=425,350]MPGOqP2px-g[/youtube]

Trailler no Vimeo:

http://vimeo.com/31606758

E aqui o site oficial:

http://www.thewatchmakersapprentice.com/

Flávio

Marcos David

"O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro." ― William Paley

CHICO

Não fosse a insistência do Roger Smith, boa parte do conhecimento do Daniels estaria perdida, pois, ele não deve ter colocado tudo nos livros que escreveu.

Certamente será top esse documentário!

Valeu Flávio!

Wadley

Wadley

Sifion

flávio

Recomendo a todos lerem o texto indicado acima pelo Sifion, está bem bacana. Quem não lê em inglês, use o Google Tradutor, vale a pena.

Um comentário. O relógio mais caro por encomenda que ele já fez custa 500 mil libras, porque o modelo que ele produz "em série" (hahahahaha. 10 por ano...) custa 85 mil, o que considero, com todo respeito, uma barganha no mercado de luxo. Ora, ele simplesmente faz TUDO a mão, sem uso de fresas CNC ou coisa semelhante. Faz parte da filosofia do Daniels... O cara tinha que ser capaz de dominar 32 técnicas antigas e produzir um relógio do início ao final. Não são muitos no mundo que fazem isso...

O que me causa espanto não são os relógios que ele faz com ajuda de 5 aprendizes (repito, dez POR ANO), totalmente artesanais e com o visual e técnicas antigas custarem 85 mil libras. O que me causa espanto são relógios "pseudo artesanais", como Patek, Lange, Audemars, etc, custarem isso.  E olha que só citei marcas top de linha, porque há dezenas que nem são lá grande coisas e também vendem neste preço.

Isso me causa espanto.

Flávio

ogum777

Citação de: flavio online 05 Março 2014 às 23:40:27
Recomendo a todos lerem o texto indicado acima pelo Sifion, está bem bacana. Quem não lê em inglês, use o Google Tradutor, vale a pena.

Um comentário. O relógio mais caro por encomenda que ele já fez custa 500 mil libras, porque o modelo que ele produz "em série" (hahahahaha. 10 por ano...) custa 85 mil, o que considero, com todo respeito, uma barganha no mercado de luxo. Ora, ele simplesmente faz TUDO a mão, sem uso de fresas CNC ou coisa semelhante. Faz parte da filosofia do Daniels... O cara tinha que ser capaz de dominar 32 técnicas antigas e produzir um relógio do início ao final. Não são muitos no mundo que fazem isso...

O que me causa espanto não são os relógios que ele faz com ajuda de 5 aprendizes (repito, dez POR ANO), totalmente artesanais e com o visual e técnicas antigas custarem 85 mil libras. O que me causa espanto são relógios "pseudo artesanais", como Patek, Lange, Audemars, etc, custarem isso.  E olha que só citei marcas top de linha, porque há dezenas que nem são lá grande coisas e também vendem neste preço.

o que me espanta é as pessoas pagarem... ou não. pagam o marketing...

Isso me causa espanto.

Flávio

Dicbetts

Citação de: flavio online 05 Março 2014 às 23:40:27

Flávio

Fácil explicar: status.

Se um cara do "grand monde" chegar no iate do Roman Abramovich (que mais parece aquele transatlântico que o Francisco Schettino empurrou nas pedras, na Itália) com um Roger Smith no pulso, pode ser que não saibam do que se trata. Mas se pintar com um PP... "as mina pira no Patek".

Faz lembrar a mulher de um amigo meu, que certa vez me disse que se tivesse que comprar um relojão, compraria um Rolex.

"Minhas amigas reconheceriam de longe".

Pois é...

