Menu principal

Uma rápida review do Vacheron 4072

Iniciado por admin, 19 Junho 2014 às 14:55:39

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Deu no Monochrome

http://monochrome-watches.com/vacheron-constantin-vintage-chronograph-4072-hands-on/


Como sabem, a Vacheron criou um lance muito bacana em alguma de suas boutiques, a venda de relógios vintages selecionados por eles, restaurados à condição mint e vendidos com garantia de dois anos. E os preços, considerando o que cobram por aí nos relógios atuais, não são extorsivos (que fique claro: não extorsivos para Vacherons do mesmo naipe atuais!).

Sou um purista... Talvez por isso tenha criado este site e não vá muito com a cara desses designs atuais estilo "Hublot", muito embora reconheça o valor das marcas. Para mim os anos 40 e 50 foram o ápice do bom gosto na relojoaria, e este Vacheron, perdoem-me as palavras, é uma putaria, uma sacanagem, um estupro! É aí que eu me refiro! Depois me perguntam porque durante cem anos a VC, PP e AP se tornaram conhecidas com a tríade do bom gosto e perfeição na Suíça. Como disse outras vezes, parece que só a Patek manteve-se no rumo durante todos esses anos e a VC, graças, parece o estar retomando. A AP... Bem, como diria o Poderoso Castiga, "mais ou menos, mais ou menos, mais ou menos"...


Flávio

Dicbetts

A criancinha em questão sai por 38,1 mil euros. Num calculinho meia-boca, R$ 114,3 mil.

Um relógio pequeno para os padrões de hoje (34 de diâmetro).

É uma máquina formidável, sem contestação. É um exemplar de colecionador e, portanto, vale tudo isso?

Ou estamos vivendo um tempo de mercado altamente aquecido e imensamente especulado?

Dic

flavio

Você não compra um da linha atual por esse preço. E sim, pelo tamanho eu não compraria nem se tivesse, mas as proporções são perfeitas. Flávio

3M

#3
Amigo Flávio,

Compra sim... existem diversas opções de VC's nos EUA com preços por volta de 100k reais... e até um pouco mais em conta.

Abs!

edson rangel

Um relógio com esse valor altíssimo tem uma máquina que corresponda esse preço? Essas máquinas são bem acima dos relógios que normalmente são apresentados no FRM (me refiro aos melhores).

Ou esse preços chegam a isso em função dos diamantes, ouro etc.. que são colocados na peça.

Por ex:

$ 1,223,552.00

FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

flávio

Nada a ver com diamantes ou coisas do tipo, até mesmo porque no passado os relógios eram estritamente funcionais, muito embora, como já ressaltei, algumas fábricas sempre tenham se especializado no máximo do acabamento em um relógio. Mas no passado os relógios não tinham os preços absurdos dos de hoje... Minto. No passado podia-se comprar relógios com um acabamento tão perfeito, mas tão perfeito, mas tão perfeito, que se fosse fazer hoje, não só por exigência de mercado como custo mesmo, ficariam absurdamente caros.

Exemplo? Não sou eu que estou falando, mas é mais ou menos unânime que o movimento de cronógrafo mais belo e razoavelmente bem acabado já feito é o... 13ZN da Longines. Na época que esse relógio estava em linha, custava caro. Basta ver preços de Rolexes, Longines, Omegas, etc, da década de 40, 50, etc. Custavam o salário de um trabalhador por uns 6 meses. Coloquemos, então, numa comparação tosca de salários do exterior, que custassem 10 mil dólares em dinheiro da época.

Pois então... Outro dia li o CEO da AP que se fossem fazer o acabamento que faziam no passado em toda sua linha, o relógio mais barato deveria custar o triplo do que custa hoje.

Eu, por exemplo, só vejo coisas semelhantes ao 13 ZN em fábricas muito top hoje, com preços na casa de 50 mil para cima.

Respondendo à sua pergunta. O que encarece um relógio é a quantidade de horas de acabamento estético e funcional MANUAL que se dá a ele, sobretudo nos dias atuais, quando a mão de obra é escassa e bem cara para os especialistas nisso.

E não, que eu lembre, raramente aparecem pessoas novas com relógios efetivamente fora da realidade no quesito acabamento no site, a não ser antigos. Novos? TInha um forista que colecionava Pateks e Langes (sim, acreditem...). Eu não me lembro a última vez que de fato vi algo assustadoramente bem acabado no fórum. Ah! E os AP do povo? Faz-me-rir. A AP deixa o acabamento efetivamente manual para sua linha Jules Audemars.

Quer começar a treinar os olhos? Nada melhor do que o site do Steve G, referência em fotos e, melhor de tudo, em gama de coleção.

http://ninanet.net/watches/launchpad.html

E quer ver o que os antigos faziam "normalmente"? O sucessor do 13 ZN, o 30 CH do site do Steve. Olhe essas curvas, olhe isso, que putaria! Não se vê movimentos tão tridimensionais mais assim, a não ser na Lange e Patek e poucas outras. E... Olhe as bordas chanfradas em tudo, o acabamento metálico fosco das peças... Isso na Longines! Agora imagine um Patek.

http://ninanet.net/watches/others13/Mediums/mlongines30ch.html


Quer saber quem tem o melhor acabamento da indústria atualmente? Na Suíça, é o Dufour. Veja essas fotos e compare agora com um movimento Rolex. É como comprarar um Fusca velho e um Rolls Royce. Veja, compare fotos, com o tempo seus olhos irão treinar, mas nesse caso é tão brutal a diferença que qualquer um vê.

http://ninanet.net/watches/others08/Mediums/mdufour.html


Flávio

SandroZC

#6
Coincidência, estava vendo neste instante um vídeo com o Sr Dufour.
http://youtu.be/CtkcLjiNy_0

flavio

Ele é foda e seus relógios são aparentemente tão simples... Flávio

dsmcastro

Esses dias no WUS um senhor, dono de alguns pateks e VC estava muito bravo pois não conseguia nem entrar na lista de espera dos relógios do Dufour. A lista de espera fica entre 5-7 anos...

O que coloca o desenvolvimento totalmente artesanal na contramão dos grandes grupos que querem vender muito e lançam modelos e séries especiais a todo momento para fazer a máquina girar, com isso a qualidade de acabamentos tende a ser cada vez mais industrial, mesmo nas grandes marcas, deixando o trabalho manual e mais cuidadoso para modelos bem mais exclusivos.

Quanto à questão do equilíbrio no desenho de relógios, essa moda de 'relojōes' têm criado verdadeiras atrocidades, principalmente com cronógrafos, pois em muitos casos o movimento tem diâmetro muito pequeno em relação ao tamanho agigantado que se pretende para a caixa, matando qualquer proporção e equilíbrio no desenho.

Se você pegar esse mesmo movimento do belíssimo Vacheron do tópico e colocar numa caixa de 42~44mm (tamanhos já considerados pequenos para os padrōes atuais) vai sobrar caixa e mostrador e os sub-dials ficariam perdidos no meio do relógio, matando a proporção. Esta atenção ao design mais correto e ajustado antigamente se dava com muito mais cuidado, fazendo com que a peça tivesse uma elegância em todos os aspectos.
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

shun

Sei de uma coisa nessa vida... Um 13ZN vai ficar em minha coleção..! Ah se vai! hahahahaha



Voltando ao tópico.. Acho bacana esse tipo de iniciativa de comprar, restaurar e recolocar a venda um pedaço da história da própria marca.. Mas cobrando esse "plus" eu prefiro garimpar.. hahahah

Abraços!

flavio

E sobre o cara, sabia que não basta ter grana né? Você tem que convencê lo que é digno do seu relógio, um apreciador, senão ele nem te coloca na lista. Os relógios dele são como filhos, até entendo, pela produção pequena. Diz ele que sabe onde estão todos e conhece todos os donos, a maioria japoneses. Flávio

dsmcastro

Citação de: flavio online 20 Junho 2014 às 19:11:28
E sobre o cara, sabia que não basta ter grana né? Você tem que convencê lo que é digno do seu relógio, um apreciador, senão ele nem te coloca na lista. Os relógios dele são como filhos, até entendo, pela produção pequena. Diz ele que sabe onde estão todos e conhece todos os donos, a maioria japoneses. Flávio

E acho que foi exatamente isto que aconteceu... E eu até entendo, pois são obras-de-arte que demandam meses de trabalho, não é qualquer fanfarrão endinheirado que compra...

No WUS mencionaram isso, enquanto outros diziam pra ele mudar de ideia, pois se ele não conseguiu entrar na lista, dificilmente conseguiria...
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

flávio

Ah, e sobre tamanho de caixa e compatibilidade com movimentos. Sim, tem ocorrido em alguns movimentos, como pudemos constatar, uma total incompatibilidade com as caixas. Os movimentos, cujo projeto é extremamente caro, permaneceram aqueles para caixas de 36, 37, 38 mm, e foram colocados em caixas de 42. Fica ruim mesmo. Mas... Se o projeto é bom e há também um bom desenho de mostrador, etc, isso passa despercebido.

Duvidam? Sabe qual é um dos menores movimentos de crono do mercado? Ele é pequeno MESMO, se o Adriano conseguir algum dia uma foto ao lado de uma moeda, algo assim, agradeceria. Adivinhem? O Lemania do Moonwatch. Ele já era pequeno no passado, mas mesmo assim foi colocado numa caixa de 42 mm e ficou bom PRABARALHO!

Para mim, qualquer relógio, seja social ou esportivo, tem seu tamanho ideal na faixa de 38 a 39 mm. Mas compreendo a moda atual, até mesmo porque sou um anão com 1.68 de altura (bem medido!)

flávio

Dicbetts

Citação de: flavio online 20 Junho 2014 às 13:24:59
Você não compra um da linha atual por esse preço. E sim, pelo tamanho eu não compraria nem se tivesse, mas as proporções são perfeitas. Flávio

Pelo tamanho, também estou fora.

Proporção... Relativo. Vamos cair na gostologia.

Mais proporcional para mim seria se tivesse 36.

A menos que você esteja considerando todos os círculos visíveis (caixa, aro, marcações, etc.) no relógio como números primos de 7. Não me parecem.

E se os caras fizeram os círculos visíveis baseados na Sequencia de Fibonacci (se você partir do zero, passa pelo 34, tornando-o órbita), aí sim tiro o chapéu. Mas também não me parece.

Dic

wnfilho


igorschutz

Eu preferia que o relógio tivesse uns 38mm, mas 34mm, pra mim, é perfeitamente aceitável num relógio como esse (antigo). Toparia fácil ter um se tivesse a grana!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Eu também penso assim.
Afinal ele é daquela época e nada tem a ver com as nossas atuais "mudanças de hábitos".  ;)

Que podem, como dito pelo Flavio, ir, vir ou voltar a ir...

E apesar de que quem usa não tenha mudado (muito) de tamanho...  ::)
:D

Alberto

mario.lobao

Citação de: igorschutz online 22 Junho 2014 às 22:17:48
Eu preferia que o relógio tivesse uns 38mm, mas 34mm, pra mim, é perfeitamente aceitável num relógio como esse (antigo). Toparia fácil ter um se tivesse a grana!

+1