Como NÃO fazer balanceamento dinâmico...

  • 26 Respostas
  • 8746 Visualizações
Re: Como NÃO fazer balanceamento dinâmico...
« Resposta #20 Online: 16 Setembro 2014 às 18:43:21 »
Caros Mestres,

Estou estupefacto com o nível técnico destas explicações. onde vocês aprendem tudo isso? e em quantos anos?
Isto é realmente complexo e de um nível que eu não imaginava que se atingisse. Quer dizer, achava que este tipo de conhecimento só os engenheiros mecânicos atingiriam.
É essa a vossa formação base? Gostaria de aprender mais sobre o tema da formação de relogoeiros, como começa? onde se estuda?

Meus parabéns pela mestria!

*

Alberto Ferreira

Re: Como NÃO fazer balanceamento dinâmico...
« Resposta #21 Online: 17 Setembro 2014 às 00:43:53 »
...
... Gostaria de aprender mais sobre o tema da formação de relogoeiros, como começa? onde se estuda?
...

Em língua portuguesa há pouco. No Brasil não há quase nada, se procurarmos algo sistemático e conceituado.

Mas, como um exemplo, veja este curso de um antigo colega forista aqui do FRM, o Luís Silva de Portugal.

http://relojoeiro.no.sapo.pt/

Importante,...
Observe o que ele coloca na introdução, quanto ao fato de que a sua intenção foi escrever para profissionais relojoeiros e não para curiosos.


Mas, de toda forma há conceitos fundamentais muito bem apresentados que valem ser estudados e compreendidos.

Alberto


Re: Como NÃO fazer balanceamento dinâmico...
« Resposta #22 Online: 17 Setembro 2014 às 20:52:48 »
Obrigado Alberto

A materia é muito interessante e a certa altura bastante complexa.
Mas tradicionalmente, por exemplo no Brasil, como se forma um relojoeiro?
Existem escolas técnicas? Ou é começando a trabalhar com outros relojoeiros?

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Como NÃO fazer balanceamento dinâmico...
« Resposta #23 Online: 17 Setembro 2014 às 21:44:20 »
Acho que poucos, para não dizer nenhum, dos que frequentam aqui  possuem qualquer formação como relojoeiro. Eu, por exemplo, sou bacharel em Direito, Promotor de Justiça por profissão, e adquiri meus conhecimentos através de anos de leitura técnica (e participação neste fórum, onde aprendo muito ou então me obriga a estudar). Já desmontei alguns relógios por brincadeira, mais para ver o que lia nos livros do que outra coisa. E apesar de ler muita coisa eminentemente técnica (de "engenharia" relojoeira mesmo), confesso que nem ao menos é meu foco principal, que situa-se nos aspectos econômicos e históricos da indústria como um todo.

É claro que se fosse possível reunir o excelente prático com o teórico, teríamos o relojoeiro perfeito. No Brasil, porém, isso é impossível. Eu não conheço NENHUM relojoeiro que tenha profundo conhecimento teórico até mesmo do que sabe fazer com maestria prática. Nenhum. Isso ocorre porque nossa literatura é pobre, para não dizer inexistente, e são as fábricas que estão formando os novos profissionais, em cursos que focam mais a habilidade de fazer os reparos a de fato conhecer o que de fato ocorre ali.

Se sabe inglês, há boas indicações de livros no fórum, tanto técnicos quanto históricos.


Flávio

Re: Como NÃO fazer balanceamento dinâmico...
« Resposta #24 Online: 18 Setembro 2014 às 04:01:28 »
Obrigado Flávio,

Era isso mesmo que eu suspeitava. Fiz algumas pesquisas na net sobre formação de relojoaria e não encontrei nada credível.
Entretanto já encontrei aqui no fórum um topico especifico sobre livros da especialidade e cursos online, que vou analisar com mais atenção.
Mas seguindo as pisadas acho que tb irei por ai. E tentar encontrar por ai uns relogios mecanicos que não funcionem, pra me ambientar. Prometo não começar pelos Omega, como já alguém pediu no fórum :)

Paulo

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re:Como NÃO fazer balanceamento dinâmico...
« Resposta #25 Online: 18 Julho 2016 às 15:30:47 »
Resolvi desenterrar porque há dois vídeos do Hajime Asaoka que informa COMO FAZER corretamente


https://www.youtube.com/watch?v=bnO1jOm8p5A

https://www.youtube.com/watch?v=mj4FymCGKHM


https://www.youtube.com/watch?v=pqu2OwTwt40

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Como NÃO fazer balanceamento dinâmico...
« Resposta #26 Online: 18 Julho 2016 às 19:07:25 »
Sentiram o drama?

Abraços!

Adriano