Menu principal

trazer relogio do exterior

Iniciado por dfingergut, 20 Agosto 2014 às 00:26:39

tópico anterior - próximo tópico

jfestrelabr

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

guilherme1983

O termo "usado" significa apenas que o relógio não deve ser "novo". A questão é que a única forma que o fiscal teria de provar que é novo é com a documentação do relógio, não a caixa, sobrecaixa e etc. Se o cara tem tanto receio de ser taxado, manda só a documentação, por carta, para o Brasil (ou põe na carteira, na bolsa da esposa...). Não tem nenhum motivo para enviar a caixa pelo correio.

Abraços!

Guilherme.

benyvitz

Para mim é claro: se o relógio não estiver lacrado, de preferência no pulso, já caracteriza uso pessoal e portanto não importa se tem caixa, manual e certificado. Ninguém ficaria nesta dúvida se fosse um Timex da vida, como não se fala em valores na lei não tem por que temer só por que é um relógio mais caro.

Dicbetts

Um bom exemplo de que as coisas não têm nexo:

http://blogs.estadao.com.br/sonia-racy/acima-do-limite/

Em assim sendo, prefiro não arriscar.

Dic

igorschutz

Tenho certa experiência prática sobre o assunto, e nunca tive problemas em trazer um relógio com caixa e tudo. Mas já ouvi relatos de quem teve problemas com fiscais abusivos, assim como já ouvi relatos de quem teve problemas com a RFB por mandar uma caixa vazia pelos Correios (pasme!).

Dito isto, minha recomendação é: como é o SEU que está na reta, e não o meu, faça o que você se sentir mais confortável, pois se um dia um fiscal abusar de suas atribuições e encucar com você, não serei eu que vou lá bater boca com o fiscal.

Do meu cuido eu, do seu cuida você. Simples assim.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

FALCO

Citação de: igorschutz online 21 Agosto 2014 às 11:51:45...como é o SEU que está na reta, e não o meu, faça o que você se sentir mais confortável, pois se um dia um fiscal abusar de suas atribuições e encucar com você, não serei eu que vou lá bater boca com o fiscal...

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Betocd

Em se tratanso de fiscais no Brasil a certeza nunca é absoluta.
Como já falaram ai' se pegar um fiacal de mau humor, que tenha acordado com ovo virado eles implicam até com laptop  com selo da Anatel atrás.  Já soube de todo tipo de história.

Semana passada conheci um cara que teve a lente da máquina fotográfica taxada, pois o fiscal alegou que só podia a máquina.... E ai, paga o imposto e libera logo, ou deixa ela lá e vai brigar na justiça?

O último que comprei veio no meul pulso, com caixa e certificado na mala da esposa. Mas acho que corri risco sim.
Conheci um cara que veio com um Daytona no pulso e caixa com certificado na mala e o fiscal quando viu pediu para conferir a numeração do relógio que estava mo pulso dele. Conclusão: taxado. E não adianta bater boca. Ou paga ou fica retido para ir brigar na justiça.

E viva o Brasil.

Abs

guilherme1983

O AFRF pediu para conferir a numeração do relógio que estava no pulso e a confrontou com o quê? Porque se ele não viu o certificado do relógio que estava na mala, e que necessariamente deveria ter a data da compra associada àquela numeração, não existe a menor possibilidade de o contribuinte ser taxado. Se for taxado, será em excesso de exação, e nesse caso, ir à justiça é uma obrigação do contribuinte. Ficar calado é que não adianta...

FPiccinin

Eu nunca tive problema com relógio, mas o relógio vem no meu pulso o certificado na carteira da esposa e a caixa na mala da minha esposa. E passamos na RF separados.

Agora minha experiência com bicicleta já foi as piores possíveis. Já tive AFRF pedindo propina para liberar uma bike com NF emitida no Brasil, já passei por AFRF querendo reter bike com DARF de importação paga, já tive bicicleta com 5 anos de uso retida até eu apresentar os documentos fiscais, ou seja, hoje eu não viajo mais com bicicleta, se vou competir, alugo uma bike fora do país, cansei !

E concordo com o Igor, cada um decide o que é melhor, mais seguro e mais confortável para sí.

Abraço

TUZ40

O que eu puder fazer para evitar lidar com "autoridades" eu faço, por isso acho melhor despachar a caixa, o cartão ou certificado, coloco na carteira mesmo.

Quase nunca da dor de cabeça, mas se der vai ser uma das grandes. Recebi alguns meses atrás a caixa de um Zenith sem chateação alguma, e por correio normal.
"All your base are belong to us"

CSM

po a caixa do meu tudor BB chegou em sei la 10 dias.... chegou no brasil quase antes de mim hahaha.....

abraços
Membro do RedBarBrazil

Mcjesuss

Citação de: Dicbetts online 21 Agosto 2014 às 11:31:47
Um bom exemplo de que as coisas não têm nexo:

http://blogs.estadao.com.br/sonia-racy/acima-do-limite/

Em assim sendo, prefiro não arriscar.

