Revisão de um seiko landmaster 5M45A.

  • 14 Respostas
  • 4276 Visualizações
Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Online: 17 Abril 2014 às 23:33:51 »
om pessoal depois de um bom tempo meio distante do fórum por motivos do trabalho .
Bem esse relogio ai é um movimento seiko calibre 5M45A.. bom vamos as fotos .
O estado que o relogio chegou em minhas mãos .

Fotos das bobinas elas estão queimadas  . 

Bom pessoal nesta fotos vocês podem notar que há fio da bobina avariado .

O movimento ainda sem ser restaurado podemos ver as duas bobinas .. e sem o capacitor ainda .   

Bem vamos ao desmonte da parte do calendário .

Sem o mostrador .

As rodas que compôem o calendário .

Bom vamos a parte das rodas .. vocês podem ver que eu já havia retirado as bobinas.

Nesta foto já podemos ver o trem da rodas .. alem de ser movimento com bobinas, é muito simples .

Bem nesta foto o movimento está montado .. com as bobinas novas e o capacitor novo .. e em pleno funcionamento. 

Bom estas duas fotos ai abaixo da para notar funcionamento do ponteiro de segundo.


Bom nesta foto da ver como se abre esse relógio .

Bom depois de muito estudo .. e quebrar a cabeça.. eu consegui fixar o aro da catraca .

Bem depois de ter trocado as duas bobinas+capacitor alinhar um rubi e refazer o aro da catraca o serviço ficou 10 ..
Bom por hoje é só pessoal .
Obrigado pela visita . 
Meneghetti.

*

flavio

Re:
« Resposta #1 Online: 18 Abril 2014 às 00:58:09 »
Como conseguiu os componentes eletrônicos? E como funciona esse relógio? Digo, como funciona essa escala e ponteiro adicional? Flávio

Re: Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Resposta #2 Online: 18 Abril 2014 às 20:42:38 »
Boa noite Flavio bom as peças foram compradas na fornitura 777 as duas bobinas e mais o capacitor  8)
Bom o funcionamento pelo incrível que pareça é automático ... há nesse relogio sistema de alternador que manda a energia "fabricada" no rotor e que manda esse energia para a bobina essa a esquerda e dai ela carrega o capacitor e esse manda energia dela para a bobina aquela que está no alto da foto .. ai só usa-lo e pronto  8)     

Bom essa foto ai é antes da reforma  OK movimento esta a espera do capacitor e das duas bobinas .
Bom a escala do ponteiro adicional não sei se é para mergulho ou não .. se alguém souber é só falar .
Meneghetti 8) 

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re: Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Resposta #3 Online: 18 Abril 2014 às 21:17:34 »
Não, não perguntei como funciona o sistema eletrônico, mas o relógio em si! Para que serve o ponteiro adicional? Como se usa a escala?


Flávio

Re: Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Resposta #4 Online: 18 Abril 2014 às 22:27:00 »
Lindo trabalho Meneghetti! Parabéns! :)
Este Landmaster usa a tecnologia kinect?
Você sabe dizer quando foi fabricado?
Abs,
Edgar.

Re: Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Resposta #5 Online: 18 Abril 2014 às 23:03:34 »
Parabéns pelo trabalho.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

Re: Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Resposta #6 Online: 18 Abril 2014 às 23:52:25 »
Parabéns meu caro Meneghetti. :)

Re: Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Resposta #7 Online: 19 Abril 2014 às 01:32:58 »
lindo relogio ,gostei do serviço ,sera que esse ponteiro não serve para indicar o estado de carga do capacitor ,porque diz 7 days no mostrador e tem uma marca de 2 days entre uma e duas horas e 4 days entre 4 e 5 horas ?