Dic

dsmcastro

Roger Smith faz relógios para os entendidos, muito além do 'status' que muitas grandes marcas tendem a apelar. Mas, esse tipo de produção tende a ficar cada vez mais rara. Li esta semana um artigo que fala da dificuldade de pequenos fabricantes independentes de continuarem a fabricação, lógico que este não é o caso de Roger Smith, mas uma coisa que vinha pensando sobre o assunto está no final do artigo falando sobre como a indústria de relógios está se assemelhando à indústria automotiva, com muito apelo ao marketing e deixando as marcas independentes cada vez mais sufocadas.

http://blog.dreamchrono.com/2014/03/independent-watchmakers-challenges/
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

ogum777

Citação de: dsmcastro online 06 Março 2014 às 12:29:19
Roger Smith faz relógios para os entendidos, muito além do 'status' que muitas grandes marcas tendem a apelar. Mas, esse tipo de produção tende a ficar cada vez mais rara. Li esta semana um artigo que fala da dificuldade de pequenos fabricantes independentes de continuarem a fabricação, lógico que este não é o caso de Roger Smith, mas uma coisa que vinha pensando sobre o assunto está no final do artigo falando sobre como a indústria de relógios está se assemelhando à indústria automotiva, com muito apelo ao marketing e deixando as marcas independentes cada vez mais sufocadas.

http://blog.dreamchrono.com/2014/03/independent-watchmakers-challenges/

não só a indústria automotiva. ou a de relógios, a de bicicletas também. aqui no braisl caloi domina o mercado. e só quem já viu um zilhão de calois quebradas do nada, em locais onde o quadro não sofre grande fadiga - ou seja, quebradas por erro grosseiro de projeto mesmo! - é que sabe pq um entendido no assunto responde sempre: compre qq coisa, menos caloi (a não ser patrocinados, é claro).

na prática, isso aconteceu com as confecções. note que um terno de grande marca pode até custar mais que o terno feito por um alfaiate, sob medida... sufocou-se a produção artesanal de roupas.

hoje, o que temos? meia dúzia de gatos pingados ainda fazendo roupas artesanalmente, às vezes cobrando muito, às vezes não tanto (não vale citar preço de alfaiate em brasília!  ;D  ;D  ;D )

é uma tendência da indústria mundial.

Citação de: Dicbetts online 06 Março 2014 às 12:11:32
Fácil explicar: status.

Faz lembrar a mulher de um amigo meu, que certa vez me disse que se tivesse que comprar um relojão, compraria um Rolex.

"Minhas amigas reconheceriam de longe".

Pois é...

Dic

e por isso rolex vende.... aliás, é por isso que tem um amplo mercado de rolex usados. na prátixa, hoje é sinônimo de caro, não de luxo.

luxo não é algo necessariamente caro, mas raro.

" Preço caro não é um fator essencial, mas o modo de elaboração, sim".
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI135949-18055,00-O+CONCEITO+DE+LUXO+ATRAVES+DOS+TEMPOS.html

edson rangel

FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

flavio

Mais um vídeo lançado hoje http://vimeo.com/m/102078536 
Flávio

rpaoliello

Interessante a história do rapaz!!!

Alguém tem algum texto ou vídeo das 32 técnicas do velho código do Daniels??? Quais seriam???

Abraço.

Renato

igorschutz

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Wadley

Wadley

flávio

Finalmente consegui assistir ao documentário, que tem muito mais uma veia "poética", eu poderia dizer, do que eminentemente informativa. Gostei, sobretudo porque eternizou em vídeo as últimas imagens e pensamentos de Daniels. Recomendo.

Flávio

raulfragoso

Gostei por conta do registro em vídeo do George Daniels, mas principalmente também por essa pegada mais romântica da produção.
E que peso está sobre os ombros do Roger Smith, hein?
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

ogum777

Citação de: raulfragoso online 25 Outubro 2016 às 12:20:30
Gostei por conta do registro em vídeo do George Daniels, mas principalmente também por essa pegada mais romântica da produção.
E que peso está sobre os ombros do Roger Smith, hein?

Peso enorme! imagine, ser o único aprendiz do último inventor de um escapamento....

mmmcosta

Marcelo

flávio

Citação de: ogum777 online 25 Outubro 2016 às 16:29:12
Peso enorme! imagine, ser o único aprendiz do último inventor de um escapamento....

Na verdade novos escapamentos são inventados todos os dias. O problema é que na época que o Daniels apresentou seu sistema, só havia em produção o de âncora. Hoje não... Mas Daniels mostrou que era capaz um novo sistema e, pior, convenceu uma empresa grande a adotá-lo. Mas ainda hoje é, juntamente com alguns poucos, relojoeiro que produziu integralmente um relógio e com métodos tradicionais, sem computador, CNC, esses troços, e sem sequer terceirizar nada (ele comprava as molas principais, diga-se...).

Flávio