Dic

Despeito puro da agente fazendaria nesse caso.

Viu a patricinha chegando dos States com bolsa de 10k, carsoleta da Victoria Secrets, creminho da Dior aquelas paradinhas da Sephora e tudo o mais que ela só vê no cinema...

Pensou..." Vou foder com essa aí hoje!!!"

E o fez...

O pior é que a legislação da brecha pra esses párias agirem assim!

Concordo com a opinião de todos os amigos, eu, leigo, entendo que não é problema nenhum trazer o relógio com a caixa; Mas acho válida a atitude daqueles que querem uma segurança a mais e despacham a caixa por courrier.

Confesso que depois de ler esse relato ai da patricinha, fico tentado a mandar o estojo, a patroa e as crianças de volta via Fedex...

:D :D :D

Cosentino

Apesar de claro o direito de estar de posse de um relógio, máquina fotográfica, celular, óculos de sol, etc. (considerados itens de uso pessoal), não se sabe o que passa pela cabeça de um fiscal, e qual seria sua interpretação. Eu não me arriscaria em trazer a caixa.
Abs

dwbr

Eu sempre declaro tudo. Tudo mesmo. Já vou direto para o "bens a declarar" com a guia paga. Relógio usado é relógio usado, já ponho no pulso assim que sai da loja. Vai todo sujo mesmo e sem lacres (e olha que gosto de lacres), com caixa e certificado. Comprei lá, está na lei e ponto. Passei três vezes assim e mostrei o relógio e a caixa... "comprei para usar, só tenho esse comigo e por isso não declarei". Mesma coisa com celular. O que fiscal fica doido é com gente metida a esperta. Nunca tive problema de nenhum tipo.

Mas cada um cuida da sua bunda e faz como se sentir confortável... só não vai trazer cinco relógios na mala, passar no "nada a declarar" e depois reclamar da RFB. :)
.·.

joaoc

Exato!

No caso dessa empresaria, ela tinha 2 pares de sapatos e 2 bolsas "suspeitos"!

Só lembrando que as bolsas são tributadas...

Betocd

Citação de: guilherme1983 online 21 Agosto 2014 às 13:06:35
O AFRF pediu para conferir a numeração do relógio que estava no pulso e a confrontou com o quê? Porque se ele não viu o certificado do relógio que estava na mala, e que necessariamente deveria ter a data da compra associada àquela numeração, não existe a menor possibilidade de o contribuinte ser taxado. Se for taxado, será em excesso de exação, e nesse caso, ir à justiça é uma obrigação do contribuinte. Ficar calado é que não adianta...

Acho que vc não entendeu... Conferiu com o certificado que estava na caixa, dentro da mala.

Abs

guilherme1983

Na verdade eu entendi o que estava escrito...

Nesse caso a tributação foi correta, é o mesmo exemplo do "comprei para usar". A razão da compra não faz diferença. Se não qualquer um que comprasse três relógios no exterior para usar não seria tributado. Qualquer compra feita no exterior acima da cota é tributável; a razão para não se tributar o relógio "usado" é porque é de uso pessoal e... bem... usado. Se é novo, e o fiscal tem condições de apurar isso, é dever dele lançar o tributo e aplicar a multa. Por isso falei que a caixa não significa nada. Já a documentação, se comprovar a data da compra, e se for no período da viagem, permitirá a tributação. O negócio é não deixar a documentação à mostra, o que, convenhamos, não é tão difícil assim...

Abraços.

Rafael_DF

Pessoal, se for parado com relógio, caixa e etc certamente será taxado...
Mas aprendi um macete em Aruba bacana.
Ao comprar o relogio, o vendedor emite uma nota do relógio e uma outra, no valor de US$ 100,00, referente à caixa.
Coloca a caixa na mala da esposa e passa separado.
Problema resolvido!

Betocd

Citação de: Rafael_DF online 21 Agosto 2014 às 16:34:13
Pessoal, se for parado com relógio, caixa e etc certamente será taxado...
Mas aprendi um macete em Aruba bacana.
Ao comprar o relogio, o vendedor emite uma nota do relógio e uma outra, no valor de US$ 100,00, referente à caixa.
Coloca a caixa na mala da esposa e passa separado.
Problema resolvido!

Foi o que fiz. Relógio no meu pulso, caixa na mala da esposa, passamos separados.
Mas não pedi nota para a caixa....

abs

lucius

A minha utopia é o fim do Estado.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges