Omega 9300

  • 36 Respostas
  • 10068 Visualizações
*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Omega 9300
« Online: 07 Setembro 2014 às 23:36:52 »
Caros amigos,
Depois de muito tempo ausente , venho compartilhar algo com vocês qual imagino que irão gostar.
Estive na Omega agora em Agosto para curso do calibre 9300 , e desbravar tal movimento.
Vai algumas fotos.















O movimento é bom , bem funcional e com uma consepção diferente, um modulo de acionamento de cronografo independente , tem uma leve lembranças fos Frederic Piguet.
Porém bem diferente e muito mais robusto.

Abs.

Mauro

Re: Omega 9300
« Resposta #1 Online: 07 Setembro 2014 às 23:54:43 »
Muito legal as fotos!
Acho esses modelos Co-Axiais da Omega uma obra de arte.

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Omega 9300
« Resposta #2 Online: 08 Setembro 2014 às 08:01:20 »
Mauro, Obrigado por compartilhar!

Eu gostaria de saber se este suporte que voc~e mostrou nas fotos:


Ele funciona como?


Abraço


Mich
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

Re: Omega 9300
« Resposta #3 Online: 08 Setembro 2014 às 09:14:14 »
Muito legal, Mauro!  :)

Foi pra lá apenas para desbravar o 9300 ou tiveram outras novidades e atualizações?

Abs!
Rafael.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Omega 9300
« Resposta #4 Online: 08 Setembro 2014 às 10:18:41 »
Mauro, Obrigado por compartilhar!

Eu gostaria de saber se este suporte que voc~e mostrou nas fotos:


Ele funciona como?


Abraço


Mich



Mich, não querendo me intrometer, mas já me intrometendo (rsrsrs), essa ferramenta é um suporte para montagem da alavanca de acionamento do crono. Essa alavanca é composta por 4 peças diferentes. O fato de ser uma alavanca de acionamento e ter portanto aquela "perninha" que é empurrada pelo pulsador, faz com que seu manuseio seja complicado sem essa ferramenta. A ferramenta não apenas tem um buraco onde entra a tal perninha, para que a peça descanse na perfeita horizontal, como também tem aqueles dois bracinhos para ajudar na montagem das outras 3 peças que a compõe.

A peça que você vê sobre a ferramenta é a alavanca de acionamento. Na foto abaixo, você vê uma alavanca intermediária no centro, a parte móvel da alavanca na direita, e a esquerda uma mola que vai entre elas, e tudo isso é montado sobre a base da alavanca que você vê sobre a ferramenta.

Sei que ser ter uma visão geral do sistema fica difícil entender.

Abraços!

Adriano

« Última modificação: 08 Setembro 2014 às 10:20:21 por Adriano »

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Omega 9300
« Resposta #5 Online: 08 Setembro 2014 às 11:15:34 »
Mauro, Obrigado por compartilhar!

Eu gostaria de saber se este suporte que voc~e mostrou nas fotos:


Ele funciona como?


Abraço



Mich



Mich, não querendo me intrometer, mas já me intrometendo (rsrsrs), essa ferramenta é um suporte para montagem da alavanca de acionamento do crono. Essa alavanca é composta por 4 peças diferentes. O fato de ser uma alavanca de acionamento e ter portanto aquela "perninha" que é empurrada pelo pulsador, faz com que seu manuseio seja complicado sem essa ferramenta. A ferramenta não apenas tem um buraco onde entra a tal perninha, para que a peça descanse na perfeita horizontal, como também tem aqueles dois bracinhos para ajudar na montagem das outras 3 peças que a compõe.

A peça que você vê sobre a ferramenta é a alavanca de acionamento. Na foto abaixo, você vê uma alavanca intermediária no centro, a parte móvel da alavanca na direita, e a esquerda uma mola que vai entre elas, e tudo isso é montado sobre a base da alavanca que você vê sobre a ferramenta.

Sei que ser ter uma visão geral do sistema fica difícil entender.

Abraços!

Adriano




Adriano, Obrigado pela Aula, esta era exatamente miha dúvida  ;)


Abração

Mich
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

Re: Omega 9300
« Resposta #6 Online: 08 Setembro 2014 às 11:41:55 »
Legal Mauro, obrigado por compartilhar!

abs

Alfredo

Re: Omega 9300
« Resposta #7 Online: 08 Setembro 2014 às 11:49:19 »
Achei o movimento bem espartano do ponto de vista estético e acabamento.
Estou enganado, ou seriam as fotos?
João
João

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Omega 9300
« Resposta #8 Online: 08 Setembro 2014 às 12:12:57 »
Depende, comparado com o que?

Como praticamente todo mecanismo para produção em massa hoje, ele só recebe decoração onde é visível. Onde não é, normalmente não recebe, e mesmo assim, a ponte do calendário, por exemplo, tem todo um perlage, mesmo que você nunca vá vê-la. Decoração e acabamento em faces que ninguém vê você só vai encontrar em Patek e talvez mais um ou outro mecanismo com selo de Genebra.

Se for acabar ou decorar todas as faces de todas as peças, pontes, platinas, e usinar todas as peças de um mecanismo desse tipo, você não compraria ele por menos do que se paga num Patek 5960/1A.

As fotos infelizmente não ajudam, mas na minha opinião, ainda assim, acho o 9300 muito bem acabado pelo volume de produção que tem. As peças são bem bonitas, mesmo as estampadas, e a lateral toda da máquina tem um acabamento bem polido, assim como no 8500, que nunca vi em nenhum outro mecanismo.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 08 Setembro 2014 às 12:43:20 por Adriano »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Omega 9300
« Resposta #9 Online: 08 Setembro 2014 às 13:24:25 »
Para exemplificar o que eu disse, e que também, obviamente, é minha opinião apenas:














Abraços!

Adriano

Re: Omega 9300
« Resposta #10 Online: 08 Setembro 2014 às 13:47:04 »
Belas fotos Mauro!!! Obrigado por compartilhar.

Re: Omega 9300
« Resposta #11 Online: 08 Setembro 2014 às 13:50:41 »
Oi Adriano.
Sim, eram as fotos.
As que você postou tiraram qualquer dúvida.
Acabamento muito bom pelo que se paga neste relógio.
Obrigado.
João
João

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Omega 9300
« Resposta #12 Online: 08 Setembro 2014 às 17:13:11 »
Que legal a postagem caro Mauro, adorei e que fotos hein !!
Parabéns e obrigado por compartilhar conosco ! 8)
Abraços,
Cigano!

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Omega 9300
« Resposta #13 Online: 08 Setembro 2014 às 18:33:37 »
Obrigado por compartilhar.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Omega 9300
« Resposta #14 Online: 09 Setembro 2014 às 00:26:33 »
MIchelin, como o Adriano comentou a ferramenta é isso mesmo.

Segue mais algumas fotos, a primeira incluindo o Kit para mexer no relógio.















A questão desta máquina é ....... tem muita peça mais de 300 e mais de 210 pontos de lubrificação , é bem chata para manutenção.


*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Omega 9300
« Resposta #15 Online: 09 Setembro 2014 às 00:32:53 »




















Ai as peças na sequencia da montagem , amanhã posto mais alguma coisa.

Abs a todos.

Mauro

*

Offline Veiga

  • ****
  • 332
  • 'a humildade precede a honra'
    • Ver perfil
Re: Omega 9300
« Resposta #16 Online: 09 Setembro 2014 às 10:13:49 »
Grato Mauro, continuo sempre procurando aprender e agradeço termos a WT em São Paulo.
Certeza de uma manutenção da mais alta qualidade com um refinamento na aferição da precisão do movimento !
Meu abraço especial, Veiga.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Omega 9300
« Resposta #17 Online: 09 Setembro 2014 às 10:41:21 »
O padrão do acabamento funcional da ETA sempre foi muito bom e, ao contrário do que muitos dizem, até mesmo o estético, conquanto claramente com um visual "industrial" demais. Aliás, nos movimentos top de linha da ETA, eu sempre achei o acabamento estético melhor, por exemplo, que dos espartanos Rolex.

