Menu principal

DESIGN - Projetando um relógio

Iniciado por dsmcastro, 05 Março 2014 às 13:26:55

tópico anterior - próximo tópico

dsmcastro

Olá amigos, sou designer e membro do Fórum há poucos meses e como apaixonado por relógios resolvi, apenas por hobby, criar alguns desenhos e modelos em 3D de ideias para relógios. Eis que alguns detalhes chamaram a atenção de alguns e fui solicitado a projetar, em parceria com outros profissionais, um modelo para um relógio.

Inicialmente o movimento usado seria o NE20, feito por uma subsidiária da SEIKO (algumas informaçōes técnicas podem ser vistas aqui http://www.timemodule.com/sii/pdf/ne20a_SS.pdf e no site da empresa)

Mas, recentemente surgiu a possibilidade de mudar para um movimento suíço, com características similares, e possivelmente um GMT mais tradicional, mas até lá vamos ver a viabilidade deste conceito.

O relógio apresenta indicador de reserva, dia da semana e do mês indicado por ponteiros, e o 'bezel' rotativo com indicação de 12 horas para servir como um 'gmt mais simples'.

Ainda é bem inicial e há muito a se fazer, e provavelmente, de acordo com o fabricante a ser definido, algumas coisas irão sofrer mudanças. A marca por enquanto ainda não está 100% decidida, e por enquanto, coloquei a minha, mas dificilmente será lançada com meu nome, pois o ideal seria ou ter algum nome mais relacionado à horologia, ou uma marca com novo nome.

De qualquer maneira é um começo e é muito bom começar a trabalhar com algo que sempre gostei. Seguem alguns sketches inciais e renderizações em 3D.

As medidas são:
42mm diâmetro
13.5mm de altura
22mm largura da pulseira.
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

vinniearques

Cara ja que pediu opinião vou dar.

O projeto tá bem legal, eu particularmente só mudaria a data da semana por ponteiros e circular por alguma outra coisa ou tiraria, pois a data assim fica com cara de relogio Chines, pois muitos deles utilizam esse recurso pra parecer um relógio com Complicação.

No mais gostei bastante dele com pulseira de couro

dsmcastro

Citação de: Vinnie online 05 Março 2014 às 13:43:47
Cara ja que pediu opinião vou dar.

O projeto tá bem legal, eu particularmente só mudaria a data da semana por ponteiros e circular por alguma outra coisa ou tiraria, pois a data assim fica com cara de relogio Chines, pois muitos deles utilizam esse recurso pra parecer um relógio com Complicação.

No mais gostei bastante dele com pulseira de couro

Obrigado amigo, o objetivo é este mesmo, e como dizem os americanos "I'm not married to that" portanto todos os pontos de vista são bem-vindos.

Esse movimento foi a 1ª coisa que me falaram que iriam usar, eu nem conhecia muito e depois li mais a respeito (mais informaçōes técnicas sobre este e outros movimentos aqui http://www.timemodule.com/sii/eng/download.php ) e também não gostei muito da posição dos mecanismos, e coloquei os dias da semana no menor tamanho possível, pois quis dar mais ênfase ao calendário do mês. Mas, como missão dada é missão cumprida, tentei deixar o melhor dentro do possível.

Caso mudem para um movimento suíço como estão pretendendo, talvez dê para melhorar ainda mais. Se permanecer desta maneira ainda há algumas coisas que podem ser testadas para equilibrar melhor o visual.

mestreaudi

Concordo com o Vinnie e vou além já sugerindo uma data em janelas com números, fica bem melhor!

Não sei quão fiéis são os gráficos 3D com a realidade, mas a corôa precisa ficar além das garras. Ela afundada no meio fica muito ruim de utilizar.

Gostei bastante do formato da caixa, áreas com polimento, design da corôa e bezel!
Quando vi o mostrador pela primeira vez, veio na hora o Mido Multifort na cabeça. Não sei se foi sua inspiração, mas os detalhes são muito parecidos!

Abs!
Rafael.

Carbonieri

também notei que o diametro da coroa é muito pequeno (conforme já citado), dando palpite, pra ficar mais classudo a coroa poderia ser com um diametro um pouco maior e com a espessura um pouco menor.....abraços

opaaaaa: meu post 666 sai de retro....saravá
sic transit gloria mundi

dsmcastro

Opa, quase acertou. Experimentei um MIDO Multfort, mas foi aquele com índices laranjas e cronógrafo. Mas, essas listras estilo 'côtes de geneve' no mostrador veio de uma sugestão de um dos parceiros do processo. Eu acho que ele se inspirou na ideia a partir dos Jaquet Droz que são famosos com dials nesse estilo.

Quanto à coroa eu segui algumas recomendações do fabricante e este é um dos menores tamanhos adequados. Um fabricante consultado sugeriu aumentar, até mesmo para ficar com um aspecto mais robusto. Como era uma questão que o eventual fabricante pode facilmente modificar sem mudar o desenho restante, eu nem modifiquei ainda.

As datas eu acredito que o movimento utilizado não permite alterar a  maneira de exibir, como estão querendo outro movimento, é uma possibilidade exibir a data de outra forma. Eu gosto da data do mês apresentada dessa maneira, um dos relógios que serviu de inspiração para tentar equilibrar o mostrador foi o JLC Master Reserve de Marche

Esse tem os mostradores bem equilibrados e com o segundeiro separado e sem os dias da semana, e eu acho bem interessante.

igorschutz

Penso que calendário com ponteiros não combina com relógios esportivos. Eu evitaria essa combinação.

Outra coisa: faça o ponteiro de minutos e segundos chegar até os indexes do mostrador.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

SandroZC

Na MHO, não gosto de marcadores de datas (semana, dia do mes) em ponteiros.

A não ser que estes sejam iguais as das horas, ou seja, que utilizem todo o perímetro da caixa para indicar qual dia é o do mes.

dsmcastro

Citação de: igorschutz online 05 Março 2014 às 16:03:45
Penso que calendário com ponteiros não combina com relógios esportivos. Eu evitaria essa combinação.

Outra coisa: faça o ponteiro de minutos e segundos chegar até os indexes do mostrador.

A dos ponteiros eu segui a mesma ideia da coroa, usei o tamanho mínimo indicado de acordo com o fabricante, pois fica mais fácil mexer depois tendo essas medidas mínimas como base. E a ideia era ter os índices num 'degrau' para dar um efeito mais tridimensional, mas nem cheguei a mexer muito, pois a altura do dial é de 0,4mm e precisaria ver com o fabricante sobre como fazer da melhor maneira, provavelmente isto vai mudar também.

O calendário com ponteiros talvez seja o grande dilema desse projeto, pois foi umas das primeiras coisas que descreveram no briefing que me mandaram. Queriam um relógio com "visual clássico e esportivo"... Esse tipo de apresentação de calendário é mais comum em relógios com estilo mais clássico. Mas, um Invicta tem essa proposta também. E eu acho que essa empresa que pretende fazer esse relógio (caso venha a produzir mesmo) tenha uma proposta parecida com a Invicta. Fazer relógios com movimentos suíços e japoneses com diferentes propostas, preços e públicos. Mas, não quero entrar nessas questões de mercado agora.

Aqui, alguns exemplos de relógios com este mesmo movimento.

E um excerto do guia técnico do movimento

dsmcastro

Citação de: SandroZC online 05 Março 2014 às 16:06:55

A não ser que estes sejam iguais as das horas, ou seja, que utilizem todo o perímetro da caixa para indicar qual dia é o do mes.

Interessate, não me lembro de nenhum relógio com esta configuração, vou dar uma pesquisada. Você saberia algum modelo com esta apresentação? Abraços. Márcio Meireles

Alberto Ferreira

Citação de: dsmcastro online 05 Março 2014 às 19:03:24
Citação de: SandroZC online 05 Março 2014 às 16:06:55

Interessate, não me lembro de nenhum relógio com esta configuração, vou dar uma pesquisada. Você saberia algum modelo com esta apresentação? Abraços. Márcio Meireles

Não era tão incomum, em alguns vintages.
Hoje em dia, já nem tanto...
Se considerando movimentos mais "básicos".

Veja como era, neste Movado antigo.

Mas com o movimento que você escolheu para o seu projeto não haveria esta possibilidade, e o calendário tem mesmo que ficar onde está.

Alberto

dsmcastro

Citação de: Alberto Ferreira online 05 Março 2014 às 19:21:05
Não era tão incomum, em alguns vintages.
Hoje em dia, já nem tanto...
Se considerando movimentos mais "básicos".

Veja como era, neste Movado antigo.

Mas com o movimento que você escolheu para o seu projeto não haveria esta possibilidade, e o calendário tem mesmo que ficar onde está.

Alberto

Ah, obrigado mestre. Sempre muito esclarecedor. Eu tinha visto de relance um relógio assim, mas como pesquisava por outros aspectos nem me dei conta, pensei se tratar de um GMT. Era um Baume & Mercier. Eis o artigo http://www.ablogtowatch.com/baume-mercier-clifton-complete-calendar-watch-review/

De fato era uma configuração comum nos anos 40 e 50 e quase todas as grandes marcas tinham. Será que não cabem mais reedições?

Aliás, este Baume tem o mesmo 'percalço' que os novos Zenith que o Flávio apresentou em outro tópico e o modelo que fui incumbido de desenhar. Tem movimentos pequenos para o tamanho das caixas, que agora tendem a ser sempre grandes. Eu até tinha sugerido usar a tampa fechada, mas fui voto vencido, a 'moda' das tampas transparentes (mesmo sem ter muito o que mostrar) parece que vai permanecer por algum tempo.

Alberto Ferreira

Citação de: dsmcastro online 05 Março 2014 às 20:04:24
...
De fato era uma configuração comum nos anos 40 e 50 e quase todas as grandes marcas tinham. Será que não cabem mais reedições?
...

Reedições propriamente eu não sei...  Talvez não... ::)
Mas eu tenho um Oris, que não é muito antigo, que tem esta configuração, o chamado "calendário periférico".

...
Aliás, este Baume tem o mesmo 'percalço' que os novos Zenith que o Flávio apresentou em outro tópico e o modelo que fui incumbido de desenhar. Tem movimentos pequenos para o tamanho das caixas, que agora tendem a ser sempre grandes. Eu até tinha sugerido usar a tampa fechada, mas fui voto vencido, a 'moda' das tampas transparentes (mesmo sem ter muito o que mostrar) parece que vai permanecer por algum tempo.

Você tem razão. É por aí.
A moda de hoje é mesmo "relojão" (tipo escudo do Capitão América, daqueles que se enxerga a caixa olhando pelo verso do punho...  ;)), por vezes com "maquininha" (a conotação pejorativa é por minha conta... ...e eu sei que nem todas são... :-X), e com fundo transparente que não mostra nada (pois só se vê a massa oscilante, e olhe lá...).
E isto tudo é assim mesmo que não haja muita lógica. Para os puristas horológicos, bem entendido.

Mas parece que o povo gosta, ou está sendo "induzido" a gostar...    
...digamos,... ...até "segunda" moda...  ::)

Como designer você certamente sabe disso e também sabe, ou logo saberá, quais os "compromissos" que terá que encarar para criar um produto de sucesso.

Moral da história, quem manda é o mercado.
8)

Alberto

Malima

Prezados Amigos ... Boa Noite !

Pode ser só minha "horológica imaginação fértil"   ::) ;D ... mas sinto algo de RM4 no ar !! ;) 8)

By The way ... eu gosto muito de calendários periféricos !!! 8)

Abcs !!! :)

Marcos Lima

Alberto Ferreira

Citação de: Malima online 05 Março 2014 às 21:08:56

Pode ser só minha "horológica imaginação fértil"   ::) ;D ... mas sinto algo de RM4 no ar !! ;) 8)

By The way ... eu gosto muto de calendários periféricos !!! 8)

BOOOOA NOOOITE!!!!!
8)

Rapaaaaz...
Sumido rapaz.

Bem,...
A imaginação pode até nem ser tão fértil...  ::)  :D

Mas a sua presença, é!

Então...
Suma mais não, amigão...
Suma não!
8)

Alberto

Malima

Citação de: Alberto Ferreira online 05 Março 2014 às 21:14:49
Citação de: Malima online 05 Março 2014 às 21:08:56

Pode ser só minha "horológica imaginação fértil"   ::) ;D ... mas sinto algo de RM4 no ar !! ;) 8)

By The way ... eu gosto muto de calendários periféricos !!! 8)

BOOOOA NOOOITE!!!!!
8)

Rapaaaaz...
Sumido rapaz.

Bem,...
A imaginação pode até nem ser tão fértil...  ::)  :D

Mas a sua presença, é!

Então...
Suma mais não, amigão...
Suma não!
8)

Alberto

Prezado Amigo e Mestre Alberto ... Fundador e Comendador Hemérito da ASA !!! :D 8) ;D

Grande Prazer ... retornar ao Forum !!! ;) :)

Abcs Fraternos !!

Marcos Lima

Dorotheo

Parabéns pela iniciativa, não deixe de atualizar com as dicas do pessoal, quem sabe vira um FRM.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

dsmcastro

Citação de: Dorotheo online 06 Março 2014 às 12:02:10
Parabéns pela iniciativa, não deixe de atualizar com as dicas do pessoal, quem sabe vira um FRM.
Abs
Obrigado, e até fiz algumas modificações que estavam me incomodando, em breve posto novas imagens. Passei este feedback para os responsáveis pelo projeto (daqui e de outros fóruns) e tudo está sendo levado em conta. Espero que eles definam o movimento que será de fato utilizado, pois a partir daí o projeto tende a evoluir mais.

E claro, a intenção do tópico não é só ficar me provomendo, e sim, levantar discussōes sobre o design, técnicas de fabricação e o que as pessoas mais apreciam nos relógios mecânicos.

Márcio Meireles

Cigano

Fantástica idéia, espero que saia logo logo do papel, claro quando estiver tudo concluído !!
Parabéns, estou de olho ! 8)
Abraços,
Cigano!

Dicbetts

Também mexeria no tamanho da coroa e faria os ponteiros chegarem mais perto dos indexes.

Sobre a data, deixaria como está. Acho esse formato menos confuso que circular o dial.

Fora isso, acho que está no caminho certo.

Dic