Este relógio vale arrumar?

  • 20 Respostas
  • 5881 Visualizações
Este relógio vale arrumar?
« Online: 18 Fevereiro 2015 às 12:15:05 »
Bom dia galera.

Estou postando umas fotos de um relógio Citizen, e gostaria da opinião do pessoal daqui sobre se vale a pena arrumar ele (obs: eu abri um tópico recentemente falando de restaurar um relógio citizen, mas o modelo em questão é outro).

Gostaria da opinião dos frequentadores do fórum pois, não sei se este modelo é original ou uma réplica barata. Olhando pra ele não botei muita fé não, e embora automático, estava há anos parado (uns 20 anos) mas quando peguei nele ele logo voltou a funcionar. Segue fotos do modelo.

Grato desde já.


*

Alberto Ferreira

Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #1 Online: 18 Fevereiro 2015 às 12:41:32 »
Renato,...
Este não é "réplica", ou seja ele é original do fabricante.

Já o chamado "valor de mercado", eu temo ter que lhe dizer que ele não tem.

Mas,...
Se vale, ou não, restaurar?
Pondere os seus próprios conceitos sobre relógios antigos, como você curte a coisa, e esta é uma decisão que terá que ser estritamente sua.

Considere que haverá custos, seja financeiros ou de eventuais "frustrações" e/ou "demoras" (ou seja, possíveis "transtornos" no transcorrer do "reparo" - tais como falta de alguma peça, por exemplo).

Portanto, se você não curtir esta parte, a pesquisa e a procura (em última análise o "durante" da restauração...), não o faça.
Pois poderá lhe render alguma decepção.

Abraço!
Alberto

*

vinniearques

Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #2 Online: 18 Fevereiro 2015 às 12:57:31 »
Muito bem dito Alberto.

Eu diria que sem medo de errar que a reforma vai custar mais que o preço dele pronto.

Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #3 Online: 18 Fevereiro 2015 às 12:58:30 »
Renato,...
Este não é "réplica", ou seja ele é original do fabricante.

Já o chamado "valor de mercado", eu temo ter que lhe dizer que ele não tem.

Mas,...
Se vale, ou não, restaurar?
Pondere os seus próprios conceitos sobre relógios antigos, como você curte a coisa, e esta é uma decisão que terá que ser estritamente sua.

Considere que haverá custos, seja financeiros ou de eventuais "frustrações" e/ou "demoras" (ou seja, possíveis "transtornos" no transcorrer do "reparo" - tais como falta de alguma peça, por exemplo).

Portanto, se você não curtir esta parte, a pesquisa e a procura (em última análise o "durante" da restauração...), não o faça.
Pois poderá lhe render alguma decepção.

Abraço!
Alberto
Obrigado pelas palavras Alberto. Com relação a valor de mercado isto não me atrai pois por ser do meu pai, eu no máximo o arrumaria para uso pessoal mesmo. Gosto de modelos antigos também então quanto a isso não haveria problema. Agora com o seu tempo de casa e experiência rs, o que eu poderia fazer já de antemão no caso de arrumar ele? Ele continua a funcionar, mas eu tenho que solicitar revisões na parte interna dele?

Vinnie obrigado também

Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #4 Online: 18 Fevereiro 2015 às 13:01:13 »
Renato,

Como lhe parece o estado do mostrador e ponteiros? O relógio parece que está com muita sujeira e acrílico arranhado, o que dá uma aparência bastante ruim. Entretanto, o fato de ter funcionado com facilidade após ter sido pego pode ser um sinal de que o mecanismo está completo e que uma simples limpeza interna/lubrificação possa fazê-lo funcionar na sua plenitude.

Abs,

Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #5 Online: 18 Fevereiro 2015 às 13:08:01 »
Renato, se era do seu pai e é para o seu uso pessoal, claro que vale a pena revisar!

Pelas fotos , me parece que ele ainda está com o polimento original, se fosse EU deixaria assim mesmo.
Claro que com o mostrador e ponteiros limpos, vidro polido e o mais importante, máquina revisada!

Repito, MEU gosto pessoal manter a caixa e bracelete intactos, preserva a história do relógio do jeito que o seu pai deixou..

Abs e boa sorte!
Rafael.

Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #6 Online: 18 Fevereiro 2015 às 13:18:29 »
Bom eu com o meu linguajar de boteco iria falar para você jogar no lixo  ;D, mais depois que eu vi que era do seu pai eu guardaria assim mesmo como esta, tenho algumas peças que foram de meus avós que estão guardadas como estão, não gatei para restaurar pois não achar que valeria a pena, agora a ideia do Mestre ai é uma boa, faz a revisão e larga o polimento como esta.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Alberto Ferreira

Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #7 Online: 18 Fevereiro 2015 às 13:27:41 »
...
...mas eu tenho que solicitar revisões na parte interna dele?
...

Sim! Sem a menor dúvida.

Se você for usá-lo a revisão (e consequente lubrificação) é fundamental.
Com lubrificantes ressecados, ou já inexistentes, fazer o movimento funcionar equivale a destruí-lo, mesmo que a curto prazo, ou seja, funcionar por pouco tempo.

Alberto

Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #8 Online: 18 Fevereiro 2015 às 13:50:20 »
Uma foto de um modelo bem parecido, com caixa ligeiramente diferente, retirada da internet:



fonte: http://www.christophlorenz.de/watch/movements/c/citizen/citizen_6501.php?l=en

Abs,

*

Alberto Ferreira

Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #9 Online: 18 Fevereiro 2015 às 13:56:00 »
Ah!
Algo que eu havia esquecido de dizer...
No quesito "estética", eu concordo com o que já foi dito pelos colegas, deixar como está e apenas limpar onde der.

Mas,...
Uma dica importante, o acrílico já pode estar um tanto "ressecado", portanto muito cuidado se for pedir para alguém fazer um polimento dele.
O que pode ser feito com uma ação bem leve, com pasta polidora de acrílicos (de preferência - a Swatch tem uma chamada Polywatch), ou até mesmo com o método da "pasta de dentes" (daquelas brancas, abrasivas), aplicando com algodão seco, muita calma e pouca pressão...

Pois, se este acrílico quebrar, pelo seu formato, não será fácil encontrar outro.

Alberto

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #10 Online: 18 Fevereiro 2015 às 16:13:42 »
Eu segui a recomendação dos colegas em relógio do meu pai e a sensação de vê-lo funcionar com a manutenção das marcas do tempo é bem interessante.
Se o relógio é importante para você, recupere-o.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #11 Online: 18 Fevereiro 2015 às 16:18:17 »
Restaure-o pelo simples prazer de preservar a memória do seu pai.

Dic

Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #12 Online: 18 Fevereiro 2015 às 16:33:17 »
É iso aí, quem já perdeu o pai sabe como isso é prazeiroso e importante.
O Meneghetti daqui faz umas restaurações maravilhosas, checa.

Abs gabo  :)


Restaure-o pelo simples prazer de preservar a memória do seu pai.

Dic

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #13 Online: 18 Fevereiro 2015 às 17:33:42 »
Como tem valor sentimental, restauraria. Se fosse apenas um relógio, não.

Ps: o único relógio que tenho que não dou, não vendo, não empresto, etc, é o que começou tudo, um Omega do meu avô, justamente pelo valor sentimental.

Ps2 (não o videogame): também não precisa gastar mundos e fundos para restaurá-lo, procure um relojoeiro independente.


Flávio

Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #14 Online: 18 Fevereiro 2015 às 17:41:08 »
Obrigado a todos pelos depoimentos, com certeza ele tem valor pra mim pois pertenceu ao meu pai, e há anos que ele não usava, creio que ele chegou a esquecer da existência do mesmo com as mudanças de residência que fizemos. Hoje ele não está mais ao meu lado, mas é legal restaurar pelo simples valor sentimental. Vou correr atrás disso e ver também se é financeiramente viável.

Mais uma vez muito obrigado e um abraço a todos. (ps: na cidade de São Paulo, indicam algum bom restaurador?)

Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #15 Online: 18 Fevereiro 2015 às 18:37:11 »
Eu também restauraria pela história do relógio.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #16 Online: 18 Fevereiro 2015 às 19:06:36 »
Caso decida por restaurar não esqueça de bater fotos de todos os detalhes originais.

Você pode precisar disso, como já aconteceu comigo.

Depois da restauração terminada, coloque todas as fotos no tópico "Antes e Depois"  ;)
vizel

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #17 Online: 18 Fevereiro 2015 às 19:08:37 »
 Esse eu recuperei com o Carregalo ( SP )





 Vale o valor sentimental!
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #18 Online: 18 Fevereiro 2015 às 21:20:32 »
Tendo em conta o contexto sim eu mandaria arrumar.


Abraço
Rodrigo

*

Offline Guga Sport

  • *****
  • 561
  • Instagram: @art.watches
    • Ver perfil
    • Instagram: art.watches
Re:Este relógio vale arrumar?
« Resposta #19 Online: 18 Fevereiro 2015 às 21:27:22 »
É iso aí, quem já perdeu o pai sabe como isso é prazeiroso e importante.
O Meneghetti daqui faz umas restaurações maravilhosas, checa.

Abs gabo  :)

+1
Membro do RedBarBrazil.