PINOS

  • 35 Respostas
  • 8530 Visualizações
PINOS
« Online: 06 Janeiro 2015 às 21:41:55 »
Prezados,


Sei que há um tópico antigo que falava sobre a durabilidade dos pinos que seguram a pulseira, inclusive com várias e ótimas dicas.

Todavia, ouso reabrir a discussáo indagando:

- aumentaria a durabilidade dos pinos lubrificá-los periodicamente com WD40??? Principalmente os pinos dos divers???

É assim que venho mantendo os meus, dado à dificuldade de encontrar no mercado brasileiro pinos de boa qualidade.

Desde já agradeço.

Il capo
"Resisto a tudo, menos às tentações."

Re: PINOS
« Resposta #1 Online: 06 Janeiro 2015 às 22:11:01 »
Serio que vc perde tempo lubrificando os pinos com WD40???? Juro que em toda minha vida nunca tinha escutado isso, mais parabéns pela dedicação ao hobbie.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Alberto Ferreira

Re: PINOS
« Resposta #2 Online: 06 Janeiro 2015 às 22:15:43 »
Huuummm...
Eu penso diferente.
E não esqueçamos que há pinos especiais e bem difíceis de encontrar, em especial de reposição, aftermarket e tal...

Então, eu creio que a pergunta é boa, no sentido da lubrificação dos pinos.
Quanto ao lubrificante, o WD 40, eu confesso que não teria uma opinião formada, se é válido ou não.  ::)

Mas, talvez caiba uma dica preliminar.
Eu, pelo menos, não lembro de ter visto instruções de lubrificação de tais pinos, emitidas por fabricantes de relógios, especialmente de divers.
Há molas neles e as pontas funcionam como pequenos êmbolos, logo a ideia de lubrificar pode não ser mesmo tão "exótica" assim.   ::)

Mas eu creio que os fabricantes tendam mesmo a adotar o critério de "descartar" os pinos, por decurso de prazo.

Bem,...
Vamos aguardar as opiniões mais abalizadas e principalmente mais fundamentadas.

Alberto


Re: PINOS
« Resposta #3 Online: 06 Janeiro 2015 às 22:31:17 »
Prezados,

A lubrificaçao à qual me referi é mais para evitar a corrosáo pela água salgada, ou mesmo pelo suor, e nem tanto pela lubrificáo das molas internas.

Il capo
"Resisto a tudo, menos às tentações."

Re: PINOS
« Resposta #4 Online: 06 Janeiro 2015 às 22:57:37 »
Se é para proteger contra corrosão, vai de produto especializado, tipo o CorrosionX

http://www.corrosionx.com.br/produtos-uso-geral-residencias.php

 ;D ;D
Alvaro Carneiro

Re: PINOS
« Resposta #5 Online: 06 Janeiro 2015 às 23:15:01 »
Capo,
Veja a recomendação da Omega:
Swimming in the sea: always rinse your watch with warm water afterwards.
Imagino que o mesmo valha para suor excessivo.

Por outro lado...
Cleaning: for metal bracelets and water-resistant cases, use a toothbrush with soapy water and a soft cloth for drying.
Chemical products: avoid direct contact with solvents, detergents, perfumes, cosmetic products etc., since they may damage the bracelet, the case or the gaskets.

http://www.omegawatches.com/customer-service/watch-care/recommendations

Relaxe, relógios foram feios para serem usados.

Abs!
Rafael.

Re: PINOS
« Resposta #6 Online: 06 Janeiro 2015 às 23:51:57 »
Prezados,

Agradeço a todos pelas respostas.

Sim MestreAudi, relogios foram feitos para serem usados, o melhor mesmo é desencanar.

Na verdade, tenho relógios desde os onze anos de idade, ou seja, há mais de 40 anos, e nunca tive problemas com pinos no tempo em que jamais me preocupei com estas minúcias.

Talvez eu tenha me exagerado um pouco pelo fato de andar de moto e ficar preocupado em perder um relógio pelas ruas esburacadas por causa de um pino "vencido".

Fazer o quë???!!!! É como dizia o velho ditado: "mais tem Deus pra dar, que o diabo pra tirar". ;D ;D ;D ;D ;D

Grato.

Il capo
"Resisto a tudo, menos às tentações."

