Menu principal

E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?

Iniciado por Alberto Ferreira, 09 Janeiro 2015 às 11:29:08

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Boas!

Na proposta do tópico.
Aí vai  uma volta à "vibe" do...
..."De volta para o passado".

...ou seria melhor dizer "A volta dos que não foram". ;)
:D

Abraços!
Alberto

FSV

Então tá, Lorde Alberto Ferreira... Um Seiko WT mais "raro", digamos assim: 6217, ao invés dos (mais comuns) 6117...

Abraço

Flávio.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

Carretera18

Meu Seiko 6139 que veio do Lord Alberto e foi restaurado.

Sent from my iPhone using Tapatalk
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

Cigano

Caro FSV, que belo WT, está zero...
Salvo engano é o mesmo calibre do meu sonhado 62MAS !

Caro Carretera, que belo 6139, e este aí é especial, pois tem história !  É outro que está na minha lista a muito tempo.
Abraços,
Cigano!

waldirmello

Carretera,

Quando eu vejo um Seiko crono lindo assim como o seu, lamento que hoje a marca não os produza mais para nós simples mortais. Se não me engano, crono só quartz ou modelos bem acima do meu bolso.

Estes vintages como o seu eram acessíveis quando novos ou a minha percepção está errada?

Abraços,

Waldir.

Alberto Ferreira

Bom dia, caros amigos "vintageiros".

Waldir,
Quanto aos valores da época do lançamento, logicamente é um tanto difícil definir o que seria "caro" ou "barato".
São muitos fatores a considerar, e nós não podemos cair na "armadilha" de tentar fazer uma "simples" conversão de moedas. Simplesmente não é apenas isso.

Só para tentar esclarecer o que eu tento dizer, eram mercados diferentes, "poderes aquisitivos" (da moeda em questão) diferentes (ou, melhor dizendo, quanto o salário de um cidadão "local" podia comprar, etc), só para citar dois desses fatores dificultadores.

Mas,...
Uma coisa é certa, estes e outros cronógrafos hoje "vintages", seja da Seiko ou de outras marcas reputadas, na maioria dos casos não eram por assim dizer relógios "comuns", não.
Ou seja, nem todos podiam comprar com (muita) "facilidade", se é que eu me faço entender.

Abraços!
Alberto

Carretera18

Cigano e Waldirmello,

Obrigado pelos comentários!

[emoji3]

Em relação aos valores da época, confesso que não sei a resposta, mas o texto do Alberto nos ajuda a ter uma ideia desta relação.

Citizen Bullhead

Abraços

Cigano

Caro Carretera, esse Citizen BH ainda está na garantia ?  ;D
Está tão novo que parece que saiu agora da loja !
Parabéns ! 8)
Abraços,
Cigano!

Carretera18

Citação de: Cigano online 25 Junho 2016 às 21:33:08
Caro Carretera, esse Citizen BH ainda está na garantia ?  ;D
Está tão novo que parece que saiu agora da loja !
Parabéns ! 8)

kkkkkkkk

Muito obrigado pelo comentário, Cigano!

:D

waldirmello

Citação de: Alberto Ferreira online 25 Junho 2016 às 09:26:38
Bom dia, caros amigos "vintageiros".

Waldir,
Quanto aos valores da época do lançamento, logicamente é um tanto difícil definir o que seria "caro" ou "barato".
São muitos fatores a considerar, e nós não podemos cair na "armadilha" de tentar fazer uma "simples" conversão de moedas. Simplesmente não é apenas isso.

Só para tentar esclarecer o que eu tento dizer, eram mercados diferentes, "poderes aquisitivos" (da moeda em questão) diferentes (ou, melhor dizendo, quanto o salário de um cidadão "local" podia comprar, etc), só para citar dois desses fatores dificultadores.

Mas,...
Uma coisa é certa, estes e outros cronógrafos hoje "vintages", seja da Seiko ou de outras marcas reputadas, na maioria dos casos não eram por assim dizer relógios "comuns", não.
Ou seja, nem todos podiam comprar com (muita) "facilidade", se é que eu me faço entender.

Abraços!
Alberto

Caro Alberto,

Com certeza fazer uma mera atualização de valores não traria a real percepção do custo desses cronos Seiko quando novos.

Imagino inclusive que como à época estávamos em pleno período das "fronteiras fechadas" quando importar supérfluos fosse terminantemente proibido ou mais sobretaxada do que hoje, este valor fosse significativamente maior aqui do que no exterior.

Dito isso, os preços aqui praticados, se comparados com os cronos das marcas suíças, eram equivalentes ou mais competitivos?

Abraços e Obrigado pela paciência.

Waldir.

Alberto Ferreira

Boa noite!

Waldir,
Agora eu percebo que a sua intenção seria uma "comparação" dos preços daqueles relógios aqui no Brasil.
E neste caso eu creio que nós podemos pensar o seguinte...

A comparação de preços entre cronos suíços e japoneses da mesma época (digamos no lançamento dos Seiko´s, lá na década de 1960...) é ainda mais difícil.
Pois os japoneses na ocasião do seus lançamentos não eram importados em "bases regulares".

Portanto a comparação mais justa seria mesmo nas origens, mas aí vale o que eu comentei anteriormente.
Poderes aquisitivos dos respectivos mercados, etc...

Abraço,
Alberto

CVentura

Segue um dos meus velhinhos que gosto muito um DUBEY & SCHALDENBRAND
Vou mandar dar um trato na caixa e na pulseira, o mostrador deixarei como esta!

