Ajuda Patek de bolso

  • 6 Respostas
  • 2197 Visualizações
*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Ajuda Patek de bolso
« Online: 27 Julho 2014 às 00:36:18 »
Caros,

Um amigo de infância sabedor de minha adicção me ofereceu relógio que é de sua tia que vive na fronteira com o Uruguai.

Sinceramente não entendo de relogios dessa estirpe e dessa idade.

Ele enviou as fotos e o texto abaixo. Se alguém tiver informações sobre este tipo de relógio agradeço:

"Ano 1881, 22 linhas, 54 gramas de ouro, não tem certificado e estojo, tem as iniciais do dono, meu avô.

Escrito atras do camafeu:

Cronometro Gondolo
Fabricado expressamente para Gondolo & Labourian Relojoeiros Rio de Janeiro- no. 162130. Patek Philippe & CO Geneve."

Obrigado
Renato155



Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

*

flavio

Re:
« Resposta #1 Online: 27 Julho 2014 às 00:38:28 »
Ap fotos estão ruins. Mostrador intacto? Flávio

*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Re: Ajuda Patek de bolso
« Resposta #2 Online: 27 Julho 2014 às 14:07:58 »
pois Flavio, nao sei dizer, acredito que pelo historico, sim.

Como falei, nao entendo nada deste tipo de relogio nem para orientar o meu amigo, de onde levar, a quem oferecer. Diz a tia dele que certa vez foi avaliado em USD 30.000, mas que tipo de avaliação foi feita, nao sei também...

abs e obrigado

renato155
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.056
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Ajuda Patek de bolso
« Resposta #3 Online: 27 Julho 2014 às 14:35:58 »
Não vale mixaria, mas USD 30k não valeria nem se tivesse com caixa, certificado e revisado pela PP.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Ajuda Patek de bolso
« Resposta #4 Online: 27 Julho 2014 às 14:43:17 »
Preço de praça que vejo por ai gira em torno dos 10~12k Reais..
Talvez eu esteja por fora.. Mas foi por isso q ja vi alguns a uns dois anos atras

Abraços!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re: Ajuda Patek de bolso
« Resposta #5 Online: 27 Julho 2014 às 15:26:12 »
Pateks Gondolos eram relógios de qualidade superior na linha deles, facilmente identificáveis não só porque eram vendidos para o Brasil, mas pelo "bigode" de equilíbrio nas levees. Mas... Não eram incomuns. Meu avô os vendia na sua juventude, aos fazendeiros ricos de Minas Gerais.

Independentemente do ano, custam caro, mas não tanto. Aliás, observo que sempre familiares tendem a achar que estão com a joia da coroa britânica em suas mãos e que valem milhões, quando não é verdade.

Pois bem. Por incrível que pareça, quando comecei a mexer com essa história de estudos de relojoaria, os relógios de bolso com os quais mais me deparava eram Pateks Gondolos. E, mesmo de fins do século XIX ou início do XX, com caixa e certificado. Sim, sempre modelos ultra mega bem cuidados, como se houvessem saído das lojas. Estamos falando do final dos anos 90... Nessa época os modelos grandes, de 22 linhas, custavam em torno de 4 mil dólares, o que significava pouco mais do que seu peso em ouro (sério!), sendo que os menores, de 18 linhas, valiam uns 3 mil dólares.

Eu acredito que estes relógios passaram a ser vendidos ao exterior, que paga melhor e de fato os colecionam. No Brasil, como já foi dito aí, os preços continuaram mais ou menos no mesmo patamar. Eu diria que hoje um Patek Gondolo em perfeito estado de conservação não passaria de 15 mil reais, no maior tamanho, E COM CAIXA E CERTIFICADO. Como esse não tem caixa e certificado, e isso conta muito, já viu...

Mas veja: já foram vendidos nas casas de leilões tipo Antiquorum Gondolos brasileiros por fábulas acima de 50 mil dólares, porque eram de um modelo raro, aquela coisa que vocês já sabem... Mas isso um ou outro, porque no geral, para o Brasil vieram modelos todos iguais, com mostrador igual, caixa igual, movimento igual, etc.

Excelente relógio, histórico, etc, mas 30 mil reais? Não... 30 mil dólares? Só se forem dólares de outro planeta.


Flávio

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Ajuda Patek de bolso
« Resposta #6 Online: 27 Julho 2014 às 16:18:04 »
Ano passado peguei um desses, lembram?
Aquele que a dono veio pegar de volta porque não parava de sonhar com o antigo dono...
Sobre o preço, havia entrado por menos de 1/8 do pretendido pelo seu amigo.
No ML na época havia alguns sem estojo por cerca de 7k de reais, mais já vi saírem por menos.
Abs.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire