Equipamento médico, pode prejudicar relogio quartzo?

  • 10 Respostas
  • 2875 Visualizações
Equipamento médico, pode prejudicar relogio quartzo?
« Online: 02 Fevereiro 2015 às 21:10:35 »
Olá Pessoal,

Hoje fui fazer uma sessao de fisioterapia, primeira da minha vida, e a mocinha veio com uma máquina que fica dando micro-choques na região afetada, para estimular os musculos etc etc e tal.

Estava com meu Aerospace Evo no pulso, ainda perguntei a ela se tinha algum problema, ela disse que não.

Na dúvida, como não me custava nada, tirei o relógio do pulso.

Então fica a dúvida:  estas descargas elétricas no corpo, podem afetar um relógio quartzo? Em especial um relógio como o Aerospace Evo que é analogico e digital?

Próxima sessão vou de mecânico!

 ;D
Alvaro Carneiro

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Equipamento médico, pode prejudicar relogio quartzo?
« Resposta #1 Online: 02 Fevereiro 2015 às 21:23:49 »
Então o negócio é ir de Rolex Milgauss ...  ;D 
vizel

*

Offline davidd

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Equipamento médico, pode prejudicar relogio quartzo?
« Resposta #2 Online: 02 Fevereiro 2015 às 22:31:01 »
Ascaneiro,

O referido aparelho, conhecido como "TENS", emite uma carga( voltagem) tão baixa que é muito pouco provável, para não dizer impossível, que cause algum dano à equipamentos eletrônicos, em especial seu BREITLING.

Só para exemplificar, o tratamento em tela "NÃO É CONTRAINDICADO NEM PARA QUEM USA MARCAPASSO CARDÍACO"!!!

Abs


*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re: Equipamento médico, pode prejudicar relogio quartzo?
« Resposta #3 Online: 02 Fevereiro 2015 às 22:37:08 »
Depende do equipamento, acredito que uma ressonância magnética por exemplo, não seja o melhor lugar para um relógio! :D

*

Offline davidd

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Equipamento médico, pode prejudicar relogio quartzo?
« Resposta #4 Online: 02 Fevereiro 2015 às 22:43:10 »
Depende do equipamento, acredito que uma ressonância magnética por exemplo, não seja o melhor lugar para um relógio! :D

Edu,

Na verdade aquele questionário que preenchemos antes dos exames de imagens complexos, dentre eles o de ressonância, serve para instruir o técnico para que o referido exame tenha boa qualidade, pois materiais metálicos causam alterações no exame, e não o contrário!
Mas , no caso da RM, é proibido portar objetos metálicos!

Abs
« Última modificação: 02 Fevereiro 2015 às 23:11:10 por davidd »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Equipamento médico, pode prejudicar relogio quartzo?
« Resposta #5 Online: 02 Fevereiro 2015 às 22:52:06 »
Se gerar campo magnético, e se for de intensidade suficiente, pode alterar a marcha do relógio a quartzo, mas ao contrário do mecânico, o efeito é transitório. Afastando do campo, ele volta a funcionar normalmente, sem sequelas. Esse é o máximo que pode acontecer com um relógio a quartzo.

Abraços!

Adriano

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Equipamento médico, pode prejudicar relogio quartzo?
« Resposta #6 Online: 02 Fevereiro 2015 às 22:53:26 »
Ressonancia magnetica tambem afeta o relogio, especialmente o mecanico. Entao a retirada deles é vantajoso tanto para o paciente quanto para o examinador  ;)

*

Offline davidd

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Equipamento médico, pode prejudicar relogio quartzo?
« Resposta #7 Online: 02 Fevereiro 2015 às 23:09:39 »
O exame de RESSONÂNCIA MAGNÉTICA( nome correto: RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA), não utiliza RADIAÇÃO IONIZANTE( como o faz os exames de Raios X e Tomografia computadorizada) e sim utiliza a geração de CAMPOS MAGNÉTICOS e ONDAS DE RÁDIO, gerando um poderoso campo magnético, criando assim uma força tal qual um ÍMÃ.
Logo é terminante proibido portar, durante o exame, quaisquer objejetos metálicos!

Abs

Re: Equipamento médico, pode prejudicar relogio quartzo?
« Resposta #8 Online: 02 Fevereiro 2015 às 23:12:27 »
Eu fiz mais 50 sessões de fisioterapia, incluindo o tens e nunca houve nada com meu relógio.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Offline davidd

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Equipamento médico, pode prejudicar relogio quartzo?
« Resposta #9 Online: 02 Fevereiro 2015 às 23:38:45 »
Eu fiz mais 50 sessões de fisioterapia, incluindo o tens e nunca houve nada com meu relógio.

Edson,

O mesmo aconteceu comigo!

Era assíduo frequentador de clínicas de fisioterapia quando ainda era atleta e inúmeros relógios me acompanharam nos diversos tratamentos e nada ocorreu!

Inclusive a clínica também atendia a seleção de volei e inúmeros jogadores de futebol e TODOS usavam relógios( de marcas que, na época, eu nem sabia que existiam!  ;D )

Abs

Re: Equipamento médico, pode prejudicar relogio quartzo?
« Resposta #10 Online: 03 Fevereiro 2015 às 11:58:43 »
Olá amigos

Obrigado por todas as respostas, creio que é assunto esclarecido.

abraços

Alvaro Carneiro