Re: PINOS
« Resposta #7 Online: 07 Janeiro 2015 às 00:02:39 »
Hummm... O problema com WD é que ele é aerosol e tem solventes nele. Para os pinos, propriamente, se eles tiverem alguma lubrificação de fábrica, o WD irá removê-la.
Mas o pior é que esses solventes que saem espirando da latinha tem alto poder de penetração. Vc corre p risco de ver corroída alguma coisa de borracha no seu diver, com uma junta de vedação de una coroa ou pulsador de cronógrafos, além poder manchar um cristal de acrílico, bezel ou sei lá mais o quê.
Se é para proteger contra umidade, preferiria algo pastoso sem componentes voláteis

*

flavio

Re:
« Resposta #8 Online: 07 Janeiro 2015 às 00:31:48 »
Tirando o problema do veículo no qual o wd 40 se apresenta, não nos esqueçamos que o produto foi justamente projetado pela força aérea americana para evitar acúmulo de umidade em mísseis. Sobre a aplicação na relojoaria do troço, nem ouso comentar, pois nunca ouvi falar. Flávio

*

Online Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: PINOS
« Resposta #9 Online: 07 Janeiro 2015 às 00:45:32 »
Meus dois centavos sem nenhuma base estatístico-científica:

- WD 40 não é primariamente um lubrificante. Ele é primariamente um hidrofugante e desemgripante.

- pinos de qualidade são de aço inox e não enferrujam.

- o uso de WD 40 ou um lubrificante clássico tem diversas vantagens, menos uma: ajuda a acumular sujeira. E é justamente o que reduz a vida útil dos pinos: sujeira que com o atrito (pois o pino tem que ter movimento entre ele e o terminal ou a pulseira) vira uma massa abrasiva que literalmente serra o pino. É raro um pino decente partido por corrosão. Mas por sujeira, é comum.

Por isso a limpeza é mais efetiva que a lubrificação. Seguindo o que já foi dito acima sobre limpeza, está de bom tamanho.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: PINOS
« Resposta #10 Online: 07 Janeiro 2015 às 09:22:59 »
Bom dia, amigos!

Muito interessantes as considerações.
Pois bem, embora acreditando que o básico tenha ficado bem claro, nada de "lubrificar" ou mesmo usar "solventes" para limpar e, no caso dos divers, apenas lavar após o uso e  trocar os pinos com certa frequência. Simples assim.


Mas, eu vou me permitir enfatizar alguns pontos, sempre de acordo com o meu discernimento.

- Eu não havia entendido que o colega Il capo tivesse sequer sugerido a aplicação do WD40 na forma de spray, aspergindo sobre os pinos ou, menos ainda, na caixa.
Isto não foi dito por ele, mas não custa enfatizar o comentário de que o produto, penetrante e logicamente químico, pode sim penetrar onde não deve (pela tampa , eventuais "pulsadores", e coroa), através das vedações, caso seja tentado o que foi aventado (ou suposto) por mim nesta frase aí acima.

- Uma coisa é a manutenção normal, simples e objetiva, lavar (o bracelete) e secar bem após o uso.
Outra é fazer uma limpeza mais profunda, por exemplo no caso na compra de um (antigo... ...até "vintage"... ) usado do qual nós não temos registro da procedência e nem dos hábitos do antigo dono. A sujeira pode ser também "vintage"...  ::)  ;)

Bem,...
Neste caso eu costumo fazer o seguinte.
Com o bracelete desmontado, no nível que seja prático fazer, bem entendido.

A minha mulher tem um aparelhinho, que ganhou de um dos filhos, que serve justamente para a limpeza de joias e bijuterias finas.
Ele tem duas cubas. Na primeira coloca-se água (preferencialmente morna) com uma determinada proporção, indicada pelo fabricante, de detergente líquido (neutro).
A coisa fica assim por um tempo pré-estabelecido, e o aparelho vibra com uma frequência alta (agita bem - sem chegar ser propriamente um ultrassom).
Depois a peça é colocada na outra cuba, apenas com água limpa.
Dependendo do grau de "encascoramento", em especial ali debaixo da plaqueta do fecho, o processo é repetido.

É impressionante o que sai de sujeira

Ah!
No caso dos braceletes, os resíduos de suor, pele, etc  :P não se acumulam apenas nos pinos expansíveis, mas por toda ela, ou seja, entre os elos e nos seus pinos de articulação.


Eu não sei se as oficinas especializadas fazem algo semelhante e gostaria de ver os comentários do Adriano, quanto a isto que eu estou dizendo, ou supondo.

