tissot bumper

  • 14 Respostas
  • 4528 Visualizações
*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
tissot bumper
« Online: 17 Novembro 2014 às 16:11:24 »
Preciso de uma resposta um tanto rápida, por favor, pois estou na iminência de fechar um negócio. Não vou falar em valores, mas, trata-se de um Tissot Militar, bumper, calibre 31-1. O que quero saber é se os bumper da Tissot são confiáveis. Os automáticos e a corda, sei que são bons, mas, e os bumper?
Abraços,

SANDRO

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: tissot bumper
« Resposta #1 Online: 17 Novembro 2014 às 16:17:02 »
Todo movimento martelo é confiável, DESDE que em bom estado. Digo isso porque com o tempo as molas do batente "arregam" e o troço passa a não funcionar direito ou quebra.


Flávio

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: tissot bumper
« Resposta #2 Online: 17 Novembro 2014 às 16:38:33 »

 Olá Sandro, no meu ajuntamento tenho um único martelo, um Universal 138 S.
     Não sei se por sorte ou se é porque é bom mesmo, mas nunca me deu trabalho,  é só tirar da caixinha acertar e o bicho não nega fogo...  Claro que não fico na neura de precisão.
 
   Uma coisa que acho legal neste tipo de movimento é que a gente sente o rotor "batendo" quando mexe o braço, isso é muito legal  ;)

Abs

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: tissot bumper
« Resposta #3 Online: 17 Novembro 2014 às 16:46:51 »
Obrigado aos dois. Clélio, eu exijo uma certa precisão, coerente com a época dos relógios e já possuo três martelos: um Omega Seamaster, de 1954 e dois Mido.
Abraços,


SANDRO

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: tissot bumper
« Resposta #4 Online: 17 Novembro 2014 às 17:18:10 »
A mola-batente na verdade não é um grande problema. O relógio funciona e carrega do mesmo jeito mesmo sem elas. O grande mal que pode atacar todo martelo é desgaste no eixo da massa oscilante, que produz folga e faz o martelo raspar na máquina e na tampa, não carregando direito ou até não carregando nada, ou problema na roda-trinquete, a catraca que permite que o martelo engate para um dos lados, que se estiver gasta ou com defeito, só resta a substituição e é uma peça dificílima de ser encontrada, também para qualquer martelo, de qualquer marca.

Isso é baseado na minha "experiência de campo". Por isso recomendo muita cautela na compra de qualquer martelo, de qualquer marca.

Abraços!

Adriano

Re: tissot bumper
« Resposta #5 Online: 17 Novembro 2014 às 18:59:36 »
A mola-batente na verdade não é um grande problema. O relógio funciona e carrega do mesmo jeito mesmo sem elas. O grande mal que pode atacar todo martelo é desgaste no eixo da massa oscilante, que produz folga e faz o martelo raspar na máquina e na tampa, não carregando direito ou até não carregando nada, ou problema na roda-trinquete, a catraca que permite que o martelo engate para um dos lados, que se estiver gasta ou com defeito, só resta a substituição e é uma peça dificílima de ser encontrada, também para qualquer martelo, de qualquer marca.

Isso é baseado na minha "experiência de campo". Por isso recomendo muita cautela na compra de qualquer martelo, de qualquer marca.

Abraços!

Adriano

Sou fã deste cara!!

*

Offline amadeu

  • ****
  • 429
    • Ver perfil
Re: tissot bumper
« Resposta #6 Online: 18 Novembro 2014 às 16:48:18 »
os tissot martelo militares sao lindos, penso eu.
soh nao pode ter escrupulos e ajudar dando um pouco de corda via coroa.
principalmente para quem nao mexe muito o braço.  ;)

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: tissot bumper
« Resposta #7 Online: 18 Novembro 2014 às 16:54:48 »
A mola-batente na verdade não é um grande problema. O relógio funciona e carrega do mesmo jeito mesmo sem elas. O grande mal que pode atacar todo martelo é desgaste no eixo da massa oscilante, que produz folga e faz o martelo raspar na máquina e na tampa, não carregando direito ou até não carregando nada, ou problema na roda-trinquete, a catraca que permite que o martelo engate para um dos lados, que se estiver gasta ou com defeito, só resta a substituição e é uma peça dificílima de ser encontrada, também para qualquer martelo, de qualquer marca.

Isso é baseado na minha "experiência de campo". Por isso recomendo muita cautela na compra de qualquer martelo, de qualquer marca.

Abraços!

Adriano

Sou fã deste cara!!


Eu também.

Abraços,

SANDRO

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: tissot bumper
« Resposta #8 Online: 18 Novembro 2014 às 16:55:27 »
Obrigado, Amadeu.

Abraços,


SANDRO

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: tissot bumper
« Resposta #9 Online: 18 Novembro 2014 às 18:43:37 »
Importante a consideração do colega Amadeu! Ao ter um mecanismo martelo (cujo charme é realmente inegável), considere sempre não exigir demais dele e considerar que ele pode precisar de uma ajudinha de corda pela coroa.

Abraços!

Adriano

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re: tissot bumper
« Resposta #10 Online: 18 Novembro 2014 às 22:36:45 »
Mas qualquer bumper tem corda pela coroa? O meu Mido dartometer multifort aí no avatar acho que não tem não...

Outra dúvida pros experts nos modelos com calendário periférico, alguém sabe como acertar somente o calendário? Só senti um clic na coroa e esse é o que acerta a hora...


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: tissot bumper
« Resposta #11 Online: 19 Novembro 2014 às 00:29:09 »
Não quer dizer que não exista, mas não conheço bumper sem corda pela coroa. Até porque eles eram "adaptações" sobre mecanismos de corda manual já existentes.

Abraços!

Adriano

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re: tissot bumper
« Resposta #12 Online: 19 Novembro 2014 às 20:06:03 »
Não quer dizer que não exista, mas não conheço bumper sem corda pela coroa. Até porque eles eram "adaptações" sobre mecanismos de corda manual já existentes.

Abraços!

Adriano

Vou tentar dar corda no meu... acostumado aos automáticos da Seiko nunca me veio tal ideia na cabeça (também não achei nada próximo a um manual para esse modelo na Web)

Adriano, você saberia como mover o ponteiro do calendário - para acertá-lo - neste modelo? Quando o acerto, faço girando inúmeras vezes o ponteiro da hora.

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: tissot bumper
« Resposta #13 Online: 05 Dezembro 2014 às 11:57:12 »
Obrigado pelas dicas. Cals, esse Mido aceita corda pela coroa. Eu tenho um, com mecanismo parecido, só não é calendário periférico.
Abraços,

SANDRO.

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re: tissot bumper
« Resposta #14 Online: 06 Dezembro 2014 às 21:45:38 »
Obrigado, Sandro. Dessa eu não sabia, me falta muita informação sobre esse Mido Datometer com calendário periférico. O pouco que sei que o movimento é um 917.