Reflexão sobre o que me fascina em relogios

  • 21 Respostas
  • 6136 Visualizações
Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Online: 08 Maio 2014 às 21:10:42 »
Gostaria de saber dos amigos porque o interesse sobre relogios mecanicos e acho que em especial os de bolso,

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #1 Online: 08 Maio 2014 às 21:20:17 »
Para mim é a engenhosidade/genialidade humana, e o senso de precisão, capricho, perfeição até nos mais impossíveis detalhes.

Muitas coisas já feitas pelo homem reúnem essas características. Poderia citar um monte. Mas o que impressiona no relógio é tudo isso dentro de algo tão diminuto. É a dimensão que tornam incríveis diversas coisas num relógio.

Abraços!

Adriano

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #2 Online: 08 Maio 2014 às 21:22:25 »
 O que me fascina nos relógio mecânicos é a imensa engenharia em detrimento do reduzido tamanho da máquina, cuja função é a precisão do tempo.

poético, mas é o que me fascina!

*

Alberto Ferreira

Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #3 Online: 08 Maio 2014 às 21:32:37 »
Bem,...
Eu creio que haverá respostas de todo tipo e conceitos...
Claro!  ::)

Mas, no meu caso...
- Porque eu sou engenheiro mecânico, por vocação, e desde sempre fui "chegado" nas soluções mecânicas.

E aí vem uma coisa que para alguns talvez possa ser considerado um paradoxo...
Eu, sobretudo, admiro (ou me fascina) a dificuldade de "medir" o tempo decorrido com elementos mecânicos como molas, engrenagens, alavancas, etc.

A "luta" pela precisão me parece assim ser mais fascinante. E por que não?  Criativa...  ::)

Um exemplo?
O famoso atrito, que se por vezes é nosso algoz, por outras é quem faz tudo (o que é mecânico) funcionar.  ::)

Paradoxo?
Pode ser... Mas eu acho que não.

Alberto - O "filosofo" (noturno) das engrenagens...  8)
 :D

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #4 Online: 08 Maio 2014 às 21:50:44 »

O famoso atrito, que se por vezes é nosso algoz, por outras é quem faz tudo...

Lord Alberto, se não existisse o atrito, muita coisa gostosa perderia a graça!

 ... pelo menos a taxa de natalidade iria diminuir...
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Alberto Ferreira

Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #5 Online: 08 Maio 2014 às 22:06:45 »
 ::) ::) ::)

Huuummmm...
É verdade...

É...
É verdade, Terta!
 8)

Mas nesta "mecânica", nada de rochas, né?

Smooth and easy.
 8)

Abraços!
Alberto

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #6 Online: 08 Maio 2014 às 23:46:23 »
O que mais me fascina é o design tanto dos mecanismos quanto da parte externa.

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #7 Online: 09 Maio 2014 às 00:32:10 »
1. não ser eletrônico/elétrico.
2. os metais.
3. não ser perfeito na medida do tempo, pois o tempo tb não é perfeito.
4. ser o resultado de séculos de desenvolvimento de uma tecnologia, de modo que um citizenzinho ou seikinho traz em si toda uma história não apenas dos séculos de desenvolvimento dos relógios, mas dos milhares de anos de metalurgia.
5. ser uma forma diferente de encarar o tempo, a despeito dos valores contemporâneos.
6. e no caso dos automáticos, a engenhosidade de aproveitar o próprio movimento natural humano pra carregar a corda.
7. a durabilidade, que os transforma não penas em medidores de tempo, mas parte das nossas histórias.

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #8 Online: 09 Maio 2014 às 08:00:05 »
O que me faz gostar de relógios mecânicos é a história do desenvolvimento das técnicas aplicadas para sua construção. A engenharia, a criatividade para desenvolver soluções mecânicas com componentes tão pequenos.
O relógio mecânico é uma máquina que exige atenção e, talvez, até um pouco de carinho  para funcionar bem. ;)

Abraço!
Jmm

*

Offline Veiga

  • ****
  • 332
  • 'a humildade precede a honra'
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #9 Online: 09 Maio 2014 às 09:29:23 »
Bom dia, penso como você , Automatic, o design eh fundamental assim como um comprovado movimento.
Nada externo a ele eh necessário  para nos acompanhar nas 24 horas do dia. Só uma boa revisão a cada 4 anos!
Eh uma maravilha desenvolvida há séculos !
Meu abraço , Veiga .

Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #10 Online: 09 Maio 2014 às 11:03:22 »
Sim caros,porem oque direcionou está atenção dos senhores aos relogios mecanicos,a mim depois de muitos anos percebi que por ter convivido com meu avô ,que era um mestre construtor de relogios de sol ficou o fascinio e a admiração por ver ele dedicar tanto tempo nestas engenhocas que fazia não para venda para puro seu deleite

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #11 Online: 09 Maio 2014 às 11:44:43 »
 história do atrito foi muito boa! kkkkkk

parabéns ao criador do tópico.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #12 Online: 09 Maio 2014 às 12:43:40 »
Comecei a ter contato com relógios ainda criança, pelos seis ou sete anos.

O padrinho do meu pai tinha uma joalheria (que não existe mais) na Rodolfo Dantas, em Copacabana, numa das lojas laterais do Copacabana Palace.

Pequeno, achava que só havia uma marca de relógio chamada Patek Rolex Omega. Ouvi meu pai e o padrinho dele falarem esses nomes à exaustão.

Em meados dos anos 1970, surgiram na minha casa os primeiros relógios japoneses. Ondas de Seiko, Citizen e Orient porque (meu pai confessa) não dava para ir de Rolex ou de Piaget no pulso nas reuniões de diretoria da Petrobras com os milicos - sobretudo depois que presenciou um ex-presidente da estatal, futuro ministro das Minas e Energia, ser admoestado por um presidente da República/general para que não participasse das reuniões do Conselho Nacional do Petróleo de Patek no pulso.

Depois foi a época dos relógios a quartzo (eletrônicos, como chamavam vulgarmente). Fiquei maravilhado em saber que uma bateriazinha comandava tudo.

Meu primeiro relógio de verdade... o JLC que pertenceu ao padrinho do meu pai, que ganhei na formatura, quase 30 anos atrás.

Outros vieram - não muitos, é verdade.

Enfim, por que gosto tanto de relógios? Por admiração, por fazerem parte da minha infância e por me lembrarem pessoas queridas.

Acho que são justificativas suficientes.

Dic



*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #13 Online: 09 Maio 2014 às 13:19:40 »

 Eu gosto da engenhosidade, mas além de tudo gosta a história... a mim fascinam os modelos antigos da época que as pessoas recebiam um relógio de presente ao fazer 15 anos, ao se formar etc...
 
  Fico imaginando a historia por traz deste objeto, desde de o velhinho de óculos tipo Gepetto montando peça por peça lá na Suiça até os pais escolhendo um modelo mais adequado para o filho que acabava de virar doutor...
 
  Ou ainda os Seikos e Orients que se tornaram acessiveis para os trabalhadores nos anos 70, lembro do meu tio  com um Seiko grandão dizendo que era para marcar corrida de cavalos.
 
   O Isso é o que me fascina no meu ajuntamento, então para mim além de ser mecânico, tem que ser velhinho ;)

Abs

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #14 Online: 09 Maio 2014 às 13:50:39 »
Os relógios me fascinam por que dão statis  ;D

Na verdade nem sei direito quando começou esta coceira. Me lembro de na infância ter reduzido a pó um Mondaine a corda que caiu em minhas mãos só para ver o que tinha dentro e depois disto, vários despertadores foram objeto de engenharias reversas.

Na casa dos 40 hoje, vi orients, seikos e omega constelation de meu pai, rolex datejust de um irmão, passei pelos inevitáveis reloginhos digitais, os champions (da primeira leva), citizens pró-masters, até que em lampejos de evolução cheguei aos Swatches, coisa legal, "suiço" e me deparei com o forum amarelinho nesta época onde buscava algo mais e não sabia necessariamente o quê, pelo que agradeço ao Flávio pela criação deste monumento que hoje é o Forum.

Me encontrei no forum Amarelinho e o Hobby evoluiu com meu ajuntamento, que é um mistos de seikos, Etas 2824 variados uma cereja coroada e alguns fundos de cristal, para sempre poder ver o que tem dentro.

No fundo, acredito, o fascinio pelos relógios é voyerismo mecânico puro, poder ver o que tem dentro e ver que o que tem dentro é uma maquinha do capeta que consegue materializar o tempo em suas engrenagens.

Lucius

Corruptissima re publica plurimae leges

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #15 Online: 09 Maio 2014 às 15:41:36 »
Boa tarde.

O relógio mecânico sempre me pareceu algo mágico, deu corda ou balançou e ele voltou a ter vida. Sou da era do quartz, meu primeiro relógio foi um presente de natal, e foi um casio digigraph como o da imagem abaixo.

Fonte: VintageLCD
Tinha uns 10 tipos de cronômetros diferentes.

Hoje quando estou em meus momentos de ócio, gosto de pegar o relógio que foi ou é do meu pai, afinal ele está vivo. Que é um Ralco já mostrado por mim outrora. E vejo as marcas do tempo...e mesmo com no minimo 30 anos absolutamente parado, é pega-lo na mão que o relógio começa a funcionar, atrasa, difícil leitura...como alguém muito idoso. Que possui conhecimento, historias, mas tem dificuldade em expô-las e precisa ser compreendido e ouvido, mesmo que seja para ouvir a mesma história pela enésima vez.

O relógio em questão está sendo restaurado. Movimento, caixa, acrílico, coroa e fecho da pulseira. O mostrador, ponteiros e pulseira será mantida. E para mim esse restauro significa devolver ao idoso o que o tempo tomou-lhe.

Abraço.

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #16 Online: 09 Maio 2014 às 18:29:53 »
Comecei assim:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=9056.75

Só Deus sabe quando parar...
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #17 Online: 09 Maio 2014 às 21:55:39 »
eu acho que colocam maconha dentro desses relogios, ou algum tóxico semelhado......
vicia o home....... :P

abs
renato
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #18 Online: 09 Maio 2014 às 22:38:41 »
Belas análises! Os amigos floristas estão de parabéns!

*

jungman

Re: Reflexão sobre o que me fascina em relogios
« Resposta #19 Online: 10 Maio 2014 às 09:22:57 »
Olá meus caros foristas; como disse o Dicbetts, também tive contato muito cedo com o relógio, casualmente de meu avô, tinha somente 3 anos de idade, mas já sabia como quebrar um relógio.  Acho que aí começou minha admiração pelo objeto.  Eu queria ver o que tinha dentro, que movimentava os ponteiros!!!
Hoje continuo encantado com o relógio, este mecanismo pequeno, tão bonito e complexo.
Minha admiração, dá-se ao fato de imaginar quanto tempo seus construtores quebraram a cabeça para desenvolver um mecanismo, naqueles tempos idos, que pudesse dividir o dia em horas, e que tivesse uma precisão considerável, e pudesse repetir este feito inúmeras vezes, dentro da mesma precisão, dia após dia; tudo feito e desenvolvido, com a centésima parte de tecnologia e recursos que temos hoje.
Quando vejo um relógio mecânico, logo sinto sua ALMA, que seu criador deixou nele; olho para cada roda, ponteiro, balanço, e sinto ali, o desenvolvimento daquela peça, quase sempre inicialmente feita manualmente, me refiro a peça modelo, não ao enésimo relógio industrializado, muito embora é ele que vem reportar de onde ele saiu.
Existem marcas e marcas, mas todos eles um dia foram concebidos por alguém, alguns melhores que outros, mas todos eles são relógios, e merecem respeito devido ao seu criador.
Hoje sei, que o que  movimenta o relógio é sua corda, mas o balanço vai e vem, porque teve alguém que colocou SUA ALMA no relógio, sua inspiração Divina.
Agora imaginem, como colocar tudo isso dentro de uma caixinha, e fazer estas peças todas em miniatura, para que ficasse portátil.
Dizem que quem criou o relógio de pulso foi o nosso nobre SANTOS DUMONT, devido ao relógio de bolso ser de difícil leitura quando em voo. Não consegui oficialmente, comprovar esta sua criação.
Hoje dos pulsos mais réles, aos mais importantes do mundo, temos um RELOGIO, marcando o tempo, o mesmo tempo em que vivem todos neste globo.
É um mecanismo admirável, hoje extremamente popular, mas que poucos sabem sua historia, ou tem conhecimento onde foram fabricados e por quem.

Um abraço a todos

Flavio