*

Henk

Re: Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Resposta #8 Online: 19 Abril 2014 às 19:19:50 »
Só de imaginar o "açougueiro" que arrebentou o relógio para abrí-lo...
Parte interna 100%. Só falta restaurar o mostrador e ponteiros, polir (polir Ti ?) e jogar uma pulseira de couro marrom.
Belo trabalho Meneguetti  ;D

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Resposta #9 Online: 19 Abril 2014 às 19:22:40 »
Excelente amigo Meneghetti! :D 8)

Abraços!
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Edu164

  • *****
  • 592
    • Ver perfil
Re: Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Resposta #10 Online: 19 Abril 2014 às 21:23:11 »
Parabéns Meneghetti !

Realmente um belo trabalho, obrigado por compartilhar.

Quanto ao ponteiro vermelho, é de fato, o indicador de carga do capacitor, trocando em miúdos é como se fosse a "reserva de marcha" dos mecânicos - neste caso divididos nos dísticos 2, 4 e 6, respectivamente para carga de 2, 4 ou 7 dias, como já foi percebido pelo Junior.

Neste modelo, em especial, a leitura se dá por um ponteiro específico para esta função, já nos sucessores, é utilizado o próprio segundeiro onde, com dois apertos rápidos naquele botão acima da coroa, ele para em uma posição que também indica o nível da carga. Onde o ponteiro parar, lê-se na escala que vai dos 12:00 até as 06:00 a carga atual e após uns 4 ou 5 segundos, o segundeiro retorna à sua função principal. No caso do modelo da foto, é utilizada uma escala gradual colorida que vai do vermelho (s/ carga) passando pelo amarelo até o branco (carga total).


fonte da imagem: internet

Abraços,
Edu
"não faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem para você..."

*

Henk

Re: Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Resposta #11 Online: 19 Abril 2014 às 22:21:03 »
Não essa função, de reserva energia, é mostrada apertando o botão acima da coroa.

Vejam:

"The watch is also equipped with a dual time function.
The 24-hour hand can indicate the time of an area in different time zone
while the hour hand is indicating the time of your area.
The hour hand can be set independently of the other hands, and therefore,
when you travel abroad, the time of places you visit can easily be shown
only a turn of the hour hand while the 24-hour hand displays the time back home."

*

Offline Edu164

  • *****
  • 592
    • Ver perfil
Re: Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Resposta #12 Online: 20 Abril 2014 às 08:42:04 »
Pessoal, bom dia!

Após ver a mensagem do Henk e fuçar na net, encontrei o texto transcrito pelo amigo que diz sobre o funcionamento deste relógio, devo considerar que o ponteiro maior, de alguma maneira, indica um dual time e não o indicador de carga como eu mencionei em post anterior. Falha minha :-\ e muito grato pelo Henk por observar e retificar  ;)

Deste modo, acho que a leitura de carga também seja aquela quando apertar o botão de cima, o segundeiro se mova de 2, 5 ou mais segundos indicando sim aí a quantidade da reserva de carga.

Inclusive, agora me leva a pensar que diferentemente de outros, se este modelo não leva o nome "Landmaster" por ter esta funcionalidade.

Um abraço,
Edu

"não faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem para você..."

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Resposta #13 Online: 20 Abril 2014 às 12:29:22 »

Excelente trabalho Meneguetti !

Sobre a indicação de carga, é como qualquer outro kinetic, o segundeiro indica no mostrador X dias de reserva. Como este é um modelo antigo só dura 7 dias mas hoje dura bem mais(meses). Pode se usar o capacitor recente neste modelo e vai durar mais. Apenas continua indicando o máximo de 7 dias, mesmo que na prática fique mais tempo.
O outro ponteiro é indicador 24h independente.

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Revisão de um seiko landmaster 5M45A.
« Resposta #14 Online: 21 Abril 2014 às 23:50:20 »
Eeeessssseeee meneghetti!! Mais um belo trabalho muito bem documentado!!

E estou aqui ansioso tb pelo esclarecimento da dúvida do flavio tb!

Abração

Rafa