Menu principal

Crítica de livro: George Daniels, A Master Watchmaker and his art.

Iniciado por admin, 26 Março 2015 às 12:13:59

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Há alguns anos li um livro chamado "Masters of Contemporary Watchmaking", escrito por Michael Clerizo, a respeito da vida e obra de alguns dos maiores relojoeiros independentes vivos. Gostei muito do livro... O que parecia ser apenas um table book com uns 3 quilos de peso mostrou-se uma verdadeira obra de entrevistas com grandes ídolos.

Quando Michael Clerizo iniciou sua nova obra, exclusivamente focada na vida de Daniels, sabia que teria que adquiri-la.

O livro, nos mesmos moldes do anterior, lembra um table book no visual, grande no tamanho, com belíssimas fotografias coloridas. Mas ao contrário do table book tradicional, que busca conquistar o leitor apenas visualmente, esquecendo-se do conteúdo, este é fantástico.

O livro baseia-se em entrevistas feitas por Clerizo a conhecidos de Daniels e ao próprio, com quem teve contato até um mês antes da sua morte. Aborda, desde a infância pobre de Daniels nos subúrbios de Londres, até a sua consagração mundial, a partir da produção em massa do escapamento coaxial.

Em grande parte o texto é um resumo da biografia autorizada de Daniels, All in Good Time, mas com nova abordagem e, claro, fotografias e explicações que nos fazem entender o caráter de Daniels. A luta para conseguir convencer suíços intransigentes da Rolex e Patek é contada em detalhes, assim como o interesse da Omega por novas tecnologias, o que se mostrou fundamental para a adoção do modelo de escapamento.

O texto é bastante fluido e o li de forma bem rápida. Recomendo. Certamente é um dos melhores livros sobre relojoaria que já li e indispensável em qualquer biblioteca sobre relojoaria.

Algumas fotos extraídas ao acaso:

Flávio

zugo

Muito legal em Flávio? Estou cada vez me interessando mais pela parte técnica e histórica da relojoaria. Se me permite a sugestão, poderíamos ter um tópico fixo com indicações de livros classificados por assunto e nível técnico. Eu mesmo estou querendo adquirir alguns livros técnicos em breve e já deixo aqui o pedido de sugestão de onde começar de preferência em inglês ou português (se existir) pois meu francês é inexistente.

Fiz uma pesquisa rápida e só encontrei um tópico de 2009 que foi ressucitado em 2010 (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,942.0.html).

Abraços

flávio

Já leu o longitude? Leia, qualquer site de livraria daqui tem. Mas o livro mais impressionante que já li é o a revolução no tempo, disparado.  Este encontra se em livrarias portuguesas ou em inglês na Amazon. Flávio

Clélio

Olá a todos.

Estou lendo o livro Piratas no Brasil, este livro ajuda a entender o que era a navegação no seculo XVI e a colonização do Brasil. Procurando mais sobre o assunto encontrei  na livraria Cultura um livro que me despertou o interesse: Ships, Clocks & Stars: The Quest for Longitude  autor Richard Dunn.

Apenas folheie o  livro que me pareceu bem interessante, fica a dica.

Abs a todos

zugo

Citação de: flavio online 26 Março 2015 às 17:02:24
Já leu o longitude? Leia, qualquer site de livraria daqui tem. Mas o livro mais impressionante que já li é o a revolução no tempo, disparado.  Este encontra se em livrarias portuguesas ou em inglês na Amazon. Flávio

Comprei o Longitude ontem no kindle. parece ser bem curtinho. Vou tentar ler no final de semana. o Revolução no Tempo não achei em lugar nenhum. Dei um jeito de fazer um empréstimo digital do ebook na "OpenLibrary.org". Bem interessante todo o processo e estou com o livro inteiro para ler no meu computador.

Spring

No masterpiece was ever created by a lazy artist.

zugo

Citação de: Spring online 27 Março 2015 às 18:20:22
Zugo,

A revolução no tempo tem na livraria cultura, não sei se posso postar o link mas la vai rs

http://www.livrariacultura.com.br/p/a-revolucao-no-tempo-22050565

Obrigado Spring, mas tenho evitado por completo os livros físicos. Principalmente estes grandes de 500+ páginas. Meu maior momento de leitura é nas férias ou entre viagens e antes de dormir de preferência já deitado  ;D. Logo carregar livros se tornou impraticável e a leitura na cama deitado de qualquer coisa tem a questão da iluminação e o eterno "mau jeito" de ser ler deitado.

Logo, sempre opto pelas versões digitais que posso ler no kindle ou no tablet de forma prática e rápida, infelizmente não existe versão digital disponível para compra do "Revolução no Tempo". Parar comprar um livro físico só se for no do naipe desse que o Flávio fez o review. Livro que fica legal de ficar em casa numa mesa de centro etc, considerando que minha casa é pequena, problemas de espaço também são sempre uma constante.

Spring

Citação de: zugo online 27 Março 2015 às 18:27:58
Obrigado Spring, mas tenho evitado por completo os livros físicos. Principalmente estes grandes de 500+ páginas. Meu maior momento de leitura é nas férias ou entre viagens e antes de dormir de preferência já deitado  ;D. Logo carregar livros se tornou impraticável e a leitura na cama deitado de qualquer coisa tem a questão da iluminação e o eterno "mau jeito" de ser ler deitado.

Logo, sempre opto pelas versões digitais que posso ler no kindle ou no tablet de forma prática e rápida, infelizmente não existe versão digital disponível para compra do "Revolução no Tempo". Parar comprar um livro físico só se for no do naipe desse que o Flávio fez o review. Livro que fica legal de ficar em casa numa mesa de centro etc, considerando que minha casa é pequena, problemas de espaço também são sempre uma constante.

Realmente é algo que ainda preciso me acostumar, não consigo largar o bom e velho papel quando o assunto é leitura, talvez pq sempre gostei de ter uma mini biblioteca organizada.

Mas na falta do digital fica a dica.

abs
No masterpiece was ever created by a lazy artist.

flávio

Não está ruim esse preço. Acho que paguei uns 35 euros com envio de Portugal. Flávio