No entanto, eu sinceramente preferia que a ETA fizesse algo "diferente" e mais honesto como, por exemplo, a Omega fazia no passado. É uma unanimidade que aquele acabamento dourado dos Omega antigos era muito interessante. Mas não só. Havia polimento nas bacias de apoio dos rubis, chanfrados nas bordas externas, algo que também é visível hoje. A adoção de perolizados - algo que não havia no passado -, porém, acabou saindo um estelionato, na minha opinião. Aliás, isso é comum nas marcas de preço médio, como ressaltei outro dia ao olhar algumas fotos do movimento do Daytona, tanto época Zenith como nova. Ora, eu preferia um acabamento "brushed" em toda superfície, ou mesmo um simples folheado total, a uma tentativa de mostrar que estão fazendo um acabamento "superior", quando na verdade não estão. Não posso negar que visualmente os movimentos tanto da Omega quanto Rolex (o 4130) sejam bacanas. Ao olho nu e "com roupa". Quando se tira toda roupa do relógio, percebe-se que os acabamentos são todos pelas metades, indo apenas até onde o olho vê.

Imagine aquela mulher ultra mega gostosa ao olho nu mas que no biquini não é bem assim... Pois é... São esses relógios de preço médio, muito bonitos com roupa mas meramente "passáveis" sem roupa.

Mas enfim, como disseram acima, se fosse para fazer o acabamento total, custaria mais caro, bem mais caro. Eh... Eu sinceramente tenho minhas dúvidas.

Particularmente sobre o modelo de acabamento adotado pela Omega, que foge do tradicional "geneva bars", acho isso bacana, porque cria identidade de marca. No entanto, confesso que acho meio estranhas as tais listras em arabesco. Nos calibres 80XX até caem bem, mas no 90XX acho que fica meio over. Aliás, há muita coisa over no acabamento aparente neste relógio, como os escritos indicando que este possui roda de colunas, dois barris, etc.

E pelo que o Mauro falou - até mesmo porque eu não tenho capacidade técnica para analisar isso - , parece que se esqueceram da funcionalidade do troço. Digo isso porque quando a Rolex abandonou o movimento Zenith, o mote a ser seguido no novo projeto era a simplificação, tanto é que conseguiram fazer a mesma coisa do que antes (e melhor!), com pelo menos 25% de peças a menos.

Em suma: eu reconheço a eficiência técnica deste movimento da Omega, acho os relógios que são equipados com o 90XX belos, mas o movimento em si, na minha opinião ESTÉTICA somente, não me convence. Falo sério e, como sabem, sou fã da Omega, mas nem por isso vou deixar de criticá-la.

Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Omega 9300
« Resposta #18 Online: 09 Setembro 2014 às 10:56:02 »
Aliás, para ilustrar meu ponto de vista, lembrei-me de um artigo escrito pelo Walt Odets há uns 15 anos sobre o Piguet 1185. A produção da Frederic Piguet, como é notório, é semi industrializada, pelo menos nos movimentos padrão (muita coisa exclusiva para a Blancpain é feita em atelier próprio praticamente de forma artesanal, mas aí é outra história). Na sua maioria, o acabamento da Piguet é claramente industrial, mas acompanhem esse artigo sobre o 1185. Não há acabamento "pela metade" aí. Há sim muita coisa de aço estampado, partes funcionais meio "crus", mas as platinas são totalmente chanfradas (de forma industrial e meio tosca) e perolizadas. Dirão: ah Flávio, mas os Piguets equipam a Blancpain, relógios de preço superior à Omega e Rolex, por exemplo.

Será mesmo? A Omega já usou o 1185 e suas variações modificadas "em casa"...

http://people.timezone.com/library/horologium/horologium631672754676986923

http://people.timezone.com/library/horologium/horologium631674058041612877


Flávio

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Omega 9300
« Resposta #19 Online: 09 Setembro 2014 às 21:07:04 »
Flavio, concordo em genero , número e grau.
Me parece que querem apenas fazer decoração aparente e deixam partes internas tão importantes sem nada, não estou falando para fazer polimentos e angulos em todas as platinas , peças , bascules e etc, mais poderiam fazer uma perlagem mecânica em todas as platinas e iriam valorizar ainda mais o produto.

Continuando ao assunto seguem mais algumas fotos.
Agora começa a complicar a vida , segue as rodas, e um monte, e com milhões de pontos de lubrificação diferente.










Tony da Argentina e Galindo da Colombia.


Carlos de Barcelona,


E Yo para completar o time, os únicos quatro da lingua latina com a formação e autorização para consertar o 9300









Abs e até amanhã, vou postar os boletins de marcha e ele terminado, a estabilidade da máquina é ótima.

Mauro