Menu principal

Classificação das marcas.

Iniciado por Daniel Costa, 17 Julho 2014 às 15:28:46

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Desculpem, mas a lista que propus não é gosto pessoal, é baseado estritamente em fatores técnicos, de tradição e mercadológicos.

O que as marcas da categoria 1 tem de semelhantes, que as outras não têm: do ponto de vista técnico, mecanismos in-house de alta gama, alguma possuindo complicações. A Rolex não tem complicações além do cronógrafo nem tradição em cronometria (acho que não tanto como Zenith, Longines, Omega), mas teve quase sempre calibres 100% in-house. A Omega também não tem complicações (salvo raros exemplos) e assim como a Rolex só veio a ter um cronógrafo in-house recentemente, e perdeu muitos pontos ao passar umas 3 décadas só usando calibres de terceiros, mas tem tradição em cronometria e hoje tem um escapamento de alto desempenho exclusivo. A IWC não tem tradição grande em cronometria e usou calibres de terceiros por muito tempo, mas tem complicações exemplares. Ou seja, se equivalem. Do ponto de vista de faixa média de preço, equivalem-se também.

Na categoria 2, novas semelhanças. Do ponto de vista técnico, Longines já esteve fácil no topo da cadeia, com muita tradição em cronometria, calibres próprios... mas hoje se reduz a movimentos terceirizados padrão, exceto por uma ou outra exclusividade, mas ainda assim terceirizado. TAG Heuer precisaria ser dividida em Heuer e TAG Heuer. Heuer tem história com cronógrafos mas acabou reduzida a movimentos terceirizados. Hoje tem modelos de alta gama com tecnologia exclusiva mas não o suficiente para joga-la numa categoria acima. Baume... nem tem o que dizer. Sempre ficou nessa mesma categoria.

Novamente, a faixa média de preços se equivale.

E na categoria 3, Tissot e Hamilton tiveram grandes passados... A Tissot hoje apesar de nada in-house, tem muita cosa exclusiva e é a marca laboratório de tecnologias eletrônicas dentro do Swatch Group. Mas por não ter nada muito especial nos mecânicos, não dá para se equiparar as outras categorias. Hamilton é só uma sombra do que foi no passado. Tem seu estilo hoje, mas apenas monta calibres ETA. A Victorinox idem, e nem tem história relojoeira. E denovo, suas faixas de preço concorrem totalmente.

Se isso for uma análise apaixonada, de gosto pessoal, e não factual, técnica, ou sei lá o que, desisto.

Sobre a Rolex: ela está no topo ENTRE AS MARCAS PROPOSTAS. Se for considerar tudo o que existe no mundo, é verdade, ela não passa perto do topo. Agora, se nessa classificação ela não estiver no topo, está aonde? Junto com Baume? Junto com Victorinox? Fala sério.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Além do crono, a Rolex tem um contador regressivo de regata (Yatchmaster II) e um calendário anual (Sky-Dweller).

Isso é o que está em produção, pois se contar o que tem de patentes, aí tem até turbilhão.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

jfestrelabr

Citação de: igorschutz online 23 Julho 2014 às 06:44:15
Além do crono, a Rolex tem um contador regressivo de regata (Yatchmaster II) e um calendário anual (Sky-Dweller).

Isso é o que está em produção, pois se contar o que tem de patentes, aí tem até turbilhão.

É por isso que eu falo, o Fórum esta ai para pesquisa, a net esta ai para pesquisa, as pessoas entendidas estão ai para pesquisa e ainda tem quem ache que rolex é mais marketing do que relógio kkkkkkk ai pai do ceu.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

vinniearques

Citação de: jfestrelabr online 23 Julho 2014 às 08:54:04
Citação de: igorschutz online 23 Julho 2014 às 06:44:15

É por isso que eu falo, o Fórum esta ai para pesquisa, a net esta ai para pesquisa, as pessoas entendidas estão ai para pesquisa e ainda tem quem ache que rolex é mais marketing do que relógio kkkkkkk ai pai do ceu.

É aquele tipo de mantra que o cara leu uma vez e sai repetindo sem nem saber se ta certo ou não.

Tem vários rodando por ai e não só da Rolex.

Um coisa é não gostar de uma determinada marca, OK, cada um gosta do que quiser, agora afirmar que Rolex é mais Marketing que relógio é não entender NADA de relógio, se tivesse falado a mesma frase mais utilizando marcas como OMEGA, LONGINES, Breitling, etc a frase também seria absurda, não to aqui defendendo somente a Rolex.

FPiccinin

A classificação demonstrada é perfeita, obviamente ha ponderações pessoais como em tudo na vida, mas tais ponderações possuem embasamento cientifico. Primeiro porque o Adriano entende do negócio e consegue comparar características construtivas e aplicabilidades diferentes em função do resultado final entregue pelo produto. Obviamente se eu fosse criar esse ranking com o meu baixo conhecimento técnico levaria em conta questões pessoais. Na formação de uma opinião temos o senso comum e o conhecimento cientifico, a soma de ambos deve dar 100%, que é a reposta, na falta de um, o outro cresce.
Abraço

Daniel Costa

Boa tarde!

Interessante como sempre há alguma discussão "apaixonada" quando temos opiniões divergentes.  :)
Adriano, sua colocação foi perfeita e a meu ver indiscutível. Claro que se ficarmos expondo opiniões pessoais aqui ficaremos anos discutindo esse assunto, mas como a ideia era ter uma opinião técnica em relação a estas marcas sua classificação atingiu perfeitamente o objetivo. Obrigado!  ;)
Com relação a Rolex eu entendo parcialmente a posição colocada pelo colega pedroecintia, não concordo que a Rolex seja só marketing, isso é um absurdo, mas entendo que o marketing em cima da Rolex faz esta marca "subir" de nível no conceito das pessoas, visto que, se perguntarmos para pessoas leigas tenho quase certeza que TODOS diriam que a Rolex seria infinitamente superior as demais, talvez achassem até uma heresia comprara-la as outras marcas, até porque nem conheceriam outras marcas menos "populares". Eu mesmo, que tenho alguma noção, a coloquei em primeiro isoladamente.
De qualquer forma muito obrigado pelas respostas e se quiserem podemos "engrossar" esta lista, tenham certeza que ajudará e muito aos menos entendidos do assunto a se situarem.

Abraço!

benyvitz

Citação de: jfestrelabr online 22 Julho 2014 às 23:29:05
"ela tem mais marketing do que relógio de fato a meu ver ."

Ainda bem que foi AO SEU VER  :P

Se o Sr estudar um pouquinho sobre a dita cuja vai mudar um pouquinho de opinião, isso AO MEU VER, certeza.

Esse tipo de afirmação sempre trás polêmica, mas sem desprezar a marca, a Rolex é top mundial número 1 plus plus em marketing deixando PP, AP, VC escondidas, e tecnicamente ela não chega neste patamar, portanto strictus senso não pode dizer que a afirmarção seja assim absurda.

vinniearques

Citação de: benyvitz online 23 Julho 2014 às 13:09:37

Se o Sr estudar um pouquinho sobre a dita cuja vai mudar um pouquinho de opinião, isso AO MEU VER, certeza.

Esse tipo de afirmação sempre trás polêmica, mas sem desprezar a marca, a Rolex é top mundial número 1 plus plus em marketing deixando PP, AP, VC escondidas, e tecnicamente ela não chega neste patamar, portanto strictus senso não pode dizer que a afirmarção seja assim absurda.

??? ??? ??? ??? ??? ???

Mais não entendi a comparação, A Rolex não chega no patamar da PP, OK CONCORDO em partes.

Mais ai voce ta comparando produtos de preço completamente distintos, um Rolex Sub custa no Joma Shop 7 mil dolares ( Sub No DATE) já um Patek Aquanalt ( pé de boi da Patek) no Grey Market,  custa 21 mil dolares.

Isso nessa comparação porque se cair pra chrono e gmt ou algo assim a disparidade de preços será ainda mais forte.

Porra é o triplo

jfestrelabr

"Interessante como sempre há alguma discussão "apaixonada" quando temos opiniões divergentes."

Não concordo, acho que falta de conhecimento pode gerar discursões apaixonadas, agora quando uma afirmação é postada de forma errônea ai não tem paixão é falta de conhecimento mesmo de quem postou, se é que me fiz entender.

"e tecnicamente ela não chega neste patamar, portanto strictus senso não pode dizer que a afirmação seja assim absurda"

Cuidado com essa sua afirmação, leia o post do Igor, esta faltando conhecimento ai, patamar? vc quer comparar marcas de valores absurdamente diferentes e seus patamares?

E outra, vamos colocar a seguinte questão, uma manufatura que produz 1 milhão de relógios ano, contra uma que deve produzir 50 mil a outras uns 100 e a outras uns 250 ano, essa que fabrica 1 milhão consegue entregar uma qualidade em seus movimentos que é admirada por TODAS as outas, qualidade TECNICA, pois é raro você ver um Rolex dar problema, procure saber sobre os AP's hehehe.

Se isso não é um fator comparativo dentre vários eu não sei o que é. :P
Rolex ou Rolex.

CSM

ZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz rsrsrs........

abraços
Membro do RedBarBrazil

jfestrelabr

Citação de: cesar online 23 Julho 2014 às 14:51:21
ZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz rsrsrs........

abraços

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rolex ou Rolex.

dsmcastro

E se marketing servir de comparativo, a Hublot então dá de 1000 a 0 em Rolex, AP, PP, VC, PQP...
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

naio21

Citação de: jfestrelabr online 23 Julho 2014 às 14:27:33
E outra, vamos colocar a seguinte questão, uma manufatura que produz 1 milhão de relógios ano, contra uma que deve produzir 50 mil a outras uns 100 e a outras uns 250 ano, essa que fabrica 1 milhão consegue entregar uma qualidade em seus movimentos que é admirada por TODAS as outas, qualidade TECNICA, pois é raro você ver um Rolex dar problema, procure saber sobre os AP's hehehe.

Oras, um Celta dá muito menos problema que uma Bugatti Veyron... ;D

(brincadeirabrincadeirbrincadeirabrincadeira - por favor não me mate - brincadeirabrincadeirbrincadeirabrincadeira)
Abs,

Ivan B. Prado

vinniearques

Citação de: naio21 online 23 Julho 2014 às 15:53:28

(brincadeirabrincadeirbrincadeirabrincadeira - por favor não me mate - brincadeirabrincadeirbrincadeirabrincadeira)

E andar a pé então...

Dizem que alem de não dar problema trás uma serie de benefícios

;D ;D ;D ;D

jfestrelabr

Citação de: naio21 online 23 Julho 2014 às 15:53:28

Claro, com a patroa em casa.
Rolex ou Rolex.

Daniel Costa

Boa tarde!

Em que grupo entraria Frederique Constatnt?

pedroecintia

Desculpe-me desapontar-te jfestrelabr mas , só citei , pq estudo a marca desde os 18 anos de idade e tenho hoje 29 , antes era um admirador da marca , fui me interar mais , fui caindo em desgosto , mas uma avaliação técnica pode ser interferida por gosto pessoal depois de mais aprofundada , vou considerar que eu tenha feito isso , muito obrigado por seu feedback

vinniearques

Citação de: pedroecintia online 24 Julho 2014 às 12:26:00

Desculpe-me desapontar-te jfestrelabr mas , só citei , pq estudo a marca desde os 18 anos de idade e tenho hoje 29 , antes era um admirador da marca , fui me interar mais , fui caindo em desgosto , mas uma avaliação técnica pode ser interferida por gosto pessoal depois de mais aprofundada , vou considerar que eu tenha feito isso , muito obrigado por seu feedback

Pedro me desculpe a sinceridade mais não foi coerente o que disse não, nunca vi uma pessoa conhecer melhor a Rolex e sua historia e passar a NÃO admira-la, só vejo o contrario.

e o que seria estudo a marca fazem 9 anos? tipo que estudo? acho bonito e tal ou estuda mesmo, historia calibres etc etc etc

pedroecintia

Bonito , nem acho , pq levo em conta meu pulso hoje em dia , tenho pulso de mulher , ia ficar feio em meu pulso os modelos atraentes a meu gosto . Vinnie mas sobre o estudo , sim , calibres , materiais , venho fazendo isto desde então e reli todo o tópico para voltar aqui e responder novamente , retifico aqui e agora pois sim , li na primeira postagem na pressa e vi que era das marcas propostas depois de vários afirmarem isto , mas mesmo sobre lista proposta a colocaria um pouco abaixo de IWC  que para mim seria primeira sozinha e ela em segundo as outras q a acompanham em primeiro no atual ranking , só isto , sem mais

vinniearques

Tá mais já que o seu pulso é fino e me disse que por isso não curte Rolex pois não fica bom no seu pulso por conta do tamanho ( imagino que seja) que modelo ou época considera a IWC a numero um no ranking, porque hoje eles devem ter na linha uns 3 relógios com 40mm o resto passa tudo dos 45..... ( isso discutindo tamanho)

Agora discutindo calibres, a IWC ficou sem calibre próprio em MUITOS modelos e ainda vendem relógios com Eta, e se isso pelo que observei é um dos maiores motivos pra "subir" o relógio no ranking, me explica porque a Rolex ficou abaixo na sua concepção? e se formos discutir o momento atual também não entendo porque a Omega fica abaixo já que está produzindo muita coisa InHouse.

E depois de estudar os calibres e materiais da Rolex, passou a não gostar da marca? Juro que não entendo.

Mais to perguntando pra saber mesmo, nada pessoal, se não quiser responder também sem problemas.

É bom deixar claro que estamos discutindo marcas pela media dos relógios, pelos figurinhas carimbadas, relogios normais, pois se formos analisar Hi-End das marcas ai como citaram ai pra cima a Tag vai chutar a bunda de geral.