Abraços!
Alberto

*

Online Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: PINOS
« Resposta #11 Online: 07 Janeiro 2015 às 10:19:58 »
Sim! Esse aparelhinho é a máquina de lavagem ultrassônica. Ela é FUNDAMENTAL na assistência técnica. Sem ela, é melhor nem abrir a porta da empresa. Rsrsrsrs

O colocoquial "ultrassom" funciona quase "non-stop" na assistência. É usado para lavar braceletes, caixas (desmontadas, obviamente), e qualquer outro tipo de peça, especialmente após o polimento, já que essas peças ficam impregnadas de massa de polir, que não dá para remover mecanicamente (esfregando) e nem pode ser feito, senão você risca todo o polimento que acabou de fazer.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: PINOS
« Resposta #12 Online: 07 Janeiro 2015 às 12:11:35 »
Adriano, uma pergunta off topic mas dentro do tópico  8)

Um hobbista interessado que revisa seus relógios e que não quer, seguindo técnicas antigas, lavar tudo à mão como, por exemplo, ensinado no De Carle, e muito menos está disposto a comprar gigantes máquinas profissionais de limpeza com três enxágues, pode usar uma maquininha daquelas pequeninas de ultrassom de joalheria, com benzina ou outro líquido dentro?

Flávio
« Última modificação: 07 Janeiro 2015 às 12:13:31 por flavio »

*

Online Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: PINOS
« Resposta #13 Online: 07 Janeiro 2015 às 13:08:46 »
Pode. Mas com benzina ou outro tipo de material inflamável, jamais, a não ser que queira botar sua casa pelos ares. Água e detergente. Nem solução de limpeza eu recomendo nesse caso pois pode danificar o aparelho.

Abraços!

Adriano

Re: PINOS
« Resposta #14 Online: 07 Janeiro 2015 às 15:37:28 »
O  WD é para ser usado quando quer abrir algo enferrujado , pois o mesmo amolece a  ferrugem e facilita  a  remoção dos parafusos pinos e etc.. Que funcionam como lacre.

Quando quero lubrificar algum produto uso vaselina, mas não sei se o caso para pinos.



FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Alberto Ferreira

Re: PINOS
« Resposta #15 Online: 07 Janeiro 2015 às 15:42:30 »
Não, Edson, não é o caso.
A vaselina não deve ser usada para essa função.

Alberto

Re: PINOS
« Resposta #16 Online: 07 Janeiro 2015 às 19:21:45 »
Este item é tão barato, será que vale a pena este trabalho todo?

*

Jefferson

Re: PINOS
« Resposta #17 Online: 07 Janeiro 2015 às 19:31:42 »
Veja por outro ângulo. O problema é que você só descobre que o pino está ruim quando ele falha...e seu belo relógio mecânico se desmonta no chão.

Independente de qual procedimento se adote, acho válido revisar periodicamente, mesmo que a proposta seja apenas descartar.

Afinal, o que é uma loucura a mais no currículo para nós  ;D ;D.

Abraços,

Jefferson

*

Offline davidd

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: PINOS
« Resposta #18 Online: 08 Janeiro 2015 às 00:26:23 »
Este item é tão barato, será que vale a pena este trabalho todo?

Lupe,

Será que no caso da ROLEX, o referido ítem também é "tão barato"?

Abs

*

Online Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: PINOS
« Resposta #19 Online: 08 Janeiro 2015 às 00:58:16 »
Um pino de mola de aço inox swiss made pode custar R$ 25,00 fácil. Eu acho de graça, considerando-se o que duram e que é uma peça que se falhar, pode dar "p.t." no relógio.

Mas há quem ache um assalto já que com R$ 2,00 você compra um cento de pinos chineses... e bota esses pinos em relógios de dezenas de milhares de reais e acha que quem usa pino suíço é um trouxa. Cada cabeça uma sentença.

Me lembrou uma coisa que me aconteceu esta semana: fui comprar um termômetro (desses de medir febre) na farmácia e a atendente me trouxe 3 opções. Perguntei se havia diferença, e ela disse que era tudo igual, só mudava o preço. Pedi para verificar o preço de cada um e após isso eu disse que ficaria com o mais caro. Automaticamente ela guardou os mais caros e colocou o mais barato na cesta. Eu tive que chamar a atenção e repetir que eu queria o mais caro. O hábito é tão grande dela ouvir dizer o cliente dizer que quer o mais barato que a reação dela foi automática.

Eu não vou testar a febre do meu filho com o mais barato. E já passei por isso recentemente quando troquei os pneus do meu carro. Comprei os melhores Bridgestone que havia (apesar de ter usado Michelin a vida toda) pela internet (do próprio fabricante) e depois levei em uma oficina para instalar e fazer tudo. O cara meio que debochou de mim quando falei quanto paguei em cada um, dizendo que ele tinha lá um pneu por 1/3 daquele preço. Uma marca que nunca vi.

Meu argumento foi simples: transporto meu filho e esposa numa máquina de quase duas toneladas a 100 km/h em rodovias, por vezes sob chuva, tudo sobre quatro pneus. Não me interessa economizar com esse tipo de item.

Abraços!

Adriano

Abraços!

Adriano