Poljot 3133 - problemas no Crono

  • 17 Respostas
  • 4506 Visualizações
*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Poljot 3133 - problemas no Crono
« Online: 05 Junho 2014 às 00:17:48 »
Amigos, tenho um poljot blue angels, maq. 3133, que desde que o adquiri o Crono acumulador da direita sempre trava.

Após uma analisada inicial do primeiro relojoeiro, verificou-se que faltava a alavanca de parar/zerar ou flyback level; consegui a referida peca na França, e o relógio ficou completo.
Lembro que o defeito já vinha de fábrica.

Pois bem. Depois que o Crono passou a zerar, outro problema remanesceu:
O Cronografo chegava a funcionar,
mas sempre parava, além de implicar na parada total do relógio.

O referido relojoeiro após outra análise, indicou que a engrenagem estava estranhamente dura demais, e que precisaria de uma revisão completa, mas ele não poderia fazê-la.

Levei a outro relojoeiro, que após fazer as análises e desmontagens de praxe, indicou que não conseguiu resolver o problema, e que talvez a dureza excessiva da engrenagem do Crono direito, além da mudança involuntária do ponteiro do Cronografo após alguma movimentação mais brusca ou choque adviria de fabrica.

Diante deste diagnóstico, peço a ajuda dos confrades.

Desde já, agradeço.

*

Alberto Ferreira

Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #1 Online: 05 Junho 2014 às 08:57:46 »
Bom dia, Mario!
Apenas para tentar lhe dar um pouco mais de subsídios a respeito da história (e evolução) deste seu Poljot 3133.

Veja aqui ---> http://www.polmax3133.com/history.html

E se você me permite lembrar,...
Este tipo de movimento, e não apenas e exclusivamente os cronógrafos da Poljot (especialmente os antigos), não deve ser deixado aos "cuidados" de qualquer profissional.
A razão é simples. Basta quebrar (entortar, etc) uma alavanca ou outro item "delicado" e o caminho pode ficar sem volta.  :(

Eu não estou dizendo, e nem mesmo insinuando, que seja o caso dos profissionais a quem você recorreu.

Mas,...
Os mais honestos, e os realmente profissionais, simplesmente dizem, "eu não estou capacitado" e lhe devolvem o relógio sem desmontar o movimento.
Outros, como sabemos, tentam, tateiam, bisbilhotam, fuçam e, ante um problema (não raro criado pela sua própria imperícia), fecham o relógio com a "caca" feita e "José Fini", saem de cena.
Aí o problema passa para um outro nível. E talvez o dono não consiga mais uma solução satisfatória.
Nem mesmo recorrendo a um profissional capacitado.

Mas,...
Vida de "vintageiro" é assim mesmo e, sobretudo, exige muita paciência para esperar por uma solução correta.

Alberto

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #2 Online: 05 Junho 2014 às 10:38:14 »
Obrigado pelas palavras de incentivo, Sr. Alberto

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #3 Online: 05 Junho 2014 às 10:38:54 »
Gostaria de uma indicação, ou ainda alguém que tenha passado por um problema semelhante que pudesse me dar uma luz

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #4 Online: 05 Junho 2014 às 12:21:48 »
Sem avaliar o relógio em mãos é como ligar pro médico dizendo que está sentindo tontura e querer que ele diga o que você tem. Ainda mais que não é algo assim muito óbvio.

Agora, três diagnósticos diferentes sugerem fortemente que alguém está chutando, ou os três, quem sabe.

Até o tal defeito de fábrica. Uma máquina fabricada a tantos anos de modo tão industrial, ter um defeito que impede o funcionamento do relógio é o cúmulo da má qualidade. Essa máquina não é um Patek, mas não é para tanto. Acho...

Abraços!

Adriano

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #5 Online: 05 Junho 2014 às 13:28:54 »
Gostaria de uma indicação, ou ainda alguém que tenha passado por um problema semelhante que pudesse me dar uma luz

Watch Time, sem pestanejar.

E três diagnósticos... Imagine um cara ir ao médico se queixando de dor de cabeça. Ouve da primeira vez que é o grau baixo do óculos, da segunda que é pressão alta e da terceira que é sinusite.

E morre. Causa: tumor cerebral.

Assim, vá logo em quem entende.

Dic

*

Alberto Ferreira

Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #6 Online: 05 Junho 2014 às 15:16:58 »
E, no caso em questão, infelizmente de pouco adianta comparar com as eventuais experiências "parecidas" de colegas.

Apenas com as informações relatadas, sem uma inspeção real da peça, os casos podem ser muito diferentes entre si.
E os "diagnósticos" idem.

Alberto

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #7 Online: 05 Junho 2014 às 16:39:25 »
verdade, concordo com vocês.
de fato, faltava o flyback level, tanto que foi devidamente instalado, fazendo com que o cronógrafo voltasse a zerar.

contudo, permanece o defeito de ao ligar o crono, apos 1/4 de volta, travar todo o maquinário, fazendo com que o relogio trave por completo.

daí reside minha dúvida...

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #8 Online: 05 Junho 2014 às 18:41:29 »
Salvo engano essa máquina tem regulagem da penetração da embreagem, certo? Então aí vai um palpite: uma vez ser impossível isso vir assim tão mal regulagem de fábrica (já que, se viesse, pararia desde o princípio), e visto que isso não se desajusta sozinho, alguém alterou essa regulagem e a penetração está muito profunda, travando em após uma certa combinação de dentes entre a embreagem e a roda central.

Palpite números dois: o problema continua sendo a penetração, mas não porque está mal ajustada, mas porque alguém entortou a embreagem ou a roda de centro, que perderam sua centralidade e, denovo, numa certa combinação de dentes funciona, e em outra não.

É um chute meu? É, mas é um chute bem calculado: quando se faz controle de qualidade em cronógrafo mecânico existe uma sequência de testes a ser seguida e uma delas serve para certificar-se justamente de que um mal ajuste na profundidade de penetração da embreagem ou a centralidade das rodas não está incorreta. O sintoma é exatamente esse: só parar com o crono acionado, e numa posição muito específica.

Isso é grave. E se não for isso, provavelmente é mais grave ainda.

Abraço!

Adriano

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #9 Online: 05 Junho 2014 às 20:45:12 »
Pelo que pude absorver de alguns fóruns internacionais, o problema seria bem por aí mesmo.
A regulagem nesse tipo de máquina seria através do screw level, e sempre se citou em casos semelhantes esse "parafuso de nível".
Outro fator poderia ser problema na engrenagem do Crono da direita.
Vou postar aqui alguns pontos lá citados.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #10 Online: 06 Junho 2014 às 11:42:34 »
Na verdade não existe peça com esse nome de "screw level". Deve haver algum engano.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #11 Online: 06 Junho 2014 às 12:21:19 »
Tampouco existe "flyback level"...

Talvez ambas sejam "levers" (alavancas)...  ::)

Mario,
Veja com mais cuidado (ou olhar crítico) as fontes que está consultando.

Alberto

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #12 Online: 06 Junho 2014 às 13:56:08 »
I have developed a method of checking and adjusting the 3133 movement which seems to solve at least some of the problems, so here are a few notes on the approach I use when presented with a 3133 movement whose chrono functions are not operating correctly. Please note I am not a trained watchmaker. This is just a common-sense (I hope!) engineer's approach.

[...]

B. Chrono minute recorder not working, chrono seconds hand reaches about 57-58 seconds and watch stops.


Probable cause - sliding gear cam incorrectly set or a problem with the minute counter wheel itself.


1. First, try to adjust the sliding gear cam. The paddle on the chrono seconds wheel should only just engage a tooth on the sliding gear. If the adjustment is too deep, the watch will stop when the chrono seconds hand reaches 57-58 seconds. If not deep enough, the paddle will miss the gear and the minute counter will not move on.


2. If that fails to solve the problem, further dismantling is necessary. Remove the movement from the case.


3. Remove the minute counter hand (carefully! - use a proper puller or you will damage the dial, the hand or the pinion!).


4. Remove the flyback hammer and the chrono seconds and chrono minute bridge (the 'V' shaped one with '3133' on it).


5. Remove the brake lever, which you will find sitting over the chrono minute counter. You will need to ease off its spring, which hooks round the screw with three slots which holds the sliding gear in place. No need to remove the spring - just disengage the end that presses on the pin on the brake lever.


6. Carefully remove the minute counter wheel. Replace the V bridge to hold the chrono seconds wheel in place. You may need to loosen the set-screw of the jumper spring and push it out of the way. Careful - it is very delicate.


7. Start the chrono and observe the sliding gear. Note - you have disengaged the spring, so you will have to manually hold the sliding gear against its cam.


If the paddle successfully engages and rotates the gear, the gear is OK. If not, you will need to remove it. To do this, remove the screw with three slots. The three slots indicate that it is a left-hand thread.. Investigate the gear bearings and make sure the gear is running freely - clean and lube if necessary, then re-install and check again.


8. If the sliding gear is operating correctly, the problem lies with the intermediate gear or the minute counter itself. I have never encountered a problem with the intermediate gear, but there seems to be a quite common problem with the minute counter itself, often, I suspect, occasioned by careless removal of the hand or gear at some stage. Hence my dire warning above.


9. Examine the chrono minute counter wheel and its extended pinion. You may well find that the pinion is bent. This results either in friction or in the chrono minute hand binding on the dial. If it's not bent, it's probably dirty. (Edit - an indication that the pinion is bent can be noted after removing the hand. If the pinion is not sitting centrally in its hole in the dial - it's probably bent, causing the bush of the hand to bind on the rim of the hole in the dial.)


10. Gently straighten the pinion if necessary and give it a polish. Clean its bearings and lubricate.


11. Remove the V bridge again and re-install the minute counter wheel (Careful! - don't go and bend the thing again!). Re-install the brake lever. Don't forget to re-engage the spring. Re-install the V bridge. Check for operation. It should now work. If it doesn't, try again.


12. If you moved the jumper spring, you will now have to re-set it. Adjust it so the 'V' sits snugly between two teeth of the counter wheel and slips over to 'snap' down as the wheel turns.


13. Re-install the chrono minute hand. Aligning it with the '30' is not easy - a fiddly job! Again, proper tools help.


14. Check again. If the watch stops again, check the chrono minute hand. Is it bent and binding on the dial...?


15. If all is well, re-install the hammer. Check everything again. If it all works properly, you are done. Pour a glass of something, give yourself a pat on the back and enjoy your 3133.

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #13 Online: 06 Junho 2014 às 13:58:15 »
verdade, Adriano e Alberto. o ipad corrigiu automaticamente, era lever (alavanca).

e o nome eu confundi, era sliding gear cam.

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #14 Online: 06 Junho 2014 às 14:00:27 »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #15 Online: 06 Junho 2014 às 14:03:25 »
Ok, mas até onde sei isso não é um came e não me lembro de literatura que chame essas peças de cames ("cam"). São sim parafusos excêntricos.

De todo modo, não recomendo que tente ajustar por conta própria. A diferença entre o bom e o ruim é invisível até mesmo com lupa de 2 ou 3x.

Abraços!

Adriano

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #16 Online: 06 Junho 2014 às 14:04:43 »
The sliding gear depth cam adjusts the depth of engagement of the sliding gear and the single tooth of the second wheel. Too little engagement will result the single tooth missing the gear altogether or not tripping the minute counter. Too much will result in the minute counter jumping two minutes or bouncing after indexing.

[...]

2) watch stops when chronograph is engaged -
- chronograph depth cam set too deep.
- something jamming second wheel.
-reset lever spring broken and hammer is not latched in cocked position.

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Poljot 3133 - problemas no Crono
« Resposta #17 Online: 06 Junho 2014 às 14:08:13 »
mas pelo que pude entender, é bem na linha da sua anamnese, Adriano.