Sem título by Carlos Ventura, no Flickr

Sem título by Carlos Ventura, no Flickr
C. Ventura

Marcos David

Exclusivo esse hein Carlos!  :o

Parabéns!  8)
"O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro." ― William Paley

Carretera18

CVentura,

Gostei deste relógio. E concordo que não deve restaurar mostrador.

Waldirmello,

Não vai responder sua pergunta, mas deixo aqui uma curiosidade.

O preço do jornal O Estado de São Paulo em 15 de outubro de 1972 e os preços de relógios Seiko.

O jornal custava 1.00 Cruzeiro (?) e os relógios variavam entre 300 e 500 Cruzeiros (?).

Parece próximo da relação entre o mesmo jornal é um Seiko SRP, mas deve ser pura coincidência.

Abraços

waldirmello

Citação de: Carretera18 online 29 Junho 2016 às 15:17:21
CVentura,

Gostei deste relógio. E concordo que não deve restaurar mostrador.

Waldirmello,

Não vai responder sua pergunta, mas deixo aqui uma curiosidade.

O preço do jornal O Estado de São Paulo em 15 de outubro de 1972 e os preços de relógios Seiko.

O jornal custava 1.00 Cruzeiro (?) e os relógios variavam entre 300 e 500 Cruzeiros (?).

Parece próximo da relação entre o mesmo jornal é um Seiko SRP, mas deve ser pura coincidência.

Abraços

Carretera,

Fantástico o anúncio e a referência. Em especial para mim, que nesta época estava na 3a série do 1o grau e recebia mesada (semanada) do meu pai  de Cr$ 10 por semana, que me garantia um eventual refrigerante na cantina da escola e no fim de semana um modelo de avião Revell, geralmente caças da 2a guerra mundial e naturalmente na escala 1/72.

Puxando pela minha memória, mesmo estes modelos não sendo cronos, acho os preços melhores do que hoje. Talvez fossem montados na ZFM, o que garantia isenção de impostos de importação.

Obrigado,

Waldir.

Carretera18

Waldirmello,

Fiquei impressionado com a sua lembrança da infância. Eu não consigo lembrar o valor da minha mesada desta época.

Mas lembro dos aviões Revell 1:72. Meu preferido era o Mustang.

Abraços

waldirmello

Citação de: Carretera18 online 30 Junho 2016 às 01:10:30
Waldirmello,

Fiquei impressionado com a sua lembrança da infância. Eu não consigo lembrar o valor da minha mesada desta época.

Mas lembro dos aviões Revell 1:72. Meu preferido era o Mustang.

Abraços

Carretera,

Algumas lembranças não perdi: Lembro do lançamento da Apollo 11 e da chegada à Lua, ambas transmitidas ao vivo (acho que foram das primeiras transmissões ao vivo para o Brasil), lembro da final da copa de 70 (já tinha 5 anos), inclusive porque minha mãe ensinou que quando mostrava o gol com um "R" piscando no canto da tela, não era outro gol, era o replay do gol, que na época não aparecia imediatamente depois, demorava paca o replay. kkk

E a propósito, meu favorito disparado era o Spitfire.  ;)

ejr888

Boa tarde Confrades..

Para completar a discussão,
lembro do meu pai falando que o salário dele de técnico na Telesp em 1976 era de 1000.

E que um Rolex custava 15000...

Bom nem sei se era verdade...

Se for comparar o valor do Seiko SRP hoje com o jornal, está ligeiramente mais caro do que os valores antigos.

Creio que deve ser pelo uso de materiais mais nobres e mais tecnologias  ??? ???

Abs.

Carretera18

Waldir,

Nossa. Minha memória é muito fraca. A coisa mais antiga que lembro é o segundo lugar que o Emerson Fittipaldi conseguiu com o Coopersucar amarelo em Interlagos.

ejr888,

Eu achei que as relações entre o top do anúncio Cr$ 500,00 do Seiko para Cr$ 1,00 do jornal seriam proporcionais aos R$ 2.000,00 de um SRP779 com os R$ 4,00 do jornal de hoje. Os dois casos tem uma proporção de 1/500.

Levei em consideração o valor do mais caro em 1972 com o SRP779 fazendo parte da linha Prospex da Seiko, que é uma linha mais caprichada. E lembro que tudo isso é puro chute e uma brincadeira com os valores.

Abraços

waldirmello

Citação de: Carretera18 online 30 Junho 2016 às 13:42:36
Waldir,

Nossa. Minha memória é muito fraca. A coisa mais antiga que lembro é o segundo lugar que o Emerson Fittipaldi conseguiu com o Coopersucar amarelo em Interlagos.

ejr888,

Eu achei que as relações entre o top do anúncio Cr$ 500,00 do Seiko para Cr$ 1,00 do jornal seriam proporcionais aos R$ 2.000,00 de um SRP779 com os R$ 4,00 do jornal de hoje. Os dois casos tem uma proporção de 1/500.

Levei em consideração o valor do mais caro em 1972 com o SRP779 fazendo parte da linha Prospex da Seiko, que é uma linha mais caprichada. E lembro que tudo isso é puro chute e uma brincadeira com os valores.

Abraços

Carretera,

KKK. Fraca mesmo. Esse 2o lugar do Emerson com o Copersucar foi em Jacarepaguá já em 78.
Durante um tempo o GP do Brasil foi lá. Essa para mim foi muito fácil porque eu não só estava lá como assisti a corrida dos boxes.